Como fazer uma roda aérea

Autor do artigo:Gabriel Silva

A roda aérea, ou roda de carroça sem as mãos, é um movimento de ginástica de nível avançado que requer prática e paciência para ser dominado. Comece seu treinamento ficando completamente confortável com as rodas de carroça normais e as rodas de carroça com uma mão. Quando se sentir confiante, passe para os movimentos aéreos, usando um movimento de chute das pernas para dar o impulso necessário para se impulsionar durante o movimento. Será necessário praticar para pegar o jeito, mas logo você poderá impressionar seus amigos com o novo truque que você trabalhou tão duro para conseguir!

Passos

Execução de uma roda aérea

  1. Passo 1 Fique em pé com as pernas afastadas na largura dos ombros.1Fique em pé com as pernas afastadas na largura dos ombros. Antes de iniciar o aéreo, encontre seu equilíbrio ficando em pé com as pernas afastadas e os braços ao lado do corpo. Encontrar o equilíbrio o ajudará a executar o aéreo com mais precisão.
    • Não faça piruetas aéreas em uma superfície dura. Faça-as sempre ao ar livre na grama ou dentro de casa em tapetes de ginástica.
    • Use um observador que possa pegá-lo se você cair.
    • Não tente fazer uma roda aérea se você ainda não for proficiente em rodas normais e com uma mão, bem como em outros movimentos avançados de ginástica. Se você tentar fazer uma roda aérea sem experiência prévia em ginástica, corre um alto risco de se machucar.
  2. 2 Dê alguns passos de corrida. Correr antes do aéreo lhe dá mais velocidade e impulso, facilitando a execução do truque sem as mãos. Certifique-se de que seus passos sejam uniformes e controlados.
    • Quando você dominar o aéreo, poderá fazê-lo sem correr primeiro. Correr pode facilitar a obtenção do impulso necessário quando você estiver começando a aprender.
  3. 3Levante a perna de lançamento. Depois de dar alguns passos, levante a perna de lançamento, ou a perna que você deseja usar para fazer a antena, de modo que ela fique paralela ao seu peito. Ao levantar a perna de lançamento, dê um pequeno salto com a perna de trás. Mantenha as mãos longe do corpo, estendidas para o lado e na altura dos ombros.
    • Se estiver apenas começando, a perna de lançamento deve ser a dominante, que geralmente é mais forte.
    • Pense nisso como um passo de aceleração que o ajudará a gerar o impulso necessário para o aéreo.
  4. 4Pouse a perna de lançamento. Depois de saltar com a perna traseira, coloque a perna de lançamento no chão. Mantenha o joelho da perna de lançamento flexionado e abaixe os braços de modo que eles ainda estejam para fora, mas na altura da cintura.
  5. 5Desafie a perna traseira. Com a perna de ataque plantada, dê um chute com a perna de trás. Seu tronco agora deve estar na horizontal em relação ao solo, com a perna dianteira plantada perpendicularmente ao solo e a outra perna balançando atrás de você.
    • Use a perna de baixo para obter a altura necessária. Levante-se do chão com o pé. Lembre-se de que isso não é como uma roda de carroça normal, em que você se inclina para baixo. Em vez disso, busque a altura para levá-lo através da antena.
  6. 6Gire as duas pernas sobre a cabeça. Continue levantando a perna traseira e, em seguida, lance a perna dianteira de modo que ambas as pernas fiquem acima da cabeça. Mantenha as mãos em punhos se estiver tentado a estender a mão e agarrar o chão.
    • Se você sentir que vai cair de cabeça, abaixe as mãos. É melhor estar seguro do que correr o risco de se machucar.
    • Tente girar o tronco de modo que ele fique apontado na direção da viagem, com os braços perpendiculares ao tronco.
    • Continue olhando para frente enquanto faz o aéreo.
  7. 7Pouse em sua primeira perna e plante a perna de lançamento. Para finalizar o aéreo, gire a perna entre os braços estendidos e coloque-a no chão. Se a perna estiver balançando para baixo e seus braços estiverem no caminho, mova os braços para não se chutar na aterrissagem.
    • Toque no chão com a perna de lançamento a cerca de 30 cm de distância da perna de aterrissagem.
    • Endireite-se e use as mãos para recuperar o equilíbrio, se necessário. Você acabou de terminar seu aéreo!
  8. Etapa 8 Use um observador quando estiver apenas começando.8Use um observador quando estiver começando. Quando estiver aprendendo a fazer uma estrela aérea, pratique sempre com alguém para observá-lo. Peça ao observador que fique atrás de você e que o ajude a se equilibrar. O observador deve ficar atrás de você e ao lado, na direção em que você fará a estrela.
    • Um observador pode ajudá-lo colocando a mão direita no seu quadril esquerdo quando você estiver fazendo o aéreo e pegá-lo quando terminar, colocando a mão esquerda no seu quadril direito para que você não perca o equilíbrio.
    • Um observador também pode pegá-lo se você não conseguir completar o aéreo e cair.
  9. 9Pratique o aéreo em uma posição inicial estacionária. Quando você está começando a aprender a fazer aéreos, é mais fácil obter o impulso necessário dando alguns passos de corrida. À medida que se sentir mais confortável com os aéreos, elimine a corrida e obtenha o impulso por meio do salto com a perna traseira e uma decolagem explosiva.

Como chegar a uma roda aérea

  1. 1Pratique as rodas de carroça normais. Não deixe de praticar as rodas de carroça normais e passe diretamente para as aéreas. Saber como fazer uma estrela sem esforço fortalecerá seu senso de equilíbrio e coordenação, o que é essencial em seu treinamento. Continue praticando até sentir que pode fazer uma roda de carroça enquanto dorme!
    • Uma roda de carroça normal é a base para uma roda de carroça aérea e, se você não se sentir 100% confortável fazendo-a, não terá sucesso no aprendizado da roda de carroça aérea.
  2. 2Faça uma roda de carroça com uma mão. Depois de dominar a roda de carroça normal, aprenda a Fazer uma roda de carroça com uma mão. A estrela de uma mão o aproxima um pouco mais do seu objetivo e o ensinará a impulsionar sua energia por meio da estrela sem usar as duas mãos.
    • Ao praticar a estrela com uma mão, alterne entre as mãos direita e esquerda. Isso evitará que você se torne dependente de uma das mãos para fazer a acrobacia.
  3. Etapa 3 Faça uma roda de carroça com uma mão e demore a abaixar a mão.3Faça uma roda de carroça com uma mão e demore a abaixar a mão. Quando se sentir à vontade para fazer a roda de carroça com uma mão, pratique-a e espere até o último momento possível para abaixar a mão enquanto gira.
    • Isso o impedirá de usar a mão como muleta, para que se acostume com a sensação de se mover de cabeça para baixo no ar sem o apoio das mãos.
  4. 4Faça alongamentos dinâmicos regularmente. Os alongamentos dinâmicos são extremamente importantes se você estiver começando a aprender aéreos e outros truques. Os alongamentos dinâmicos diferem dos alongamentos regulares porque, em vez de alongar e manter uma posição, os alongamentos dinâmicos exigem que você alongue os músculos por meio de uma série de movimentos rápidos.
    • Como os alongamentos dinâmicos imitam os movimentos rápidos pelos quais seu corpo passa ao fazer movimentos aéreos ou outros truques, fazer esses alongamentos antes do treino minimiza a chance de distender um músculo ou se machucar.
    • Exemplos de alongamentos dinâmicos incluem levantamentos e chutes de pernas, torções do corpo e flexões laterais.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQuanto tempo leva para aprender um aéreo? Isso realmente dependerá de seu nível de confiança e da rapidez com que você pode aprender.
  • PerguntaQual é sua maior dica para fazer um aéreo? Quando estiver correndo para fazer o aéreo, mantenha-se ereto. Se você se inclinar para baixo ao se aproximar do aéreo, não conseguirá muita altura. Portanto, pule para cima e para frente, não para baixo e para frente.
  • PerguntaComo faço para me lembrar de não ter medo? É natural ter um pouco de medo de se virar de cabeça para baixo no ar! Uma boa maneira de acalmar seus medos é lembrar que você sempre pode abaixar as mãos. Remover a pressão de ter de executar o aéreo perfeitamente e saber que você sempre tem uma 'rede de segurança' deve fazer com que você se sinta melhor.

Vídeo

Dicas

  • Tente fazer com que suas pernas passem mais rápido sobre sua cabeça toda vez que tentar fazer um aéreo.
  • Assista a vídeos em câmera lenta de pessoas fazendo piruetas aéreas para ver como o corpo delas se move durante a manobra.
  • Chute primeiro com a perna de trás e depois com a perna da frente.

Advertências

  • Sempre faça aéreos na grama ou em um tapete acolchoado. A queda em uma superfície dura pode causar lesões.
  • Use as mãos para proteger a queda se estiver preocupado em cair sobre o pescoço ou a cabeça.
  • Não tente fazer o aéreo sem correr até que você o tenha dominado.
  • Pratique os passos para fazer um aéreo com uma roda de carroça com uma mão