Como fazer chutes de perna

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora os filmes de artes marciais o possam fazer pensar que os pontapés altos na cabeça são os melhores ataques, os pontapés baixos nas pernas do adversário são muito mais poderosos e comuns. Estes pontapés nas pernas constituem a espinha dorsal de várias formas de kickboxing e MMA. Requerem alguma perícia e equilíbrio, mas com uma prática cuidadosa, é possível executá-los sempre de forma eficaz. Quando você se acostumar com a técnica, poderá misturá-la com outras combinações para enganar seu oponente e vencer a luta.

Passos

Jogando o chute

  1. Passo 1 Fique em pé em um...
    Fique em uma postura de luta de frente para o seu oponente. Na maioria dos casos, você e seu oponente terão uma postura de luta padrão, com as pernas direitas para trás, os quadris virados ligeiramente para a direita e as mãos para cima em posição de boxe para proteger o rosto. Para obter um equilíbrio e uma defesa ideais, deve adotar sempre esta posição antes de dar um pontapé.
    • Uma boa posição de luta é importante para todas as técnicas de MMA e artes marciais, por isso pratique esta posição inicial até conseguir entrar nela sem pensar.
    • Mantenha-se sempre solto na sua posição de combate. Se fores demasiado rígido, as tuas técnicas serão mais lentas e menos poderosas.
    • Se for canhoto, pode sentir-se mais confortável numa posição de combate invertida, com a perna esquerda para trás. Se o adversário estiver numa posição normal, com a mão direita, será mais fácil atacar o interior da perna da frente do que o exterior.
  2. Passo 2 Dê um passo ligeiro para a esquerda com a perna da frente para preparar o pontapé.
    Dê um passo ligeiro para a esquerda com a perna da frente para iniciar o pontapé. O movimento do pontapé começa na perna da frente, que ancora a perna que dá o pontapé. Vire os dedos dos pés ligeiramente para a esquerda e dê um pequeno passo. Isto transfere o seu peso para a perna de apoio e prepara o seu corpo para o pontapé.
    • Apontar os dedos dos pés para a esquerda é importante para pontapear com força. Se mantiver os dedos dos pés para a frente, não conseguirá dar seguimento ao movimento.
    • Para manter a leveza no pé da frente, equilibre-se na bola do pé em vez de manter o pé plano. Isto dar-lhe-á mais equilíbrio.
    • Se estiver a usar uma postura de luta invertida, vire o pé direito para a direita.
  3. Passo 3 Lançar um roundhouse...
    Lançar um pontapé circular visando a coxa dianteira do adversário. Gire sobre o pé da frente e levante a perna de trás. Lance a anca direita na direção da perna que está no chão para ganhar força. Em seguida, estale a perna traseira para a frente para dar um pontapé circular na coxa do adversário.
    • A coxa é um alvo perfeito para um pontapé de perna porque o músculo quadril bloqueia quando é atingido, pelo que pode incapacitar o seu adversário com um pontapé sólido. O local ideal é alguns centímetros acima do joelho do oponente.
    • Mantenha a perna que está no chão ligeiramente dobrada para se manter solto.
    • Alguns kickboxers também apontam para as canelas do adversário, mas isso não seria tão eficaz quanto um golpe sólido na coxa. Também corre o risco de magoar a perna se entrar em contacto com a canela do adversário.
  4. Passo 4 Proteger a cara com a mão da frente.
    Protege a tua cara com a tua mão da frente. Não deixes cair as duas mãos durante o pontapé ou ficarás exposto a um ataque à cara. Ao chutar, estenda o braço traseiro em direção ao chão para manter o equilíbrio. Deixe a mão da frente para cima, protegendo o rosto enquanto chuta.
    • Também pode inclinar um pouco o queixo para que os ombros defendam a cara.
  5. Passo 5 Faça contacto com a canela mesmo acima do tornozelo.
    Faça contacto com a canela mesmo acima do tornozelo. Ao contrário do que possa parecer, não está a fazer contacto com o pé. Em vez disso, a canela atinge a coxa do adversário. Isso torna o chute muito mais poderoso.
    • Pontapear com o pé é perigoso porque há muitos ossos pequenos que se podem partir.
  6. Passo 6 Expire enquanto dá o pontapé para se manter solto.
    Expire enquanto dá o pontapé para se manter solto. Suster a respiração durante o pontapé faz com que fique mais tenso, o que atrasa o ataque. Em vez disso, expire com força imediatamente antes de estender totalmente o pontapé. Isto liberta energia e cria força para o pontapé.
  7. Passo 7 Siga com uma rotação de 360 graus se falhar.
    Siga com um giro de 360 graus se você errar. Ficará desequilibrado se falhar e tentar retirar o pé. Em vez disso, continue a girar sobre o pé que está no chão e mantenha a sua energia em movimento. Execute um giro de 360 graus para voltar à sua posição de luta.
    • Você também pode tentar girar se fizer contato. Esse é um bom passo seguinte que adiciona força ao chute.
    • Se tiveres dificuldade em executar uma rotação, tenta rodar primeiro a cabeça. Vira-te rapidamente e olha para o teu adversário, depois deixa o teu corpo seguir-te. Desta forma, ficará menos tonto.
  8. Passo 8 Terminar de novo na posição de combate.
    Termina de novo na tua posição de combate. Se falhares ou o teu adversário recuperar rapidamente, tens de estar preparado para um contra-ataque. Volta sempre para a tua posição de combate assim que terminares o pontapé para poderes continuar a luta.

Utilização de diferentes técnicas

  1. Passo 1 Jab...
    Jab Primeiro para confundir o teu adversário. Os pontapés por si só são muito fáceis de detetar e bloquear. Em vez disso, prepare o seu pontapé com um jab rápido primeiro. O teu adversário vai estar ocupado a bloquear o teu murro e tu podes dar um pontapé na perna enquanto ele está distraído.
    • Também é possível usar algumas outras técnicas de mão. Um jab-cruzado, em que dás um murro com a mão da frente e depois com a de trás, distrai ainda mais o teu adversário. Os ataques com o cotovelo também funcionam bem.
    • Para enganar ainda mais, tente lançar alguns jabs sem chutes depois deles. Depois, quando o adversário não estiver à espera, siga um dos seus jabs com um pontapé.
  2. Passo 2 Fingir um pontapé primeiro se o adversário estiver a bloquear os pontapés.
    Finja um pontapé primeiro se o seu adversário estiver a bloquear os seus pontapés. Os bons lutadores podem levantar as pernas dianteiras para bloquear os pontapés de perna. Se o seu adversário estiver a bloquear os seus pontapés, tente confundi-lo. Prepare o chute e levante a perna de trás em vez de chutar completamente. Depois, quando ele baixar o bloqueio, reinicie o pontapé rapidamente e acerte na perna dele quando ele a largar.
    • Isto é mais fácil se acrescentar um passo rápido ou um salto com a perna de apoio. Levante a perna que dá o pontapé, baixe-a e, em seguida, salte ligeiramente com a perna que está no chão para impulsionar a perna para um novo pontapé.
  3. Passo 3 Pontapear por baixo do adversário's front leg and hit their rear leg.
    Pontapeie por baixo da perna da frente do adversário e atinja a perna de trás. Esta é outra forma de contornar o bloqueio do adversário. Quando o adversário levantar a perna da frente para se proteger do seu ataque, continue a pontapear e passe por baixo da perna dele. Estenda o pontapé para atingir a perna que está no chão e desequilibrar o adversário.
    • Pode fazer uma combinação aqui para um ataque mais forte. Por exemplo, dê um jab para desequilibrar o adversário, finja um pontapé para que ele levante a perna da frente e, em seguida, dê um pontapé por baixo do bloqueio para atacar a perna de trás.
    • Uma vez que todo o peso do adversário está na perna de trás, pode magoar seriamente alguém com esta técnica. Utilize-a apenas num combate com um adversário treinado.
  4. Passo 4 Simular um pontapé com a perna de trás e depois pontapear com a perna da frente.
    Finja um pontapé com a perna de trás e depois dê um pontapé com a perna da frente. Para atacar de outro ângulo, prepare um pontapé com a perna de trás. Quando o adversário reagir, baixe rapidamente a perna e dê o mesmo pontapé com a perna da frente. Desta forma, pode atingir o interior da perna do adversário.
    • Use o mesmo chute roundhouse quando atacar com a outra perna. Esse é o melhor tipo de chute para ataques de perna.
    • Também é possível acertar a perna traseira do oponente com esse ataque, já que você está chutando de outro ângulo.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que posso melhorar a potência dos meus pontapés?
    O trabalho de estrada será a sua melhor aposta. Os sprints de curta distância são um bom exercício para isso. Lunges e agachamentos profundos também são escolhas sólidas. Honestamente, só precisas de fazer muitas repetições e praticar muito para veres melhorias drásticas.
  • Questão
    Devo usar um colete com pesos enquanto faço exercício se quiser melhorar os meus pontapés?
    Sim, os coletes com pesos são uma boa escolha se quiser melhorar a eficiência do seu treino. O peso adicional deve ajudar a melhorar a força das pernas.
  • Questão
    Com que frequência devo frequentar as aulas de kickboxing?
    Se quer mesmo melhorar a sua forma e as suas capacidades de luta, o ideal é fazer três vezes por semana.

Dicas

  • Se não tiver um parceiro de treino, também pode praticar pontapés nas pernas num saco pesado. Basta apontar para baixo, onde a coxa do seu oponente estaria.

Avisos

  • Pratique os chutes de perna com caneleiras para que você e seu parceiro não se machuquem.
  • Só faça movimentos de kickboxing em um parceiro de treino treinado. Você pode machucar seriamente alguém que não esteja devidamente treinado.
  • Os pontapés de perna podem causar danos graves na perna do adversário, podendo até deslocar o joelho. Nunca use esses chutes para brincar. Utilize-os apenas num combate de sparring ou se estiver em perigo.