Como fazer Taekwondo

Autor do artigo:Gabriel Silva

O personagem titular de Karate Kid (1984) aprende artes marciais para combater os valentões e defender sua família. Por fim, ele aprende que lutar não é a resposta e que a contenção é a chave para a vida. Esse é um dos objetivos centrais do estilo de artes marciais coreano conhecido como Taekwondo. Seus praticantes são disciplinados e aderem estritamente aos princípios filosóficos do Taekwondo, derivados das crenças budistas, confucionistas e taoístas. Para 'fazer Taekwondo', você precisa estudar seus princípios filosóficos, ficar em forma e aprender suas técnicas de luta.

Etapas

Estudando a filosofia do Taekwondo

  1. Etapa 1 Entenda o Taekwondo's religious and philosophical influences.
    Entenda as influências religiosas e filosóficas do Taekwondo. O Budismo, o Confucionismo e o Taoismo são as principais influências do Taekwondo. Cada uma dessas religiões ensina as pessoas a serem altruístas, a ajudarem o próximo e a evitarem conflitos desnecessários.
    • O budismo coreano é uma vertente da tradição Mahayana e data do século IV. Ele enfatiza a contemplação cuidadosa e o reconhecimento do sofrimento. A insistência budista na não-violência é provavelmente sua influência mais profunda no Taekwondo.
    • O confucionismo chegou à Coreia gradualmente por volta dos séculos III e II a.C. O confucionismo é geralmente considerado um sistema ético e filosófico mais do que uma religião. Seus principais princípios enfatizam a importância da família e o respeito pelos outros. A ênfase no respeito no Taekwondo, em parte, deve-se ao confucionismo.
    • Dos três sistemas intelectuais, o taoismo teve a menor influência na Coreia e no Taekwondo. Ele se espalhou pela primeira vez na Coreia por volta do século VIII. No entanto, seu respeito pela natureza e o foco na meditação cuidadosa influenciaram e reafirmaram os princípios básicos do Taekwondo.
  2. Etapa 2 Aprenda os 5 princípios do Taekwondo.
    Aprenda os 5 princípios do Taekwondo. Eles são: cortesia (Ye UI), integridade (Yom Chi), perseverança (In Nae), autocontrole (Guk Gi) e espírito indomável (Baekjul Boolgool). Os artistas marciais profissionais de Taekwondo levam esses princípios muito a sério.
  3. Etapa 3 Aprimore seu senso de disciplina.
    Aprimore seu senso de disciplina. Disciplina significa praticar sua arte constantemente, mas também significa usar suas técnicas de arte marcial somente em situações que exijam isso. Não seja rápido para brigar. Encontre meios não violentos para resolver conflitos.
    • Os verdadeiros grandes artistas conjugais de Taekwondo são dedicados à sua prática. Eles praticam suas técnicas e estudam as filosofias asiáticas regularmente, se não diariamente. Se quiser ser um grande artista marcial de Taekwondo, você precisará mostrar o mesmo nível de dedicação.
  4. Etapa 4 Evite distrações.
    Evite distrações. O Taekwondo ensina seus praticantes a evitar a ociosidade, que gera tédio e desprezo. Tenha metas para si mesmo e persevere nessas metas.
    • Encontre metas que beneficiem você e sua comunidade como um todo. Embora o Taekwondo não seja um movimento evangélico, ele incentiva seus praticantes a darem um bom exemplo para os outros e a divulgarem sua mensagem de disciplina e paz.
  5. Etapa 5 Desenvolva suas maneiras.
    Desenvolva suas maneiras. O Taekwondo ensina você a evitar conflitos sempre que possível. Isso começa com suas maneiras. Se você entrar em uma situação e imediatamente insultar/ofender alguém, estará convidando ao conflito. Seja calmo e respeitoso com todos. A cortesia e o respeito mútuo são princípios centrais do Taekwondo.

Preparando seu corpo

  1. Etapa 1: Sempre se aqueça.
    Sempre se aqueça. Antes de iniciar seu treinamento, comece com exercícios básicos de aquecimento. Você precisa fazer com que o sangue flua para seus membros e músculos para que eles possam estar em ótima forma. Pular de trampolim é uma das melhores maneiras de se aquecer, pois também aumenta sua resistência. Outros exercícios incluem mountain climbers, agachamentos e corrida no lugar.
  2. Etapa 2 Alongamento.
    Alongamento. O Taekwondo consiste em levar seu corpo ao próximo nível. Para poder executar muitos movimentos de artes marciais adequadamente, você precisa ser muito flexível e flexível. Tentar executar um chute alto sem se alongar provavelmente resultará em distensão muscular, o que prejudicará sua capacidade de melhorar.
    • A parte principal de seu corpo que deve ser alongada são os tendões. Como o Taekwondo se concentra principalmente nas pernas, você deve ser mais flexível nessa parte. Toque os dedos dos pés e mantenha a posição por pelo menos um minuto. Em seguida, passe para os outros alongamentos da parte inferior do corpo, como alongamentos da virilha, alongamentos da panturrilha em pé, rotações angulares e alongamentos das pernas cruzadas. Conclua com alongamentos do núcleo e da parte superior do corpo, como rolamento do antebraço, alongamento do tríceps, alongamento posterior do ombro e alongamentos laterais.
    • Alongue-se diariamente. Se você pular dias com frequência, seus músculos se contrairão e perderão a elasticidade. Mesmo que você não vá à academia ou ao dojang (nome coreano para uma escola de Tae kwan do) todos os dias, reserve 15 minutos em casa para alongar os braços, as pernas e o núcleo.
  3. Etapa 3 Fique em forma fisicamente.
    Fique em forma fisicamente. As artes marciais exigem o mesmo nível de condicionamento físico que qualquer outro esporte. Para ficar em forma, você precisa se concentrar nos músculos da parte inferior do corpo, do núcleo e da parte superior do corpo. Há muitos exercícios diferentes que você pode fazer, mas é melhor escolher aqueles que reproduzem os movimentos feitos no Taekwondo.
    • Para exercitar as pernas, faça levantamentos de panturrilha, exercícios para os isquiotibiais, saltos laterais, exercícios de extensão de perna, leg press e agachamentos.
    • Para exercitar o tronco, faça abdominais de bicicleta, abdominais reversos, elevações de perna, exercícios de prancha, torções russas e abdominais normais.
    • Para fortalecer a parte superior do corpo, faça flexões, flexões de braço, supino, rosca bíceps, rosca direta com halteres e mergulhos no peito.
  4. Etapa 4 Cuide de seu corpo.
    Cuide de seu corpo. O taekwondo é um esporte de contato e lesões acontecem. Ao primeiro sinal de desconforto, pare e cuide de seus músculos. Não pratique se estiver machucado. Não participe de competições se estiver lesionado. O taekwondo pode causar estragos em suas articulações musculares. Depois de tantos saltos, chutes e socos, os joelhos, quadris, cotovelos e ombros podem ficar cada vez mais suscetíveis ao desgaste.
    • A melhor maneira de cuidar de qualquer tensão muscular é observar o RICE: repouso, gelo, compressão e elevação.

Aprendendo técnicas de Taekwondo

  1. Etapa 1 Encontre uma academia com um artista marcial qualificado em Taekwondo.
    Encontre uma academia com um artista marcial de Taekwondo qualificado. Para uma educação adequada em artes marciais, procure um treinador ou instrutor qualificado.
    • Faça sua pesquisa sobre o próprio instrutor. Obtenha referências e verifique o site de mídia social dele ou dela. Muitas vezes, você pode ter uma boa ideia da 'intensidade' de um instrutor de Taekwondo com base em sua presença on-line. Dê uma olhada no yelp.com e em outros sites on-line onde pais e alunos podem postar comentários sobre uma escola de Taekwondo e seus instrutores. O Taekwondo deve ser uma arte marcial pacífica e defensiva.
    • Certifique-se de que o instrutor seja certificado pela Federação Mundial de Taekwondo (WTF) em Taekwondo.
  2. Etapa 2 Aprenda a se curvar.
    Aprenda a se curvar. A primeira coisa a aprender quando você começa a praticar Taekwondo é a reverência. A reverência é uma saudação respeitosa ao professor e ao oponente. Ela reafirma a noção de que o Taekwondo é uma prática disciplinada e respeitosa.
    • Fique parado no chão com os pés próximos e os calcanhares se tocando. Cerre os punhos na frente do corpo e depois abra os braços. Você precisa fazer isso quando ouvir o comando 'Charyeot' (차렷).
    • Incline-se para frente quando ouvir o comando 'Gyeongnye' (경례).
  3. Etapa 3 Aprenda o idioma.
    Aprenda o idioma. Os instrutores e outras pessoas da comunidade do Taekwondo usam nomes específicos para posturas e movimentos. Cada técnica tem seu próprio nome. Alguns lugares usam o nome original em coreano e outros adotam um equivalente em inglês.
  4. Etapa 4 Trabalhe em seu trabalho de pés.
    Trabalhe em seu trabalho de pés. Uma das habilidades mais importantes que um artista marcial precisa dominar é o trabalho com os pés. Fique em frente a um espelho e pratique o deslocamento de seus pés para frente e para trás e de um lado para o outro. Certifique-se de que está dando passos rápidos e comprimidos em vez de passos longos e lentos. Em uma luta real, seu oponente estará procurando por pontos fracos e movimentos longos e lentos são um sinal de alerta.
    • Quando se sentir confortável com seu trabalho de pés, use algumas fintas. Desloque seu peso em uma direção e, em seguida, mova-se rapidamente na direção oposta. Quando o adversário estiver observando seu movimento, essa pequena mudança pode fazer uma grande diferença. Depois de dominar as fintas, tente alguns chutes. Todos os movimentos devem ser fluidos e rápidos.
  5. Etapa 5 Aprenda a chutar corretamente.
    Aprenda a chutar corretamente. O Taekwondo se diferencia de outras formas de artes marciais devido ao seu foco no trabalho de pés e nos chutes. Para chutar corretamente, é preciso prestar muita atenção aos dois pés. Um pé será usado para o chute. Você precisa ter uma excelente mira, acompanhamento e força, mas se a outra perna não fornecer a base necessária, o chute será ineficaz. Certifique-se de que a perna que não está chutando esteja firmemente posicionada. Você deve ser capaz de se equilibrar sobre essa perna e mudar o equilíbrio enquanto estiver chutando.
    • Pratique ficar em uma perna só na frente de um espelho. Mantenha essa posição por 1 minuto. Em seguida, estenda a outra perna o máximo que puder, seja para frente, para trás ou para o lado. Mantenha essa posição por um minuto. Em seguida, troque de perna. Equilibre-se em sua outra perna e estenda a outra perna o máximo que puder. Mantenha a posição pelo mesmo período de tempo. Um bom lutador de Taekwondo precisa ter a capacidade de chutar com os dois pés, o que exige excelente equilíbrio com as duas pernas.
    • A ioga é uma ótima maneira de melhorar seu equilíbrio e funciona muito bem com o treinamento de Taekwondo.
  6. Etapa 6: Aprenda a socar corretamente.
    Aprenda a dar socos corretamente. Embora o Taekwondo enfatize o trabalho com as pernas, você também precisa aprender a socar corretamente. Mantenha sempre o polegar na parte externa da mão. Se você colocar o polegar para dentro, contra a palma da mão, e depois fizer contato, corre o risco de quebrar o polegar.
    • Assim como com as pernas, você precisa prestar atenção à sua base. A maioria dos artistas marciais lhe dirá que a verdadeira força por trás de um grande soco não é necessariamente a força do braço, mas a força das pernas e do força do núcleo. Ao dar o soco, certifique-se de estabelecer uma base sólida com as pernas e girar o núcleo em conjunto, adicionando força extra ao braço.
  7. Etapa 7 Pratique suas técnicas de alvo.
    Pratique suas técnicas de alvo. Todo mundo quer quebrar as tábuas no primeiro dia de prática do Taekwondo, mas é preciso tempo, paciência e prática para isso. Você deve se concentrar no local exato que planeja atingir. Em seguida, golpear e seguir em frente. Pratique sua forma e técnica fora da aula (se estiver participando de uma). Peça a um amigo para segurar uma prancha para você. Bata na prancha e peça que seu amigo a puxe de volta no último segundo ou tente realmente quebrá-la.
    • Pendure uma prancha de chutes presa a um cabo de bungie no teto e pratique chutes ou golpes em um ponto específico. Você não a quebrará, pois ela recuará e balançará, mas você poderá aprimorar sua precisão e aumentar sua força.
  8. Etapa 8: Estude e pratique técnicas de autodefesa.
    Estude e pratique técnicas de autodefesa. Grande parte do Taekwondo trata da manutenção da paz. Alguns até dizem que o Taekwondo é sinônimo de autodefesa. Há várias estratégias de autodefesa que você deve praticar.
    • Se alguém o agarrar por trás em um 'abraço de urso' e seus braços estiverem imobilizados, pise no pé do agressor para distraí-lo e, em seguida, dê um passo para trás alinhando seus quadris com os dele e, depois, incline-se para frente rapidamente. Isso deve quebrar o domínio do agressor sobre você e, possivelmente, até mesmo virá-lo, dando-lhe tempo para escapar ou se preparar para lutar.
    • Se o agressor o segurar pelo pulso, comece com um chute frontal no corpo ou na virilha e, em seguida, gire rapidamente o pulso até que o polegar e os dedos do agressor estejam voltados para você. Nesse ângulo, a pegada do agressor será afrouxada e você poderá se afastar facilmente.
    • Há várias outras técnicas de autodefesa que um professor de Taekwondo pode lhe mostrar. Os 'abraços de urso' e as agarras de pulso são apenas duas das situações mais comuns de autodefesa.
  9. Etapa 9 Domine suas formas.
    Domine suas formas. As formas, também conhecidas como 'hyungs' em coreano, são conjuntos de manobras ofensivas e defensivas executadas em oponentes imaginários. Basicamente, são movimentos coreografados de artes marciais que as pessoas usam para praticar técnicas e transições básicas. Na maioria dos dojangs de Taekwondo, você precisará demonstrar domínio de várias formas antes de passar para o próximo estágio ou receber a próxima faixa. Formas
    • Lembre-se de que as formas têm tudo a ver com a forma. Certifique-se de que não está simplesmente passando de um movimento para outro. Preste muita atenção à sua postura e aos movimentos dos braços e das pernas.
  10. Etapa 10 Spar.
    Spar. Quando tiver alcançado um certo grau de domínio, você poderá começar a treinar. Encontre um parceiro que tenha alcançado um nível semelhante de treinamento. Você deve treinar em um ambiente controlado e seguro. No início, o sparring será como praticar suas formas com outra pessoa. Mais tarde, vocês realmente treinarão. Isso implicará em atacar um ao outro e contra-atacar os movimentos do outro.
  11. aprenda a chutar e socarchutes e Soco

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é a eficácia do Taekwondo em uma briga de rua?
    Esse é um assunto controverso - há diferentes estilos de Taekwondo, sendo que alguns são mais baseados no esporte e outros têm mais elementos de autodefesa e combate. Portanto, realmente depende do estilo em que você está treinando e de quanto dessa aplicação prática é ensinada.
  • Pergunta
    Qual é a diferença do Taekwondo para outras artes marciais?
    O Taekwondo é uma arte marcial coreana. Alguns estilos de Taekwondo são muito semelhantes ao que algumas pessoas chamam de caratê americano, que é japonês. No caratê americano, há muitos saltos e chutes - o Taekwondo é igual. Se você observar um praticante de Taekwondo, verá muitos chutes altos; o caratê dá mais chutes da cintura para baixo, enquanto o Taekwondo dá chutes da cintura para cima. A maior diferença entre o Taekwondo e o caratê são os chutes aéreos e a quantidade de chutes em oposição às técnicas de mão.
  • Pergunta
    Como você marca pontos no Taekwondo?
    Existem diferentes maneiras de marcar pontos no Taekwondo com base no sistema que você está praticando. Alguns estilos utilizam a pontuação eletrônica, em que as luvas e botas são magnéticas ou digitalizadas; quando você faz contato com as áreas-alvo legais, isso registra um ponto. Normalmente, as áreas-alvo no Taekwondo são a parte frontal do corpo, da cintura até a cabeça. Você ganha pontos com base na área-alvo - portanto, você receberá um número maior de pontos por chutar a cabeça em vez do corpo. Em outros estilos, quanto mais avançada a técnica, mais pontos você ganha.

Dicas