Como se sair bem em uma briga

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você se encontrar em uma situação em que a luta seja inevitável, é melhor estar preparado do que ser derrotado. Role para baixo até a Etapa 1 para aprender alguns truques sobre como se sair bem em uma luta.

Etapas

Lutando com sucesso

  1. Etapa 1 Tente não ser violento.
    Tente não ser violento. Se você tiver a oportunidade de fazer isso, afaste-se da briga. A melhor maneira de se sair bem em uma briga é não brigar. No entanto, se não puder evitar uma briga, agir como se não se importasse se vai ou não brigar pode ser uma espécie de difusor. Na maioria das vezes, os caras que querem brigar na verdade só querem alguém para provocar. Se você não puder ser provocada, eles podem perder o interesse.
    • No início, aja como se não fosse brigar e deixe que ele leve alguns socos. Aja como se não estivesse nem aí e que não está doendo. Às vezes, isso pode fazer com que o agressor se afaste, mas às vezes o provoca ainda mais.
  2. Etapa 2 Esteja preparado.
    Esteja preparado. Depois de deixar claro que você não se importa se vai lutar ou não, o agressor pode tentar provocá-lo rindo de sua atitude não violenta. Certifique-se de que você está preparado com muitas técnicas e que está preparado para sentir dor.
  3. Etapa 3 Aja com confiança.
    Aja com confiança. Mesmo que nunca tenha entrado em uma briga antes, você deve agir com confiança. A confiança pode, na verdade, ser um bom difusor. Aja como se estivesse lutando todos os dias de sua vida - você não poderia se importar menos com o fato de ter lutado contra esse oponente. Quando seu oponente estiver se preparando, dê um bocejo, pegue sua jaqueta e entregue-a ao seu companheiro. (Não importa o quanto esteja frio, essa técnica funciona bem com todos os atacantes).
  4. Etapa 4 Cansar seu oponente.
    Cansar seu oponente. Arregace a manga da camisa e certifique-se de que está preparado para sentir dor. Imagine que você é um tijolo e que nenhum soco ou chute poderá quebrá-lo! Não o acerte primeiro. Mantenha a distância dos braços e salte de forma suave e rápida para confundir seu oponente. Se vir que ele vai dar um soco em sua cabeça... Abaixe-se! Faça um círculo em torno dele e se esquive!
  5. Etapa 5 Observe se há falta de velocidade e se movimente.
    Fique atento à falta de velocidade e se movimente. Quando os vir hesitar, ataque e dê um soco em sua mandíbula, tensionando o braço e usando o ombro para aumentar a força. Em seguida, dê uma joelhada rápida em qualquer lugar que puder, de preferência na parte de trás do joelho ou no estômago.
  6. Etapa 6 Finalize.
    Finalize. Quando seu oponente se dobrar, faça os movimentos que encerrarão a luta. Algumas joelhadas no rosto ou um soco forte no nariz ou no olho geralmente deixam o adversário com muita dor para continuar. Aproveite essa oportunidade para fugir, mas não corra. Saia andando, mas rápido o suficiente para não dar ao seu inimigo espancado a chance de se recuperar. Evite futuros conflitos com essa pessoa e tente manter a briga em silêncio.

Como evitar ser atingido

  1. Etapa 1 Tente amenizar a situação.
    Tente amenizar a situação. A melhor maneira de evitar ser agredido é evitar completamente a briga. Tente acalmar o rapaz. Engula seu orgulho e peça desculpas se, sem saber, fez algo que ofendeu seu agressor. Enquanto estiver se desculpando ou acalmando o agressor, tente manter um ar de confiança em você. A confiança pode ser intimidadora.
  2. Etapa 2: Fique de olho em seu oponente's movements.
    Fique de olho nos movimentos de seu oponente. Não desvie o olhar nem por um segundo - o momento em que você desviar o olhar pode ser o momento em que ele decidirá dar um soco. Em vez disso, acompanhe os movimentos dele com seus olhos. Use sua visão periférica para saber onde está no espaço em que está lutando - você não quer tropeçar em nada.
  3. Etapa 3 Mantenha um pouco de distância entre você e seu oponente.
    Mantenha um pouco de distância entre você e seu oponente. Se ele tiver que se esticar para atingi-lo, é provável que não aceite o desafio. Em vez disso, mantenha um pouco de espaço entre você e seu oponente para que possa determinar quando deseja dar um soco. Ao controlar a distância entre vocês, você pode começar a controlar a luta.
  4. Etapa 4 Não baixe a guarda.
    Não baixe sua guarda. Não importa se foi você quem instigou a briga ou não, você terá de participar se for em legítima defesa. Uma parte importante para evitar ser atingido é ficar o mais alerta possível durante a briga. Não se deixe distrair.
  5. Etapa 5 Cansar seu oponente.
    Cansar seu oponente. Talvez você consiga vencer a luta sem precisar dar um soco (ou levar um). Simplesmente continue se movendo, forçando seu oponente a se esforçar para acompanhá-lo. É bem provável que, se você estiver realmente determinado, você cansará seu oponente antes que ele tenha a chance de atacar.
  6. Etapa 6 Parta para o ataque.
    Parta para o ataque. Se você não conseguir sair da luta e não parecer que seu oponente vai desistir, considere a possibilidade de partir para o ataque. Isso pode ser um soco ou, se estiver se defendendo, um movimento de finalização, como um chute ou uma joelhada na virilha.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Adrian Tandez

    Instrutor de Jeet Kune Do
    Adrian Tandez é o fundador e instrutor-chefe da Tandez Academy, um centro de treinamento de autodefesa de renome mundial em Mountain View, Califórnia. Treinado pelo renomado artista marcial Dan Inosanto, Adrian é um instrutor certificado em Jeet Kune Do de Bruce Lee, artes marciais filipinas e Silat, entre outros. Adrian tem mais de 27 anos de experiência em treinamento de defesa pessoal.
    Adrian Tandez Instrutor de Jeet Kune Do

    Preste atenção à maneira como você dá um soco. Muitas pessoas ensinam que você deve dar um soco com os dois primeiros nós da mão, mas isso pode quebrar os ossos do pulso ou da mão. Em vez disso, vire o punho para que fique na vertical e, quando fizer contato, bata com os três nós inferiores da mão.

  7. Etapa 7 Termine a luta.
    Termine a luta. Quer isso signifique cansar o oponente, dar um grande golpe ou simplesmente ir embora, você precisará terminar a luta. Avalie sua situação e escolha a melhor opção.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    O que não se deve fazer em uma luta?
    Não seja lento: em uma luta real, você tem segundos para terminar a luta. As chances de você sobreviver pioram a cada segundo que passa após os nove segundos. Não se esqueça de que o esporte e a autodefesa não são a mesma coisa, portanto, não tente usar truques chamativos - eles são bons apenas para shows ou filmes, não para a rua. Não permita que a pessoa se aproxime demais de você se puder controlar a distância. Não seja passivo, não se permita ser um alvo apenas por ficar parado e não tente bloquear todos os socos. Em vez disso, tenha mobilidade, controle a distância e ataque.

Dicas

  • Certifique-se de que sempre haja alguém que tenha um telefone ou uma forma de entrar em contato com um adulto responsável ou com o 911, caso as coisas fiquem feias.

Avisos

  • Tudo em uma briga sempre pode sair pela culatra e colocá-lo em perigo, portanto, tente evitá-lo o máximo possível.