Como fazer um Shove it em um skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

O 'shove it' é o truque primo menos conhecido do 'pop shove it'. O 'shove it' faz o mesmo movimento que o 'pop shove it' sem o pop, ou o ar que se obtém com um 'ollie'. O 'shove it' é um truque de freestyle da velha escola que certamente impressionará e envolve o uso dos pés para girar o skate 180 graus (enquanto você pula no ar e aterrissa na prancha novamente na mesma direção). Também é divertido e simples porque você não precisa saber fazer 'ollie'.

Passos

Praticar o trabalho de pés

  1. Passo 1 Agarre-se a um corrimão para se apoiar no início.
    Agarre-se a um corrimão para se apoiar no início. Uma das melhores maneiras de praticar um truque antes de experimentá-lo é se segurar em algo para se apoiar. Ainda é possível fazer os movimentos de um truque sem rolar no cimento. Pratique em algum lugar como uma garagem e use um corrimão para se segurar.
    • Também podes praticar truques sentado. Só precisa de garantir que a prancha tem espaço suficiente para se mover.
    • Em alternativa, tente primeiro praticar o skate apenas no deck (sem os trucks ou as rodas).
  2. Passo 2 Pratique a postura.
    Pratique a postura. Coloque o pé da frente nos parafusos com o dedo do pé ligeiramente virado para fora. Em seguida, coloque o pé de trás na borda da prancha com o dedo do pé ligeiramente acima da cauda e também com o dedo do pé apontado ligeiramente para fora. Por último, centre o peso do seu corpo sobre a prancha.
  3. Praticar o movimento. O shove it é um truque simples que se baseia na fricção criada pelos seus pés. A ideia é que você mova cada pé na direção oposta. Com força suficiente dos seus pés, o skate vai girar 180 graus. Se for feito corretamente, a prancha deve rodar e aterrar numa linha regular. É melhor praticar agarrado a alguma coisa porque salta do skate enquanto a prancha roda.
    • Controlas a maior parte da rotação, ou o 'empurrão', com o teu pé de trás. O pé de trás tem mais influência do que o pé da frente.
    • O movimento é uma espécie de pontapé de tesoura, em que o pé de trás dá um pontapé na prancha atrás de si e o pé da frente sobe no ar.
    • Corre definitivamente o risco de se magoar quando aterra na prancha depois de esta girar.
  4. Controle o giro da prancha. Quando a prancha estiver a girar, é importante aterrar na prancha depois de uma rotação de 180 graus. Preste atenção onde seus pés pousam. Se não equilibrar os pés na prancha após a rotação, pode cair. Observe como a prancha gira e pratique fazer com que a prancha aterre o mais próximo possível do ponto de partida.
    • Na aterragem, tente equilibrar os pés colocando cada pé na extremidade oposta da prancha.
    • Lembre-se de saltar com o pé de trás, mas depois levante o pé no ar para que possa ficar acima da prancha antes de aterrar novamente.
  5. Tenta o truque enquanto estás parado, mas sem te segurares. Utilize o mesmo local onde tentou o truque com o corrimão, mas desta vez não se agarre a nada.
    • Se cair, está a aprender. Cair é um requisito para aprender a andar de skate.
    • Pratique até conseguir fazer a manobra sem se agarrar a nada para se apoiar.
    • Eventualmente, passe a praticar a manobra enquanto rola. Este será o verdadeiro teste para saber se consegues fazer a manobra. Muitos skatistas acham que você vai melhorar mais rápido quanto mais cedo começar a praticar suas manobras em movimento.

Executando o Shove It

  1. Comece a rolar numa velocidade confortável. Tente encontrar um pedaço de concreto que seja liso. A melhor maneira de fazer este truque, no início, é a uma velocidade lenta. Comece com dois empurrões e depois prepare-se para fazer o truque.
    • Use um capacete se tiver medo de saltar para cima e para baixo do seu skate.
  2. Etapa 2 Posicionar os pés.
    Posicione os seus pés. Coloque o pé da frente sobre os parafusos da frente ou mesmo um pouco mais à frente. Coloque o pé de trás entre os parafusos traseiros e o tail. Antes de uma manobra, ajuda se se agachar e dobrar os joelhos. Não há uma posição única que se deva adotar para este truque. Todos os patinadores executam truques no seu próprio estilo.
    • Se o teu trabalho de pés for diferente da configuração recomendada, então experimenta. Deves procurar o conforto.
    • Quando se habituar, comece a colocar o pé da frente cada vez mais perto do meio da prancha.
  3. Iniciar o empurrão. Sem pisar o tail, use o pé de trás para empurrar o tail para o lado do calcanhar. Usa o pé da frente para ajudar a virar a prancha. Salte para o ar quando a prancha começar a rodar. Quando vir o rabo a dar a volta (ou seja, quando a prancha tiver rodado 180 graus), estenda as pernas e aterre na prancha.
    • Tente não pousar os dois pés num só lado da prancha ou cairá.
    • Enquanto estiver no ar, faça um esforço consciente para colocar cada pé em lados diferentes da prancha.
  4. Pratica até ficares perfeito. Andar de skate exige muito trabalho e determinação. Provavelmente não conseguirá fazer a manobra depois de tentar 10 ou mais vezes. Eventualmente, encontrarás uma forma de modificar a tua técnica para fazeres a manobra. O objetivo é conseguir fazer a manobra em 4 de 5 tentativas. É de esperar cair quando se pratica uma nova manobra.
    • Utiliza o teu peso para equilibrar o impacto da aterragem.
    • Usa joelheiras, cotoveleiras e qualquer outro equipamento de proteção que aches necessário.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como se faz o pop shove para iniciantes?
    Se estás a aprender este movimento, tem em conta que é uma espécie de pontapé de tesoura em que o teu pé de trás pontapeia a prancha atrás de ti enquanto o teu pé da frente vai para o ar. O erro mais comum que vejo é as pessoas fazerem o pé da frente ir diretamente para o chão quando o fazem. Sugiro que pratiques o movimento primeiro só com a prancha, para não teres a complicação extra das rodas.
  • Questão
    Porque é que as minhas rodas traseiras não conseguem sair?
    Se as tuas rodas traseiras não estão a dar pontapés, provavelmente precisas de saltar da prancha mais cedo para que não estejas a segurar a prancha com os pés.
  • Pergunta
    Como é que eu movo o meu pé de trás com a prancha?
    Precisas de saltar para cima antes de empurrar o pé de trás para fora. A direção em que está a empurrar é o lado do calcanhar. Se a prancha não se move com os teus pés, é provavelmente porque não saltaste suficientemente cedo. Saltar tarde fará com que você coloque peso extra na prancha e não permitirá que seu pé empurre as rodas para trás.

Dicas

Avisos

  • Você pode cair se pousar errado.