Como fazer Judo

Autor do artigo:Gabriel Silva

O judo é uma arte marcial relativamente moderna, criada pelo professor Jigoro Kano em 1882. As suas raízes estão no Jiu Jitsu, que era a arte original utilizada pelos Samurais. Kano queria criar uma forma de jiu-jitsu que pudesse praticar sem receio de lesões graves, e assim nasceu o Judo. É um sistema de combate desarmado em que o objetivo é lutar com o adversário e vencer atirando-o ao chão de costas, prendendo-o ao chão durante 20 segundos ou executando um estrangulamento ou uma chave de braço até que ele se submeta. Aprender o básico do judô abrirá as portas para muitas técnicas divertidas que você pode praticar sozinho ou com outras pessoas para um treino de corpo inteiro que também ensina autodefesa!

Passos

  1. Passo 1 Encontre um estúdio local que ofereça aulas de Judo.
    Encontre um estúdio local que ofereça aulas de Judo. Certifique-se de que há pessoas do seu tamanho e peso. Você pode aprender mais treinando com pessoas que têm um tamanho semelhante ao seu. Mas certifique-se de que o instrutor é cinturão negro (ou vermelho) (a classificação mais elevada, consoante o país), especialmente acima do 1. Ter um instrutor experiente é importante não só para a qualidade da aprendizagem, mas também para a sua segurança!
  2. Passo 2 Obter o kit.
    Obter o kit. Compre o 'gi' (pronuncia-se ghee, comum e incorretamente chamado de 'kimono'), o uniforme do judo. A parte de cima do gi é como uma jaqueta resistente para o treinamento de aderência, e as calças são espaçosas e boas para o movimento. Pode ser adquirido online, em lojas de desporto ou através do seu clube. Peça ajuda para encontrar o seu tamanho, pois poderão deixá-lo experimentar os casacos de outros membros para comparação. Tenha sempre em conta que o seu kimono pode encolher quando é lavado.
  3. Passo 3 Aprender as quedas.
    Aprender as quedas. As Ukemi (quedas) são o que impede que a queda magoe e, sem elas, ficará negro e azul muito rapidamente. Cair da forma errada também pode tirar-lhe o vento, o que é desconfortável e reduz o seu tempo de prática. Se for feito corretamente, ser atirado não deve doer nada. Proteja a sua cabeça. Se souberes que alguém vai cair de joelhos durante um lançamento, coloca a cabeça para dentro para evitar que ela bata no tapete.
  4. Passo 4 Trabalhar para aprender alguns movimentos e aperfeiçoá-los.
    Trabalhe na aprendizagem de alguns movimentos e aperfeiçoe-os. Adicione novos movimentos, expandindo os seus movimentos. Aprender novas técnicas de judo irá mantê-lo motivado, mas nunca se esqueça de aderir ao básico. Observe os mestres do judo: muitas vezes, têm um arsenal de torneio não superior a 4-6 golpes. É melhor fazer bem alguns movimentos de judo do que fazer mal muitos movimentos.
  5. Etapa 5 Treino!
    Treino! O condicionamento pode não parecer divertido, mas sentir-se-á dez vezes melhor no tapete se praticar regularmente alguns exercícios de varrimento e equilíbrio no seu tempo livre. Ao longo do tempo, os exercícios aumentarão a sua aptidão física, força e resistência, o que melhorará o seu desempenho. Também irá construir a sua 'memória muscular' de diferentes movimentos, o que irá aumentar a fluência e a facilidade com que os executa - particularmente durante um combate. A 'memória muscular' refere-se ao facto de os músculos se 'lembrarem' do que já fizeram antes e poderem replicar o movimento mais facilmente.
  6. Passo 6 Aprender técnicas de trabalho de base.
    Aprende técnicas de trabalho de base. Isto inclui imobilizações e, para os adultos, estrangulamentos e bloqueios de braços também. Os estrangulamentos e os armlocks podem ganhar um combate instantaneamente se forem feitos corretamente. Lembre-se, a maioria das lutas (reais) são vencidas no chão. Treinar jiu-jitsu brasileiro é uma excelente forma de complementar o seu judo com técnicas de chão!
  7. Passo 7 Aprender alguns nomes japoneses.
    Aprende alguns nomes japoneses. Assim, quando os seus colegas de equipa gritarem 'Do ippon-seoi-nage!!!', saberá o que eles querem dizer. A terminologia japonesa também pode ser necessária para a classificação e utilizada em competições - não vai querer perder a deixa de um juiz num combate por não perceber o que ele está a dizer!
  8. Passo 8 Aprender as regras.
    Aprenda as regras. Por exemplo, se agarrar a perna do seu adversário com as suas pernas enquanto está a ser imobilizado, a imobilização é quebrada.
  9. Passo 9 Treine regularmente.
    Treinar regularmente. Não há substituto para a prática, e nenhuma quantidade de leitura sobre o judo pode substituir a prática real, por isso, deixe de ser preguiçoso e deite mãos à obra!
  10. Passo 10 Comer e beber de forma saudável e ter um estilo de vida ativo.
    Coma e beba de forma saudável e tenha um estilo de vida ativo. Ter um corpo saudável (incluindo um peso saudável) tem um grande número de benefícios, incluindo o facto de ter uma boa resistência, facilitar o treino e permitir-lhe lutar com outras pessoas da sua condição física/ tamanho.
  11. Passo 11't be afraid to ask questions.
    Não tenhas medo de fazer perguntas. Não há perguntas estúpidas. Os cintos negros musculados são apenas pessoas normais e terão todo o gosto em ajudá-lo a aprender o seu desporto favorito.
  12. Passo 12 Aprender contra-ataques a...
    Aprenda os contra-ataques aos golpes básicos do judo. Assim, quando o seu adversário fizer um determinado golpe, poderá utilizá-lo em seu benefício, especialmente se tiver uma estrutura pequena e for frequentemente utilizado um determinado golpe contra si.
  13. Passo 13 Pratique técnicas com a mão esquerda e com a mão direita.
    Pratica técnicas com a mão esquerda e com a mão direita. A maioria dos jogadores está habituada a lutar apenas com a mão direita e, muitas vezes, não consegue defender-se de golpes com a mão esquerda. (Se já fores canhoto, tens uma vantagem!)
  14. Passo 14 Aprender combinações.
    Aprende combinações. Isto significa que, mesmo que o primeiro movimento que tentar seja antecipado, pode passar rapidamente para outro. Uma mudança rápida de direção pode ajudar a desequilibrar até os adversários mais experientes.
  15. Passo 15 Praticar transições de técnicas de pé (tachi-waza) para técnicas de chão (ne-waza).
    Praticar transições de técnicas de pé (tachi-waza) para técnicas de chão (ne-waza). Por exemplo, aterrar num hold-down, num estrangulamento ou armlock, diretamente de um lançamento ou queda. Isto melhora drasticamente a sua vantagem competitiva.
  16. Passo 16 Aprender e compreender a etiqueta e a história do judo.
    Aprenda e compreenda a etiqueta e a história do judo. Embora o aspeto desportivo do Judo seja enfatizado na prática moderna, aprender a história da arte marcial e compreender como o Judo evoluiu ao longo dos anos irá expandir os seus horizontes.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Que idade devo ter para praticar Judo?
    Podes começar em qualquer idade, desde que tenhas saúde suficiente para o fazer.
  • Pergunta
    O que é que se entende por 'dojo'?
    Um dojo é o local onde se vai para aprender judo. Deves respeitar sempre o teu dojo e seguir a disciplina do dojo.
  • Questão
    Posso aprender judo sem um dojo?
    O judo envolve uma grande quantidade de prática com pessoas do seu próprio tamanho e peso e com vários níveis de habilidade. Um dojo permite-lhe treinar com outras pessoas e que um instrutor corrija as suas técnicas e lhe dê dicas ao longo do caminho. A teoria e os princípios do judo podem ser aprendidos online, mas a parte prática é aprendida principalmente num dojo.

Vídeo

Dicas

  • Treinar com pessoas diferentes aumentará sempre as suas capacidades.
  • Compreender os aspectos desportivos e de arte marcial do judo.
  • Diferentes países e organizações podem ter classificações diferentes. Quando aprender judo, certifique-se de que escolhe um dojo com um sensei (professor) de judo bem classificado. Nos Estados Unidos, o cinturão negro é normalmente a classificação mais elevada no judo.

Avisos

  • Resista ao impulso de praticar em amigos ou familiares que não são judocas. Eles não saberão como se defender e podem se machucar
  • Não se vanglorie das suas capacidades; a modéstia faz parte do código do judo.... (além disso, pode haver alguém melhor do que tu, à espera de te tirar esse sorriso da cara!)
  • Pode ter dores e nódoas negras após as primeiras sessões. Já todos passámos por isso, mas vai melhorar rapidamente, por isso não vai ser sempre assim.