Como fazer uma corrida de parede no Parkour

Autor do artigo:Gabriel Silva

A corrida vertical na parede, também designada por passe muraille ou pop vault, é uma técnica utilizada no parkour para subir obstáculos mais altos do que a sua altura de salto. Ao correr contra uma parede, pode usar o seu impulso para a frente para se elevar mais verticalmente, transferindo o seu movimento para a frente para cima com um (ou alguns) 'passos' rápidos do seu antepé numa superfície vertical, como uma parede. As particularidades desta técnica têm muitas variações, mas para realizar uma corrida básica na parede, tudo o que precisa é de prática e da execução correcta.

Passos

Executando uma corrida vertical na parede

  1. Passo 1 Faça um aquecimento antes de tentar a corrida na parede.
    Faça um aquecimento antes de tentar a corrida na parede. Você usará principalmente suas pernas para executar a corrida na parede, portanto, certifique-se de alongar e aquecer bem as pernas. Também pode querer fazer uma corrida rápida ou um aquecimento para que o seu corpo esteja preparado para o esforço necessário para subir uma parede.
  2. Passo 2 Escolha um ritmo confortável.
    Escolha um ritmo confortável. Enquanto se familiariza com a mecânica deste movimento, deve aproximar-se do seu obstáculo vertical a uma velocidade moderada que lhe permita avaliar com que pé vai bater no obstáculo. Pode querer manter as mãos levantadas à sua frente para se apoiar ou guiar-se enquanto sobe a parede.
    • Quando se sentir confortável com todos os movimentos envolvidos na corrida na parede, deve aumentar a velocidade à medida que se aproxima do obstáculo. Comece a uma velocidade moderada e, à medida que se aproxima do obstáculo, acelere.
    • Muitos traceurs experientes, o termo usado para um praticante de parkour (a forma feminina é traceuse), recomendam que se evite favorecer um pé ao fazer uma corrida na parede. Isto encoraja a adaptação do seu movimento ao seu ambiente, que é um princípio básico do parkour.
  3. Passo 3 Saltar para a parede a uma distância de um passo.
    Salte para a parede a uma distância de um passo. Quando estiver a um passo da parede, terá de levantar uma perna para preparar o contacto com o obstáculo vertical enquanto salta com a outra. Normalmente, o contacto com a parede deve ser feito aproximadamente à mesma altura a que levanta o pé do chão.
  4. Etapa 4: tocar no obstáculo vertical e empurrar com o pé.
    Entre em contacto com o obstáculo vertical e empurre com o pé. A parte dianteira do pé, desde a planta do pé até aos dedos, deve entrar em contacto com o obstáculo vertical. Terá de reagir rapidamente, agarrando a parede com o pé e empurrando a perna para baixo para redirecionar o seu impulso para cima.
    • Se o seu pé tocar na parede de forma incorrecta, a força do seu impulso será direccionada para longe da parede ou não terá aderência suficiente na parede para mudar a sua direção para cima.
    • A ligação à parede demasiado alta dificulta a condução para baixo com o pé de ligação. Assim, será mais difícil gerar a força necessária para se lançar para cima e por cima da parede.
    • Ouça o som do seu pé quando entra em contacto com a parede. Se ouvir o seu pé bater alto, é uma boa indicação de que a sua força está a ser dirigida para a parede, em vez de ser dirigida para cima.
  5. Passo 5 Suba a parede.
    Suba a parede. Dependendo dos seus reflexos, força e habilidade, pode ser capaz de levantar o seu pé de trás para a parede da mesma forma que fez com o pé da frente. Tal como o pé da frente, a frente do pé de trás deve ligar-se ao obstáculo desde a bola até aos dedos do pé, enquanto se dirige para baixo.
    • Mantenha as mãos à sua frente para ajudar a guiá-lo até a parede. Ter as mãos à sua frente pode protegê-lo de bater contra a parede se vier demasiado rápido na sua aproximação.
    • As suas mãos também devem estar prontas para se agarrarem ao rebordo do topo do obstáculo. É pouco provável que consiga saltar para o topo de um obstáculo alto sem a ajuda das suas mãos.
    • Os traceurs especialmente habilidosos conseguem por vezes dar vários passos para uma elevação vertical ainda maior. Quando praticar esta manobra, deve começar com um único passo, acrescentando mais à medida que se sentir mais confortável com o movimento.
  6. Etapa 6: Continue com o seu movimento.
    Continue com o seu movimento. Para ultrapassar o obstáculo com sucesso, tem de continuar o seu movimento ascendente, agarrando o rebordo do obstáculo com as mãos e puxando o corpo para cima. Se não o fizer, pode acabar por empatar, o que o pode deixar pendurado no rebordo de um obstáculo alto.

Praticar a corrida na parede

  1. Passo 1 Comece devagar.
    Comece devagar. O movimento da corrida na parede em si é estranho; os humanos raramente experimentam a sensação de tentar subir um objeto vertical. As suas primeiras tentativas não têm de ser perfeitas. Mesmo que corra até à parede e dê por si a empurrar para fora e para longe da parede, isso ajudá-lo-á a familiarizar-se com as forças envolvidas na corrida na parede.
  2. Passo 2 Estabeleça objectivos para si próprio.
    Estabeleça objectivos para si próprio. Encontre um muro alto onde possa praticar. Depois, com fita adesiva e um escadote, marque várias alturas, subindo pelo muro até ao topo. À medida que se familiariza com a mecânica e começa a redirecionar o seu movimento para a frente para se impulsionar para cima da parede, aponte para o pedaço de fita mais próximo da parede.
    • À medida que a sua técnica melhora e o seu corpo se fortalece, aponte para um pedaço de fita mais alto. Pode demorar várias horas, dias ou mesmo semanas até conseguir atingir a altura máxima de forma consistente.
  3. Passo 3 Adicione variedade aos seus obstáculos.
    Varie os seus obstáculos. Alguns obstáculos serão mais suaves do que outros, e alguns terão uma ligeira inclinação para dentro ou para fora. Como o parkour é uma arte que pretende adaptar o movimento humano em torno de obstáculos, para dominar o movimento terá de se sentir confortável em praticamente qualquer superfície.
    • Praticar a corrida na parede em diferentes superfícies tem a vantagem adicional de o ajudar a reconhecer os obstáculos que deve evitar. Alguns serão demasiado suaves para o seu pé agarrar e empurrar. Um traceur experiente conhece os seus limites.
  4. Passo 4 Treine o seu corpo.
    Treine o seu corpo. Para executar bem os movimentos do parkour, precisa de estar em boa forma física. A maioria dos movimentos de parkour envolve movimentos funcionais e esforço cardiovascular. Para os executar bem, deve
  5. Passo 5 Junte-se a um grupo de parkour.
    Junte-se a um grupo de parkour. Esta é uma óptima maneira de obter encorajamento, inspiração e receber instruções de traceurs mais experientes. Estes encontros, por vezes chamados 'jams', envolvem traceurs que praticam juntos ao seu próprio nível e ritmo. Não se esqueça de usar roupa confortável, que não restrinja os movimentos e que o proteja potencialmente em caso de queda. Algumas opções incluem calções/calças largas e duráveis e calções de desporto. O calçado escolhido deve servir bem, ser confortável e ter boa aderência.
    • Basta digitar a sua cidade (ou a cidade grande mais próxima), o estado e a palavra 'parkour' na função de pesquisa de qualquer um deles para entrar em contacto com pessoas que partilham o seu interesse.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    É importante se não o conseguir fazer à primeira tentativa?
    Não, isso não tem importância nenhuma. Tornar-se bom em qualquer nova competência requer muita prática e paciência; seria muito surpreendente se acertasse à primeira, segunda ou mesmo terceira tentativa!
  • Questão
    Como é que subo uma parede de 6 metros?
    Em primeiro lugar, tens de praticar corridas simples na parede. Depois de treinar, se te sentires confortável a subir 20 pés, podes tentar. Fazer a corrida na parede pode ser uma atividade perigosa e deve ser experimentada com o parkour.
  • Questão
    E se eu der uma cambalhota para ganhar mais impulso para cima, isso pode diminuir as minhas hipóteses de conseguir subir?
    O salto pode dar mais impulso para isso. No entanto, requer um pouco mais de equilíbrio e força do que apenas correr para ele. Para além disso, ajuda a subir.

Vídeo

Dicas

  • Se fores um principiante no parkour, tenta encontrar uma parede que tenha muita aderência, como uma parede de tijolo. Isso ajudará a evitar que escorregue na parede.
  • Lembre-se de colocar o seu pé perto da altura da cintura. Isso ajudará a impulsionar seu impulso para cima.

Avisos

  • Esta é uma técnica avançada de parkour. Tenha observadores por perto para ajudar no caso de um acidente.

Coisas que você vai precisar

  • Sapatos confortáveis, bem ajustados e com boa aderência
  • Roupas largas e confortáveis