Como fazer o nado golfinho embaixo d'água

Autor do artigo:Gabriel Silva

A braçada de golfinho é baseada no chute ondulante e poderoso do golfinho. É um movimento complicado que usa todo o corpo, mas pode ajudá-lo a nadar muito mais rápido depois de dominado. Baseado em pesquisas sobre dinâmica de fluidos, ele ajudou os medalhistas de ouro olímpicos a ganhar vantagem sobre seus concorrentes.

Etapas

Como fazer o nado golfinho

  1. Etapa 1 Empurre-se para fora da parede, mantendo todo o corpo embaixo d'água.
    Empurre-se para fora da parede, mantendo todo o corpo sob a água. Estique as mãos à sua frente em uma posição aerodinâmica. Mantenha os pés e as pernas retos e juntos, e mantenha o núcleo tenso.
    • Você deve começar suficientemente baixo na água para conseguir manter todo o corpo debaixo d'água enquanto executa a braçada. Talvez seja necessário começar em um ângulo ligeiramente descendente para conseguir isso, o que provavelmente exigirá alguma prática.
    • Não se esqueça de inspirar completamente antes de começar, pois você ficará debaixo d'água por algum tempo.
    • Você pode fazer a golfinhada de costas, de frente ou até de lado, mas, quando estiver aprendendo, provavelmente será mais fácil começar de bruços, com o rosto voltado para o fundo da piscina.
  2. Etapa 2 Flexione levemente os joelhos e estenda as pernas atrás do corpo.
    Dobre ligeiramente os joelhos e estenda as pernas atrás do corpo. Incline ligeiramente a pélvis para a frente para realizar esse movimento. Essa parte da braçada é o chute para trás e tem o objetivo de colocar o corpo em posição.
    • Concentre-se em obter uma extensão total das pernas.
  3. Etapa 3 Leve as pernas com força para a frente.
    Leve as pernas com força para a frente. Incline a pélvis para trás para impulsionar essa parte da braçada. Esse é o chute para frente, que fornece a propulsão da braçada. Suas pernas devem se estender na frente da linha do corpo durante essa parte do chute.
  4. Etapa 4 Estenda totalmente os pés.
    Estenda totalmente os pés. Os pés, como as nadadeiras de um golfinho, geram grande parte do impulso nesse chute. A extensão total dos tornozelos pode maximizar esse efeito. Essa é uma posição incomum na vida cotidiana, mas tornozelos fortes e flexíveis melhorarão todos os seus chutes de natação, não apenas o do golfinho.
    • Basicamente, você está empurrando a água não apenas para cima e para baixo, mas também para trás com esse chute. Tornozelos flexíveis e estendidos são essenciais para fazer isso de forma eficaz.
    • Fortaleça e alongue os tornozelos traçando o alfabeto com os pés. Deite-se de costas em uma posição confortável e escreva cada letra, minúscula e maiúscula, no ar com cada pé.
  5. Etapa 5 Mantenha seu corpo embaixo d'água.
    Mantenha seu corpo embaixo d'água. Não use o movimento dos quadris para ficar debaixo d'água. Em vez disso, controle a profundidade usando os braços. Ao manter os braços em posição aerodinâmica e apontá-los ligeiramente para o fundo da piscina, você resistirá à tendência do corpo de flutuar para a superfície.
    • A força do chute se baseia em parte na percepção de que chutar debaixo d'água evita a resistência criada pela turbulência e pelo ar na superfície.

Desenvolvendo seu chute de golfinho com exercícios

  1. Etapa 1 Pratique a rotação pélvica contra uma parede fora da piscina.
    Pratique a rotação pélvica contra uma parede fora da piscina. O uso de uma parede o ajudará a isolar a pélvis e a se concentrar em desenvolver conforto e força com esse movimento. Além disso, a parede manterá seus braços e ombros alinhados, semelhante à posição que você deseja manter na água.
    • Fique em pé com a parte superior das costas encostada na parede e os pés a uma distância de 30 a 40 cm da parede. Mantenha os braços acima da cabeça em uma posição aerodinâmica. Incline a pélvis para trás, contraindo lentamente o abdômen. Coloque o meio e a parte inferior das costas lentamente em contato com a parede ao fazer isso. Em seguida, inverta os movimentos. Repita até cinco vezes.
    • Vire-se e fique de pé com os pés a cerca de 25 cm da parede. Mantendo a pélvis acima dos pés, mantenha os braços acima da cabeça em posição aerodinâmica e apoie-os na parede. Girando a pélvis para a frente, coloque lentamente o restante do tronco e, em seguida, as coxas em contato com a parede. Inverta esses movimentos e repita até cinco vezes.
  2. Etapa 2 Tente o chute usando uma prancha.
    Tente o chute usando uma prancha. Segure a prancha nivelada à sua frente. Em vez disso, estenda os braços e mantenha a cabeça erguida. Não 'bombeie' a prancha, mas mantenha uma posição uniforme e nivelada, mantendo os braços e os ombros em um plano estável. Imagine que está encostado em uma parede para manter o tronco e os braços imóveis; o movimento deve vir da pélvis e das pernas.
    • Quando se sentir confortável com esse exercício, tente fazer a mesma coisa sem a prancha.
    • Você também pode praticar esse exercício em águas profundas para desenvolver a amplitude necessária.
  3. Etapa 3 Pratique o chute de lado.
    Pratique o chute de lado. Afaste-se da parede na superfície e se oriente para um lado. Estenda o braço de baixo à sua frente e estique o outro braço ao longo da parte superior do corpo. Fique no meio da pista. Esse exercício ajuda a desenvolver a simetria necessária para a braçada.
  4. Etapa 4 Use o chute de golfinho com os braços de estilo livre para aumentar a velocidade da braçada.
    Use o chute de golfinho com os braços em estilo livre para aumentar a velocidade da braçada. O chute de golfinho pode ajudá-lo a desenvolver um ritmo de braçada mais rápido. Combine uma braçada com cada chute por uma distância curta nesse exercício, sem parar para respirar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Qual é o significado de chute de golfinho?
    Um chute de golfinho é um movimento semelhante a uma minhoca em que você move o peito, os quadris e as pernas em um padrão alternado para se mover na água.
  • Pergunta
    Como um iniciante pode aprender a nadar?
    Você pode encontrar e fazer aulas de natação e/ou ler o artigo em anexo.
  • Pergunta
    Qual é o método de natação mais fácil para crianças?
    O crawl frontal é uma técnica muito simples e não é cansativa como a borboleta.

Dicas

  • O chute de golfinho pode ser usado para o nado borboleta, que é um dos principais nados em uma competição. Se estiver executando um chute de golfinho especificamente para o nado borboleta, não há necessidade de ficar completamente submerso. Nesse caso, você deve estar bem no nível da superfície, de modo que seu corpo entre e saia da água suavemente.

Avisos

  • Esse é um nado avançado. Domine as braçadas mais básicas, como o estilo livre com o chute borboleta, e certifique-se de estar confortável na água antes de tentar essa braçada. Como é um movimento um pouco estranho para iniciantes, não desanime quando estiver aprendendo.
  • Siga as regras. Dependendo do seu nível e de onde estiver competindo, o uso do dolphin kick pode ser regulamentado. Nas Olimpíadas, por exemplo, os nadadores não podem ficar embaixo d'água por muito tempo. Use o chute do golfinho de forma eficaz, mas honesta.