Como fazer Kung Fu

Autor do artigo:Gabriel Silva

Aprender Kung Fu é uma forma fantástica de desenvolver a sua disciplina, treinar o seu corpo e criar uma ligação mais forte entre a sua mente e o seu corpo. Não é tão fácil quanto os filmes fazem parecer - você não será exatamente o Keanu Reeves ou o Bruce Lee quando começar - mas é fácil começar a treinar seu corpo com antecedência e obter uma compreensão básica dos movimentos antes de se comprometer a fazer aulas e dominar as artes marciais.

Passos

Praticando posturas para iniciantes

  1. Passo 1 Aprenda a postura do cavalo para desenvolver a força do núcleo e o equilíbrio.1Aprenda a postura do cavalo para desenvolver a força do núcleo e o equilíbrio. A postura do cavalo é a postura mais comum no Kung Fu para o equilíbrio e a ligação mente-corpo. Para conseguir a postura do cavalo, afaste os pés até ficarem um pouco para lá dos ombros e, em seguida, agache-se profundamente para que as coxas fiquem paralelas aos joelhos. Depois, endireite as costas e incline-se ligeiramente para a frente com os braços estendidos e os cotovelos dobrados.
    • Esta postura é utilizada principalmente para desenvolver a força do tronco, uma vez que se vai afundar no agachamento e manter os pés.
  2. Passo 2 Pratique a postura para a frente, também chamada postura de combate.2Praticar a postura para a frente, também chamada postura de combate. Coloque o pé esquerdo à frente e o pé direito atrás de si, num ângulo de 45 graus em relação à posição em que está virado. O pé direito deve estar esticado e esticado, enquanto o pé esquerdo deve estar dobrado no joelho (semelhante a uma estocada). Feche o punho com as duas mãos e coloque-as de lado, dobradas no cotovelo.
    • A partir desta posição, é muito mais fácil dar um murro ou um jab controlado e regressar rapidamente a uma postura defensiva com as duas mãos ao lado do corpo, prontas para bloquear os golpes recebidos.
  3. Passo 3 Pratique a mobilidade e os pontapés com a posição de gato.3Pratique a mobilidade e os pontapés com a postura do gato. Coloque todo o seu peso na perna de trás e deixe a perna da frente assentar na bola do pé ou no dedo do pé. Mantenha a perna de trás ligeiramente dobrada para manter o equilíbrio, mas não coloque qualquer peso na perna da frente. A perna de trás proporciona estabilidade, enquanto a perna da frente é utilizada para pontapés ou para entrar noutra posição.
    • Esta postura deve o seu nome à forma como os gatos andam - a perna da frente assemelha-se a um gato a dar um passo cuidadoso, mantendo o equilíbrio nas outras pernas enquanto sente o chão com a pata da frente.
  4. Passo 4 Desenvolver um sentido de equilíbrio mais forte com a postura da grua.4Desenvolver um sentido de equilíbrio mais forte com a postura da grua. Faça a postura da grua, uma óptima posição para desenvolver o equilíbrio. Apoie-se numa perna e levante a outra perna um pouco acima da anca, dobrando o joelho com o dedo do pé apontado para o chão. As suas mãos serão tradicionalmente colocadas acima da sua cabeça, mas no início, concentre-se em manter o seu equilíbrio por um curto período de tempo.
    • Essa postura é tradicionalmente usada para chutar, assim como a postura do gato, mas também é boa para se esquivar de ataques e para fazer a transição para outra postura.

Aprender as técnicas básicas

  1. Passo 1 Praticar o soco direto com um saco de pancada ou fazendo shadowboxing.1Praticar o soco direto com um saco de boxe ou fazendo shadowboxing. Forme um punho e aproxime os braços dos lados, dobrando o cotovelo. Mantenha o cotovelo diretamente atrás do punho enquanto dá um murro lento para a frente e torça ligeiramente a cintura enquanto faz o movimento. Pratique este movimento lentamente algumas vezes antes de acelerar os seus murros. Expire quando bater e inspire quando trouxer o punho de volta ao corpo.
    • Fazer o movimento corretamente é mais importante do que dar um murro rápido. Certifique-se de que faz o movimento correto antes de acelerar.
  2. Passo 2 Pratique um pontapé frontal, levantando o joelho até ao peito e dando um pontapé para a frente.2Pratique um pontapé frontal, levantando o joelho até ao peito e dando um pontapé para a frente. Comece o pontapé em pé e levante o joelho até ao peito o melhor que conseguir. Estenda a perna para a frente, de modo a que a parte inferior do pé fique virada para a frente e os dedos apontados para cima. No kung fu, todos os pontapés são feitos com a parte inferior ou lateral do pé, por isso não tente pontapear com os dedos dos pés.
    • Terá de se equilibrar numa perna enquanto dá o pontapé, por isso faça alguns exercícios de equilíbrio antes de continuar com o pontapé ou poderá cair.
  3. Passo 3 Pratique um pontapé lateral, rodando ligeiramente o corpo e pontapeando para o lado.3Pratique um pontapé lateral rodando ligeiramente o corpo e pontapeando para os lados. Comece o pontapé levantando o joelho até ao peito mais uma vez e equilibre-se na outra perna. Torça o corpo na direção oposta à da perna levantada e pontapeie o joelho para o lado. O pé deve terminar com os dedos apontados para uma parede, mas com a parte inferior do pé ainda virada para a frente.
    • Traga o joelho de volta ao peito e tente manter-se equilibrado num só pé durante todo o tempo - não deixe o seu pé de pontapé tocar no chão até ter terminado o movimento.
  4. Passo 4 Treine a sua respiração para estar em sintonia com os seus murros e pontapés.4Treine a sua respiração para acompanhar os seus murros e pontapés. Ao dar um murro, inspire antes de atacar e expire quando estender o braço. Nos pontapés, inspire enquanto levanta o joelho e expire quando dá o pontapé. Respirar corretamente é essencial para conservar a sua energia durante o Kung Fu, e não se cansará tão facilmente durante a prática se seguir a técnica adequada.
    • A principal coisa a ter em mente é controlar a sua respiração o melhor que puder, e não hiperventilar ou evitar respirar. Esteja atento à forma como respira e, mesmo que esteja cansado, tente respirar fundo e de forma controlada durante a prática.

Aprofundar os cursos e a formação

  1. Passo 1 Informe-se sobre os vários estilos de kung fu e escolha um para treinar.1Ensine-se sobre os vários estilos de kung fu e escolha um para treinar. Existem dezenas de estilos de kung fu, mesmo alguns que não foram desenvolvidos até aos dias de hoje, incluindo o conhecido estilo Shaolin, o estilo Tai Chi, o estilo Wing Chun e o estilo Praying Mantis. Cada um tem o seu próprio conjunto particular de poses e técnicas, por isso escolha um que se adeqúe ao seu nível de aptidão física.
    • O Shaolin e o Tai Chi são os estilos mais famosos e são relativamente fáceis de iniciar e de encontrar um instrutor. O Shaolin centra-se na destreza com saltos, rolamentos e cambalhotas, enquanto o Tai Chi é uma forma de Kung Fu lenta, mas com objectivos definidos.
    • O Wing Chun é conhecido pela sua simplicidade e centra-se no combate e no duelo. Foi utilizado de forma famosa por Bruce Lee e pelo seu enigmático professor Yip Man.
    • O louva-a-deus, como o nome sugere, imita os movimentos de um louva-a-deus, tratando as suas mãos como 'ganchos' e incorporando movimentos ágeis mas precisos. Este é um estilo que deve ser experimentado depois de se familiarizar com outros estilos mais directos.
  2. Passo 2Encontre um professor de kung fu ou um dojo perto de si para aprender pessoalmente.2Encontre um professor de kung fu ou um dojo perto de si para aprender pessoalmente. Pode aprender muito e desenvolver as suas capacidades sozinho, mas para começar realmente a treinar de forma intencional e aprender técnicas mais específicas, encontre um professor na sua cidade ou junte-se a um dojo de artes marciais com treinadores.
    • A maioria dos estúdios de artes marciais generalizadas oferece cursos de Kung Fu, mas se quiser aperfeiçoar um estilo em particular, pode ser necessário encontrar um treinador pessoal.
    • Geralmente, espera-se que vá a uma sessão de treino ou aula pelo menos uma vez por semana, onde desenvolverá a técnica, bem como a disciplina, que é uma parte importante de todas as artes marciais.
  3. Etapa 3 Faça exercícios com um parceiro para aperfeiçoar as suas técnicas.3Partilhe e treine com um parceiro para aperfeiçoar as suas técnicas. Quando não puder estar numa aula a aprender com o seu professor, encontre alguém da turma com quem praticar durante o resto da semana. É gratificante ter outra pessoa com quem treinar, e verá que praticar técnicas e movimentos de sparring é muito mais eficaz com uma pessoa real à sua frente.
    • Tenha cuidado para não usar toda a sua força no seu parceiro de treino, a não ser que saiba que ele aguenta! Concentre-se nos movimentos e nas posturas em vez da força - guarde a sua energia para o combate na aula.
  4. Passo 4 Eduque-se através de formação em linha e de livros de artes marciais.4Eduque-se através de formação online e de livros de artes marciais. Enquanto não estiver nas aulas, dedique algum tempo a aprender sobre a história das artes marciais e do kung fu, e aprenda mais sobre o estilo que escolheu online. Muitos artistas marciais oferecem formação pessoal online e podem ajudá-lo a orientar-se na direção certa, mesmo que tenha um professor físico.
    • Não há nada de errado em aprender o máximo possível quando se começa, pois mais tarde será capaz de juntar tudo.
    • Veja os tutoriais em vídeo online e tente acompanhar. Embora você não receba nenhum feedback, seguir os vídeos pode ser útil para obter uma compreensão básica de novos estilos e movimentos.

Desenvolver a sua aptidão para o Kung Fu

  1. Passo 1 Treine a sua resistência com pequenos períodos de treino intenso.1Treine a sua resistência com pequenos períodos de treino intenso. A resistência é uma componente chave do Kung Fu - sem ela, não será capaz de usar explosões de energia para fazer movimentos complicados mais tarde e recuperar rapidamente após a rotina. Treine a resistência fazendo exercícios de ritmo rápido e de alta intensidade, como saltar à corda, sprints e levantamento de pesos.
    • Use a corda de saltar rapidamente durante 30 segundos, descanse 15 segundos e depois faça mais 30 segundos. Repita isto pelo menos uma dúzia de vezes e depois descanse mais tempo antes de passar ao exercício seguinte.
    • Corra o mais rápido que puder na passadeira durante 30 segundos, faça uma pausa de 30 segundos para caminhar e depois corra durante mais 30 segundos. Faça isto durante 20 minutos - se não conseguir fazer 20 minutos completos, opte por um limite de tempo mais baixo e tente aumentar o número de sprints que faz de cada vez que faz exercício.
    • Descubra o limite superior da sua capacidade de levantamento de pesos e, em seguida, utilize os pesos um passo abaixo para fazer uma sessão de alta intensidade. Uma forma de o fazer é realizar 10 repetições de levantamentos militares (levantando a barra acima da cabeça com os braços esticados) e, em seguida, fazer uma pausa de 20 segundos antes de voltar a fazê-lo. Se começar a sentir dores, pare o exercício e guarde a sua energia para outro dia.
  2. Passo 2 Corra durante 30 minutos para aumentar a sua resistência.2Corra durante 30 minutos para aumentar a sua resistência. A resistência é a capacidade de continuar depois de um longo período de exercício e é fundamental para o treino de Kung Fu, uma vez que as sessões de treino e prática tendem a durar muito tempo. Corra durante pelo menos 30 minutos todos os dias a uma velocidade confortável para si.
    • Pense na diferença entre os corredores de longa distância e os velocistas nos Jogos Olímpicos, por exemplo. Os velocistas são capazes de percorrer uma distância curta de forma incrivelmente rápida, mas os corredores de longa distância poupam a sua energia correndo a um ritmo mais lento e confortável.
    • Encontre um ritmo que esteja algures entre o impossível e o demasiado fácil para si.
  3. Passo 3 Aumente a força levantando pesos e utilizando máquinas de treino de força.3Criar força através do levantamento de pesos e da utilização de máquinas de treino de força. Apesar de não ser necessário ser forte nas artes marciais (uma vez que se trata mais de utilizar os movimentos correctos do que a força), o desenvolvimento da força pode ajudá-lo a aprender mais facilmente as técnicas.
    • Pratique a força com exercícios de elevação diários, tais como levantamentos militares, roscas com halteres e pesos para as pernas.
  4. Passo 4 Treine a sua flexibilidade com alongamentos das coxas, dos isquiotibiais e dos braços.4Treine a sua flexibilidade com alongamentos das coxas, dos isquiotibiais e dos braços. A flexibilidade é tudo no Kung Fu, pois é uma parte essencial da esquiva, do bloqueio e do ataque quando surge a oportunidade num duelo. Treine a sua flexibilidade com uma variedade de alongamentos de pernas e braços.
    • Os alongamentos dos braços incluem um alongamento dos ombros, em que levanta um braço ao longo do corpo, um alongamento dos tríceps, em que dobra o braço atrás das costas para sentir um alongamento na parte superior do braço, e o alongamento do trapézio, em que inclina o queixo em direção ao peito e puxa suavemente a cabeça em ambas as direcções.
    • Os alongamentos das pernas incluem lunges, em que coloca um pé para trás para se apoiar nos dedos dos pés, enquanto o outro se apoia num ângulo reto à sua frente, alongamentos dos isquiotibiais, em que dobra o joelho para levantar a perna atrás das costas, e alongamentos dos gémeos, em que se inclina para a frente contra uma cadeira ou parede e tenta tocar com o calcanhar no chão.
    • Também pode descobrir que os exercícios regulares de ioga melhoram a sua flexibilidade. Considere inscrever-se numa aula de ioga para aprender posturas e alongamentos que trabalhem todo o seu corpo.
  5. Passo 5 Alterne constantemente os seus exercícios, nunca faça a mesma coisa duas vezes no mesmo dia.5Alternar os treinos constantemente, nunca fazer a mesma coisa duas vezes no mesmo dia. A chave para desenvolver o seu corpo, em todas as formas de exercício, é alterar constantemente os seus treinos. Num dia, concentre-se na força e na flexibilidade, no dia seguinte concentre-se na resistência e na resistência, e assim por diante. Nunca faça o mesmo exercício duas vezes no mesmo dia, ou vai sentir-se dorido e não vai querer continuar a fazer exercício no dia seguinte.
    • Não há problema em fazer várias repetições do mesmo exercício, mas faça-as numa sucessão rápida em vez de as espalhar para obter um efeito mais notório.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaQuanto tempo é que isto normalmente demora? Para aprender Kung Fu são precisos três ou quatro meses, mas para se tornar um mestre são precisos anos.

Dicas

  • Dominar verdadeiramente o Kung Fu, em qualquer estilo, é um compromisso que leva anos para ser alcançado. Não se preocupe se não conseguir as coisas imediatamente, as artes marciais têm tudo a ver com o desenvolvimento de sua própria disciplina e nunca desistir diante da adversidade, de fora ou de dentro.
    • Comece devagar, concentrando-se em movimentos precisos, antes de acelerar os seus pontapés e socos. É mais importante acertar a técnica do que bater com força.
  • Comece devagar, concentrando-se em movimentos e deslocações precisos, antes de acelerar os pontapés e os murros. É mais importante acertar a técnica do que bater com força.