Como fazer um Reverse Lunge

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os lunges invertidos (ou para trás) são uma excelente forma de trabalhar os glúteos, os isquiotibiais, os quadríceps e os gémeos, proporcionando-lhe uma parte inferior do corpo forte. Além disso, os lunges invertidos são uma óptima opção para principiantes porque o movimento para trás é mais fácil de controlar. Quando começar a fazer lunges invertidos, pode utilizar o seu próprio peso corporal para obter resultados. Quando o exercício deixar de ser desafiador, você pode adicionar pesos para aumentar a intensidade.

Passos

Executar um Reverse Lunge

  1. Passo 1 Levante-se direito, com as pernas afastadas à largura das ancas e os músculos do tronco activos.
    Levante-se direito com as pernas afastadas à largura das ancas e os músculos do núcleo envolvidos. As suas costas devem estar direitas durante todo o exercício. Mantenha a cabeça virada para a frente, com o queixo inclinado para cima. Além disso, não bloqueie os joelhos.

    Dica: Os lunges invertidos trabalham a perna que está parada, que é a perna da frente. Isto significa que estará a trabalhar a perna direita quando der um passo para trás com a esquerda.

  2. Passo 2 Coloque as mãos nas ancas ou atrás da cabeça.
    Coloque as mãos nas ancas ou atrás da cabeça. Escolha a posição que o faz sentir mais estável. Os lunges invertidos exigem que mantenha o equilíbrio e os seus braços podem ajudá-lo a fazê-lo.
    • Se não tiver a certeza de onde deve colocar os braços, experimente as duas posições para ver qual é a melhor para si.
  3. Passo 3 Dê um passo largo de cerca de 0,61 m para trás com a perna esquerda.
    Dê um passo largo de cerca de 0,61 m para trás com a perna esquerda. Levante a perna esquerda e coloque-a atrás de si, mantendo as pernas afastadas à largura das ancas. Aterre sobre os dedos do pé esquerdo, com o calcanhar quase perpendicular ao chão.
    • Dê um passo atrás o mais confortavelmente possível para evitar colocar o joelho num ângulo estranho.
    • Não tente dar um passo diretamente atrás da sua outra perna. Certifique-se de que as suas pernas se mantêm afastadas à largura das ancas durante todo o exercício.
  4. Passo 4 Coloque o joelho direito num ângulo de 90°.
    Coloque o joelho direito num ângulo de 90°. Baixe a perna da frente num ângulo de 90° enquanto desce em direção ao chão. Mantenha o joelho alinhado com o tornozelo para se certificar de que não o empurra demasiado para fora.
    • Não mova o joelho direito para além dos dedos dos pés, pois isso pode causar lesões.
  5. Passo 5 Baixe o joelho esquerdo num ângulo de 90° ao mesmo tempo.
    Baixe o joelho esquerdo num ângulo de 90° ao mesmo tempo. Dobre ambos os joelhos enquanto se baixa em direção ao chão. Baixe o joelho até que este fique a cerca de 5,1 a 7,6 cm do chão. Mantenha esta posição durante 1-2 segundos.

    Variação: Se não conseguir descer até ao fim, não há problema em modificar o lunge invertido para não baixar tanto o corpo. No entanto, certifique-se de que ambos os joelhos estão dobrados no mesmo ângulo. Se dobrar a perna da frente num ângulo de 90°, mas não dobrar tanto a perna de trás, isso pode forçar os flexores da anca e, eventualmente, lesionar a zona lombar.

  6. Passo 6 Empurre a perna direita para voltar à posição inicial.
    Faça força com a perna direita para voltar à posição inicial. A perna direita, que é a perna da frente, irá controlar a maior parte do movimento. No entanto, não há problema em usar a perna esquerda para o manter estável enquanto se levanta. Quando voltar à posição de pé, leve a perna esquerda para a frente para regressar ao início.
    • Os lunges invertidos trabalham a perna que está parada, pelo que essa perna deve controlar sempre o seu movimento.
  7. Passo 7 Faça 2-3 séries de 8-12 repetições em cada perna.
    Faça 2-3 séries de 8-12 repetições em cada perna. Pode alternar as pernas à medida que executa as suas repetições, por exemplo, fazendo a perna direita e depois a perna esquerda. Em alternativa, faça todas as repetições de um lado e depois faça todas as repetições do outro lado. Fica ao seu critério a forma como quer trabalhar cada lado.
    • Pode alterar o número de séries ou de repetições para se adaptar ao seu plano de treino.

Lunging com pesos

  1. Passo 1 Segure um par de halteres ao seu lado para uma variação simples.
    Segure um par de halteres ao seu lado para uma variação simples. Coloque-se na posição inicial com as pernas afastadas à largura das ancas. Coloque os braços ao lado do corpo com um haltere em cada mão. De seguida, dê um passo atrás para o reverse lunge, mantendo os braços ao lado do corpo. Dobre os joelhos num ângulo de 90° e, em seguida, empurre a perna da frente para voltar à posição inicial.
    • Escolha um peso que não o faça oscilar ou usar uma má forma. É melhor começar com um peso mais leve, como halteres de 2,3 a 4,5 kg, e ir aumentando à medida que se habitua ao movimento.
  2. Passo 2 Faça flexões de bíceps...
    Faça roscas bíceps com halteres enquanto faz o lunge para trabalhar mais músculos. Fique de pé com as costas direitas e as pernas afastadas à largura das ancas, segurando os halteres ao lado do corpo. Dê um passo atrás num lunge invertido, dobrando os joelhos num ângulo de 90°. Em seguida, faça uma flexão do bíceps com os dois braços enquanto empurra a perna da frente para subir até à posição inicial. Quando estiver de pé, baixe os halteres para os lados.
    • Escolha um peso que seja desafiante mas que não o faça perder a forma. Em caso de dúvida, opte sempre pelo peso mais leve e aumente-o quando o exercício deixar de ser desafiante.
  3. Passo 3 Utilize uma barra para tornar os seus reverse lunges mais desafiantes.
    Utilize uma barra para tornar os seus reverse lunges mais desafiantes. Coloque-se na posição inicial com as pernas afastadas à largura das ancas. Levante uma barra com peso e coloque-a sobre a parte superior das costas, segurando-a firmemente com as mãos num aperto por cima da mão. Dê um passo atrás no seu lunge invertido, dobrando os joelhos num ângulo de 90°. Mantenha as costas direitas e o peso estável. Depois, volte a subir para a posição inicial.
    • Certifique-se de que mantém as costas direitas enquanto completa o reverse lunge.
    • Se tiver dificuldade em manter a barra estável, reduza a quantidade de peso que está a utilizar.

    Variação: Faça os lunges inversos num suporte de agachamento para poder chegar mais facilmente à posição inicial. Além disso, poderá utilizar com segurança uma barra mais pesada para aumentar o desafio do seu exercício.

  4. Passo 4 Adicione uma torção de bola medicinal para aumentar o seu treino.
    Adicione uma torção de bola medicinal para aumentar o seu treino. Coloque-se na posição inicial, segurando a bola medicinal à sua frente com as duas mãos. Ao dar um passo para trás na estocada com o pé esquerdo, gire para a direita, mantendo a bola medicinal estendida à sua frente. Depois, volte à posição inicial.
    • Pode encontrar bolas medicinais com peso numa variedade de pesos, normalmente entre 0,91 e 9,07 kg. Escolha um peso que seja confortável para si. É melhor começar com um peso mais leve e ir aumentando à medida que se habitua a trabalhar com o peso.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Os lunges são uma óptima forma de trabalhar os músculos de apenas uma das pernas, o que pode ajudar a corrigir um desequilíbrio de força.
  • Para ver resultados, faça os seus lunges 2-3 dias por semana.
  • Os lunges reversos aumentam a força e a flexibilidade dos glúteos, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas.

Avisos

  • Se você tem joelhos fracos ou lesionados, o lunges invertido pode não ser um exercício apropriado para você. Peça a aprovação do seu médico antes de tentar fazer esse exercício.