Como fazer um suplex como um astro da WWE

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um suplex é um movimento de luta livre profissional que faz o teu adversário cair sobre a tua cabeça. Depois disso, cais para trás, fazendo com que o teu adversário bata com as costas no ringue. Tal como muitos dos teus movimentos favoritos de luta livre profissional, o suplex pode ser perigoso se for executado incorretamente, pelo que deves ter sempre supervisão quando o tentares fazer. Mas com um pouco de conhecimento sobre como o movimento é realizado e alguma prática, você logo será capaz de fazer um suplex como os profissionais.

Passos

Preparando-se para o Suplex

  1. Passo 1: Vista-se adequadamente para o suplex.
    Vista-se apropriadamente para o suplex. Roupas muito largas podem ficar emaranhadas com o seu parceiro de treino, o que pode causar lesões a um ou a ambos. O ideal é que você e o seu parceiro usem roupas que permitam uma amplitude de movimentos livre sem serem largas.
    • Ao fazer este movimento, para o executar em segurança, é necessário agarrar-se ao tecido dos calções/calças do seu parceiro. As roupas que se rasgam facilmente devem ser evitadas.
  2. Passo 2 Escolher o parceiro de treino correto.
    Escolhe o parceiro de treino certo. Depois de dominar este movimento, é provável que seja capaz de o fazer com pessoas de tamanhos diferentes. Para começar, deve escolher alguém que tenha aproximadamente o seu peso e altura. Assim, será mais fácil apanhar o jeito do movimento.
    • As pessoas que são significativamente mais pesadas do que tu podem ser impossíveis de fazer um suplex. As que são demasiado leves podem não oferecer resistência suficiente.
  3. Passo 3 Pratique numa área segura.
    Praticar numa área segura. É melhor praticar este movimento numa superfície plana e almofadada para evitar a ocorrência de lesões. As almofadas não são recomendadas, uma vez que o seu enchimento não se destina a amortecer o impacto de uma queda. Deve também certificar-se de que a sua área de treino está livre de obstáculos, como brinquedos, árvores ou riscos de tropeçar.
  4. Passo 4 Iniciar o suplex com um golpe.
    Comece o suplex com um golpe. A configuração clássica para o suplex implica que o seu parceiro esteja ligeiramente dobrado na cintura. Para colocar o seu parceiro nesta posição, pode querer fingir que lhe dá um golpe no estômago, para que pareça natural que ele esteja nesta posição dobrada.
    • Muitos lutadores profissionais usam um pontapé na barriga para entrar nesta posição, podendo também usar um murro falso no estômago para entrar na posição.
  5. Passo 5: Entrar na posição de suplex.
    Entre na posição de suplex. De frente para o teu parceiro, pega no teu braço esquerdo e coloca-o atrás do pescoço dele. Ele deve fazer o mesmo consigo. Com a mão livre, estenda a mão para baixo e agarre firmemente os calções/calças do seu parceiro e faça com que o seu parceiro agarre também firmemente os seus calções/calças.
    • Se você ou o seu parceiro estiverem a usar um cinto, este pode ser um apoio útil. Também podes agarrar o tecido com firmeza.

Execução do Suplex

  1. Passo 1 Sinalizar o início do movimento.
    Sinalizar o início do movimento. Deve sinalizar ao seu parceiro que está prestes a iniciar o suplex, dobrando ligeiramente os joelhos. A chave para executar este movimento sem problemas é estar em sincronia com o seu parceiro. Quando dobrar os joelhos, o seu parceiro deve seguir o movimento e preparar-se para saltar para cima.
    • Se não der um sinal correto ao seu parceiro, ele pode ser surpreendido. Neste caso, pode causar danos graves no pescoço.
    • Esteja sempre pronto para parar. Se o seu parceiro não tiver a certeza ou não se sentir confortável e lhe pedir para o largar, deve fazê-lo imediatamente.
    • Nesta altura, tanto você como o seu parceiro devem estar numa posição curvada, com os braços à volta do pescoço um do outro e as mãos livres agarradas firmemente à roupa um do outro.
  2. Passo 2 Endireitar a cintura.
    Endireitar a cintura. A partir da posição de joelhos dobrados, deve descer com os calcanhares e endireitar o corpo até as costas ficarem completamente direitas. Puxe o seu parceiro para este movimento ascendente com o braço que agarra os calções/calças ajudando a levantá-los acima de si. Ao fazê-lo, o seu parceiro deve saltar para cima. Guie-o para cima da sua cabeça num arco suave com a mão que agarra os calções/calças dele.
    • O seu parceiro deve permanecer numa posição curvada até ter ultrapassado o seu ombro e estar por cima da sua cabeça. Endireitar o corpo antes de ele chegar a esta posição dificultará a execução do suplex.
  3. Etapa 3 Seguir para trás num movimento de queda.
    Seguir para trás num movimento de queda. Assim que o seu parceiro estiver levantado por cima do seu ombro, tudo o que precisa de fazer é cair para trás. Tente fazer isso de forma lenta e controlada. Uma queda demasiado rápida pode apanhar o seu parceiro de surpresa ou provocar-lhe lesões.
    • Tanto você como o seu parceiro devem estar posicionados de forma a que, quando caírem, caiam sobre a parte carnuda das costas. Se sentir que você ou o seu parceiro estão torcidos, tente corrigi-lo antes do contacto com o solo.
    • Uma queda forte numa posição torcida pode causar danos graves e permanentes à coluna vertebral. Isto pode resultar numa lesão permanente, como paralisia, pelo que deve ter muito cuidado.
  4. Passo 4 Desengatar à medida que se aproxima do solo.
    Desengate à medida que se aproxima do solo. Até este ponto, é importante que tanto você como o seu parceiro se segurem firmemente um ao outro. A meio caminho entre a posição vertical e o chão, devem soltar-se um do outro. Desta forma, se algo correr mal, nenhuma das pessoas estará a aplicar pressão adicional.

Execução de variações

  1. Passo 1 Dar uma estocada no pescador's suplex.
    Faça o suplex do pescador. Este tipo de suplex é muito semelhante ao suplex clássico. Coloque o seu parceiro em posição com um golpe falso na zona do meio para que ele fique dobrado. Ponha o seu braço à volta do pescoço do seu parceiro e peça-lhe que faça o mesmo consigo, como faria normalmente. Depois:
    • Coloque a sua mão livre atrás da rótula do seu parceiro. Levante a perna dele de forma a que fique levantada do chão e dobrada em direção ao seu corpo.
    • Dê o sinal de início do movimento dobrando os joelhos. Peça ao seu parceiro que o espelhe e se prepare para saltar para o movimento.
    • Desça com os calcanhares e ajude o seu parceiro a subir e a passar por cima do seu ombro utilizando a mão que tem à volta da perna dele. Como o seu parceiro só tem uma perna livre, é importante que o ajude tanto quanto possível sem aplicar demasiada força.
    • Ao aproximar-se do ponto dos três quartos para uma posição vertical, solte a perna do seu parceiro e solte a sua pega.
    • Caia a distância restante até ao chão.
  2. Passo 2 Experimente o suplex alemão.
    Experimente o suplex alemão. Esta variação segue aproximadamente o mesmo procedimento que o suplex clássico, embora nesta variação você e o seu parceiro estejam ambos virados para a mesma direção. Por trás do seu parceiro, pegue nos seus braços e agarre-os firmemente à volta da cintura. Depois:
    • Sinalize o início do movimento com uma flexão dos joelhos. O seu parceiro deve também dobrar os joelhos e preparar-se para saltar.
    • Desça com os calcanhares e guie o seu parceiro para cima e por cima de si enquanto ele salta. Certifique-se de que o agarra firmemente enquanto o faz.
    • Solte o seu parceiro depois de passar o ponto intermédio, para que ele possa desengatar-se e aterrar para além de si e não em cima de si.
    • Complete a sua queda.
  3. Passo 3 Tentar um suplex de borboleta.
    Tenta um suplex em forma de borboleta. Esta versão é um pouco mais perigosa do que as outras, por isso deves ter um cuidado especial. Encare seu parceiro de frente e dê um golpe falso na barriga dele para que ele fique curvado. Deslize os seus braços por baixo das axilas, de modo a que a asa de frango dos braços dele fique para os lados. A cabeça deve estar posicionada para o lado. Depois:
    • Segure firmemente a camisola do seu parceiro. Dobre os joelhos para assinalar o início do movimento. O seu parceiro deve também dobrar os joelhos e preparar-se para saltar para ajudar o movimento.
    • Desça com os calcanhares enquanto o seu parceiro salta para o movimento. Use a sua pega para ajudar a guiar o seu parceiro, mas quando ele estiver três quartos do caminho acima de si, solte-se.
    • Caia a distância restante até o chão.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que eu executo um Dirty Deeds?
    Tens de colocar a cabeça do teu adversário debaixo da tua fossa, agarrá-lo com as duas mãos e deslizar para baixo para cair.
  • Pergunta
    Se não conseguir carregar a pessoa, o que posso fazer?
    Deves procurar um adversário diferente ou tentar ficar mais forte. Os ginásios podem ajudar-te com isso.
  • Pergunta
    Irei sentir dor enquanto executo as acções sujas?
    Depende se estás a fazer o movimento ou a fazer o movimento. Se estiveres a fazer o movimento, então basicamente estás a cair de costas, por isso pode doer um pouco. Se estiveres a fazer o movimento, então provavelmente não, porque a única coisa que bate no chão são os teus braços a segurar a queda para a tua cara.

Dicas

Avisos

  • A execução incorrecta deste movimento pode resultar em lesões graves e permanentes, como a paralisia. Tenha sempre uma supervisão adequada enquanto estiver a praticar.
  • Tente usar força moderada ao praticar este movimento. Usar demasiada força num determinado momento pode fazer com que o seu parceiro bata no tapete com demasiada força.