Como fazer um chute lateral

Autor do artigo:Gabriel Silva

Há uma variedade incrível de técnicas utilizadas nas artes marciais para ganhar poder sobre um adversário. O pontapé lateral é uma arma crucial nas artes marciais que pode ser utilizada de forma muito eficaz se for aperfeiçoada. É particularmente poderoso devido à geração de força a partir das ancas, costas e núcleo e pode causar muitos danos. Existem diferentes versões do chute lateral, mas seguindo alguns passos e praticando a sua técnica, você será capaz de chutar lateralmente com facilidade.

Passos

Fazendo um chute lateral regular no Taekwondo

  1. Passo 1: Segure-se em uma cadeira ou parede para se equilibrar.
    Segure-se em uma cadeira ou parede para se equilibrar. Você deve praticar seu chute lateral passo a passo para garantir que está usando a técnica correta. Agarre-se a uma cadeira ou parede para o ajudar a equilibrar-se enquanto aprende o movimento do seu pé de pontapé.
  2. Passo 2 Coloque-se de lado em relação ao alvo e levante o joelho da perna da frente.
    Coloque-se de lado em relação ao alvo e levante o joelho da perna da frente. O tornozelo deve estar fletido e a lâmina do pé deve estar pronta a atacar. A lâmina do pé é a borda exterior, que irá utilizar para atingir o alvo. Quando levanta o joelho, deve apontar o calcanhar para o alvo.
    • Embora normalmente virasse o corpo para o lado durante o pontapé lateral, por agora deve começar de lado para praticar apenas o movimento do pé que pontapeia.
    • Este é um pontapé reto, pelo que deve ter o calcanhar a apontar para o alvo antes de endireitar a perna.
  3. Etapa 3: Leve o joelho na direção do alvo e estique-o totalmente.
    Levante o joelho na direção do alvo e estique-o totalmente. Estique a perna e coloque o pé à altura do corpo do adversário. Deve tentar colocar o máximo possível da sola do pé virada para o chão, por isso pense no seu dedo grande a levantar e os dedos pequenos a apontar para baixo.
    • Para este golpe, o golpe será sempre dado com a lâmina do pé, por isso não te esqueças disto.
    • Aponta para o corpo do teu adversário.
    • Certifique-se de que o seu calcanhar está mais alto do que os dedos dos pés quando golpeia.
  4. Passo 4 Dobre novamente o joelho e coloque-o no chão.
    Dobre novamente o joelho e coloque-o no chão. Volte a dobrar o joelho para a sua posição original antes de baixar a perna para o chão.
  5. Passo 5 Trabalhe o pé que está de pé.
    Trabalhar o pé em pé. Agora que já praticou o movimento do pé de pontapé, deve adicionar o movimento do pé de apoio. O pé de apoio é fundamental para o pontapé lateral e é extremamente importante para gerar força e manter o equilíbrio.
    • Preste muita atenção ao movimento deste pé.
  6. Passo 6 Comece com o pé de apoio apontado para a frente, para o seu alvo.
    Comece com o pé de apoio apontado para a frente, na direção do alvo. Comece a partir da sua posição normal de combate. Uma posição de combate comum é ficar com o pé esquerdo à frente e o pé direito atrás, virado principalmente para os lados. A sua mão direita deve estar junto ao queixo e a esquerda 30 a 40 cm à frente do ombro esquerdo.
  7. Passo 7 Comece a rodar o pé de pé à medida que começa a levantar o joelho do pontapé.
    Comece a rodar o pé de pé quando começar a levantar o joelho do pontapé. O seu pé deve rodar 180 graus durante todo o pontapé lateral. Isto significa que, quando atingir o alvo, o pé em pé estará a apontar para trás.
  8. Passo 8 Rodar o pé para abrir as ancas e gerar força.
    Gire o pé para abrir as ancas e gerar força. Rodar o pé a toda a volta abrirá as ancas para que o pé possa atingir o alvo na posição correcta. Essa rotação também fornece a força do chute lateral.
    • Pode empurrar o pé à medida que este roda, de modo a poder utilizar os músculos fortes da anca, do rabo e do tronco para dirigir o pé de pontapé para o alvo.
    • Esta rotação significa que se transforma a força do chão em força para a frente no pontapé, tornando o pontapé mais forte e mais duro.
    • Como principiante, pode rodar o pé antes de endireitar o joelho para atingir o alvo. À medida que progride, certifique-se de que roda o pé no final do golpe (quando o joelho está quase esticado), de modo a rodar a anca para o pontapé. Isto gera mais potência e força.
  9. Passo 9 Mantenha o joelho sempre levantado.
    Mantenha o joelho sempre levantado. O joelho deve estar na mesma posição desde que o levanta pela primeira vez, ao fazer contacto com o pé e ao trazer o pé de volta ao corpo.
    • Por exemplo, se colocar o joelho à altura da cintura no início, este deve manter-se à altura da cintura quando entrar em contacto com o alvo e enquanto leva o pé de volta ao corpo.
    • Se baixar o joelho, perderá potência e impedirá que o pontapé atravesse horizontalmente o alvo.
  10. Passo 10 Estique o pé e faça contacto com a lâmina do pé.
    Estique o pé e faça contacto com a lâmina do pé. Endireite o joelho, fazendo com que a lâmina do pé entre em contacto com o alvo.
    • Certifique-se de que utiliza a mesma técnica que anteriormente, em que flexionou o pé para manter a sola virada para o chão o mais possível.
  11. Passo 11 Termine o pontapé e volte a baixar o pé.
    Termine o pontapé e leve o pé de volta para baixo. Dobrar o joelho novamente e, em seguida, baixar o pé para o chão. Deve estar virado para o lado quando aterrar no chão.
    • O pé que não está a pontapear roda para trás cerca de 90 graus para apontar na direção em que está virado.
  12. Passo 12 Pratique o pontapé lateral com frequência.
    Pratique o pontapé lateral com frequência. Continue a praticar para se certificar de que mantém o equilíbrio e gera a máxima potência rodando e utilizando a técnica correcta. Também deve trabalhar a mobilidade e a força da anca para melhorar o seu pontapé lateral.

Executar um pontapé lateral com salto no Taekwondo

  1. Passo 1 Use o pontapé lateral de salto para se aproximar do seu alvo para o pontapé lateral.
    Utilize o pontapé lateral com salto para se aproximar do seu alvo para o pontapé lateral. O pontapé lateral com salto é utilizado para o aproximar do alvo, de modo a poder fazer contacto com o pontapé lateral. Este pontapé também é chamado pontapé lateral de salto.
    • Deve dominar o pontapé lateral normal antes de tentar o pontapé lateral saltador.
  2. Passo 2 Partir da posição normal de combate.
    Comece a partir da sua posição normal de combate. Normalmente, começa-se a partir desta posição, pelo que é melhor praticar a partir dela. Uma posição comum é ficar de pé com o pé esquerdo à frente e o direito atrás, virado principalmente para os lados. A mão direita deve estar junto ao queixo e a esquerda 30 a 40 cm à frente do ombro esquerdo.
  3. Passo 3 Vire os pés e o corpo completamente para o lado.
    Vire os pés e o corpo completamente para o lado. Isto dá-lhe uma vantagem quando avançar para o pontapé mais tarde. Mantenha os joelhos dobrados para poder mover-se facilmente a partir desta posição.
  4. Passo 4 Saltar para cima e para a frente ao mesmo tempo.
    Salte para cima e para a frente ao mesmo tempo. Este é o 'hop' ou 'skip' ou o pontapé lateral com salto. Mova-se para a frente em direção ao seu alvo enquanto salta. Você deve pular com os dois pés ao mesmo tempo.
    • Você não estará pulando em um grande salto para frente. Apenas saltará para colocar o seu corpo e perna à distância correcta do alvo para o pontapé lateral.
  5. Passo 5 Leve o joelho da frente ao peito enquanto salta.
    Leve o joelho da frente ao peito enquanto salta. Quanto mais alto conseguir levar o joelho ao peito, mais alto será capaz de pontapear o alvo.
  6. Passo 6 Estenda o pontapé para fora e faça contacto.
    Estenda o pontapé para fora e faça contacto. Pode fazer contacto com a sola ou com o calcanhar do pé.
    • Se estiver a treinar, é melhor bater com a sola do pé.
    • Se estiver a tentar partir algo, como um tijolo ou uma tábua, deve usar o calcanhar do pé. Desta forma, a força e a potência do pontapé são transmitidas através do calcanhar, que é a parte mais forte do pé.
  7. Passo 7 Gire o pé que não está a dar o pontapé à volta enquanto estica o joelho que está a dar o pontapé.
    Rode o pé que não dá o pontapé à volta enquanto estica o joelho que dá o pontapé. Deve rodar o pé que não chuta até ficar virado para trás para ganhar mais força no pontapé. Ao esticar o último pedaço do joelho, gire o pé para trazer a força do quadril para o chute.
    • Isto deve ser igual ao pontapé lateral normal.
  8. Passo 8 Aterrar com o pé à frente.
    Aterre com o pé à sua frente. Dobre o joelho e depois coloque o pé no chão. Irá aterrar com o pé à sua frente em vez de o trazer para trás.
  9. Passo 9 Pratique ambos os lados.
    Praticar ambos os lados. É igualmente importante praticar este pontapé também com o outro pé. Continue a praticar frequentemente com ambas as pernas para desenvolver a memória muscular do pontapé. Isso o tornará mais fácil e rápido em sessões de sparring.

Executar um pontapé lateral invertido no Taekwondo

  1. Passo 1 Utilizar o pontapé lateral invertido para gerar força em competição ou treino.
    Use o pontapé lateral invertido para gerar força em competição ou treino. Este pontapé lateral é semelhante ao pontapé lateral normal, exceto que tem uma rotação. O pontapé lateral invertido é especialmente útil em combates ou quando alguém o está a atacar, pois pode ser executado enquanto se afasta ou se aproxima do seu alvo.
    • Este pontapé também é chamado pontapé lateral giratório.
  2. Passo 2 Partir da posição de combate.
    Começa a partir da tua posição de combate. Começa a partir da tua posição de combate, em que tens um pé à frente e o outro atrás. A mão de trás deve estar junto ao queixo e a mão da frente a 30-40 cm de distância do ombro da frente.
  3. Passo 3 Pré-pivotar a perna da frente.
    Pré-pivotar a perna da frente. Rode o pé da frente de modo a que este aponte para trás ou para longe do alvo. Isto significa que vai rodar o seu pé 180 graus. Terá de começar a rodar as ancas ao mesmo tempo que roda o pé.
  4. Passo 4 Vire a cabeça por cima do ombro para olhar para o seu alvo.
    Vire a cabeça por cima do ombro para olhar para o alvo. A cabeça deve seguir a direção de rotação do pé. Isto significa que estará a olhar por cima do ombro que está do mesmo lado que o seu pé de pontapé.
    • Por exemplo, se o seu pé da frente for o pé direito, então vira o pé direito de modo a que este fique virado para trás e vira a cabeça no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Estará então a olhar para o seu alvo por cima do ombro esquerdo.
  5. Etapa 5: Balance a perna que dá o pontapé para a frente enquanto leva o joelho que dá o pontapé ao peito.
    Balance a perna de pontapé para a frente enquanto leva o joelho de pontapé ao peito. Este movimento é semelhante ao de um pontapé lateral normal. Traga o pé de trás e dobre o joelho enquanto roda o corpo. O joelho deve agora estar junto ao peito e deve existir uma linha reta entre a anca, o calcanhar e o alvo.
    • Por exemplo, se o pé que está a dar o pontapé de saída (pé de trás) for o pé esquerdo, deve continuar a rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio enquanto leva o joelho esquerdo ao peito. Deverá então existir uma linha reta entre a anca esquerda, o calcanhar esquerdo e o alvo.
    • Esta é a 'rotação' do pontapé lateral giratório (ou invertido).
    • Este pontapé lateral ganha força adicional com esta rotação devido ao impulso. Quanto mais suave e rápida for a rotação, mais forte será o pontapé.
  6. Passo 6 Endireitar o joelho para atingir o alvo.
    Endireitar o joelho para atingir o alvo. Estique o joelho para dar um pontapé de saída e atingir o alvo. Normalmente, o objetivo é atingir a altura do peito, mas também pode apontar para outras áreas.
    • Deve golpear com a lâmina (borda externa) do pé ou com o calcanhar. Estas áreas transmitem mais força ao seu alvo.
  7. Passo 7 Dobre o joelho e aterre de novo no chão.
    Dobre o joelho e aterre de novo no chão. Leve o joelho de volta ao peito e dê um passo em frente ou diretamente para baixo com o pé de pontapé. Isto deve trazer-te de volta à tua posição de combate com o outro pé à frente, em comparação com o momento em que começaste o pontapé.

Fazer um pontapé lateral voador no Taekwondo

  1. Passo 1 Use o pontapé lateral voador para impressionar os seus amigos.
    Use o pontapé lateral voador para impressionar os seus amigos. O pontapé lateral voador é uma técnica avançada que é frequentemente usada para fins de demonstração. Se for feito corretamente numa luta, também pode ser muito eficaz.
    • Essa é uma técnica de maior alcance do que um chute lateral normal.
    • A corrida para o pontapé dá muito impulso, tornando-o um pontapé muito poderoso.
  2. Passo 2 Começar a partir da posição normal de combate.
    Comece a partir da posição normal de combate. Uma posição de combate comum é ficar com o pé esquerdo à frente e o pé direito atrás, com o corpo quase todo virado para o lado. O punho direito deve estar junto ao queixo e o esquerdo a 30-40 cm do ombro esquerdo.
  3. Passo 3 Avance em direção ao seu alvo.
    Avance em direção ao alvo. Se estiver a pontapear um alvo, pode dar apenas um ou dois passos, mas se estiver a tentar saltar sobre um alvo, pode ter de começar a correr para obter mais velocidade e potência.
  4. Passo 4 Salte com o pé que não está a pontapear e balance o pé que está a pontapear para cima.
    Salte com o pé que não dá pontapés e balance o pé que dá pontapés para cima. Coloque o seu pé que não dá pontapés (o pé da frente) solidamente no chão e empurre-o para se elevar no ar. Ao empurrar, vire o corpo para o lado para balançar o pé de chute para a frente.
    • Deve também levantar o pé que não dá pontapés, para que o adversário não o possa desviar de si.
  5. Etapa 5: Levar o joelho ao peito.
    Leve o joelho ao peito. Enquanto balança o pé que dá o pontapé no lugar, certifique-se de que dobra o joelho para cima da mesma forma que faria num pontapé lateral normal. Esta dobra do joelho cria muita força extra quando está esticado, por isso, manter a perna esticada irá conduzir a um pontapé muito mais fraco.
    • Quanto mais aproximar o joelho do peito, mais forte será o pontapé.
    • Mantenha o calcanhar a apontar para o alvo.
  6. Passo 6 Endireitar o joelho até ao contacto.
    Endireite o joelho durante o contacto. Endireite-se no final do golpe. O timing é muito importante aqui, pelo que deve praticar frequentemente para aprender a cronometrar corretamente o seu pontapé.
    • Grande parte da sua força provém do facto de endireitar o joelho no momento certo. Certifique-se de que está à distância certa do alvo para o endireitar completamente, mas não tão longe que o pontapé mal toque no alvo.
  7. Passo 7 Golpear com a lâmina ou o calcanhar do pé.
    Golpeie com a lâmina ou o calcanhar do pé. A lâmina do pé e o calcanhar são as partes mais fortes do pé. O calcanhar é especialmente forte, por isso, se estiver a tentar dar um pontapé de saída, deve atacar com o calcanhar para obter a máxima potência.
    • Golpear com a lâmina (ou borda exterior) do pé também é eficaz e ajuda o tornozelo a absorver o impacto do pontapé.
  8. Passo 8 Dobrar o joelho e aterrar.
    Dobre o joelho e aterre. Leve o joelho de volta ao peito e aterre. Pode ser útil continuar a rodar na direção da rotação e fazer um círculo completo para voltar à posição de combate adequada.
    • Assim, se estiver a dar um pontapé com o pé direito, depois do golpe pode continuar a rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para completar um círculo completo e voltar a ficar de frente para o alvo.
    • Não se esqueça de aterrissar em pé e manter o equilíbrio.

Fazer um pontapé lateral no Kickboxing

  1. Passo 1 Utilizar o pontapé lateral no kickboxing para exercícios aeróbicos no kickboxing.
    Utilize o pontapé lateral no kickboxing para exercícios aeróbicos no kickboxing. O pontapé lateral é uma óptima forma de queimar calorias e suar um pouco, e também pode ser divertido! Este é um excelente pontapé para adicionar à sua rotina de exercícios de kickboxing.
    • Pode utilizar um saco de boxe, um parceiro que segure uma almofada ou simplesmente um pontapé de sombra sem nada.
  2. Etapa 2: Coloque-se na sua posição de boxe.
    Coloque-se na sua posição de boxe. As pernas devem estar ligeiramente abertas, um pouco acima da largura dos ombros, com uma perna à frente e outra atrás. A perna que dá o pontapé de saída deve estar à frente. Mantenha os punhos levantados à frente do rosto.
    • Deve praticar com as duas pernas, por isso tente em ambas as direcções. Depois de praticar com uma perna, mude a posição e pratique também com a outra perna.
    • As mãos devem estar à frente do queixo e da boca para proteger a cara.
    • Deve estar de lado em relação ao seu alvo.
  3. Etapa 3 Levantar o joelho da frente em direção ao peito.
    Leve o joelho da frente até ao peito. Este joelho dobrado cria a força para o seu remate, por isso, levante-o o mais alto possível.
  4. Passo 4 Endireitar o joelho.
    Endireitar o joelho. Endireite o joelho diretamente para a frente até ao contacto. Deve fazer contacto com a lâmina, ou borda exterior, do seu pé porque será mais forte e seguro para o seu pontapé.
    • Certifique-se de que está a esticar o joelho diretamente para a frente em direção ao contacto. Isto significa que terá de rodar o corpo e as ancas em simultâneo.
    • Pense no pontapé como um movimento de pisar para lhe dar mais força e potência.
    • Não bloqueie o joelho, nem o estenda completamente, caso contrário pode magoar-se. Deve manter uma ligeira curvatura mesmo quando faz contacto.
  5. Passo 5 Gire o pé que não está a pontapear.
    Rodar o pé que não está a pontapear. Deve rodar o pé que não chuta ao mesmo tempo para criar mais força e potência no seu pontapé. Ele deve acabar virado quase completamente para trás quando você fizer contato com o alvo.
    • O pé que não executa o pontapé deve rodar cerca de 180 graus para que fique virado para trás quando faz o contacto.
    • Esta rotação é muito importante, por isso certifique-se de que se move corretamente durante o pontapé.
    • Vai parecer que está a dar as costas ao alvo porque está a rodar as ancas para o pontapé.
  6. Passo 6 Dobre o joelho e aterre para a frente.
    Dobre o joelho e aterre para a frente. Dobre o joelho novamente após o contacto para trazer o joelho de volta ao peito. Desça o pé para o chão diretamente à sua frente.
    • O pé que não está a pontapear terá de rodar para a sua posição original quando aterrar.
    • Podes arrastar-te para trás depois de o teu pé estar no chão para te afastares do teu adversário.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Quando estou a tentar dar um pontapé lateral ou de gancho, sinto uma dor lancinante na zona lombar, especialmente no lado esquerdo. Como faço para me livrar disso?
    Consulte um médico para se certificar de que não tem nenhuma lesão que possa estar a causar esta dor lombar. Depois, certifique-se de que faz alongamentos diariamente para que os seus músculos se habituem ao movimento do pontapé.
  • Questão
    Como devo baixar a perna depois do pontapé?
    O meu instrutor disse-me que, quando trazemos a perna para trás depois de um pontapé, devemos seguir o mesmo caminho que fizemos ao entrar para dar o pontapé.
  • Pergunta
    Parece que não consigo rodar o pé para o lado em nenhum dos pontapés. O que é que devo fazer?
    Talvez devesses esticar mais o pé. Comece por rodar o tornozelo. Além disso, faça um pivot com o pé em que está de pé até estar a pontapear com a parte lateral do pé.

Vídeo

Dicas

  • Pratique com frequência. Quanto mais praticar, melhor e mais forte será na execução do pontapé lateral.
  • Se quiser realmente tornar-se bom nos seus pontapés laterais, experimente frequentar uma aulas de artes marciais.
  • Inspirar antes de golpear vai deixá-lo mais vulnerável a um contra-ataque, que pode tirar-lhe o fôlego. Você deve expirar antes de lançar o chute para minimizar essa possibilidade.

Avisos

  • Não se exercite se estiver lesionado, a menos que tenha o consentimento de um especialista. Isso pode resultar em mais lesões.
  • Não estenda totalmente a perna, caso contrário pode (dependendo da sua morfologia) danificar os ossos e os tecidos conjuntivos. Mantenha sempre o joelho ligeiramente fletido para evitar problemas permanentes.
  • Faça um aquecimento antes de se exercitar. Se não tiver aquecido, as pequenas microfibras do seu músculo podem rasgar-se, magoando-o e podendo causar lesões. Para proteger os tecidos, é necessário aumentar a pulsação cardíaca para os encher de sangue antes de tentar fazer alongamentos ou exercícios intensos.
  • Os alongamentos corretamente aumentará a sua flexibilidade (pontapés mais altos) e reduzirá o risco de lesões. Alongue-se antes e depois do exercício.