Como fazer Jig Fishing

Autor do artigo:Gabriel Silva

A pesca com gabarito é um desporto que utiliza anzóis com isco de gabarito, que imitam as presas dos peixes grandes. A pesca com jig deve ser efectuada em algum tipo de cobertura pesada, onde os peixes grandes normalmente se escondem para esperar pela próxima refeição, e não em águas abertas. Certifique-se de usar uma vara resistente, linha de pesca forte e uma boa escolha de jigs para pegar peixes.

Passos

Escolher o seu equipamento

  1. Passo 1 Compre uma cana de pesca resistente.
    Compre uma cana de pesca resistente. Para a pesca com gabarito, compre uma vara de ação pesada ou extra-pesada. Uma cana mais forte aguentará melhor os peixes grandes e aguentará se a sua linha ficar presa na cobertura pesada (por exemplo, algas marinhas) em que estes se escondem frequentemente. Compre uma cana de pesca na sua loja de artigos desportivos local para avaliar corretamente a sensação e a robustez dos diferentes modelos.
  2. Passo 2 Utilize uma linha de pesca resistente.
    Utilize uma linha de pesca resistente. Compre uma linha de pesca entrançada pesada de 23 kg ou mais para a pesca com gabarito, para evitar que se parta. As linhas mais pesadas não esticam, permitindo-lhe puxar peixes maiores de forma mais eficiente. Uma linha mais resistente também resistirá a uma cobertura espessa, como vegetação pesada, e será mais fácil de libertar se ficar presa.
  3. Passo 3 Escolha jigs de aspeto realista.
    Escolha iscas de aspeto realista. Se possível, tente usar gabaritos que se assemelhem às presas dos peixes que está a tentar apanhar (por exemplo, peixes mais pequenos locais do corpo de água). Os gabaritos existem numa variedade de formas, tamanhos e cores. Para começar, compre uma variedade de jigs para experimentar e para usar em diferentes temperaturas da água e com diferentes tipos de cobertura.

Utilização de jigs

  1. Passo 1 Preparar a cana de pesca.
    Prepare a sua cana de pesca. Segure a cana de pesca com a mão de lançamento na base do carreto. Deixe cerca de 30 cm de linha pendurada entre o anzol de isco e a ponta da cana. Agarre a linha com o seu dedo indicador e mantenha-a esticada.
  2. Passo 2 Lançar a linha.
    Lance a linha. Certifique-se de que não há nada atrás de si que possa prender a linha (por exemplo, uma árvore ou outra pessoa). Aponte a linha para o local na água onde pretende que ela aterre e, em seguida, puxe-a para trás. Lance-o e solte o seu dedo indicador da linha.
  3. Etapa 3 Esperar que o anzol atinja o fundo da massa de água.
    Esperar que o anzol atinja o fundo da massa de água. Depois de lançar a cana, espere alguns segundos para que o anzol atinja o fundo. Se o isco for suficientemente pesado, poderá sentir a colher a bater no fundo. Note que os anzóis leves demoram mais tempo a afundar-se.
  4. Etapa 4: estalar a linha.
    Estalar e estalar a linha. Faça movimentos verticais turbulentos com a sua cana, sacudindo o pulso e levantando a ponta da cana de pesca a uma curta distância. Deixe o anzol afundar-se de novo no fundo. Repita este processo para chamar a atenção dos peixes maiores que estão à procura de comida.
    • Varie os seus movimentos, fazendo subir e descer a cana e de um lado para o outro.
  5. Passo 5 Utilize a técnica de
    Utilize a técnica de 'natação'. Lance a linha para a água. Segure a sua cana de pesca num ângulo de 60 graus e enrole lentamente a linha. Este movimento fará com que o gabarito flua suavemente através da água, parecendo nadar.

Enrolar uma captura

  1. Passo 1 Preste muita atenção à sua linha.
    Preste muita atenção à sua linha. Certifique-se de que vigia atentamente a sua linha de pesca enquanto esta se encontra na água. Quando dá uma dentada, a sua linha de pesca normalmente abana à superfície da água. Esteja atento a este tipo de movimento, uma vez que pode não ser suficientemente brusco para o sentir na linha e na cana de pesca.
  2. Passo 2 Agarre-se bem à cana.
    Segure a cana com firmeza. Os peixes grandes exercem uma grande pressão sobre a linha enquanto tentam afastar-se. Assim que um peixe tiver mordido o seu isco, baixe a sua cana de pesca para um ângulo de 45 graus e segure-a com firmeza. Mantenha-se nesta posição até o peixe deixar de puxar a linha.
  3. Passo 3 Engate o carreto para puxar o peixe.
    Engrenar o carreto para puxar o peixe. Segurando a linha com firmeza, puxe a cana de pesca para cima como se quisesse formar um ângulo de 90 graus. Volte a baixar a cana para um ângulo de 45 graus, engate o carreto e comece a puxar o peixe. Repita este padrão de levantar/abaixar/enrolar até conseguir apanhar o peixe.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Posso pescar com jig em riachos/rios? Se não, que tipos de iscos são os melhores para usar em riachos?
    O jig fishing pode ser eficaz em qualquer tipo de água. Se o riacho for rochoso, considere usar um craw de plástico macio como atrelado.