Como fazer Escrima

Autor do artigo:Gabriel Silva

Escrima, Kali e Arnis são nomes comuns para sistemas de artes marciais encontrados nas Filipinas. Todos eles se baseiam em armas, mas também ensinam a defender-se se não tiver uma arma, utilizando técnicas como cabeçadas, mordidelas, beliscões, arrancões nos olhos e golpes com as mãos, pés, joelhos e cotovelos. Aprender os movimentos e golpes básicos é bastante simples, mas é preciso muita prática para desenvolver a sua habilidade. Uma vez que você tenha aprendido o básico, há muitas técnicas avançadas que você pode tentar aprender.

Passos

Praticar o trabalho de pés

  1. Passo 1 Desenhe uma caixa quadrada no chão com um X dentro.1Desenhe uma caixa quadrada no chão com um X dentro. Utilize giz, fita-cola ou um pau para desenhar uma caixa no chão com cerca de 0,91 por 0,91 m de largura. No centro da caixa, faça linhas diagonais a partir de cada um dos cantos para formar um padrão em X.
    • As linhas devem ser grossas e facilmente visíveis.
  2. Passo 2 Coloque-se no centro do X com os pés ligeiramente mais largos do que a largura dos ombros.2Permaneça no centro do X com os pés ligeiramente mais largos do que a largura dos ombros. Entre na caixa e coloque-se sobre o X com os pés afastados. Dobre ligeiramente os joelhos para poder mover-se rápida e confortavelmente.
    • Se se sentir mais confortável, pode colocar um pé ligeiramente à frente do outro para poder mover-se mais facilmente.
  3. Passo 3: Avance em V para bloquear um golpe horizontal.3Burrar para a frente no V para bloquear um golpe horizontal. Fica no centro do X na caixa. Se um adversário o atacar com um golpe horizontal da direita para a esquerda, desloque-se para a parte esquerda do V e use os seus braços para bloquear os braços do adversário antes que este ganhe impulso e pare o ataque. Se um adversário enviar um golpe horizontal da esquerda para a direita, mova a parte direita para parar. Pratica a deslocação para o V esquerdo e depois para o centro do X, bem como para o V direito e depois para o centro, para melhorares o teu jogo de pés.
    • Mover-se para a frente permite que você encontre os golpes do seu oponente, ao mesmo tempo em que torna mais difícil para ele atingi-lo.
    • Melhorar os seus movimentos para a frente também o ajuda a enviar os seus próprios golpes mais rápidos e melhores.
  4. Passo 4 Dê um passo para trás no V inferior para sair do caminho de um golpe horizontal.4Passo para trás no V inferior para sair do caminho de um golpe horizontal. Mova-se do centro do X na caixa para a parte esquerda do V inferior para evitar um golpe horizontal vindo da esquerda para a direita. Se um golpe vier da direita para a esquerda, volte para a parte direita do V inferior para se esquivar. Coloque-se no meio do X e pratique mover-se para trás e para a frente a partir do V inferior e de volta para o centro do X para ficar melhor e mais rápido.
    • Evitar um golpe enquanto se move offline pode preparar um contra-ataque.
    • Tenta não te inclinares demasiado para trás quando te deslocares para trás. Mantém os ombros alinhados com as ancas para te manteres estável e equilibrado.
  5. Passo 5 Mova o seu pé mais próximo primeiro e depois deslize o outro para o lugar para se deslocar lateralmente.5Mova primeiro o pé mais próximo e depois deslize o outro para o lugar para se deslocar lateralmente. Se quiser mover-se para o lado, comece o movimento estendendo o pé que está mais próximo da direção em que se quer mover. Depois, deslize o outro pé para o lugar para ficar numa posição estável. Mantenha-se na mesma direção para estar sempre de frente para o adversário.
    • Por exemplo, se quiser mover-se para a direita, mova primeiro o pé direito e depois deslize o pé esquerdo para o lugar.
    • Evite saltar ou pular para o lado, o que pode deixá-lo desequilibrado e exposto a um golpe do adversário.
  6. Passo 6 Embaralhe a perna de trás para a direita ou para a esquerda para se deslocar num padrão circular.6Balance a perna de trás para a direita ou para a esquerda para se deslocar num padrão circular. Se pretender mover-se numa direção circular em torno do adversário, comece por baralhar a perna oposta à direção em que pretende mover-se, de modo a que fique atrás da outra perna. Depois, mova a outra perna na direção em que quer ir, de modo a que as pernas fiquem novamente à largura dos ombros. Desloque-se no sentido dos ponteiros do relógio ou no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, baralhando repetidamente numa direção.
    • Mover-se num padrão circular é uma boa forma de forçar o adversário a ajustar-se aos seus movimentos, o que pode criar oportunidades de golpear.
    • É comum 2 lutadores de esgrima dançarem em círculo durante um combate ou competição.
  7. Passo 7 Pratique movimentar-se suavemente para melhorar o seu trabalho de pés.7Praticar movimentos suaves para melhorar o seu jogo de pés. Treine e exercite os seus padrões de movimento sempre que praticar escrima. Concentre-se em mover-se de forma fluida e suave para criar memória muscular e desenvolver melhores padrões de movimento. Mantenha o equilíbrio e evite dar passos duplos ou usar movimentos agitados.
    • É melhor mover-se suavemente do que rapidamente. À medida que for melhorando, ficará mais rápido, mas é importante que se concentre nos fundamentos enquanto aprende a arte.
    • Os exercícios ajudam-no a melhorar o seu timing, por isso, quando tiver de utilizar as suas capacidades de combate, será capaz de reagir rapidamente. Os treinos também apresentam menos riscos de lesões do que o sparring.

Aprender os golpes básicos

  1. Passo 1Segure uma espada de treino de modo a que o segundo nó da mão fique alinhado com o gume.1Segure uma espada de treino de modo a que o segundo nó da mão fique alinhado com o gume. Se estiver a utilizar uma espada de treino escrima, segure-a pelo cabo com a sua mão dominante. Segure o cabo de modo a que o bordo da lâmina fique alinhado com os segundos nós dos dedos.
    • Alinhar a borda com o segundo nó dos dedos ajuda a virar na direção certa quando você dá golpes.
    • Use uma espada de treinamento de alumínio com uma borda sem corte para praticar com segurança. Pode encontrá-las em lojas de artigos para artes marciais ou encomendá-las online.
  2. Passo 2 Imagine a linha do segundo nó dos dedos como o bordo de uma lâmina se're using a stick.2Imagina a linha do segundo nó dos dedos como o gume de uma lâmina se estiveres a usar um pau. Se estiveres a usar um bastão de combate escrima, agarra-o com firmeza a cerca de 5,1-7,6 cm da base do bastão. Imagina a linha formada pelas segundas articulações dos teus dedos como a parte da frente do bastão para teres uma referência quando o empunhares.
    • Os bastões de luta Escrima são normalmente utilizados para treino e competição. Pode encontrá-los em lojas que vendem material de escrima ou encomendando-os online.
  3. Passo 3 Manter a mão vazia junto ao peito para a proteger.3Mantenha a mão vazia junto ao peito para a proteger. Mantenha a mão vazia encostada ao peito ou perto dele, de modo a ficar fora do caminho. Evite esticar ou afastar a mão do peito para não o atingir acidentalmente com a arma enquanto pratica.
    • Se estiver a praticar com um parceiro, manter a mão junto ao peito irá garantir que ele também não o atinge acidentalmente.
  4. Passo 4 Faça um 4Faça um padrão em 'X' enquanto balança para enviar golpes básicos. Pratique fazer movimentos de corte para cima e para baixo com a sua arma. Imagine-se a fazer um padrão em 'X' enquanto envia golpes diagonais. Faça vários golpes para tornar os seus movimentos mais suaves e fluidos.
    • Mantenha os movimentos leves no início e aumente a velocidade à medida que se aquece e fica mais confortável.
    • Certifique-se de que segura firmemente a sua arma para que esta não saia a voar da sua mão.
  5. Passo 5: Rode o pulso para a frente enquanto corta para executar uma redonda.5Rode o pulso para a frente enquanto golpeia para executar uma redonda. A redonda significa 'redondo' em espanhol e refere-se a um golpe de escrima que envolve uma rotação circular da arma. Ao desferir um golpe cortante, gire o pulso para frente para girar a arma de modo que ela volte ao ponto de partida original.
    • A redonda permite-lhe desferir vários golpes rapidamente porque não tem de levar o braço para trás para colocar a arma no lugar. Você pode simplesmente girar o pulso e golpear novamente.
    • Pratique a utilização de redondas para melhorar a sua velocidade de ataque.
  6. Passo 6 Torça o pulso, a anca e o ombro para desferir um golpe abanico.6Torça o pulso, a anca e o ombro para desferir um golpe abanico. Um abanico, também conhecido como witik, significa 'leque' e é um golpe rápido de estalo. Segure a arma e levante o braço à sua frente para que a arma fique paralela ao chão, acima do seu ombro. Num só movimento, torça o pulso e estale a anca e o ombro para a frente para desferir um golpe rápido antes de voltar a colocar a arma no ponto de partida.
    • Pense em tentar levar a arma para a frente com um movimento rápido do pulso, acrescentando o ombro e a anca para obter mais força.
    • Os abanicos são úteis se estiveres muito perto do teu adversário.
  7. Passo 7 Bata com a coronha do bastão ou da espada para desferir um golpe de puño.7Bata com a coronha do bastão ou da espada para desferir um golpe de puño. Puño significa 'punho' ou 'cabo' e refere-se a um golpe que utiliza a extremidade ou a coronha da sua arma. A partir da sua posição, levante o braço para apontar a coronha da sua arma para o seu adversário. Num movimento rápido e estalado, envie a coronha da arma para a frente, como um martelo, para desferir um golpe de puño. Depois, volta à posição inicial.
    • O golpe puño pode ser utilizado para atingir um ponto nevrálgico no ombro ou um ponto fraco como o nariz do adversário.
  8. Passo 8 Movimentar-se para a frente ou para trás num ângulo quando se dá um golpe.8Mova-se para a frente ou para trás num ângulo quando dá um golpe. O Escrima utiliza muitos movimentos para preparar golpes e contragolpes, por isso, sempre que desferir um golpe, certifique-se de que está a mover-se. Mova-se para a frente ou para trás, mas mova-se offline, o que significa que não está à frente do seu adversário, para ajudar a evitar golpes e para preparar possíveis golpes seus.
    • Ficar à frente do adversário torna mais fácil que ele o atinja. Se você continuar se movendo em um ângulo, ele será forçado a fazer ajustes constantes, o que pode dificultar a execução de um bom golpe.

Melhorar a sua capacidade

  1. Passo 1 Faça exercícios diários de cardio para melhorar o seu condicionamento.1Faça exercícios diários de cardio para melhorar o seu condicionamento. A Escrima é uma arte marcial física e de ritmo acelerado, por isso é importante que faça exercício para manter o seu corpo em forma e capaz de executar os movimentos. Corra, nade, ande de bicicleta ou faça alguma outra forma de exercício cardiovascular por pelo menos 30 minutos todos os dias para melhorar seu condicionamento e ficar em forma para lutar.
    • Se ficar sem fôlego ou cansado rapidamente, não será capaz de treinar tanto, pelo que poderá não melhorar as suas capacidades de esgrima.
  2. Passo 2 Trabalhe com um parceiro de treino para praticar golpes e bloqueios.2Trabalhe com um parceiro de treino para praticar golpes e bloqueios. Encontre um parceiro de treino e peça-lhe que use a mesma arma que você. Pratiquem o envio de golpes um ao outro e o bloqueio dos golpes. Comece lentamente e aumente a velocidade à medida que for melhorando para melhorar os golpes e o bloqueio.
    • Trabalhar com um parceiro é uma parte importante do desenvolvimento das suas capacidades.
    • Comece devagar para evitar lesões graves, mas lembre-se de que a esgrima é uma arte de combate, pelo que é provável que apanhe alguns golpes e nódoas negras enquanto pratica.
  3. Passo 3 Pratique numa árvore ou num saco pesado, se não conseguir't have a partner.3Pratique numa árvore ou num saco pesado se não tiver um parceiro. Se não tiver um parceiro, encontre uma árvore sólida, uma pilha de pneus ou um saco de boxe pesado. Use-a para praticar seus movimentos e acerte-a com sua arma para praticar o envio de golpes.
    • Certifique-se de que trabalha os seus movimentos à medida que envia os golpes.
    • Tente filmar-se a si próprio a praticar para poder procurar erros e melhorar a sua prática.
  4. Passo 4 Treinar com 2 paus para trabalhar técnicas mais avançadas.4Treinar com 2 paus para trabalhar técnicas mais avançadas. À medida que melhora as suas capacidades de esgrima, tente adicionar um segundo bastão quando treina. Trabalhe os seus golpes, bloqueios e movimentos com o desafio extra de dois bastões para se sentir mais confortável.
    • Muitas competições de escrima permitem ou exigem 2 bastões para competir.
    • Certifique-se de que se sente confortável a trabalhar com 1 bastão antes de tentar usar 2.
  5. Passo 5 Inscreva-se numa escola de escrima para aprender com mestres praticantes.5Inscreva-se numa escola de escrima para aprender com mestres praticantes. Procure na Internet uma escola de artes marciais que ensine escrima na sua área. Visite a escola e inscreva-se para começar a ter aulas e a trabalhar com mestres que o podem ajudar a melhorar a sua técnica e capacidade.
    • A melhor maneira de fazer melhorias reais e dominar uma habilidade é trabalhar com um mestre.
  6. Passo 6 Competir num concurso de escrima para testar as suas capacidades.6Competir numa competição de escrima para testar as suas capacidades. Se já pratica esgrima há algum tempo e quer testar a sua capacidade e aprender como é entrar num combate de esgrima, procure na Internet uma competição na sua área e inscreva-se! Compete em competições para aprenderes os teus pontos fortes e fracos e melhorares como praticante.
    • Se treinas numa escola de escrima, eles podem organizar uma competição ou saber onde podes competir numa.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaO que é que diferencia a escrima de outras artes marciais? As artes marciais filipinas são diferentes das outras artes marciais porque se baseiam em armas, por isso, quando fizer a sua primeira aula, vai aprender a treinar com armas. Estas podem ser armas de impacto, como um pau, uma bengala ou uma chave de rodas; armas afiadas, como uma faca, uma caneta ou chaves; ou armas flexíveis, como um cinto, uma toalha ou um lenço.

Dicas

  • Embora a escrima se concentre principalmente em lutar com armas, você também será treinado para lutar sem uma arma como último recurso.
  • Algumas pessoas dizem que, antes da chegada dos espanhóis às Filipinas, não havia um nome para esse estilo de artes marciais. 'Escrima' é uma palavra espanhola para 'escaramuça' ou 'esgrima', e 'arnis' ou 'arnes' é uma palavra espanhola para 'armadura'. 'Kali' é uma antiga palavra FIlipina para se referir a lâminas.
  • A melhor maneira de melhorar sua habilidade não é segredo: prática, prática, prática!

Avisos

  • Evite balançar as armas muito rápido se você for novo na escrima para não se machucar.