Como fazer um saque por baixo da mão
Autor do artigo:Gabriel SilvaNo desporto do voleibol, executar um serviço por baixo é uma das técnicas mais básicas de que necessita. O serviço é o único momento de um jogo de voleibol em que se tem a oportunidade de controlar uma bola parada e, além disso, é possível marcar muitos pontos desta forma, pelo que é importante desenvolver uma boa técnica. Um saque por baixo não requer tanta força quanto um saque por cima ou tanta prática quanto um saque por salto, por isso é ótimo para iniciantes.
Passos
Posicionamento
1Coloque os pés em posição. Coloque-se de pé com o pé não dominante à frente, com os dedos dos pés virados para a frente. O pé dominante deve estar atrás, com os dedos ligeiramente virados para fora.- Desloque o seu peso para o pé dominante.
- Certifique-se de que as ancas estão viradas para a frente e não inclinadas para o lado.
2Prepare a bola. Coloque a bola na sua mão não dominante. Certifique-se de que a bola está bem equilibrada para não oscilar nem cair da sua mão.- Mantenha os dedos ligeiramente soltos para distribuir o peso da bola. Isto ajudará a manter o equilíbrio.
- Não agarre a bola com os dedos. A bola deve ser estável, mas tem de poder sair da sua mão quando a acerta.
3Baixe a bola. Traga o braço que segura a bola para o lado do seu corpo, à frente do braço que bate. A bola deve estar à altura do meio da coxa.- Endireite o braço com a bola e desloque-o para o lado, deslocando o braço no ombro e não no cotovelo.
- A bola deve estar baixa para que possa colocar mais força nela à medida que move todo o seu corpo para a frente e para cima.
4Levante os ombros para a frente. Mova as ancas para trás e mantenha a parte superior das costas direita enquanto leva os ombros na direção da bola. Isto aproxima-o um pouco mais da bola para que tenha mais controlo.- Não se curve, mas certifique-se de que não está a ficar direito.
- À medida que as ancas se movem para trás, pode levantar os dedos do pé da frente para que o calcanhar toque no chão e os dedos apontem para cima.
Apontar
1Escolha um local estratégico para a bola aterrar. O objetivo é confundir o mais possível os adversários. Se estiver a praticar sozinho, isto pode não parecer tão importante, mas quando estiver a jogar numa equipa, vai querer que a bola vá para onde a aponta - por isso, pratique a pontaria!- Primeiro, pratique a pontaria para a direita ou para a esquerda do campo. Isto obrigará os passadores a saírem da formação.
- Depois de praticares isso, começa a apontar para lugares entre os jogadores. Isto fará com que os jogadores fiquem confusos sobre quem deve receber a bola, o que melhorará a sua vantagem estratégica.
2Ajuste o seu ângulo em relação à rede. Se estiver a apontar para a esquerda profunda, os seus ombros apontarão para a esquerda e o seu pé de trás mover-se-á ligeiramente para a direita, e vice-versa.- Trace uma linha reta com os olhos ao longo do campo. Leve os seus olhos do local de aterragem escolhido para o ponto na parte inferior da bola onde a vai bater.
- Se tiver de mover a cabeça para o lado para traçar uma linha desde o ponto de aterragem até ao ponto de contacto, deve ajustar os pés e os ombros de modo a ficar de frente para o ponto de aterragem escolhido.
3Feche um punho com a mão que bate. Depois, rode o braço de modo a que os dedos fechados e a parte interior do pulso fiquem virados para cima.- Imagine o seu punho a atingir o ponto de contacto da bola e a seguir uma linha até ao ponto onde pretende que ela aterre.
- Também é possível ter o punho virado para o lado, com o pulso virado para dentro e o polegar virado para cima.
Servir
1Determine o arco da bola. O arco da bola desejado depende do facto de querer que a bola caia em profundidade no lado oposto ou mais perto de si. Bater a bola com mais força para a frente significa que a bola voará mais baixo e mais depressa para o fundo do campo, enquanto bater a bola para cima significa que a bola voará mais alto e aterrará mais perto de si.- Normalmente, os arcos baixos que terminam em profundidade são desejáveis no voleibol. São difíceis de passar e controlar, pelo que é mais provável que se consigam marcar pontos com eles.
- Se souberes que duas pessoas mais próximas da frente ficarão confusas se o serviço cair entre elas, podes apontar para um arco mais alto que termine aí.
- Se procura mais velocidade e controlo, pode experimentar um serviço serviço por cima.
2Desenhe o braço que bate para trás. Este deve mover-se rapidamente, como um pêndulo. De seguida, balance-o para a frente com firmeza, batendo na parte inferior da bola com o punho fechado.- Deve atingir a bola mesmo abaixo do centro para que esta siga uma trajetória ascendente sobre a rede.
- Acelere o seu balanço mesmo antes de fazer contacto com a parte inferior da bola.
3À medida que balança o braço, dê um passo em frente. Deve deslocar o seu peso para o pé não dominante, que deve estar à frente. Mova todo o seu corpo para a frente e para cima, impulsionando a bola sobre a rede.
4Acompanhe com o braço. O seu braço deve continuar num arco ascendente depois de bater a bola. Trazer o braço todo para cima garantirá melhor uma trajetória de voo reta e verdadeira sobre a rede.- Mantenha o braço direito. Deve balançar a direito para cima como um pêndulo, a uma altura igual ou imediatamente acima da sua cabeça.
- Recorde a linha imaginária que traçou desde o ponto de aterragem até ao ponto de contacto. O seu punho deve traçar sobre essa linha à medida que avança.
5Coloque-se numa posição de preparação. Depois de servir a bola, prepare-se imediatamente. Coloque-se de pé, virado para a frente, com os pés afastados à largura dos ombros, as pernas dobradas e os braços esticados para baixo à sua frente, com as mãos entrelaçadas.- Deixe que os seus braços se prolonguem no seguimento da bola antes de os juntar para se preparar.
- Pode verificar brevemente a forma como a bola cai, mas não se distraia demasiado para fazer a sua parte quando a bola voltar a passar por cima da rede.
Jogue voleibol como um profissional com esta série de especialistas
Vídeo
Perguntas e Respostas da Comunidade
- PerguntaQuando bato na bola, a minha mão começa imediatamente a doer. Isto é um sinal de lesão e como posso evitá-lo? Não é um sinal de lesão. Por vezes, quando os jogadores batem na bola em locais onde não estão habituados a bater, ficam com nódoas negras e o local começa a doer. É algo por que a maioria dos jogadores de voleibol passa, mas isso só prova a sua resistência.
- PerguntaDevo olhar para a bola enquanto sirvo? Sim, especialmente se estiveres a começar, mas deves estar sempre atento ao que te rodeia.
- PerguntaA minha bola vai suficientemente alto, mas quando chega à rede não passa. Quero mesmo entrar na equipa, mas não consigo servir. O que é que eu faço? Dá um passo de cada vez. Concentre-se na bola e certifique-se de que os movimentos das mãos estão correctos. Quando servir a bola, pode tentar mover o braço com que está a servir um pouco mais para cima, para ganhar um pouco mais de altura. Acreditar em si próprio é o mais importante. Se tiveres tempo antes das provas, fala com o treinador ou com alguém que conheças e que seja bom a servir e recebe algumas dicas.
Dicas
- Você precisará praticar o seu swing muitas vezes para descobrir a força com que deve bater para passar pela rede.
- Tente sacar de diferentes ângulos. Quanto mais praticar, melhor saberá como isso afectará o voo da bola.
- Não jogue a bola com a esquerda em vez de bater com a direita.
Avisos
- Uma bola macia será melhor para aprender a sacar e será menos dolorosa.