Como fazer um salto mortal

Autor do artigo:Gabriel Silva

Uma cambalhota lateral é um truque popular do parkour e da corrida de estilo livre que envolve a utilização do impulso para a frente combinado com um quarto de volta antes de sair do chão, de modo a fazer uma cambalhota para o lado em que o peito e a cabeça permanecem virados para a mesma direção durante todo o tempo. A direccionalidade faz com que pareça um pouco com uma roda de carroça aérea; no entanto, a forma é completamente diferente. Com as devidas precauções e muita prática, é possível aprender a dar uma cambalhota para o lado.

Coisas que você deve saber

  • Antes de tentar um salto lateral, certifique-se de que consegue fazer uma roda de carroça e um salto frontal.
  • Pratique com muitos tapetes e um observador.
  • Quando estiveres pronto para fazer um salto lateral, corre a uma velocidade de 30-40% para estabelecer o impulso para a frente e mantém os teus últimos passos suaves e baixos em relação ao chão.
  • Aterre nas pontas dos pés com os pés afastados à largura dos ombros.

Passos

Preparando-se para um salto lateral

  1. Passo 1 Pratique as rodas de carroça.
    Pratique as rodas de carroça. Apesar de a técnica entre uma roda de carroça e uma cambalhota lateral ser bastante diferente, as rodas de carroça podem ajudá-lo a habituar-se à rotação da cambalhota lateral, bem como a localizar o chão e a orientar-se durante a rotação lateral. Se conseguir passar a fazer rodas de carroça com uma mão, melhor ainda.
  2. Passo 2 Praticar as cambalhotas frontais.
    Pratique os flips frontais. De várias maneiras, os flips laterais têm a mesma forma que os flips frontais, com os passos principais, o lançamento do chão e a rotação para dentro. Embora não seja um requisito, já estar confortável com os flips frontais fará com que todo o processo seja mais natural e fácil.
    • Se te sentires mais confortável a começar com um front flip, podes encontrar mais informações sobre como aprender a fazer front flip em: Como fazer um Front Flip
  3. Passo 3 Pratique com muitos tapetes.
    Pratica com muitos tapetes. Uma vez que parte da dificuldade deste truque é o bloqueio mental associado ao medo de aterrar incorretamente, pode ajudar a ultrapassá-lo praticando com muitos tapetes. Uma vez que este truque exige que se lance de pé e ganhe um pouco de altura, saltar para cima de blocos de ginástica também é uma óptima forma de praticar, que oferecem ainda mais amortecimento do que os tapetes.
  4. Passo 4 Obter a ajuda de um observador.
    Obter a ajuda de um observador. Uma outra forma excelente de o ajudar a dominar o movimento é com a ajuda de um observador. Para além de possivelmente lhe dar dicas sobre como se lançar melhor ou se dobrar mais firmemente, um observador pode ajudá-lo a praticar, permitindo-lhe rolar sobre as suas costas. O movimento não é exatamente o mesmo, mas ao fazer o lançamento da mesma forma, ao fazer a dobragem de forma semelhante e ao sair da dobragem com os pés a apontar perpendicularmente ao movimento, está a praticar os aspectos chave das viragens laterais.

Entrar na viragem lateral

  1. Passo 1 Estabelecer o impulso para a frente.
    Estabeleça o impulso para frente. A corrida para um salto lateral é importante porque precisa de transferir essa energia para a frente em altura quando saltar para o salto. Embora você precise de uma boa velocidade, você não quer estar em um sprint completo, porque isso torna muito mais difícil plantar os pés e saltar.
    • Pode pensar que a velocidade ideal é mais uma corrida a 30-40% da velocidade.
  2. Passo 2 Mantenha os passos finais suaves e baixos em relação ao solo.
    Mantenha os últimos passos suaves e baixos em relação ao solo. Ao dar os últimos dois ou três passos antes do lançamento, mantenha os passos suaves e os pés baixos em relação ao solo. Se os passos forem muito irregulares ou se os joelhos estiverem muito altos, será muito mais difícil girar para o lado e tirar os pés do chão para transferir o impulso para a frente em altura para o flip.
    • Ao dar os últimos passos demasiado alto, também transfere prematuramente algum do seu impulso para a frente para o impulso descendente no chão. O objetivo é maximizar o movimento para a frente de modo a transferir o movimento para o salto da forma mais eficiente possível.
  3. Passo 3 Gire 90° após o último passo antes do soco.
    Gire 90° após o último passo antes do soco. O soco, neste caso, refere-se literalmente ao momento em que tira os pés do chão para se lançar no salto lateral. O soco é o último contacto que os seus pés fazem com o chão antes de dar o salto. Após o último passo de avanço, deve rodar o corpo 90° para que o seu lado fique virado para a direção da cambalhota. Esta viragem deve ser feita com os dois pés no ar e os pés devem estar mais próximos uns dos outros, para que atinjam o chão como uma mola no soco.
    • Não importa se gira 90° para a esquerda ou para a direita. Provavelmente, será mais confortável virar para o mesmo lado que viraria para uma roda de carroça, e provavelmente escolherá essa direção quase instintivamente.
    • Pode encontrar um tutorial visual sobre este momento exato em: https://www.youtube.com/watch?v=RFTKeJi6D7k#t=229
  4. Passo 4 Levantar os braços.
    Levanta os braços. O movimento dos braços durante o soco e o lançamento ajudará na rotação do corpo. Levantará os braços ao mesmo tempo que dá o último passo e vira para o soco.
    • Algumas pessoas preferem trazer o braço principal (se estiver a virar primeiro para o lado direito, então o braço direito) totalmente para cima, de modo a que o ombro esteja quase a tocar na cabeça. Outras preferem ter os dois braços à frente em vez de um acima, para balançar os dois braços e ajudar na rotação. Pode achar que uma posição funciona melhor para si do que a outra.
    • Para uma representação visual do movimento do braço, pode consultar: https://www.youtube.com/watch?v=RFTKeJi6D7k#t=286
  5. Passo 5 Incline as pernas ligeiramente contra a direção em que se move're moving.
    Incline as pernas ligeiramente contra a direção em que se está a mover. Para obter a maior altura possível do seu soco, deve fazer o contacto com o chão com as pernas ligeiramente inclinadas contra a direção em que se move e com os joelhos ligeiramente dobrados.
    • Pode ser difícil de visualizar, mas se estiveres a mover-te da esquerda para a direita nesta página, por exemplo, então as tuas pernas vão aterrar mais como \.
    • A razão para isto é que, à medida que aterras e dás um murro, o teu corpo continua a carregar o impulso para a frente e as tuas pernas estão mais próximas da vertical na altura em que te lanças do chão. Se aterrares com as pernas na vertical, quando saltares, o teu corpo já está mais inclinado para //, o que faz com que te lances para a frente a uma altura mais baixa, tornando mais difícil inclinar-te, rodar e aterrar antes de voltares a bater no chão.
    • Se tiveres dificuldade em visualizar este posicionamento, tenta olhar para: https://www.youtube.com/watch?v=RFTKeJi6D7k#t=382
  6. Passo 6 Dar um soco do chão tendo como objetivo a altura máxima.
    O objetivo é levantar o pé do chão com a altura máxima. Nesta altura, já fez a rotação de 90°, aproximou os pés, tem os braços levantados e aterrou com as pernas em ângulo e os joelhos ligeiramente dobrados. Agora é o momento em que transfere toda essa energia para a frente para uma altura ascendente, saltando do chão.
    • Pode praticar facilmente a corrida para cima e o soco sem se dobrar e rodar quando sai do chão. Pratique esta manobra até sentir que está a transferir a maior parte do impulso para a altura vertical, em vez de continuar para a frente e para fora.

Virar e aterrar

  1. Passo 1 Atire os braços e o peito para o flip.
    Lance os braços e o peito para o flip. A rotação para o flip lateral virá dos braços, da cabeça/peito e das ancas. Assim que os dedos dos pés saírem do chão, lance os braços e a cabeça na direção da cambalhota. Como seus braços já estão para cima ou para fora e preparados, esse movimento deve ser quase instantâneo.
    • Se, ao praticar a cambalhota lateral nos tapetes, constatar que tem problemas com a rotação insuficiente, é provável que esteja a lançar os braços e a cabeça/peito para a cambalhota demasiado tarde ou com pouca força. Tente iniciar conscientemente a sua rotação no momento em que os dedos dos pés deixam o chão para obter mais rotação do seu tempo no ar.
  2. Passo 2 Puxe as ancas para o lado.
    Puxe os quadris para o lado. Para ajudar a transferir o movimento rotacional da parte superior do corpo para a parte inferior, você também deve puxar os quadris para o flip, o que ajudará a iniciar o processo de trazer as pernas para cima e para cima. A sua inclinação pode ser empurrar as ancas para trás e o rabo para fora, mas deve manter o rabo alinhado e empurrar as ancas para o lado e não para trás.
  3. Passo 3 Levantar os joelhos.
    Levante os joelhos. Da mesma forma que um patinador artístico se encolhe numa bola para aumentar a velocidade de rotação, precisa de se encolher numa bola para dar uma cambalhota mais rápida. Ao lançar os braços, a cabeça e as ancas para a rotação, deve também elevar os joelhos e encolher-se numa bola à medida que as pernas sobem e passam por cima de si.
    • Ao lançar os braços para a rotação no passo 1, eles terão passado de cima de si ou à sua frente para mais perto das suas pernas. Isto faz com que seja muito fácil agarrar os joelhos enquanto os dobra, o que lhe permite puxá-los com mais força.
    • O ideal é agarrar logo abaixo das rótulas, porque ao nível do joelho pode forçar a perna para fora e ao nível da canela vai forçar a perna para trás numa posição estranha que dificulta a aterragem.
    • A segunda principal razão para a sub-rotação é o facto de não se puxar para dentro com força suficiente. Se achar que tem muito pouco tempo para dobrar as pernas, faça um esforço para puxar as pernas para dentro mais cedo; tente combinar o esforço de puxar as ancas e trazer as pernas para cima.
  4. Etapa 4: Localize o seu local de aterragem no chão.
    Localize o seu local de aterragem no solo. Mais ou menos a meio da rotação, conseguirá facilmente localizar o chão. Assim que vir o chão, use-o para se orientar, para que possa começar a preparar-se para aterrar.
    • Algumas pessoas podem ter dificuldade em aterrar porque ficam desorientadas quando se viram e tentam ver o chão num movimento tão rápido. Pode achar mais fácil fixar os olhos num ponto à sua frente em vez de tentar olhar para baixo em direção ao chão. Ao fixar os olhos num objeto à medida que dá a volta, não tem de localizar o chão, basta esticar as pernas à medida que o objeto volta a ficar virado para cima quando a sua visão dá a volta.
  5. Passo 5 Estenda as pernas para absorver o impacto.
    Estenda as pernas para absorver o impacto. Assim que as pernas passarem o ponto vertical e voltarem para o chão (por volta dos 3/4 da rotação), interrompa a posição de dobragem e estenda as pernas para aterrar. Isto permite-lhe abrandar a sua rotação e também amortece o impacto. Os joelhos devem estar ligeiramente dobrados e prontos a absorver o impacto, em vez de rigidamente direitos.
    • Se der por si a rodar demasiado e a tropeçar para a frente ao aterrar, tente estender as pernas ligeiramente mais cedo no flip para abrandar a rotação mais cedo.
  6. Passo 6 Aterre com os pés afastados à largura dos ombros e na planta dos pés.
    Aterre com os pés afastados à largura dos ombros e na planta dos pés. A aterragem será mais suave se a força da aterragem for distribuída de forma mais uniforme. Para isso, aterre com os pés mais ou menos à largura dos ombros e aterre nas bolas dos pés, em vez de nos calcanhares ou dedos dos pés.
    • Ao aterrar com os pés afastados à largura dos ombros, distribui a força e dá a si próprio um centro de gravidade mais robusto, o que significa que tem menos probabilidades de perder o equilíbrio e cair.
    • É provável que, no início, se arredonde durante o flip e aterre virado para trás em vez de para os lados. Isso se deve principalmente ao fato de balançar os braços em um ângulo, em vez de diretamente na virada lateral. É preciso prática para corrigir.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Para onde devo olhar durante o lançamento?
    Antes do lançamento, mantenha a cabeça direita. Durante a cambalhota, olhe para o chão para aterrar.
  • Pergunta
    Para onde devo olhar no final de um flip? Se olhar para o chão, perco altura.
    Olhar para o chão no final de uma cambalhota não faz mal, porque ajuda a ver onde aterrar e significa que está a inclinar a cabeça. Não deves olhar para o chão quando começas a fazer o flip, porque assim o teu peito e ancas vão para baixo, não para cima.
  • Pergunta
    Como é que eu lido com o meu medo para que ele não me impeça de fazer saltos?
    Trabalhe lentamente até ao salto ou truque. Comece num trampolim com um movimento simples, por exemplo, e depois vá aumentando a partir daí. Por vezes, é necessário ultrapassar o medo, mas normalmente é impossível livrar-se dele, a menos que o cérebro saiba que será perfeitamente seguro.

Vídeo

Dicas

  • Alongue-se primeiro.
  • Exercícios como chutes de perna para frente e para trás e saltos a partir da posição de agachamento ajudarão a desenvolver a flexibilidade, os músculos e a altura do salto.

Avisos

  • A aterragem incorrecta ao tentar este truque pode levar a lesões graves. Pratique bastante em blocos de ginástica, tapetes e outras superfícies macias antes de tentar dar um mortal lateral no chão.