Como remar com o cachorro

Autor do artigo:Gabriel Silva

O dog paddle é uma maneira rápida e divertida de se movimentar na piscina mantendo a cabeça acima da água. Também é uma boa maneira de os iniciantes aprenderem a nadar! Você pode fazer o dog paddle com ou sem colete salva-vidas.

Passos

Como fazer o Dog Paddle

  1. Etapa 1 Acostume-se com a água.1Acostume-se com a água. Vá até a parte rasa da piscina e desça os degraus até a água. Passe alguns minutos chapinhando e se acostumando com a água. Se você estiver nervoso por estar na água, tente soprar algumas bolhas para relaxar. Primeiro, respire fundo. Dobre as pernas até que seu rosto fique embaixo d'água, mantendo os olhos fechados. Expire lentamente, soprando as bolhas. Isso o ajudará a relaxar.
    • Não comece a nadar até que tenha relaxado. Se nadar enquanto estiver estressado, você corre o risco de se machucar ou se afogar.
    • Tente abrir os olhos embaixo d'água enquanto sopra bolhas. Isso também o ajudará a relaxar.
  2. Etapa 2 Posicione-se para nadar.2Posicione-se para nadar. Estique os braços à sua frente, mantendo a cabeça acima da água. Estique as pernas livremente embaixo de você. Você pode manter os pés no fundo da piscina até começar a nadar. Lembre-se de respirar profundamente e relaxar.
    • Não fique totalmente deitado ou completamente horizontal. Tente encontrar um ponto intermediário em que seu corpo esteja quase flutuando.
    • Certifique-se de fazer isso em águas rasas. Se necessário, você pode se levantar para respirar ou flutuar até recuperar o fôlego.
  3. Etapa 3 Pratique os movimentos dos braços.3Pratique os movimentos dos braços. Coloque as duas mãos em um copo, pressionando os dedos com força e inclinando a palma para fora. Estenda as mãos, uma de cada vez, e puxe a água em sua direção em um movimento de escavação. Você sentirá que está se movendo um pouco para frente ao pegar a água. Pratique esse movimento até se sentir confortável com ele.
    • Algumas pessoas preferem puxar a água em um movimento para baixo em vez de para si mesmas.
    • Suas mãos devem estar sob a água o tempo todo.
  4. Etapa 4 Nade usando suas pernas.4Nade usando suas pernas. Suas pernas o manterão flutuando enquanto seus braços o movem para frente. Enquanto estiver pegando água com os braços, chute os pés sob a água. Você pode chutar em um movimento de 'bicicleta', chutando as pernas em círculos, ou em um movimento de 'chute de sapo', chutando as pernas para fora. Pratique cada movimento de chute e decida qual é o mais confortável para você.
    • Respire profundamente. Mantenha a cabeça sobre a superfície da água para poder respirar com facilidade.
    • Se estiver com dificuldades para nadar ou respirar, levante-se e faça uma pausa.
  5. Etapa 5 Altere sua técnica de respiração, se necessário.5Altere sua técnica de respiração, se necessário. Se estiver forçando o pescoço, mantenha a cabeça próxima à superfície da água. Levante a cabeça acima da superfície quando quiser inspirar e expire lentamente enquanto seu rosto estiver na água. Certifique-se de manter a calma o tempo todo.
    • Se estiver tendo muita dificuldade em manter a cabeça acima da água, será necessário remar com mais força com as mãos.
    • Se você se sentir cansado, levante-se ou vire-se de costas e flutue até recuperar o fôlego.
  6. Etapa 6 Corrigir problemas de natação.6Corrija os problemas de natação. Se estiver tendo problemas para se manter próximo à superfície da água, isso significa que você precisa chutar com mais força com os pés. Chutar com os pés o manterá flutuando, mas somente se estiver chutando com força suficiente. Da mesma forma, se estiver se movendo para frente muito lentamente, reme com mais força com as mãos.
    • Se estiver puxando a água em sua direção, puxe a água para baixo. Você não avançará tão rápido, mas isso o ajudará a se manter à tona.
    • Se estiver com dificuldades para executar um chute de bicicleta, mude para um chute de sapo (e vice-versa).

Flutuação na água

  1. Etapa 1 Aprenda a flutuar.1Aprenda a flutuar. A flutuação é uma técnica que salva vidas e o ajudará a recuperar o fôlego. Quando estiver nadando em águas profundas, você nem sempre terá a oportunidade de se levantar ou de se agarrar a algo para fazer uma pausa. Além disso, o dog paddle é uma ótima técnica de natação para iniciantes, mas pode cansar o nadador facilmente. Aprenda a flutuar para reduzir o risco de afogamento.
    • Pratique a flutuação na parte rasa da piscina. Se você tiver dificuldade para ficar acima da água, pode se levantar para recuperar o fôlego.
  2. Etapa 2: Relaxe seu corpo.2Relaxe seu corpo. É difícil flutuar quando seus músculos estão tensos. Deite-se de costas na água e estique os braços e as pernas, achatando o corpo. Relaxe o pescoço e deixe sua cabeça mergulhar na água. Entretanto, certifique-se de que seu rosto não fique submerso.
    • Se estiver preocupado com a entrada de água no ouvido, use uma touca de natação ao nadar.
    • Se tiver dificuldade para relaxar, tente fechar os olhos enquanto flutua.
  3. Etapa 3 Melhore sua flutuabilidade.3Melhorar sua flutuabilidade. Primeiro, respire profundamente. Encher os pulmões de ar o ajudará a flutuar acima da água. Se suas pernas estiverem afundando muito, estique os braços atrás da cabeça, mantendo-os na água. Se ainda estiver com dificuldade para manter as pernas flutuando, chute-as levemente.
    • Se estiver com dificuldade para respirar ao expirar, dê um leve chute nas pernas. Isso o ajudará a se manter flutuando até a próxima respiração.
    • Tente evitar usar as mãos para remar. Em vez disso, abra as mãos e deixe os braços flutuarem.
  4. Etapa 4 Flutue com a face para baixo.4Flutue de barriga para baixo. A maioria das pessoas prefere flutuar de costas para poder respirar enquanto flutua. Entretanto, se você quiser flutuar de bruços, a técnica é muito semelhante. Respire fundo e segure a respiração. Mergulhe o rosto na água e estique os braços e as pernas como uma estrela-do-mar. Quando precisar respirar novamente, pare de flutuar ou vire-se gentilmente de costas para respirar.
    • Empurre o peito na água para ajudar a manter suas pernas flutuando.
    • Chute os pés suavemente se estiver tendo problemas para flutuar.

Nadando com segurança

  1. Etapa 1 Fique calmo.1Fique calmo. Se entrar em pânico enquanto estiver nadando, você corre o risco de se afogar. Concentre-se em sua respiração e em sua forma. Se estiver na parte funda de uma piscina, encontre calmamente o caminho para a parte rasa. Se estiver em um corpo d'água maior, procure algo em que possa se apoiar ou algo em que possa se segurar.
    • Se precisar de ajuda para se acalmar, flutue de costas e concentre-se em respirar profundamente.
    • Quando você entra em pânico, fica com falta de ar. Isso pode dificultar a flutuação.
  2. Etapa 2 Use um colete salva-vidas.2Use um colete salva-vidas. Se você não for um nadador confiante, use um colete salva-vidas, especialmente quando estiver nadando em grandes massas de água. Um nadador inexperiente geralmente consegue chegar até a borda da piscina, mas pode ter problemas para chegar à margem. Felizmente, você pode usar a forma correta de remar com o cachorro ao usar um colete salva-vidas.
    • Se você não quiser usar um colete salva-vidas, mas ainda assim quiser se proteger, use um Safer Swimmer. Trata-se de uma pequena boia salva-vidas que se prende a um cinto e flutua atrás de você enquanto nada.
    • Em caso de dúvida, peça às crianças que usem um colete salva-vidas. É melhor prevenir do que remediar.
  3. Etapa 3 Nade com responsabilidade.3Nade com responsabilidade. Nunca nade sozinho. Se você tiver um ataque de pânico na água ou tiver problemas para se manter flutuando, seu amigo poderá ajudá-lo. Tente nadar em piscinas que tenham salva-vidas. Os salva-vidas são treinados para ajudá-lo se você estiver se afogando e para administrar os primeiros socorros básicos.
    • Tenha um telefone celular por perto quando nadar, para o caso de precisar ligar para o número de emergência local.
    • Sempre obedeça às regras e regulamentos da piscina.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaO que posso fazer se minha cabeça ficar embaixo d'água durante o dog paddle? Se sua cabeça estiver embaixo d'água, não se trata de um doggie paddle. Considere trabalhar a técnica e fazer um estilo livre básico. Vindo de um ex-nadador, o doggie paddle é a pior coisa que você pode fazer na água. Ele o cansa muito rapidamente e não é nada eficiente. Há muitos flutuadores e diferentes movimentos de natação que conservam a energia e são muito fáceis de executar. Nadar de costas também é uma opção.
  • PerguntaA água da piscina afeta seus olhos? Isso varia de pessoa para pessoa. Se você achar que seus olhos são sensíveis à água da piscina, use óculos de proteção ao nadar.
  • PerguntaComo convencer minha mãe a ir nadar? Diga a ela que pode usar um dispositivo de flutuação e que nadar é um ótimo exercício.

Vídeo

Dicas

  • Lembre-se de manter as mãos embaixo da água (ou pelo menos bem perto da superfície).
  • Empurrar as mãos para baixo com mais força o ajudará a se manter flutuando melhor.
  • Mantenha suas pernas retas e chute-as na água.

Avisos

  • Ao nadar no oceano, mantenha-se à vista da costa e nunca nade sozinho.
  • Tenha cuidado ao nadar em águas profundas.