Como fazer um Parkour Vault

Autor do artigo:Gabriel Silva

O Parkour, um desporto e uma filosofia que tem como base o movimento eficiente do corpo humano, oferece uma grande variedade de saltos divertidos. As abóbadas são um subconjunto particular desses saltos que poderá utilizar para ultrapassar obstáculos como corrimões, saliências e outros tipos de barreiras. Existem infinitas variações de abóbadas de parkour, mas se dominar a abóbada de segurança básica (também conhecida como abóbada de degrau) e a abóbada de velocidade, será capaz de ultrapassar com segurança e rapidez muitos tipos diferentes de obstáculos. Depois, pode passar para outros saltos mais complicados, como o salto invertido!

Passos

Fazendo um salto de segurança

  1. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 1.jpeg1Encontre um obstáculo básico à altura da cintura. Escolha um obstáculo como um corrimão, uma saliência ou qualquer outro obstáculo em que possa colocar confortavelmente um pé e uma mão para se levantar. Certifique-se de que existe espaço do outro lado para aterrar enquanto pratica o salto de segurança.
    • O salto de segurança é um dos primeiros saltos que precisa de aprender no parkour. É um salto básico que pode ser executado com pouco ou nenhum impulso para ultrapassar obstáculos regulares.
    • A abóbada de segurança é um bom movimento para usar quando não se tem confiança suficiente para usar outro tipo de abóbada para ultrapassar algo. Como o nome indica, ajuda-o a chegar em segurança ao outro lado.
  2. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 2.jpeg2Colocar uma mão e um pé opostos em cima do obstáculo. Colocar-se à frente do obstáculo. Coloque a mão esquerda e o pé direito sobre o objeto, ou a mão direita e o pé esquerdo sobre o objeto.
    • O objetivo é criar equilíbrio suficiente entre a mão e o pé para se levantar e ultrapassar o obstáculo. Pratique a colocação da mão e do pé sobre o obstáculo até se sentir confortável com o movimento e suficientemente equilibrado para passar a saltar sobre o obstáculo.
  3. Fazer um salto de Parkour Passo 3.jpeg3Salte ligeiramente e coloque o outro pé no meio. Apoie o seu peso com a mão e o pé que estão sobre o obstáculo. Salte o suficiente para conseguir balançar o outro pé pelo meio até ao outro lado do obstáculo.
    • Pode usar duas mãos para se ajudar a equilibrar se sentir que precisa de um pouco mais de estabilidade.
  4. Fazer um Parkour Vault Passo 4.jpeg4Pouse no pé que passou pelo meio, seguido do outro pé. Deixe que o impulso de balançar o pé pelo meio o leve para cima do obstáculo. Solte a mão e siga com o outro pé enquanto aterra no pé que passou pelo meio.
    • Pode começar a praticar este movimento muito lentamente, uma vez que não tem de correr até ao obstáculo para efetuar o salto. Quando se sentir confortável, pode praticar a aceleração gradualmente.

    Dica: Quando dominar o salto de segurança básico, pode acrescentar variações. Tente fazê-lo de mais longe, correndo até ao obstáculo, ou saltando para cima e para longe do obstáculo em vez de se limitar a saltar sobre ele.

Executar uma cambalhota de velocidade

  1. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 5.jpeg1Corra em direção a um obstáculo que se sinta confortável a saltar. Escolha um obstáculo de altura média (mais ou menos à altura da cintura), como um corrimão, um parapeito de betão ou outro tipo de barreira. Corra em direção a ele para ganhar impulso para o salto.
    • O salto de velocidade é um salto de parkour que é utilizado para ultrapassar obstáculos de altura baixa a média de forma rápida e suave enquanto corre. Pode utilizá-lo ao aproximar-se de obstáculos ou a partir de um ângulo (chamado salto preguiçoso).

    Dica: É útil aprender a cambalhota de segurança antes de começar a praticar a cambalhota de velocidade. Pode transformar a meia altura a cambalhota de velocidade numa cambalhota de segurança, colocando a sua perna dominante no obstáculo à medida que passa por cima dele e balançando a perna não dominante.

  2. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 6.jpeg2Lance-se do chão com o pé não dominante quando chegar ao obstáculo. Salte de um pé quando estiver suficientemente perto para alcançar confortavelmente o obstáculo. Empurre-se para a frente, de cabeça, para começar a subir e a ultrapassar o obstáculo.
    • Por exemplo, se tiver o pé direito, salte com o pé esquerdo.
  3. Fazer um Parkour Vault Passo 7.jpeg3Calcule a perna dominante para cima para ajudar o seu corpo a ultrapassar o obstáculo. Dobre o outro joelho e balance a perna para cima e para o lado, de modo a ultrapassar o obstáculo. Traga a perna de onde partiu para cima e para o mesmo lado, de modo a conseguir passar todo o corpo por cima da barreira.
    • Por exemplo, se se lançou do pé esquerdo, dobre o joelho direito e balance a perna direita para cima e para fora, para o lado direito, seguido da perna de onde se lançou (que estará quase direita, uma vez que saltou dela).
  4. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 8.jpeg4Coloque a sua mão não dominante no obstáculo enquanto se levanta do chão. Não coloque a sua mão no obstáculo antes de ambos os seus pés estarem fora do chão. Utilize a sua mão para roçar o obstáculo o suficiente para o ajudar a avançar sobre ele.
    • Por exemplo, se saltou com a perna esquerda, coloque a mão esquerda sobre o obstáculo enquanto salta.
    • A sua mão deve atuar como um estabilizador à medida que o seu impulso o transporta sobre a barreira. Não coloque todo o seu peso sobre ela nem a utilize para se empurrar.
  5. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 9.jpeg5Deixe que o seu impulso o leve para a frente, por cima do obstáculo. Passe primeiro a perna de onde saltou sobre a barreira, seguida da outra perna. A parte superior do corpo passa sobre a barreira imediatamente antes das pernas. Tente voar sobre o obstáculo o mais a direito possível para não aterrar em ângulo.
    • Se saltou com o pé esquerdo, então, nesta altura, a sua perna esquerda estará a passar por cima do obstáculo quase perpendicularmente a ele, com o pé virado para a direita. A sua mão esquerda estará apenas a tocar no objeto para o manter equilibrado e a sua perna direita estará por cima da perna esquerda com o pé virado para trás.
    • Se achar que precisa de mais apoio para se manter equilibrado, pode bater com o pé que está do lado de fora contra a barreira para obter mais estabilidade à medida que passa por cima do obstáculo. Quando se sentir confortável a fazer isto, pode continuar a praticar até conseguir passar a barreira sem encostar o pé à mesma.
  6. Fazer um Parkour Vault Passo 10.jpeg6Deixe cair o pé que lançou diretamente para baixo quando passar por cima. Traga a sua perna não dominante de volta para baixo, com os dedos dos pés virados para a frente, assim que passar a barreira. O objetivo é aterrar na mesma direção em que saltou.
    • Se estiver a baixar primeiro o pé esquerdo, este puxará naturalmente o seu corpo para a esquerda e a perna direita seguirá o exemplo, para que possa aterrar a direito.
  7. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 11.jpeg7Pouse sobre o pé e continue a correr em linha reta para fora da abóbada. Toque no chão com o pé de onde saltou primeiro. Imediatamente a seguir, aterre com o outro pé à frente e comece a correr para manter o impulso.
    • Se saltou com o pé esquerdo, o pé esquerdo toca no chão primeiro, seguido do pé direito à sua frente, e pode continuar a correr.

Tentar uma cambalhota invertida

  1. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 12.jpeg1Corra em direção a um obstáculo a uma velocidade controlada. Escolha um obstáculo que possa ultrapassar confortavelmente para praticar. Aproxime-se dele correndo a uma velocidade constante e controlada. Quanto mais controlada for a sua aproximação, mais controlada será a sua rotação.
    • Se correr demasiado depressa, pode acabar por fazer uma rotação excessiva e ter uma má aterragem.
    • O salto invertido é também conhecido como salto 360 ou salto em barril.

    Dica: Escolha um obstáculo com uma superfície plana para praticar. Será muito mais fácil girar sobre ele porque a sua mão pode apoiar-se na superfície de forma mais estável.

  2. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 13.jpeg2Coloque a mão que está no lado oposto da direção em que pretende rodar sobre o obstáculo. Por exemplo, coloque a mão esquerda em cima do obstáculo se quiser rodar o corpo para a direita. Coloque a mão direita no obstáculo se quiser girar para a esquerda.
    • Pode querer praticar primeiro com a sua mão mais forte até apanhar o jeito, depois pode praticar o salto em ambas as direcções. A tua mão mais forte é normalmente a tua mão dominante.
  3. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 14.jpeg3Salte para a frente com os dois pés em simultâneo e coloque as pernas para cima. Coloque os pés no chão ao mesmo tempo que põe a mão no obstáculo. Coloque o seu peso na mão e salte para a frente, trazendo ambos os joelhos para cima em direção ao peito.
    • Tudo isto tem de acontecer numa fração de segundo, por isso, pratique num obstáculo fácil e a um ritmo lento até conseguir fazer os movimentos.
  4. Fazer uma cambalhota de Parkour Passo 15.jpeg4Coloque a outra mão no obstáculo e transfira o seu peso para ele. Coloque a mão do lado do corpo para o qual está a rodar. Desloque o seu peso da outra mão para esta mão para o ajudar a começar a rodar nessa direção.
  5. Fazer um Parkour Vault Passo 16.jpeg5Utilize a mão como pivô e gire o corpo em direção a esse lado. Torça o corpo e balance as pernas para fora e sobre o obstáculo na direção da mão em que está a girar. Solte com a primeira mão que pousar.
    • Por exemplo, se estiver a girar sobre a mão direita, torça o tronco e balance as pernas para fora e atrás de si, para a direita, para girar sobre o objeto.
    • Olhar por cima do ombro na direção oposta à que está a rodar ajudará o seu corpo a rodar naturalmente. Também será capaz de ver o chão mais cedo antes de aterrar.
  6. Fazer um Parkour Vault Passo 17.jpeg6Gire 360 graus no ar sobre o obstáculo e aterre com os dois pés. Deixe que o seu impulso o faça rodar todo o caminho enquanto voa sobre o obstáculo. Volte a baixar as pernas em direção ao chão e olhe em frente quando chegar ao outro lado do obstáculo. Depois, aterre com os dois pés e continue a correr.
    • Terás de praticar para encontrar o impulso certo que te permita rodar perfeitamente 360 graus. Quando o fizeres, podes também usar este truque para abrandar o teu impulso quando estiveres a fazer parkour.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaPode. Posso praticar a cambalhota sobre um sofá? Sim, podes, desde que o sofá seja suficientemente resistente para não se virar ou algo do género quando pões o teu peso sobre ele.
  • PerguntaComo é que se condiciona para os saltos? Correr, fazer jogging e caminhar pode ajudar a aumentar a resistência. Também pode praticar saltos e aterragens.
  • PerguntaÉ seguro fazer isto? Depende do objeto que está a saltar e do seu empenho no salto, mas é geralmente seguro. Praticar um salto de segurança pode ajudar-te a fazer saltos mais difíceis.

Dicas

  • Pratique o salto de segurança antes de tentar o salto de velocidade e outros saltos mais complicados.
  • Saltos mais avançados que você pode tentar depois de dominá-los incluem os saltos dash, monkey, lazy e gate.
  • Comece com obstáculos pequenos e baixos e vá subindo para os mais altos quando dominar a técnica.

Avisos

  • Tenha cuidado quando estiver praticando saltos de parkour. Certifique-se de que tem um espaço de aterragem livre e escolha obstáculos com os quais se sinta confortável quando estiver a aprender para evitar magoar-se.
  • A cambalhota invertida pode ser muito desorientadora, por isso não a tente sobre qualquer obstáculo com uma queda do outro lado.