Como fazer elevações de pernas com a forma correcta

Autor do artigo:Gabriel Silva

É difícil trabalhar o seu núcleo inferior - é uma área do seu corpo difícil de atingir, e os exercícios comuns que o fazem, como abdominais ou abdominais, podem ser difíceis de executar. Mas esses abdominais não se esculpem sozinhos, certo? Permita-nos que lhe apresentemos os levantamentos de pernas. Estes exercícios simples, que podem ser feitos em qualquer lugar, trabalham os abdominais, os flexores da anca, as costas e as pernas. Elaborámos um guia fácil de seguir que o guiará através de 5 exercícios de elevação de pernas que qualquer pessoa pode fazer, desde culturistas profissionais a principiantes absolutos. Quer esteja à procura de uma barriga lisa, ou apenas a querer fortalecer o seu núcleo, não procure mais do que os exercícios de elevação de pernas.

O que deve saber

  • Faça elevações de pernas deitando-se com as costas no chão e levantando e baixando lentamente as pernas.
  • Faça elevações de pernas laterais, elevações de pernas penduradas e elevações de pernas com uma bola medicinal para variar o treino e aumentar o desafio.
  • Faça elevações de pernas em pé para uma opção de treino mais fácil e acessível.

Passos

Elevação vertical das pernas

  1. Passo 1 Deite-se de costas com as pernas esticadas à sua frente.
    Deite-se de costas com as pernas esticadas à sua frente. As suas pernas devem estar separadas à largura de um dedo do pé. Certifique-se de que mantém as palmas das mãos apoiadas no chão, junto aos lados do corpo. Utilize um tapete de exercício ou de ioga para maior apoio e conforto.
    • Se tiver dores de costas ocasionais, pode enrolar uma toalha e colocá-la debaixo do arco das costas, mesmo acima das ancas.
    • Além disso, se se deitar num banco de exercícios em vez de se deitar no chão, irá melhorar a sua amplitude de movimentos e permitir-lhe-á levantar/abaixar mais as pernas.
  2. Passo 2 Dobre os joelhos e levante as pernas.
    Dobre os joelhos e levante as pernas. Coloque os gémeos paralelos ao chão, com as coxas perpendiculares aos gémeos, formando um ângulo reto com o joelho. Mantenha os dedos dos pés apontados enquanto faz isto, puxando os músculos abdominais em direção à coluna vertebral.
    • Certifique-se de que contrai os abdominais para empurrar a parte inferior das costas contra o chão; não deve haver qualquer espaço entre eles. Isto ajuda a direcionar os músculos abdominais enquanto protege a coluna vertebral.
    • Levante o queixo e mantenha os olhos e a cara virados para o teto, evitando a tentação de esticar o pescoço para olhar para as pernas. Isto ajudará a evitar dores no pescoço.
  3. Passo 3 Endireite as pernas até que os pés estejam apontados para o teto.
    Estique as pernas até que os pés apontem para o teto. Mantenha os dedos dos pés apontados e levante as pernas o mais lentamente possível. Lembre-se de não deixar a parte inferior das costas arquear para fora do chão, caso contrário pode lesionar-se e não estará a fazer um bom exercício.
    • Para tornar o exercício mais difícil: salte o Passo 2 e eleve as pernas até ao teto sem as dobrar. Isto aumenta o esforço necessário para completar a repetição e trabalha mais as pernas e o tronco.
  4. Passo 4 Baixe as pernas lentamente.
    Baixe lentamente as pernas. Baixe-as o mais que puder, mantendo as costas encostadas ao chão. O seu objetivo final é chegar a cerca de um centímetro do chão. Não deixe que a gravidade trabalhe por si - certifique-se de que tem o controlo. Mantenha os braços no mesmo sítio, mas utilize-os para o apoiar enquanto baixa as pernas.
    • Lembre-se de respirar durante todo o exercício e resista à tentação de deixar os pés tocarem no chão. Isto irá garantir-lhe o melhor treino possível.
    • Mantenha a parte inferior das costas pressionada contra o chão para envolver os abdominais e proteger a coluna vertebral. Isto será tanto mais difícil quanto mais os seus pés se aproximarem do chão, por isso baixe-se apenas o máximo que conseguir sem arquear as costas.
    • Se sentir a parte inferior das costas a arquear para fora do chão, não baixe tanto as pernas. À medida que os seus abdominais ficam mais fortes, será capaz de baixar os pés mais perto do chão utilizando a forma correcta.
  5. Passo 5 Repita 3 séries de 10-20 elevações de pernas.
    Repita 3 séries de 10-20 elevações de pernas. Comece com 3 séries de 10 e aumente até 3 séries de 20. Para um desafio ainda maior, abrande o ritmo, levantando as pernas esticadas até cima, contando até dez, e depois baixando-as enquanto conta até dez novamente. Levantamentos de pernas como este são uma óptima forma de construir os músculos das pernas sem pesos.
    • Para o tornar mais desafiante: pratique levantar os pés cerca de 20%, mantendo-os durante um segundo, levantando-os mais 20%, mantendo-os durante um segundo, e continuando até os conseguir elevar tanto quanto necessário.
    • Para facilitar: levante apenas uma perna de cada vez, mantendo a outra no chão. Se optar por este método, faça 3 séries de 10 elevações para cada perna, num total de 6 séries.

Elevação lateral das pernas

  1. Passo 1 Deite-se de lado com a cabeça apoiada na mão.
    Deite-se de lado com a cabeça apoiada na mão. Posicione o seu corpo numa linha reta, com a coluna, os joelhos e as pernas alinhados. Mantenha o cotovelo no chão para ajudar a apoiar a cabeça.
    • Mantenha o outro braço à sua frente com a palma da mão virada para baixo.
  2. Passo 2 Levante a perna de cima cerca de 45°.
    Levante a perna de cima cerca de 45°. Levante-a lentamente e tente fazer com que o pé levantado paire cerca de 0,61-0,91 m acima do chão. Mantenha esta posição durante 3-5 segundos. Continue a olhar para a frente em vez de olhar para a perna.
    • Pode manter a mão livre na anca ou no chão à sua frente para obter algum apoio adicional.
    • Certifique-se de que mantém as ancas alinhadas e o tronco imóvel.
  3. Passo 3 Baixe a perna até à posição de repouso.
    Baixe a perna até à posição de repouso. Mantenha o seu corpo na mesma posição e baixe lentamente a perna levantada até esta se encontrar com a outra perna. Lembre-se de manter a coluna direita e de evitar curvar-se para a frente ao levantar a perna.
    • Para tornar o exercício mais difícil: Baixe a perna, mas mantenha-a a cerca de 2,5 cm de distância da perna de baixo para sentir uma queimadura extra na zona lateral.
  4. Passo 4 Efectue 10 repetições com qualquer uma das pernas.
    Efectue 10 repetições com cada perna. Quando tiver terminado com uma perna, vire-se para o outro lado e repita o exercício com a perna oposta. Lembre-se de continuar a respirar durante todo o exercício e não se apresse a fazê-lo.
    • Para o tornar mais desafiante: use pesos para os tornozelos ou enrole uma banda de resistência à volta dos tornozelos para adicionar força oposta, fazendo com que as coxas, o rabo e o núcleo trabalhem mais no processo.
    • Este é um ótimo exercício para desenvolver os músculos das pernasreforçar as ancas e modelar o rabo! A maioria dos exercícios de elevação de pernas concentra-se em trabalhar a parte da frente do corpo, por isso esta é uma óptima forma de treinar o corpo inteiro!

Elevação de pernas com uma bola

  1. Passo 1 Deite-se no chão...
    Deite-se no chão com uma bola medicinal entre os pés. Deite-se com os braços ao lado do corpo e as pernas estendidas à sua frente. Utilize um tapete de ioga ou de exercício para seu conforto. Mantenha a coluna vertebral e as palmas das mãos apoiadas no chão, alinhando todo o corpo numa linha reta.
    • Comece com uma bola medicinal de 0,91-1,36 kg, aumentando o peso quando sentir que precisa de um desafio adicional.
    • Também pode utilizar um haltere, que é um pouco mais fácil de segurar entre os pés.
  2. Passo 2 Levantar a bola medicinal com as pernas.
    Levante a bola medicinal com as pernas. Com cuidado, levante as pernas e a bola medicinal o mais alto que puder, parando quando as pernas estiverem perpendiculares ao corpo. Tente manter esta posição durante alguns segundos.
    • Tenha cuidado para não deixar cair a bola. Se tiver dúvidas quanto à sua aderência, baixe a bola até ao chão e volte a ajustá-la.
  3. Passo 3 Baixe as pernas o mais lentamente possível.
    Baixe as pernas o mais lentamente possível. Quanto mais devagar for, mais resiste à gravidade e força os seus músculos a manter o controlo, e mais será capaz de tonificar os seus abdominais. Para um maior desafio, resista a baixar os pés até ao chão, mantendo-os cerca de 5 cm acima do solo e fazendo a próxima repetição.
    • Este é um ótimo exercício para os músculos abdominais, embora possa exigir um pouco mais de esforço do que os levantamentos de pernas normais.
  4. Passo 4 Efectue 3 séries de 5-10 elevações de pernas.
    Efectue 3 séries de 5-10 elevações de pernas. Uma vez que estes exercícios são um pouco mais difíceis, deve começar por fazer menos até se sentir preparado para mais. Não se esforce demasiado; preste atenção ao seu corpo. Depois, pode passar a fazer 3 séries de 10-20 elevações de pernas com o peso adicional.
  5. Etapa 5: Acrescente um desafio extra passando a bola para as suas mãos.
    Adicione um desafio extra passando a bola para as suas mãos. Levante os braços enquanto levanta a bola com os pés. Depois, no pico da elevação, passe a bola para os seus braços e baixe lentamente o seu corpo de volta à posição inicial, com a bola no chão acima da sua cabeça. Isto acrescenta um treino para a parte superior do corpo e exercita o seu núcleo mais intensamente do que o treino de base.

Elevação de pernas suspensas

  1. Passo 1 Use os braços para se pendurar numa barra ou em anéis de ginástica.
    Use os braços para se pendurar numa barra ou em anéis de ginástica. Mantenha as mãos/braços afastados um pouco mais do que a largura dos ombros, com um aperto firme na barra. Olhe em frente para evitar forçar o pescoço. Mantenha o corpo imóvel e equilibrado, com os pés juntos. As pontas dos dedos devem estar viradas para o lado oposto ao seu.
    • Se estiver num ginásio, a barra pode ter pegas extra para apoiar as mãos.
    • Esta versão da elevação de pernas trabalha o seu núcleo e os seus dorsais, e tem a vantagem adicional de o treinar para coisas como deadlifts e agachamentos, se quiser expandir o seu treino.
  2. Passo 2 Levante as pernas até ficarem perpendiculares ao seu corpo.
    Levante as pernas até ficarem perpendiculares ao corpo. Demore 5 a 8 segundos a levantar as pernas até ficarem paralelas ao chão. Mantenha os dedos dos pés apontados e as costas direitas. Evite a tentação de se curvar ou de se encolher em direção às pernas.
    • Pode não conseguir levantar as pernas até ao fim no início. Não faz mal! Levante-as o mais alto que conseguir e, com o tempo, ganhará força suficiente para fazer o exercício completo.
  3. Passo 3 Baixe as pernas lentamente.
    Baixe as pernas lentamente. Quando as pernas tiverem atingido a altura máxima e sentir aquele ardor lento no seu núcleo, baixe-as suavemente. Tente ir o mais devagar possível para trabalhar ainda mais os seus músculos, demorando 5-8 segundos a baixar as pernas de volta à posição inicial.
    • Certifique-se de que baixa as pernas lentamente, para que seja você a fazer o trabalho, em vez de confiar no impulso das pernas a descer.
  4. Passo 4 Repetir 3 séries de 10 elevações de pernas suspensas.
    Repita 3 séries de 10 elevações de pernas suspensas. À medida que se sentir mais confortável, pode aumentar para 3 séries de 20 elevações de pernas suspensas. Faça apenas as que conseguir executar confortavelmente sem se esforçar e certifique-se de que mantém o tronco imóvel.
    • A variação suspensa do exercício de elevação de pernas é melhor para pessoas com problemas de costas, porque não exerce a mesma pressão sobre as costas que exerce quando o faz deitado.
  5. Passo 5 Facilite o exercício, se necessário.
    Facilite o exercício, se necessário. Se estas elevações de pernas forem demasiado difíceis, pode elevar as pernas com os joelhos dobrados. Para esta variação do exercício, dobre os joelhos e mantenha as pernas juntas enquanto eleva os joelhos o mais alto possível, quase até ao peito. Depois, baixe as pernas e comece de novo. Este exercício é um pouco menos cansativo para os músculos abdominais.
    • Para o tornar mais exigente: Use pesos nos tornozelos para aumentar a resistência à medida que levanta as pernas.

Levantamento de pernas em pé

  1. Passo 1 Fique de pé com os pés alinhados com as ancas.
    Fique de pé com os pés alinhados com as ancas. Coloque as mãos nas ancas para se equilibrar e endireite as costas. Dobre ligeiramente os joelhos, mas forme um corpo alto e em linha reta.
    • As elevações de pernas em pé são óptimas para pessoas que estão a começar a desenvolver a força do tronco e das pernas, ou para pessoas com deficiências físicas que não permitem as elevações de pernas tradicionais.
  2. Passo 2 Levante a perna direita.
    Levante a perna direita. Com as mãos ainda nas ancas, equilibre o peso numa perna e levante lentamente a outra à sua frente, a cerca de 0,30 m do chão, ou o mais alto que conseguir levantar confortavelmente. Mantenha esta perna direita e o dedo do pé apontado para fora.
    • Demore cerca de 3 segundos a levantar a perna e, em seguida, mantenha-a no ar durante mais 3 segundos.
  3. Passo 3 Baixe a perna levantada.
    Baixe a perna levantada. Mantendo o equilíbrio, demore cerca de 3 segundos a baixar a perna levantada de volta à posição inicial. Descanse durante mais 3 segundos, mantendo-se direito e respirando com regularidade. Mantenha os olhos focados à sua frente.
  4. Passo 4 Repita 10 vezes em ambas as pernas.
    Repita 10 vezes em ambas as pernas. Depois de ter levantado e baixado a primeira perna 10 vezes, transfira o peso para a outra perna e repita o exercício mais 10 vezes. Quando se sentir confortável com esta quantidade, pode adicionar mais séries de elevação de pernas em pé ao seu treino.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Isto vai afetar a minha altura?
    Não. Há rumores de que pode afetar, mas não são verdadeiros.
  • Pergunta
    Que perna trabalha o meu abdómen esquerdo?
    A perna esquerda.
  • Questão
    É útil para uma rapariga de 13 anos para achatar a barriga?
    Embora qualquer exercício ajude a perder o excesso de gordura, os levantamentos de pernas trabalham e fortalecem os músculos das pernas. Se quiser perder peso à volta da barriga, deve fazer mais cardio e abdominais. Se ainda não o fez, talvez queira adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

Dicas

  • Tenha calma. Tentar fazer demasiados levantamentos antes de estar preparado, ou começar a fazer levantamentos avançados com uma bola medicinal pesada, pode danificar os músculos e dificultar a continuação do treino no futuro.
  • Se estiver a adicionar uma bola medicinal ao seu treino, comece com uma bola de equipamento mais pequeno, como uma que pese 3 kg. Progrida para levantar equipamentos um pouco mais pesados, como uma bola de 5 quilos.

Avisos

  • Se começar a sentir desmaios ou tonturas, pare o exercício e consulte um médico. Se continuar a sentir tonturas, não tenha medo de procurar ajuda médica.
  • Quando estiver a adicionar uma bola medicinal ao seu exercício, certifique-se de que consegue segurá-la firmemente entre as pernas. Deixá-la cair sobre o seu corpo é doloroso.