Como fazer um saque rápido tático com uma pistola

Autor do artigo:Gabriel Silva

Aprender a fazer um saque rápido tático eficaz. A maioria dos combates com armas são muito inesperados e, por isso, o saque rápido é uma habilidade que deve ser aperfeiçoada. Aqui está a técnica tática correcta para apresentar (sacar) a sua pistola. Existem cinco passos e cada um tem um objetivo muito deliberado. Quando praticares a tua apresentação, começa por completar cada passo lenta e deliberadamente. Quando conseguires fazer cada passo separadamente e na perfeição, então, e só então, tenta tornar os passos 3 a 5 mais fluidos. Quando conseguir executar os passos 3 a 5 de forma suave e perfeita, verá que é capaz de o fazer muito mais rapidamente.

Passos

  1. passo 1 ambas as mãos devem efetuar as suas manobras simultaneamente.
    Ambas as mãos devem executar as suas manobras em simultâneo. Puxe a sua mão de apoio para o seu corpo (tocar na parte superior do peito é um ótimo local). A sua mão de disparo move-se para cima do punho da pistola e volta a descer sobre ele para obter uma boa pega de disparo da arma (enquanto está no coldre). Uma boa pega de disparo consiste em que a mão esteja elevada sobre o punho. A membrana da mão, entre o polegar e o indicador, deve estar o mais alto possível em relação à coronha da pistola. O dedo indicador (apontador) deve estar direito e apoiado na parte lateral do coldre (ver fotografia). Nunca coloque o dedo no gatilho antes de sacar a arma, pois é assim que ocorrem as descargas por negligência. Liberte qualquer sistema de retenção ativa que possa ter.
    • Este é um dos passos mais importantes para concluir a apresentação rapidamente. Deve-se praticar a explosão (de repente) para esta posição.
      passo 1 ambas as mãos devem efetuar as manobras em simultâneo.
    • Se agarrar mal a arma agora, será difícil ajustar-se ao sacar a arma e fará com que os seus tiros sejam imprecisos.
    • Esta posição é fácil de praticar muitas vezes (e deve ser a mais praticada), pois é um movimento curto e rápido. Certifique-se de que mantém uma pega de disparo perfeita na arma (todos os dedos à volta do punho -ponta de mira- e o dedo do gatilho na ponta do indicador).
  2. passo 2 o pulso deve estar o mais direito possível.
    O pulso deve estar o mais reto possível. Não deve estar inclinado nem para a esquerda, nem para a direita, nem para a frente, nem para trás. Puxe a pistola para cima, lembrando-se de manter o pulso na posição reta. Se for necessária uma maior elevação da pistola para sair do coldre, rodar o braço no ombro num movimento para cima e para trás deve retirar a pistola do coldre. (para os coldres de retenção passiva, é necessário um puxão firme e reto)
    • A pistola deve estar livre de quaisquer obstruções (à frente) criadas pelo coldre, mas, dependendo do coldre, pode ainda estar muito perto do coldre (por exemplo, o coldre da imagem tem uma frente aberta, pelo que não é necessário levantá-la acima do coldre, basta levantá-la até à abertura).
      passo 2 o pulso deve estar o mais direito possível.
  3. passo 3 lembrando-se de manter o pulso direito ou alinhado com o antebraço, rode o braço na altura do ombro para baixo e para a frente.
    Lembrando-se de manter o pulso direito ou alinhado com o antebraço, rode o braço no ombro para baixo e para a frente. Isto faz com que a pistola fique apontada para baixo, para o seu alvo. Se a pistola tiver uma segurança externa, deve desengatá-la ao mesmo tempo que roda o braço para a frente.
    • A partir desta posição, é possível disparar contra um alvo muito próximo (se necessário). Não considere disparar a partir desta posição se o alvo estiver a mais de 1,5 metros (um braço e meio de distância). Por estas razões, esta posição é designada por 'posição de disparo de contacto próximo' ou 'disparo de retenção'.
      passo 3 lembrando-se de manter o pulso direito ou alinhado com o antebraço, rode o braço no ombro para baixo e para a frente.
    • Esta não é uma posição a partir da qual a maioria das carreiras de tiro gostariam que disparasse, pelo que poderá ter de praticar esta posição em seco ou numa carreira de tiro menos oficial (ver Dicas).
    • A chave para praticar a passagem da posição dois para a posição três é manter o pulso direito/em linha com o antebraço e rodar no ombro.
      passo 3 lembrando-se de manter o pulso direito ou alinhado com o antebraço, rode o braço no ombro para baixo e para a frente.
  4. passo 4 lembrar-se de manter...
    Lembre-se de manter a arma apontada para a ameaça, mova a arma em direção à mão de apoio na parte superior do tórax e pare a arma por baixo do seu olho dominante/de tiro. Enquanto move a arma, a mão de apoio deve preparar-se para receber a arma. Ela também deve mover-se e encontrar-se com a arma por baixo do olho dominante. A mão de apoio deve envolver a parte da frente do punho e a parte lateral, envolvendo todo o punho.
    • Deve manter o cano nivelado (paralelo ao chão - para treino em seco - ou apontado para o alvo) desta forma, quando olha para o alvo e a arma aparece, pode começar a alinhar a mira nas fracções de segundo em que a arma se move.
    • É muito útil ter um amigo a observá-lo durante a transição da posição três para a posição cinco. O amigo pode dizer-lhe se está a 'atirar' (baixando o focinho para baixo) ou a arquear (lançando o focinho para cima). Qualquer uma destas duas opções é menos eficiente e não permite alinhar a mira enquanto estende os braços em direção ao alvo.
      passo 4 lembrar-se de manter...
  5. passo 5 complete o movimento, mantenha os ombros alinhados com a ameaça (virados para a ameaça), estenda ambos os braços para fora.
    Completar o movimento, manter os ombros alinhados com a ameaça (de frente para a ameaça), estender ambos os braços a direito. Não é recomendável dobrar um dos braços. Pressionar a arma e dobrar um braço provoca uma tendência natural para o corpo se torcer, fazendo com que os tiros não sejam certeiros. Esta tendência pode ser ultrapassada com o tempo, mas não é recomendada.
    • No campo de tiro, um braço de disparo muito esticado é uma boa forma de manter a mira o mais apertada possível, mas numa situação tática, normalmente não é melhor mantê-lo totalmente esticado porque aumenta o seu tamanho visual.
      passo 5 completar o movimento, manter os ombros alinhados com a ameaça (encarar a ameaça), estender ambos os braços a direito.
    • Pratique estendê-lo apenas cerca de dois terços do caminho, ou mesmo metade. Vai demorar algum tempo a habituar-se, pois a arma está muito mais perto da sua cara do que está habituado, mas o perfil mais pequeno é muito melhor para tácticas de proximidade.
      passo 5 complete o movimento, mantenha os ombros alinhados com a ameaça (de frente para a ameaça), estenda os dois braços para fora.
    • Pouco antes de a arma chegar à sua posição final, deve concentrar-se rapidamente e diretamente, e apenas, na mira frontal. O alinhamento da mira deve vir logo a seguir (para mais informações sobre alinhamento da mira, imagem da mira e mira de flash, leia o artigo Prepare-se Taticamente com uma Pistola.
      passo 5 completar o movimento, manter os ombros alinhados com a ameaça (encarar a ameaça), estender ambos os braços para fora.
  6. passo 6 criar isometric pressure once in the firing position.
    Crie uma 'pressão isométrica' quando estiver na posição de disparo. Esta é uma pressão estabilizadora que ajuda imenso nos tiros seguintes, principalmente, mas também ajuda na retenção e noutras coisas. A pressão isométrica é feita puxando para trás com a mão de apoio enquanto empurra para a frente com a mão de disparo.
    • Esta é uma posição extenuante, mas altamente benéfica. Praticar esta posição sempre que estiver na carreira de tiro ajudará o seu tiro e dar-lhe-á uma memória processual que será utilizada em qualquer situação extrema. Esta pressão que está a ser criada deve ser um pouco cansativa nas primeiras vezes que a tentar. Especialmente quando o braço de disparo não está totalmente estendido.
    • O punho da mão de disparo pode ser afrouxado (para aumentar a precisão) enquanto mais pressão é criada pelo braço de apoio.
  7. passo 7 execução de uma tática...
    Efetuar uma recarga tática antes de voltar a guardar a arma (só depois de a luta parecer estar terminada) é uma excelente opção tática e um hábito a adquirir.
    • Não só tem a certeza de que encontrou uma pausa no combate (uma vez que nada é imediatamente uma ameaça), como também, se algo acontecer enquanto estiver a recolocar o coldre, ou depois de o ter feito, tem um carregador cheio (+1 na câmara) para retaliar contra um choque posterior que possa ocorrer.
  8. passo 8 volte a coldrear na ordem exatamente oposta à anterior.
    Volte a guardar a arma na ordem exatamente oposta à anterior. Puxe para trás para a posição de contacto próximo 3, coloque a mão na barriga.
    • Nesta altura, talvez seja conveniente fazer uma pausa. Numa situação de combate, a luta que pensa estar terminada pode voltar a surgir. Dê uma última olhadela rápida à sua volta.
    • Depois, coloque a segurança, rode o pulso e levante o cotovelo, empurre a arma diretamente para o coldre e prenda-a. A não ser que seja um agente da autoridade, não deve ter pressa em voltar a coldrear a sua arma, pelo que pode dar estes dois últimos passos lentamente e certificar-se de que a pistola desliza suavemente no coldre.
      passo 8 volte a guardar a arma na ordem exatamente oposta à anterior.
    • Certifique-se de que mantém o punho da pistola totalmente seguro até a ter colocado completamente no coldre (mais uma vez, isto permite uma resposta rápida a quaisquer surpresas que possam surgir).
      passo 8 voltar a guardar a pistola na ordem exatamente oposta à anterior.
  9. passo 9 praticar (na perfeição, começar devagar!
    Pratique (na perfeição, comece devagar!) o saque cerca de 500 a 1000 vezes (não é a brincar - é o tempo necessário para que o processo se torne memória muscular processual) e, em breve, descobrirá que consegue sacar extremamente rápido.
    • A prática em seco (com uma arma descarregada - ver Avisos abaixo) é a melhor forma de ter os movimentos enraizados na sua memória muscular sem qualquer custo adicional. Praticar durante cerca de 20 minutos todos os dias durante uma semana irá surpreendê-lo com a rapidez com que se pode tornar.
    • Pode utilizar carregadores vazios e munições de treino, que são munições fictícias.
    • Pratique também o coldre e faça exercícios de recarga.
  10. passo 10 tente sacar e disparar contra um alvo na carreira de tiro quando tiver aperfeiçoado a apresentação.
    Tente desenhar e disparar contra um alvo na carreira de tiro quando tiver aperfeiçoado a apresentação. Lembre-se de que os passos de três a cinco devem ser suaves e nivelados. Tente concentrar-se na mira frontal mais cedo, até conseguir ter uma mira de flash antes de a arma estar na sua posição final. É assim que se torna um atirador rápido a partir do coldre.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Qual é o objetivo da mão de apoio na barriga? Qual é a razão para puxar a arma em direção ao peito depois de disparar?
    Uma das principais razões é preparar a sua mão não dominante para receber a arma e formar um aperto firme na arma. Outra razão é estabilizar-se antes de entrar na posição de pontaria padrão, uma vez que sacar a pistola rapidamente pode abanar o seu corpo violentamente, por isso é melhor colocar a sua mão aí pelas razões acima referidas.

Dicas

  • Quanto mais você praticar, melhor ficará.
  • Um campo de tiro nem sempre é o melhor lugar para atirar. Em um campo de tiro, você está limitado a um pequeno espaço confinado, você e seu alvo nunca estão em movimento. Uma propriedade privada com muitos hectares é provavelmente um local melhor (não se esqueça de verificar as leis locais e estaduais e obter permissão do proprietário do terreno).
  • Encontrar uma carreira de tiro ao ar livre é mais seguro do que numa propriedade privada. Mesmo os campos de tiro ao ar livre são obrigados a construir a área para garantir que quase todas as balas perdidas são contidas. Embora nada seja perfeito, a utilização de uma carreira de tiro ao ar livre dá-lhe liberdade de movimentos e torna a sua prática mais segura. Também é menos provável que você descubra que alguém inocente foi atingido por uma bala perdida no noticiário da noite.

Avisos

  • Todos os treinos devem ser feitos no campo de tiro, obedecendo a todas as regras de segurança, ou em um local legal e privado com uma arma descarregada (ou você pode substituir as balas por cápsulas).
  • Qualquer arma de fogo só deve ser disparada num local seguro e legal. Esteja ciente das leis estaduais e locais sobre o uso e transporte de uma arma de fogo e siga-as cuidadosamente. As leis mudam drasticamente entre estados e podem mudar entre condados ou mesmo cidades.
  • Nunca coloque o dedo no gatilho antes de sacar a arma, pois é assim que acontecem as descargas por negligência.
  • Segurança em primeiro lugar! As armas de fogo são muito perigosas. Só use uma pistola ou outra arma de fogo se você for um atirador experiente ou se tiver um atirador muito experiente supervisionando-o diretamente.