Como dar um salto mortal

Autor do artigo:Gabriel Silva

A cambalhota básica, também conhecida como rolamento para frente, é uma habilidade de ginástica para iniciantes. Embora a cambalhota seja bastante simples, ela pode ser usada para simular habilidades mais desafiadoras, como o salto mortal frontaltambém conhecido como cambalhota frontal. Se você quiser saber como dar um salto mortal, vá para a Etapa 1 para começar.

Etapas

Dando uma cambalhota básica

  1. Etapa 1 Encontre um piso confortável.
    Encontre um piso confortável. Você deve usar um tapete confortável, o piso da academia da sua escola de ginástica ou um piso com alguma almofada para dar a cambalhota. Se você usar uma superfície dura, como um piso de madeira, é mais provável que machuque a cabeça e o pescoço.
  2. Alongue-se bem. Você deve se alongar antes de executar qualquer habilidade de ginástica. No caso da cambalhota, há algumas partes importantes do corpo que devem ser alongadas bem antes de começar, para que você não torça um músculo ou se machuque. Veja a seguir o que você deve fazer:
    • O alongamento de pique. Sente-se com as pernas esticadas e estenda os braços em direção aos tornozelos para obter um alongamento profundo na parte posterior das coxas e panturrilhas, bem como nas costas.
    • O rolamento do tornozelo. Sente-se, segure o local logo acima do tornozelo e role-o algumas vezes em uma direção e depois na outra. Repita com o outro tornozelo.
    • O alongamento do pulso. Ajoelhe-se e abaixe as mãos de modo que os dedos fiquem voltados para as pernas, não para longe delas. Movimente-se levemente para frente e para trás com as palmas para baixo e, em seguida, vire as mãos de modo que as palmas fiquem voltadas para cima, enquanto os dedos ainda estão apontados para os pés.
    • O alongamento do pescoço. Mova a cabeça da esquerda para a direita e depois para cima e para baixo, como se estivesse balançando a cabeça. Termine o alongamento do pescoço rolando a cabeça no sentido horário algumas vezes e depois no sentido anti-horário.
  3. Fique em pé com o corpo reto. Fique em pé, com as mãos estendidas para cima e os braços ao lado das orelhas. As palmas das mãos devem estar voltadas para fora, ligeiramente para cada lado. Suas pernas devem estar juntas e as costas devem estar ligeiramente arqueadas, com a cabeça voltada para a frente. Essa é uma postura clássica de início na ginástica. No entanto, se você se sentir mais confortável começando no chão, pode pular essa posição inicial e ir direto para o chão.
  4. Agache-se. Dobre as pernas e coloque as mãos em cada lado dos pés, voltadas para a frente e alguns centímetros à frente de cada pé. Seu peito deve estar apoiado nas coxas. Arredonde as costas e abaixe a cabeça de modo que esteja olhando para o umbigo. Lembre-se de que sua cabeça nunca deve tocar o chão em uma cambalhota; manter essa posição ajudará a manter sua cabeça acima do chão. Na verdade, você aterrissará na parte superior das costas, e não em qualquer parte da cabeça.
  5. Empurre-se com as pernas. Incline-se para a frente enquanto empurra os pés e as pernas e faz os quadris subirem acima da cabeça enquanto as mãos permanecem no chão. Seus braços e pernas devem estar retos, mas ainda um pouco flexionados, enquanto você rola para frente e cai de costas.
  6. Continue a rolar para frente. Lembre-se de que a cabeça e o pescoço nunca devem tocar o chão; à medida que você continuar a rolar, a parte superior das costas tocará o chão primeiro, enquanto você rola para o resto das costas antes de subir. Ao rolar, mantenha os ombros retos e nivelados; se um ombro se mover antes do outro, você poderá se machucar e não conseguirá dar a cambalhota em uma posição reta. Não é necessário pular para dar um salto mortal - na verdade, isso pode causar lesões - tudo o que você precisa é rolar para frente usando o impulso gerado pelas pernas.
    • Continue. Suas pernas devem estar dobradas ao terminar o salto mortal e você deve aterrissar em pé com os braços esticados à sua frente.
  7. Levante-se. Para finalizar a cambalhota, você deve rolar sobre os pés e usar o impulso para ficar em pé, com os braços totalmente levantados e o corpo reto mais uma vez.

Tentativa de variações avançadas

  1. Tente uma cambalhota com parada de mão. Esse movimento avançado é uma combinação de uma parada de mão e um salto mortal. Comece com as pernas afastadas na largura dos ombros e o corpo reto. Faça uma parada de mão e pare por um momento enquanto suas pernas estiverem retas no ar. Mantendo as pernas juntas, dobre os braços e abaixe o corpo em direção ao chão, depois incline o queixo e dê um salto mortal. Termine na posição de pé com as mãos sobre a cabeça.
    • Como esse movimento é bastante difícil, talvez seja melhor tentar com um observador nas primeiras vezes.
    • Tenha muito cuidado para inclinar o queixo de modo que sua cabeça não toque o chão em nenhum momento.
    • Faça flexões parciais para ajudar a desenvolver os músculos serrátil e intercostal, de modo que seja mais fácil fazer as paradas de mão.
  2. Faça um kip-up com salto mortal. Esse movimento é especial por causa da aterrissagem, que é semelhante a uma salto de mãos para trás aterrissagem. Dê uma cambalhota normal, mas, em vez de simplesmente ficar de pé, pule com os dois pés em uma posição ereta. Você precisará dar um salto mortal rápido para ganhar impulso suficiente. Use as mãos para ajudar a impulsionar o corpo ao saltar e, em seguida, aterrisse de pé e endireite o corpo com os braços acima da cabeça.
  3. Dê uma cambalhota de mergulho. Se você realmente quiser impressionar seus amigos, experimente essa variação impressionante da cambalhota básica. Em vez de começar em uma posição fixa, você corre e depois mergulha no rolo. Faça um mergulho curto de cabeça, como se estivesse mergulhando em um tronco baixo. Aterrisse sobre as mãos, incline a cabeça e imediatamente se lance em uma cambalhota. Mova-se rapidamente para os pés e termine com o corpo reto e as mãos esticadas sobre a cabeça.
    • Não tente fazer esse movimento até que você tenha dominado completamente a cambalhota, a parada de mão, o salto mortal frontal e outros movimentos avançados.
    • Quando pegar o jeito, você poderá começar a fazer mergulhos maiores.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço uma cambalhota para trás?
    Você fará o inverso de uma cambalhota. Você rolará de costas e chutará as pernas sobre a cabeça. Certifique-se de rolar a cabeça para fora de debaixo de você ao fazer isso.
  • Pergunta
    Dei um salto mortal em minha cama e agora não consigo inclinar a cabeça para a direita. O que devo fazer?
    Se algo não parecer certo, informe a um adulto e procure atendimento médico. É provável que você tenha feito apenas uma distensão, mas um médico poderá lhe dar certeza.
  • Pergunta
    O que é o procedimento de cambalhota para trás?
    Você fará o inverso de uma cambalhota. Role para trás e chute as pernas sobre a cabeça. Certifique-se de rolar a cabeça para fora de debaixo de você ao fazer isso.

Vídeo

Dicas

  • Sempre incline o queixo para dentro para não machucar o pescoço.
  • Procure uma superfície mais macia, como carpete ou colchão, em vez de superfícies mais duras, como pisos de madeira. Ao fazer isso, você pode acabar com os ombros machucados, o que pode ser doloroso por alguns dias.
  • Não use uma saia para dar cambalhotas.

Avisos

  • Certifique-se de não comer ou beber demais quando estiver dando cambalhotas.
  • Se você der muitas cambalhotas, ficará doente. Você pode ficar doente se não for capaz de lidar com as cambalhotas repetidas vezes. Isso não é recomendado para quem está dando cambalhotas pela primeira vez.