Como se esquivar de socos

Autor do artigo:Gabriel Silva

A habilidade de se esquivar de socos se resume principalmente à prática, não a reflexos inatos. Ler este guia uma vez não fará de ti um mestre da luta, mas ensinar-te-á a forma correcta de usar enquanto praticas. Tente transformar esses movimentos em uma segunda natureza e lembre-se das dicas vitais para minimizar lesões.

O que deve saber

  • Segure os punhos na altura do rosto com os cotovelos na frente do peito. Vire-se ligeiramente para o lado para que o seu peito não fique virado para o adversário.
  • De seguida, dê um passo atrás e transfira o seu peso para a perna de trás, dobrando os joelhos. Use o movimento para puxar a cabeça para trás.
  • Evite um murro na cabeça dando um passo em frente e baixando-se 15 cm. Mova-se através do passo e dê um contragolpe agora que está mais perto.

Passos

Preparando-se para se esquivar

  1. Mantenha os punhos para cima. Segure seus punhos cerrados na frente do seu rosto para protegê-lo. Mantenha-os na altura da bochecha para proteger o máximo possível do seu rosto.
    • Cerre os punhos com o polegar do lado de fora, não do lado de dentro.
  2. Mantenha os cotovelos ao lado do corpo. Os braços e os ombros devem estar relaxados para facilitar os movimentos, com os cotovelos para baixo para proteger o tronco.
  3. Baixe o queixo. Manter o queixo para baixo faz com que o rosto seja um alvo mais pequeno e protege o pescoço. Não o incline tanto para baixo que tenha dificuldade em ver o seu adversário.
  4. Adopte uma postura defensiva. Vire-se ligeiramente para o lado com uma perna (normalmente a direita, no caso dos destros) mais para trás do que a outra, para que o seu tronco não fique virado para o adversário.
    • As pernas devem estar aproximadamente à largura dos ombros ou um pouco mais largas.
    • Mantenha os joelhos dobrados para manter o equilíbrio e a mobilidade.
    • Não te vires demasiado para o lado; se estiveres em ângulo reto com o teu adversário, podes ser atirado para o lado.
  5. Mantém-te alerta, mas não fiques parado no mesmo sítio. Os seus olhos detectam o movimento mais rapidamente a partir do lado da visão do que da frente, por isso um olhar não fixo serve melhor do que um olhar fixo nas mãos do seu adversário.
    • Esteja atento aos movimentos dos ombros, olhos e pés do seu adversário, bem como às suas mãos. Se um determinado adversário der sempre um passo em frente antes de dar um murro, pode utilizar essa informação para reagir mais rapidamente.
    • Quanto mais prática tiveres, mais rápidos serão os teus movimentos.
    DICA DO PERITO

    Ross Cascio

    Treinador de defesa pessoal
    Ross Cascio é um instrutor de defesa pessoal, fitness e luta do Krav Maga Worldwide. Há mais de 15 anos que treina e dá aulas de autodefesa, fitness e luta de Krav Maga nos Centros de Treino Krav Maga Worldwide HQ em Los Angeles, CA. Ele ajuda as pessoas a tornarem-se mais fortes, mais seguras e mais saudáveis através do treino de Krav Maga Worldwide.
    Ross Cascio Treinador de Defesa Pessoal

    O nosso especialista concorda: Não fiques a olhar para as mãos ou pernas do teu adversário. Em vez disso, olhe para o centro do corpo do adversário para poder ver melhor os golpes vindos de todas as direcções. Depois, adopte um movimento de cabeça para mudar o nível da sua cabeça e torná-la um alvo difícil de atingir. Quando o soco estiver a chegar, dobre as pernas, não as ancas, e baixe a cabeça para que o soco passe por cima de si.

Esquivar-se de um soco movendo-se para trás

  1. Combine esses passos em um único movimento. Se você se esquivar com sucesso com este método, você vai acabar do lado de fora do soco do seu oponente, pronto para se afastar mais ou dar o seu próprio soco de longa distância.
    • Lembre-se de manter os punhos levantados durante a esquiva para manter a guarda no lugar.
  2. Gire sobre a perna de trás. Gire os quadris e o corpo no sentido horário (se a perna esquerda estiver na frente) e transfira um pouco do peso para a perna de trás.
    • Opcionalmente, pode dar um passo para trás com a perna traseira como parte deste movimento.
  3. Gire os dois pés na mesma direção. Mantenha os joelhos dobrados e o tronco acima das ancas para obter o máximo de equilíbrio.
  4. Utilize o movimento dos joelhos e das ancas para afastar a cabeça do caminho. Também se pode inclinar um pouco para trás com o pescoço, mas o movimento principal deve ser a rotação lateral dos pés e do tronco.
    • Minimize a flexão da cintura, pois isso pode desequilibrar-se gravemente.
  5. Move-te apenas o necessário. Só precisa de se mover uma pequena distância para evitar um murro. Os movimentos mais pequenos mantêm-te mais equilibrado e dão-te mais tempo para fazeres o teu próximo movimento (quer seja um contragolpe ou derrubar o teu adversário e fugir).
  6. Se não conseguires evitar um murro na cara, dá-lhe com a testa. Incline o queixo mais para baixo para que o golpe caia numa parte dura do crânio e não no nariz ou no maxilar.
    • Ao mesmo tempo, mova a cabeça para trás ou gire-a na mesma direção do soco para minimizar a força do impacto.

Esquivando-se de um soco no rosto movendo-se para dentro

  1. Apenas se esquive de socos na cabeça dessa forma. O objetivo dessa esquiva é acabar do lado de dentro do soco do seu oponente (próximo ao corpo dele), pronto para um contragolpe forte. Se o seu oponente estiver mirando o seu corpo, você pode acabar movendo o seu rosto em direção a um punho.
    • Esta esquiva funciona melhor contra um jab de direita forte e direto.
    • Quanto maior for o soco, melhor será a esquiva, pois o oponente ficará desequilibrado e passará mais tempo se recuperando. Você pode bloquear jabs ou fintas mais curtos ou se esquivar deles se afastando em vez de se aproximando.
  2. Gire sobre a perna da frente. Rode as ancas e o corpo no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (se a perna esquerda estiver à frente) e transfira mais peso para a perna da frente.
    • O movimento principal deve vir das ancas, não da cintura.
  3. Gire o pé traseiro na mesma direção. Manter todo o corpo alinhado com as ancas mantém o equilíbrio e a mobilidade.
  4. Baixe-se com os joelhos e os ombros. Mova o ombro rapidamente para baixo e para dentro num ângulo de 45º sobre o peito para tirar a cabeça do caminho do soco. Dobre ligeiramente os joelhos também.
    • Não exageres neste movimento. Você só precisa mover a cabeça cerca de 15 cm para se esquivar de um soco direto.
    • Não te inclines demasiado para a frente, pois isso dificulta o equilíbrio e a observação do teu adversário. Deves usar os joelhos e os ombros muito mais do que as costas.
    • Se você for tão alto ou mais alto que o seu oponente, você pode ser capaz de se esquivar do soco levantando a cabeça, de modo que o punho passe por baixo do seu queixo enquanto você gira para o lado.
  5. Levante um pouco a mão de trás. Esteja preparado para usá-la para bloquear ou desviar um soco de seguimento da outra mão.
  6. Aproxime-se mais (opcional). Se necessário, use o pé da frente para dar um passo curto em direção ao adversário. Isto é útil para restringir o movimento do adversário para o próximo soco, mas principalmente para preparar um contragolpe.
  7. Contragolpe (opcional). Quando o soco for esquivado, pode aproveitar a sua posição próxima para retaliar com um soco seu.
  8. Bob volta para cima em forma de U. Ao retornar à sua posição original, faça um 'U' em volta do soco. Se você simplesmente voltar direto para cima, pode acabar levando outro soco.

Rolar com um soco no corpo

  1. Contraia os músculos do estômago. Isso protege seus órgãos internos de lesões.
  2. Expire bruscamente pelo nariz imediatamente antes do impacto. Uma curta e rápida explosão de ar fará com que os seus abdominais se flexionem automaticamente e se protejam ainda mais.
  3. Bloqueie o soco com as mãos. Tente afastar o braço do adversário com a mão para desviar o soco ou, pelo menos, receber o soco nos nós dos dedos em vez de o receber diretamente no tronco.
  4. Movimentar-se com o soco. Dê um passo para trás ou gire o corpo na direção do golpe. Se o ponto de impacto se mover na mesma direção do soco, a força será muito reduzida.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É possível esquivarmo-nos de um murro?
    É, mas requer alguma prática. Para se desviar de um soco, agache-se e desloque o seu peso para um lado. O ideal é desviares-te para o lado morto do adversário, ou seja, para longe da sua outra mão. Isso é eficaz contra socos de gancho. Para o fazer, usa as pernas para mudar de nível e depois desloca o peso do corpo de forma a que o nariz desenhe um 'U' ou 'J' imaginário no peito do adversário. Se o fizeres corretamente, estarás numa boa posição para contra-atacar, porque o teu adversário não conseguirá dar-te um murro do seu lado morto.
  • Pergunta
    Como é que eu posso melhorar a esquiva aos murros?
    Desloca-te lateralmente para o lado morto do teu adversário. Quando você gira, você está tirando sua cabeça da trajetória do soco. Esse movimento muda seu peso para que um ombro se mova em direção ao joelho oposto, trazendo sua cabeça para fora da linha. Isso é eficaz contra socos retos, uppercuts e ganchos. O ideal é que esse movimento também seja feito para o lado morto, já que você não quer entrar na mão do oponente. Pratique regularmente para garantir que consegue fazer a trança durante uma luta. É realmente necessário um treino contínuo para se tornar eficaz com as técnicas de movimento da cabeça. O timing é fundamental. Por vezes, as pessoas podem ter sorte quando movem a cabeça como reação inicial a um soco, mas é melhor estar treinado e preparado do que simplesmente esperar ter sorte.

Vídeo

Dicas

  • Cuidado para não se esquivar demais com o mesmo método. Um lutador esperto pode fazer uma finta e depois dar um soco de verdade exatamente onde você está movendo o rosto.
  • Mantém-te em forma. Exercite-se regularmente para ficar sempre de pé.
  • Naturalmente, responderá a um murro na cara fechando os olhos. Tente manter os olhos abertos o máximo possível para ver de onde virá o próximo soco.

Avisos

  • Sempre mantenha a boca fechada e a língua bem para trás para minimizar os ferimentos causados por um soco na mandíbula.
  • Lembre-se, a única briga de rua que você pode vencer é aquela em que você não se envolve.