Como fazer truques de trampolim

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer esteja a sair com amigos ou apenas a saltar sozinho, fazer o salto básico para cima e para baixo num trampolim pode tornar-se aborrecido muito rapidamente. Felizmente, existem alguns truques básicos que pode aprender, bem como alguns truques mais avançados que pode praticar ao longo do tempo. Pratique os saltos de inclinação e de straddle, aprenda a executar um salto de mão frontal e familiarize-se com as várias maneiras de aterrissar para se divertir fazendo truques novos e emocionantes no trampolim.

Passos

Aprendendo os truques básicos

  1. Passo 1 Faça um salto para baixo trazendo os joelhos até o peito enquanto pula.1Faça um salto de dobra trazendo os joelhos até o peito enquanto pula. Este é o primeiro truque a dominar quando se começa a fazer truques de trampolim. Depois de saltar e enquanto ainda está no ar, puxe os joelhos para cima em direção ao peito e agarre-os com as mãos. Solte os joelhos e endireite as pernas ao aterrar.
    • Este movimento ajuda-o a ganhar um pouco mais de tempo no ar e pode ser combinado com outros truques.
  2. Passo 2 Fazer um 2Faça uma forma de 'V' com as pernas a meio do salto para o salto de straddle. Estique os braços para baixo entre as pernas enquanto está no ar. Essencialmente, está a fazer um split a meio do ar! Volte a juntar as pernas quando começar a descer em direção ao trampolim para aterrar.
    • Este truque é ótimo porque o ajuda a aprender a controlar o seu corpo a meio do salto e trabalha os músculos centrais.
  3. Passo 3 Criar um 3Crie uma forma em 'L' com o seu corpo a meio do salto para completar o salto em pique. Use os abdominais para puxar as pernas para fora à sua frente quando atingir o pico do salto, tornando-as perpendiculares ao tronco. Tente alcançar os dedos dos pés esticando os braços à sua frente. Solte a forma de 'L' e volte a uma posição normal 'direita' para a aterragem.
    • Este é outro movimento que ajuda a fortalecer o seu núcleo. Tente ver quantos pike jumps consegue fazer de seguida!
  4. Passo 4 Gire o seu corpo para ficar virado para a direção oposta para fazer a meia torção.4Gire o corpo para ficar virado para a direção oposta para fazer o half twist. Decida de antemão um objeto atrás de si para se concentrar, como uma casa ou uma árvore em particular. Depois, quando estiver no ar, torça o corpo, fixe a vista no objeto e concentre-se em aterrar de pé sem cair. Não use os braços para torcer o corpo; em vez disso, use o seu núcleo. Mantenha os braços para baixo, ao lado do corpo, ou para cima, acima da cabeça.
    • Este truque pode parecer simples, mas é fácil perder o equilíbrio e cair quando se começa a fazer torções.
    • Se estiver a ter dificuldade em completar o meio twist, tente fazer primeiro um quarto de twist. Dar pequenos passos para aprender novos truques ajudá-lo-á a manter-se seguro.
  5. Passo 5 Faça um giro de 360 graus para completar o truque de giro completo.5Faça um giro de 360 graus para completar o truque do giro completo. Salta para o ar o mais alto que conseguires e roda o teu corpo uma volta completa. Escolha um objeto à sua frente para se concentrar, para que, quando o vir depois de rodar, saiba que completou uma volta completa. Coloque os braços acima da cabeça ou mantenha-os ao lado do corpo e, em vez disso, use o seu núcleo para o ajudar a impulsionar durante a rotação.
    • Tente ver o quão grande é a rotação que consegue fazer! Dependendo da altura que conseguir atingir num salto, pode ser capaz de fazer 2 torções completas!

Trabalhar em movimentos avançados

  1. Passo 1 Saltar, fazer um flip frontal e aterrar de costas para o pullover frontal.1Salta, dá uma cambalhota à frente e aterra de costas para o pullover à frente. Continue a saltar até ter cerca de 1,8 m no ar. Mantenha as pernas curvadas para cima em direção ao peito quando aterrar de costas, em vez de as esticar à sua frente. Este movimento permite-lhe continuar a saltar para cima e a dar cambalhotas durante o máximo de tempo possível.
    • Tenha um observador consigo quando começar a fazer truques mais avançados. Ele pode dizer-lhe o que precisa de fazer para completar um truque corretamente e está lá para o ajudar no caso de se magoar.
    • Coloque-se no centro do trampolim e comece a saltar para ter uma noção de onde está o seu centro de gravidade.
  2. Passo 2 Saltar, aterrar de costas e virar para trás para fazer o pullover de costas.2Pule, aterre de costas e vire-se para trás para fazer o pullover de costas. Mantenha as pernas enroladas em direção ao peito, em vez de as estender, e utilize o impulso do salto depois de aterrar de costas para o impulsionar para trás, de modo a aterrar de pé. Utilize as mãos para se empurrar suavemente para uma posição de pé até se sentir confortável com os movimentos.
    • Domine o pullover frontal antes de passar para o pullover dorsal. O pullover para trás é um movimento muito mais difícil de executar.
  3. Passo 3 Salte para a frente sobre as mãos e vire-se para a frente para fazer um salto frontal.3Salte para a frente sobre as mãos e dê um salto para a frente para fazer um salto à frente. Ao iniciar o salto para a frente, finja que está a mergulhar de uma prancha alta. Deixe que o impulso do salto impulsione as suas pernas para cima e sobre o seu corpo. Aterre sobre os pés e volte à posição de pé.
    • Este movimento vai parecer que está a fazer uma parada de mãos e depois a dar uma cambalhota.
    • Comece sempre o salto à frente a partir do lado do trampolim e não no meio dele. É uma boa ideia ter uma rede de segurança no lugar, para o caso de acidentalmente saltar demasiado para a frente.
  4. Etapa 4 Virar para trás sobre as mãos e depois aterrar sobre os pés para a cambalhota para trás.4Capotar para trás sobre as mãos e aterrar sobre os pés para a mola de trás. Comece com os pés na extremidade do trampolim, virados para fora. Ao dar uma cambalhota para trás e colocar as mãos no tapete, deixe que o impulso do salto o ajude a levar as pernas para cima e por cima da cabeça. Aterre sobre os pés e volte à posição de pé.
    • Quando começar a fazer a cambalhota para trás, pode aterrar sobre os joelhos em vez dos pés. Não faz mal! Pratique a aterragem sobre os joelhos até se sentir confortável com os movimentos e, em seguida, trabalhe a aterragem sobre os pés.
    • Comece sempre a cambalhota para trás a partir do lado do trampolim e não no meio. Recomenda-se a utilização de uma rede de segurança.
  5. Etapa 5 Realizar uma cambalhota para trás, saltando, fazendo uma cambalhota, rodando no ar e aterrando.5Completar uma cambalhota para trás saltando, fazendo uma cambalhota, rodando no ar e aterrando. Quanto mais altura conseguir obter com este movimento, melhor, especialmente quando está a aprender a dar uma cambalhota para trás. Tente aterrissar de pé, mas se não conseguir, não há problema em aterrissar de joelhos também.
    • Você deve ser capaz de fazer todo esse movimento a partir do meio do trampolim. O seu corpo irá aterrar no local de onde começou.
  6. Passo 6 Faça uma cambalhota para a frente saltando, dobrando-se, rodando para a frente e aterrando.6Faça uma cambalhota para a frente saltando, dobrando-se, rodando para a frente e aterrando. Tenta aprender a aterrar de costas, com os joelhos e os pés para a cambalhota frontal. Tente conseguir uma boa altura de cerca de 1,8 m para o seu salto, para ter mais espaço para completar a cambalhota antes de aterrar novamente.
    • Mantenha-se no mesmo sítio quando saltar, em vez de saltar para a frente em ângulo.
  7. Passo 7 Dê uma cambalhota para trás, uma queda frontal e outra cambalhota para trás para fazer 7Faça um mortal para trás, uma queda frontal e outro mortal para trás para fazer 'The Cody'. Faça um back flip ou um back handspring. Quando aterrares, em vez de aterrares de pé, faz uma queda frontal. Quando começar a saltar de volta para cima, vire o corpo para trás novamente, agarrando os joelhos no peito. Solte os joelhos quando terminar o salto para aterrar de pé.
    • A queda frontal é quando se aterra de barriga para baixo.
    • Não use os braços para se empurrar para cima a partir da queda frontal - use a força do seu núcleo e o impulso do salto.

Praticar aterragens alternadas

  1. Passo 1 Aterre de barriga para baixo com as pernas esticadas para fazer a queda sentada.1Pouse de barriga para baixo com as pernas esticadas para fazer a queda sentada. O impulso da aterragem no fundo do corpo fá-lo-á saltar para cima, para que possa voltar a colocar os pés por baixo de si. Quando estiver a voltar para cima, levante os braços acima da cabeça em vez de os manter ao lado do corpo.
    • Para se divertir, veja quantas vezes seguidas consegue fazer uma queda sentado antes de perder o impulso. Este é um ótimo exercício para o seu núcleo!
  2. Passo 2 Saltar para cima e dobrar as pernas na altura dos joelhos para completar a queda do joelho.2Pule para cima e dobre as pernas na altura dos joelhos para completar a queda do joelho. Mantenha as costas direitas ao descer e não se apoie nos calcanhares - se possível, mantenha os gémeos perpendiculares ao resto do corpo. O impulso da aterragem sobre os joelhos fá-lo-á saltar de volta para cima, para que possa ficar de pé.
    • Pratique este movimento várias vezes para aprender o ângulo correto para a aterragem do seu corpo. Se aterrar com os ombros e o tronco demasiado à frente, pode cair de cara no chão. A prática ajudá-lo-á a descobrir o centro de gravidade do seu corpo para uma aterragem perfeita.
  3. Passo 3 Aterrar de costas para fazer o back drop.3Pouse de costas para fazer o back drop. Depois de completar o seu flip ou truque, endireite suavemente as costas e aterre de costas para baixo. No entanto, não deixe o tronco e as pernas rígidos. Quando voltares a saltar para cima, põe-te de pé ou continua a fazer outro truque!
    • Se não se sentir à vontade com a queda de costas, tente fazer uma queda de confiança (em que cai para trás com as costas direitas e deixa que as pessoas o apanhem, só que, neste caso, é o trampolim que o 'apanha') a partir da posição de pé até se sentir mais confortável.
  4. Passo 4 Deixe o seu corpo cair para a frente para completar a queda frontal.4Deixe o seu corpo cair para a frente para completar a queda frontal. Aterre com as mãos à frente da cara para a proteger do trampolim. Pode voltar a levantar-se depois de fazer a queda frontal ou pode aterrar de joelhos. Também podes passar diretamente para outro truque depois de fazeres a queda frontal.
    • Pratique este movimento até conseguir aterrar de joelhos, de pé, e fazer um truque adicional a partir da posição de queda frontal. Este movimento dá-te muita versatilidade nas tuas aterragens.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo faço o aquecimento antes de dar uma cambalhota num trampolim? Comece apenas por saltar para cima e para baixo durante alguns minutos e tente fazer grandes círculos com os braços para ganhar equilíbrio.
  • PerguntaComo evitar colocar as mãos no chão ao fazer um back drop? Pode começar o back drop de pé, mas com os joelhos dobrados para não ficar tão alto no ar. Desta forma, não se sentirá tão assustado e não terá o hábito de baixar as mãos se o fizer algumas vezes. Gradualmente, ganhe confiança e ponha-se de pé à sua altura total antes de começar e estará lá.
  • PerguntaComo é que as minhas pernas ficam direitas numa parada de mão? Dê um pontapé para cima, force-se a empurrar os pés na direção um do outro e tente esticá-los o mais possível.

Vídeo

Dicas

  • Tente criar a sua própria rotina com os truques que aprendeu. Pode até mesmo sincronizar os truques com a sua música favorita.
  • Nunca pare na metade de um truque, pois isso pode machucar suas costas.

Avisos

  • Tenha cuidado ao praticar truques - uma queda do trampolim pode provocar lesões graves.
  • Se não tiver uma rede de segurança, peça a alguém para o vigiar enquanto faz os truques.
  • Considere frequentar algumas aulas ou aprender com um profissional antes de tentar fazer truques complexos.
  • Fixe o seu trampolim antes de fazer qualquer truque.