Como fazer um Roundoff Back Handspring

Autor do artigo:Gabriel Silva

O roundoff rápido e poderoso é um movimento de ginástica que permite utilizar o impulso do movimento básico de roundoff para gerar uma rápida e poderosa back handspring. Aprenda a fazer esses dois movimentos separadamente antes de tentar juntá-los. Praticá-los separadamente e dominar cada passo facilitará quando chegar a hora de combiná-los num único movimento.

Passos

Aperfeiçoando o Roundoff Básico

  1. Passo 1 Use um trampolim ou uma superfície elástica quando're first learning the roundoff.
    Use um trampolim ou uma superfície elástica quando estiver a aprender o roundoff pela primeira vez. Os trampolins são óptimos para praticar, tal como os pisos de ginástica, que têm molas incorporadas por baixo. Pode ser útil praticar numa pista de saltos enquanto aprende, que tem mais elasticidade do que um piso de ginástica, mas não é tão saltitante como um trampolim normal. Utilize estas superfícies mais macias para praticar uma boa técnica e ganhar mais confiança enquanto aperfeiçoa a sua cambalhota.
    • Se for novo na ginástica ou no roundoff, trabalhe com um observador até se sentir confortável.
    • Pode até comprar tapetes para utilizar em casa se quiser praticar quando não está no ginásio.
  2. Passo 2 Fique de pé com os pés juntos e os braços ao lado do corpo.
    Fique de pé com os pés juntos e os braços ao lado do corpo. Enquanto se prepara para o roundoff, tente visualizar-se a fazer os movimentos e escolha um ponto no chão ou no trampolim onde gostaria de aterrar. Isto pode ajudá-lo a obter o impulso certo e a praticar com uma boa forma ao iniciar o roundoff.
    • Um roundoff é parecido com uma roda de carroça, mas aterra-se sobre dois pés em vez de um de cada vez. Geralmente, é necessária mais força para um roundoff do que para uma roda de carroça, e deve empurrar-se do chão com os braços, ao contrário da roda de carroça.
    • Se não tiver a certeza de como deve ser o movimento, veja alguns vídeos online ou peça uma demonstração a um colega.
  3. Passo 3 Dê um salto ou corra para a frente e levante os braços acima da cabeça.
    Dê um salto ou corra para a frente e levante os braços acima da cabeça. Precisa de ganhar impulso para o movimento, por isso corra alguns passos para a frente. Levante os braços até ficarem junto às orelhas e mantenha-os tão direitos quanto possível. Pode ser útil começar com o pé dominante e terminar a corrida com o pé dominante antes de avançar para a corrida de fundo.
    • Tente não correr demasiado antes de iniciar o roundoff, pois isso pode fazer com que perca alguma energia e impulso.
  4. Passo 4 Estenda os braços em direção ao chão enquanto avança com o hurdle.
    Estenda os braços em direção ao chão enquanto se lança para a frente. Este movimento é semelhante a uma roda de carroça em que o corpo está ligeiramente virado para o lado. Mova-se de forma a colocar a sua mão dominante no chão primeiro.
    • Mova-se com o movimento para a frente para colocar as mãos no chão em vez de saltar para o roundoff.
  5. Passo 5 Levante as pernas ao longo do corpo enquanto as mãos tocam no chão.
    Levante as pernas ao longo do corpo enquanto as suas mãos tocam no chão. Coloque as mãos firmemente no chão e empurre-as brevemente para cima, fazendo uma parada de mãos enquanto se vira. Posicione o seu corpo de forma a que os ombros, braços e pulsos fiquem paralelos ao chão.
    • Mantenha as pernas tão direitas quanto possível.
    • Se tiver problemas com esta parte, pratique a parada de mãos sozinha para desenvolver a força dos braços necessária para a roundoff.
  6. Passo 6 Aterre com os joelhos dobrados e salte para uma posição vertical.
    Aterre com os joelhos dobrados e depois salte para uma posição vertical. Saia da parada de mãos mantendo as pernas juntas. Dobre suavemente os joelhos e depois salte para cima com as mãos acima da cabeça.
    • Quando aterrar, deve estar virado para a direção oposta à que começou no início do roundoff.
  7. Passo 7 Pratique saltar para cima depois de aterrar o roundoff.
    Pratique saltar para cima depois de aterrar o roundoff. Para se preparar para o back handspring, pratique saltar o mais alto possível sempre que aterrar o roundoff. Isto irá ajudá-lo a ganhar a força e o impulso de que necessita para se impulsionar para o movimento seguinte.
    • Continua a praticar! Tens de te sentir muito confortável com este movimento para o poderes juntar com o back handspring. Pode ser difícil no começo, mas com a prática, você vai melhorar.

Adicionar o Back Handspring

  1. Passo 1 Peça a alguém para o orientar no salto mortal para trás antes de o tentar sozinho.
    Peça a alguém que o ajude a fazer o back handspring antes de o tentar sozinho. Coloque sempre a sua segurança em primeiro lugar quando estiver a trabalhar em novos movimentos. Peça a um treinador, a um amigo experiente ou a um pai para trabalhar consigo e ajudá-lo a observar enquanto aprende a cambalhota para trás ou a adiciona ao seu roundoff.
    • Utilize um tapete octogonal para praticar o back handspring por si só ou utilize-o para praticar a adição do back handspring ao roundoff.
    • Aterre o seu roundoff mesmo antes do tapete para poder praticar a extensão para trás no back handspring.
  2. Passo 2 Empurre os dedos dos pés e balance os braços para cima enquanto inicia o back handspring.
    Empurre através dos dedos dos pés e balance os braços para cima enquanto inicia o back handspring. Balance os braços para cima sobre a cabeça ao sair do roundoff e entrar no back handspring. Ao saltar para o back handspring, pense em mover o seu corpo para trás mais do que para cima no ar.
    • O impulso vem do movimento para trás. Certifique-se de que tem um pouco de altura para o seu back handspring, mas não demasiado. Se saltar diretamente para cima, será mais difícil completar o movimento e perderá algum impulso.
  3. Etapa 3: Dê uma cambalhota para trás enquanto os seus braços passam pela sua cabeça.
    Dê uma cambalhota para trás enquanto os seus braços passam pela sua cabeça. Tente evitar arquear demasiado as costas e, em vez disso, faça força através dos braços e do tronco. Utilize as pernas para o impulsionar para cima e para trás e mantenha os dedos dos pés apontados.
    • Tente manter o seu núcleo tão apertado quanto possível enquanto completa a cambalhota para trás. Isto fará com que os seus movimentos sejam mais precisos e ajudá-lo-á a ter força durante a passagem da cambalhota.
    • Peça ajuda a um observador enquanto pratica. Ele ajudará a suportar o seu peso durante a cambalhota para trás para garantir que está seguro e a usar uma boa forma.
    • Lembre-se de que pode utilizar a pista de cambalhota ou um mapa octogonal para o ajudar a praticar antes de o fazer no chão.
  4. Passo 4 Colocar as mãos no chão.
    Coloque as mãos no chão. Ao virar para trás, deixe as suas mãos tocarem no chão enquanto o seu corpo permanece arqueado. Mantenha os braços tão direitos quanto possível para que a cabeça não bata no chão. Coloque as palmas das mãos no chão, de modo a que os dedos fiquem apontados para longe da cabeça, e deixe que o impulso das pernas impulsione o corpo para trás.
    • Mantenha a cabeça baixa entre os braços.
    • Tente manter as pernas juntas e os dedos dos pés apontados.
  5. Passo 5 Passe as pernas por cima das mãos para fazer uma breve parada de mão.
    Balance as pernas sobre as mãos para fazer uma breve parada de mão. Este é um momento muito rápido e não precisa de manter a parada de mãos, mas pode ajudar a visualizá-la para colocar o seu corpo na posição correcta. As pernas e os ombros devem estar alinhados enquanto se vira.
    • Tente manter as solas dos pés paralelas ao teto quando atingir o meio do salto de mãos para trás.
  6. Passo 6 Empurre-se do chão com os braços.
    Empurre-se do chão com os braços. Use o impulso e a força dos braços para se empurrar para fora do chão a partir da breve parada de mão. Nesta altura, as suas pernas devem estar a balançar para baixo, à medida que termina o salto de mãos para trás.
  7. Passo 7: Coloque os pés no chão ao aterrar.
    Coloque os pés no chão quando aterrar. Mantenha o impulso e balance as pernas e os pés até ao fim. Ao aterrar, levante o peito e certifique-se de que os braços estão direitos e apertados junto à cabeça. Quando aterrar, deixe que as pernas se dobrem um pouco para não cair.
    • Mantenha a parte superior do corpo o mais direita possível para ajudar a manter o equilíbrio.
    • Tente manter as pernas juntas o mais possível durante a cambalhota para trás.
  8. Passo 8 Termine saltando para cima e fazendo a pose de finalização.
    Termine saltando para cima e fazendo a pose de finalização. Balance os braços à sua frente enquanto salta para cima e coloque-os acima da cabeça quando aterrar. Os pés devem estar próximos um do outro e não muito afastados.
    • Continue a praticar os seus movimentos e não se preocupe se demorar algum tempo a conseguir fazer as coisas. Se continuar a trabalhar arduamente, será capaz de fazer o roundoff back handspring completo num instante.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Porque é que tenho de me inclinar para trás?
    Tens de te inclinar para trás porque isso vai ajudar as tuas pernas a aumentar a força e a empurrar a superfície em que estás a fazer a cambalhota.
  • Pergunta
    Como é que eu desço e como é que me livro dos medos?
    Uma dica é cair de costas sobre algo macio para praticar a queda e o medo de cair. Uma passagem para trás pode ajudar-te a cair num salto mortal para trás.
  • Questão
    Deves certificar-te sempre de que tens um observador nas primeiras vezes para ganhares confiança ao ires para trás?
    É assim que toda a gente começa. Quando estiveres mais confiante, podes fazer o lançamento sozinho.

Dicas

  • Alongue-se sempre antes de fazer qualquer exercício para ajudar a manter os membros soltos e protegê-lo de lesões.
  • Concentre-se em aumentar a força das pernas, braços, ombros e núcleo. Esses são os músculos essenciais que o ajudarão a impulsionar o arremesso de mãos para trás.

Avisos

  • Sempre trabalhe com um observador até que você esteja confiante e experiente o suficiente para fazer o roundoff back handspring sozinho e sempre tenha alguém de confiança com você.