Como fazer um escorpião na claque

Autor do artigo:Gabriel Silva

O escorpião é uma habilidade de flexibilidade da claque em que se fica de pé num pé enquanto se puxa o outro pé para trás e para cima atrás de si com as duas mãos. Embora seja necessária muita prática para dominar esta habilidade, é possível fazê-la se for dedicado. Prepare o seu corpo com alongamentos para melhorar a sua flexibilidade e equilíbrio. Quando apanhar o jeito, pode mostrar o seu movimento de escorpião sozinho no chão ou durante uma acrobacia de claque. Como aviador, pode executar o movimento do escorpião equilibrando-se no ar enquanto os seus colegas de equipa o seguram.

Coisas que deves saber

  • Antes de aprender o scorpion, primeiro domine os espargatas, as fixações de backbend e a flexibilidade geral.
  • Para executar o scorpion, fique de pé com a perna levantada atrás de si, agarre o pé com a mão, levante-o lentamente e continue a subir até conseguir segurar a perna atrás da cabeça com as duas mãos.
  • Para fazer este exercício no ar, recrute três líderes de claque experientes para segurar os seus tornozelos enquanto executa o scorpion no ar.

Passos

Aprendendo habilidades básicas e melhorando a flexibilidade

  1. Passo 1 Aquecer com uma rotina aeróbica de 10 minutos.
    Faça um aquecimento com uma rotina aeróbica de 10 minutos. Recomenda-se que complete a sua escolha de exercício aeróbico antes de iniciar a sua rotina de alongamentos. Isto ajudará a soltar os músculos e a alongar mais. Pode fazer os exercícios com que se sentir mais confortável. Experimente fazer uma corrida lenta, saltar, fazer lunges ou saltos laterais. Se quiser, pode fazer uma combinação de todos os 4. Certifique-se de que faz o exercício durante pelo menos 10 minutos.
    • Lembre-se de que se trata apenas de um aquecimento para soltar os músculos e evitar lesões. Não precisa de se esforçar até à exaustão.
  2. Passo 2 Alongue os braços, os ombros e o peito durante 10 minutos por dia.
    Alongue os braços, os ombros e o peito durante 10 minutos por dia. É importante alongar a parte superior do corpo diariamente até que o seu corpo esteja flexível e solto. Comece com círculos largos nos braços para soltar as articulações dos ombros. Em seguida, complete uma série de alongamentos que esticarão a parte superior do corpo. É importante esticar os braços antes de tentar fazer o scorpion, porque uma parte do movimento envolve dobrar os braços para trás para alcançar o pé. Tente manter cada alongamento por pelo menos 25 segundos. Alguns alongamentos de braços populares incluem os seguintes:
    • Braços de libélula modificados: Traga um dos seus braços ao longo do corpo em direção à clavícula. Mantendo-o direito, puxe-o com o braço livre e estique-o durante 10 segundos. Repita este movimento com o outro braço.
    • Alongamento dos tríceps: Estenda o braço por cima da cabeça em direção às costas, de modo a que a mão toque na omoplata oposta. Utilize o outro braço para puxar o cotovelo e obter um bom alongamento.
    • Alongamento do peito: Mantenha os braços direitos enquanto os coloca atrás das costas com as palmas das mãos juntas. Lentamente, levante-os o mais que puder para fazer um bom alongamento do peito.
  3. Passo 3 Dominar várias aberturas...
    Domine várias splits para aumentar a flexibilidade das suas pernas. Dominar várias posições de abertura vai ajudá-lo a preparar-se para um scorpion, porque exige que levante completamente a perna. Complete um abertura frontal trazendo uma perna para a frente do corpo e baixando lentamente o corpo com a outra perna esticada atrás de si. Executar um abertura de pernas ficando de pé numa posição vertical e empurrando lentamente os pés para fora até as nádegas tocarem no chão. Certifique-se de que os seus joelhos estão virados para o teto e os dedos dos pés estão apontados.
    • Para um alongamento extra durante o split de straddle, faça extensões laterais dobrando o tronco e tocando os braços nos dedos dos pés.
    • A execução de um split pode ser complicada, especialmente se for um principiante. Não se esforce demasiado e arrisque-se a lesionar os músculos das virilhas.
  4. Passo 4 Faça flexões de costas...
    Faça backbend para praticar o arqueamento das costas. Fazer flexões de costas ajuda-o a arquear as costas, o que é uma caraterística importante do movimento do escorpião. Para fazer um backbend, fique de pé com as pernas afastadas na altura dos ombros. Levante os braços acima da cabeça e dobre-se lentamente para trás enquanto empurra as coxas para a frente. Bloqueie os braços no lugar enquanto se dobra para trás e coloque-os firmemente no chão. Arqueia as costas enquanto estás nesta posição, de modo a que a tua cabeça fique completamente de cabeça para baixo e olhes entre os teus braços.
    • Mantenha esta posição durante pelo menos 10 segundos.
    • Você pode adicionar alguma variação aos seus backbends completando uma ponte de perna reta e movendo as pernas o mais próximo possível da cabeça.

Dominar o movimento do escorpião

  1. Passo 1 Ponha-se direito e levante a perna atrás de si.
    Ponha-se de pé e levante a perna atrás de si. Comece com os braços ao lado do corpo e olhe em frente. Dobre o joelho da perna que vai usar como perna de trás. Normalmente, a perna que está de pé será a perna dominante, por isso, se for destro, a perna direita será a que o vai segurar e a esquerda será a que vai levantar.
    • Certifique-se de que está de pé numa superfície confortável que não seja demasiado dura. Um chão duro vai magoar os seus pés e pode tornar o movimento mais difícil.
    • Se estiver a fazer um scorpion pela primeira vez, deve tentar este movimento com um observador, que deve ser idealmente um dos seus colegas de equipa ou o seu treinador.
  2. Passo 2 Agarre o lado exterior do seu pé de trás com a mão do mesmo lado.
    Agarre o lado exterior do seu pé de trás com a mão do mesmo lado. Se a perna de trás for a perna esquerda, agarre-a com a mão esquerda. Pode fazê-lo rodando a mão e o braço para fora e depois para trás, de modo a que as costas da mão fiquem viradas para a coxa.
    • Certifique-se de que a palma da mão está virada para o interior do pé.
    • As costas devem estar ligeiramente flectidas para trás e a perna de pé deve estar direita e firmemente travada para não ceder.
    • Para um melhor equilíbrio, mantenha a mão livre ao lado do corpo ou na anca. Também pode agarrar-se temporariamente à parede.
  3. Passo 3 Empurre o pé de trás para cima, em direção ao teto.
    Empurre o pé de trás para cima, em direção ao teto. Não utilize a mão para puxar a perna para cima. Em vez disso, dê o seu melhor para usar a força da perna para a empurrar para cima por si só. A única coisa que a sua mão deve fazer nesta altura é orientar a direção da perna e mantê-la em posição.
  4. Passo 4 Empurre a perna para cima com o braço enquanto roda o cotovelo para fora.
    Empurre a perna mais alto com o braço enquanto roda o cotovelo para fora. Empurre a perna o mais alto possível enquanto a agarra firmemente com o braço. Quando o pé estiver mais ou menos à altura da orelha, rode o cotovelo para fora de forma a apontar para a frente, à frente da cabeça. Lembre-se de manter a perna de pé bloqueada enquanto faz isto, ou vai ceder.
    • Empurre sempre a perna para cima e não para trás. Se empurrar a perna para cima, será mais fácil agarrá-la com a outra mão. Se empurrar demasiado a perna para trás, será difícil alcançá-la com a outra mão.
  5. Passo 5 Agarre a perna de trás com a outra mão.
    Agarre a perna de trás com a outra mão. Enquanto continua a empurrar a perna para cima, comece a levantar a outra mão para se preparar para agarrar a perna de trás. Com a outra mão, estenda a mão para trás o mais longe possível e agarre a perna levantada atrás de si.
    • Se tiver dificuldade em alcançar a perna, pode começar por agarrar o pulso da mão que está a segurar o seu pé e, em seguida, voltar para a perna.
  6. Passo 6 Utilize uma correia de acrobacias para melhorar a sua flexibilidade e postura.
    Utilize uma correia de acrobacia para melhorar a sua flexibilidade e postura. Uma correia de acrobacias é uma correia longa e durável que pode ser utilizada para ajudar em vários movimentos de cheerleading. Usar uma correia de acrobacia é uma óptima ferramenta se estiver a ter dificuldade em dominar o escorpião. Para utilizar a correia, enrole o laço à volta do pé e, em seguida, aplique os passos acima para trazer a perna para trás e para cima. Segure a outra extremidade da alça com as duas mãos e leve-as para cima da cabeça até que o movimento esteja completo.

Executar um Scorpion como um Flyer

  1. Passo 1 Recrutar 3 líderes de claque experientes para vos ajudar com esta acrobacia.
    Recruta 3 líderes de claque experientes para te ajudarem nesta proeza. Para executar um escorpião no ar como um voador, precisas de pelo menos 3 pessoas para te ajudar. Dois dos teus ajudantes, chamados 'bases', ficarão de cada lado de ti para te levantar e segurar a tua perna, enquanto a terceira pessoa fica atrás de ti como observador. Certifique-se de que confia no seu observador. É uma posição importante na claque e, se caíres, eles apanham-te.
    • A sua segurança é uma prioridade. Você e os seus ajudantes devem ter experiência em elevações e acrobacias de cheerleaders antes de tentarem este movimento no ar.
  2. Passo 2 As duas bases seguram o pé para se prepararem para a elevação.
    As suas duas bases seguram o seu pé para se prepararem para a elevação. Com as suas bases de pé de cada lado, levante a sua perna dominante de modo a que esta se dobre no joelho. Esta será a sua perna de pé durante a acrobacia. As bases seguram a parte inferior do seu pé com uma mão e o tornozelo com a outra mão.
    • O seu observador deve colocar-se atrás de si e segurar a sua cintura para obter apoio adicional.
    • Coloque as mãos nos ombros das suas bases para manter o equilíbrio.
  3. Etapa 3 Afunde-se e empurre para cima com os joelhos e os braços para se elevar no ar.
    Afunde-se e empurre para cima com os joelhos e os braços para se elevar no ar. Enquanto voador, a sua função é ajudar a levantar-se. Dobre os joelhos, afunde-se e depois empurre-se cuidadosamente para cima. Também podes usar os braços para te empurrares para cima a partir dos ombros das tuas bases.
    • As suas bases vão agarrar o seu pé e empurrar os braços para cima para o mover e oferecer apoio e equilíbrio enquanto estiver no ar.
  4. Passo 4 Trave as pernas e mantenha o corpo firme.
    Trave as pernas e mantenha o corpo firme. Enquanto estiver a ser empurrado para cima, certifique-se de que trava as pernas para que fiquem direitas. Não devem estar dobradas de todo. A parte superior do corpo também deve estar reta e firme. Se se dobrar para a frente ou para trás, arrisca-se a cair.
    • Certifique-se de que os seus ajudantes estão a segurar a parte inferior dos seus pés e tornozelos para o ajudar a manter o equilíbrio durante a acrobacia.
  5. Traga sua perna livre para trás para completar o movimento do escorpião. Quando estiver estabilizado no ar, você pode começar a fazer a acrobacia. Use o braço para trazer a perna livre para trás e para cima para fazer o escorpião.
    • Você precisa continuar a manter a perna travada para se manter equilibrado enquanto faz o movimento.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como conseguir uma agulha de torcida?
    Depois de fazer o scorpion, só tem de puxar a perna para cima e inclinar a cabeça para trás para apanhar a agulha. Mas não tente fazer isto se não tiver feito alongamentos ou se não for supervisionado por colegas de equipa ou treinadores.
  • Pergunta
    Como é que executo um golpe de escorpião se as minhas costas não se dobram como é necessário?
    Continue a alongar-se para aumentar a sua flexibilidade e completar o escorpião.
  • Pergunta
    Há alguma forma de passar de base para voador em 2 meses?
    Sim, sem dúvida. Procura vídeos no YouTube sobre noções básicas de voo e continua a praticar todos os dias. Além disso, lembre-se de se esticar para conseguir essas posições das pernas!

Vídeo

Dicas

  • Ter um observador pode ajudar-te quando estás a começar. Quando usares um observador para aprenderes o teu scorpion, pede-lhe que coloque uma mão por baixo da coxa da perna que estás a puxar para cima e a outra mão na parte inferior do abdómen. O observador deve empurrar ambas as áreas com força e ajudá-lo a equilibrar-se.
  • Use roupas confortáveis e largas enquanto se alonga e tenta fazer o movimento do escorpião. Se não conseguir esticar o corpo porque a roupa está demasiado apertada ou rígida, não conseguirá completar o movimento corretamente.
  • Pratique seus movimentos em uma área aberta. Você não quer correr o risco de cair e se machucar em um objeto duro.