Como fazer o Tai Sabaki (mudança de corpo nas artes marciais)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os artistas marciais podem sair da linha de ataque usando as técnicas do Tai Sabaki. Este é um guia geral que pode ser usado com muitos estilos, como caratê, aikido ou jiu-jítsu. A explicação será sobre Hanmi, Irimi, Issoku Irimi, Tenkai, Tenkan, Irimi Tenkan e Hanta Tenkan. Para facilitar a compreensão, todas as técnicas começarão com Migi Hanmi (postura do pé direito para frente) e presume-se que o artista marcial esteja voltado para o norte. Para saber o significado dos termos usados, consulte a coluna de dicas.

Passos

Irimi (Avançar).

  1. A partir do Migi Hanmi, deslize o pé dianteiro na diagonal (cerca de 40 graus para a direita). Levante o pé traseiro para retomar a postura. Seu pé esquerdo ainda estará atrás do pé direito.

Issoku Irimi (Passo através).

  1. Do Migi Hanmi, passe com o pé de trás, diagonalmente fora da linha de ataque. Seu pé de trás agora se tornará o pé da frente. Traga o outro pé para trás para retomar sua postura. Quando tiver concluído o movimento, você deverá ter mudado a postura para Hidari Hanmi.

Tenkai (Pivô).

  1. A partir do Migi Hanmi, gire 180 graus sobre as pontas dos pés para terminar virado para a direção oposta. Se, na posição inicial, você estiver virado para o norte no Migi Hanmi, ao concluir o movimento, você estará virado para o sul e estará no Hidari Hanmi.

Tenkan (Virar).

  1. A partir do Migi Hanmi, dê um passo ligeiramente à frente e saia da linha de ataque com o pé dianteiro. Gire 180 graus na direção de suas costas, trazendo o outro pé para trás. Agora você estará voltado para o sul e ainda na postura Migi Hanmi.

Irimi Tenkan (passo e giro).

  1. Esse movimento também é comumente conhecido como 'kaiten'. A partir do Migi Hanmi, execute o Issoku Irimi, ou seja, dê um passo à frente com o pé de trás. Em seguida, girando sobre a bola do novo pé dianteiro, gire 180 graus na direção de suas costas. Agora você deve estar voltado para a direção oposta e na postura oposta (Hidari Hanmi) à do início.

Hanta Tenkan (passo e meia volta).

  1. A partir do Migi Hanmi, execute o Issoku Irimi, que é um passo com o pé de trás. Gire sobre a bola do pé dianteiro (pé esquerdo) e, em seguida, gire como se estivesse executando um tenkan, mas apenas 90 graus (para a direita). Suas costas devem estar voltadas para o oeste e agora você deve estar voltado para o lado da direção original (seu corpo dianteiro agora estará voltado para o leste) em Hidari Hanmi (que é a postura oposta à inicial).

Continue praticando.

  1. Pratique o Tai Sabaki com frequência para que os movimentos se tornem naturais.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • HIDARI HANMI = É o espelho do MIGI HANMI, que é uma postura de prontidão ou de luta em que o pé esquerdo fica na frente e o pé direito fica atrás do pé esquerdo.
  • Benefícios do Tai Sabaki: Se você for bem versado no Tai Sabaki, poderá evitar ser atingido sem a necessidade de bloquear com a mão. Você também pode evitar ou se esquivar de um ataque de espada.
  • MIGI HANMI = É uma postura de prontidão ou de luta em que o pé direito fica na frente e o pé esquerdo fica atrás do pé direito. Como analogia, é mais ou menos semelhante a uma postura de luta, pequena postura para frente ou postura sanchin no caratê.

Advertências

  • Nunca confie apenas no trabalho de pés para evitar um ataque.
  • Você deve sempre se alongar antes de executar qualquer um desses movimentos.