Como fazer uma roda de carroça com uma mão só

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se já se sente confortável a fazer uma roda de carroça com duas mãos, com um pouco de prática, pode aprender a fazer uma roda de carroça com uma mão. Fazer uma roda de carroça com uma mão pode ser um pouco complicado no início, mas depois de a dominar é canja. Também é uma ótima preparação para aprender a fazer rodas aéreas ou sem as mãos. Este artigo ensinará duas variações da roda de carroça com uma mão, a primeira usando seu 'braço distante', ou a mão oposta ao seu pé principal, e a segunda usando seu 'braço próximo', ou a mesma mão do seu pé principal.

Passos

Fazendo uma estrela de braço distante com uma mão

  1. Passo 1 Domine a roda de carroça normal.
    Domine a roda de carroça normal. Certifique-se de que você pode fazer uma roda normal com duas mãos muito bem antes de passar para a roda de uma mão. Pratique fazer rodas de carroça com o pé direito ou esquerdo, se não com ambos. Isto ajudará a melhorar a sua forma e a desenvolver a força do braço e do ombro necessária para as rodas de carroça com uma mão.
  2. Encontre uma boa superfície para praticar. É provável que caia algumas vezes no seu caminho para dominar a estrela com uma mão, por isso é uma boa ideia praticar numa superfície macia. Use um tapete de ginástica, se tiver um, ou encontre um bom pedaço de relva macia num parque ou no seu quintal. Certifique-se de que tem bastante espaço e que não vai acabar por embater em móveis, etc.!
  3. Faça algumas rodas de carroça de aquecimento. Fazer rodas de carroça regulares lembrará ao seu corpo como deve ser a sensação de uma roda de carroça. Uma roda de carroça com uma mão vai funcionar exatamente da mesma forma, só vai retirar uma mão.
  4. Pratique o trabalho de pés. Agora pare um momento e pratique o trabalho de pés e a colocação das mãos que você usará para fazer uma estrela com uma mão em câmera lenta. Será como uma roda de carroça com duas mãos, mas coloque o braço próximo (o mesmo braço do pé de chumbo) atrás das costas e pratique dar o primeiro passo normal que daria, depois coloque o braço distante no chão a 30,5-45,7 cm do pé de chumbo e dê o passo. Concentre-se em manter os pés e a mão em linha reta. Faça isto algumas vezes para o ajudar a visualizar como vai ser.
    • Colocar uma linha de fita adesiva no chão para usar como guia pode ajudá-lo a manter as rodas de carroça centradas.
    • A distância a que coloca a mão depende da sua altura e da velocidade a que se move. Pode ser necessário fazer algumas experiências para encontrar a distância certa.
  5. Fique em posição. Levante o seu pé dianteiro ligeiramente do chão e levante as mãos no ar como se estivesse prestes a fazer uma roda de carroça normal. Agora coloque o seu braço próximo de lado ou atrás das costas para se lembrar de não o usar (se o seu pé direito estiver à frente, coloque a mão direita atrás das costas).
    • Se tiver medo de cair, tente dobrar um pouco o braço, em vez de o colocar atrás das costas. Desta forma, continua a lembrar-se de não pôr a mão no chão, mas pode apanhar-se se começar a cair.
  6. Incline-se para a frente e coloque a mão no chão. Se estiver a começar com o pé direito, coloque a mão esquerda no chão. Para manter a roda em linha reta, certifique-se de que a sua mão está plantada perpendicularmente à sua direção de viagem e que os seus dedos estão virados para dentro, apontando para o seu pé inicial, e não para fora. (Se estiver a começar com o pé direito, coloque a mão esquerda e certifique-se de que os dedos estão a apontar para a esquerda, não para a direita).
  7. Empurre-se com a perna de trás e pontapeie as pernas para cima e para cima. Quanto mais impulso tiver, mais fácil será a roda da carroça. Tente empurrar e aterrar em linha reta.
  8. Acrescente algum impulso. Fazer uma roda de carroça com uma só mão é muito mais fácil quando se tem alguma velocidade acumulada, por isso tente algumas vezes lentamente para dominar o movimento e, em seguida, adicione uma corrida ou um impulso, como faria com uma roda de carroça normal.
  9. Praticar, praticar, praticar. Continue a praticar até que a sua roda de carroça pareça suave e fácil. Tente fazer a estrela com o pé esquerdo e com o direito até que ambos pareçam naturais.
    • Se a roda de carroça com o braço afastado parecer demasiado intimidante, tente primeiro fazer a roda de carroça com uma mão com o braço próximo. Algumas pessoas acham que é muito mais fácil começar com ela.
    • Se estiver demasiado nervoso com a possibilidade de cair para dar o seu melhor, peça a alguém para o observar até ganhar mais confiança.
    • Se as suas rodas de carroça tendem a ir para um lado ou para o outro, pode não ter a mão posicionada corretamente ou pode não estar a alinhar os pés em linha reta. Peça a alguém que o observe e lhe dê dicas sobre a sua forma.

Fazendo uma estrela com um braço só

  1. Domine a estrela normal e a estrela de um braço só com uma mão. Para a maioria das pessoas, essa estrela, que usa a mesma mão que o pé dianteiro, é menos estável e um pouco mais complicada do que a estrela com um braço distante. Certifique-se de que domina a sua roda de carroça normal e tente primeiro a roda de carroça com um braço e uma mão antes de passar para esta.
    • Algumas pessoas acham esta versão da roda de carroça com uma mão muito mais fácil, depende realmente. Portanto, se a estrela de braço distante não estiver a funcionar para si, experimente esta.
  2. Encontre um local seguro para praticar. Precisará de muito espaço para praticar esta estrela e, de preferência, uma superfície macia para trabalhar, como um tapete de ginástica ou um pedaço de relva macia.
  3. Faça algumas rodas de carroça de aquecimento. Pratique algumas rodas de carroça normais para se lembrar de como elas devem ser. Depois, faça algumas rodas de carroça com um braço e uma mão, se já as souber fazer.
  4. Pratique o trabalho de pés. Isso será como uma roda de carroça com duas mãos, mas você apenas colocará sua mão principal no chão, a cerca de 30-46 cm do seu pé principal, e então dará um passo adiante. Concentre-se em manter os seus pés e a sua mão numa linha reta. Faça isto lentamente algumas vezes para o ajudar a visualizar como vai ser.
    • A distância a que coloca a mão depende da sua altura e da velocidade a que se move. A colocação da mão para esta roda deve ser um pouco mais próxima do que na versão com a mão mais afastada.
    • Coloque uma linha de fita adesiva no chão, ou use uma linha num tapete de ginástica como guia para ajudar a manter as suas rodas de carroça centradas.
  5. Coloque-se em posição para fazer a estrela. Levante o pé dianteiro ligeiramente do chão e levante as mãos no ar, como se estivesse prestes a fazer uma roda de carroça normal. Agora dobre os joelhos e prepare-se para plantar a mão da frente no chão. Se estiver a liderar com o pé direito, deve plantar a mão direita.
  6. Dobre-se para a frente e coloque a mão no chão. Para manter a roda da carroça direita, certifique-se de que a sua mão está plantada perpendicularmente à direção da viagem e que os seus dedos estão virados para dentro, apontando para o pé oposto. Assim, se começar com o pé direito, coloque a mão direita de forma a que os dedos apontem para a esquerda.
  7. Empurre com a perna de trás e dê um pontapé nas pernas para cima e para cima. Quanto mais impulso tiver, mais fácil será a roda da carroça. Resista à tentação de colocar a segunda mão no chão e tente empurrar e aterrar em linha reta.
  8. Adicione um pouco de impulso. Fazer uma roda de carroça com uma só mão é muito mais fácil quando se tem alguma velocidade acumulada, por isso tente algumas vezes lentamente para dominar o movimento e, em seguida, adicione uma corrida ou uma estocada, como faria com uma roda de carroça normal.
  9. Praticar, praticar, praticar. Continue a praticar até a sua roda de carroça parecer suave e fácil. Experimente conduzir com o pé esquerdo e com o direito. Passará para as antenas num instante!
    • Se estiver muito nervoso com a possibilidade de cair, peça a alguém para o observar até ganhar mais confiança.
    • Se as suas rodas de carroça tendem a ir para um lado ou para o outro, pode não ter a mão corretamente posicionada ou pode não estar a alinhar os pés em linha reta. Peça a alguém que o observe e lhe dê dicas sobre a sua forma.
  10. Divida o exercício ainda mais. Se não conseguir evitar a tentação de plantar a segunda mão, pode tentar primeiro fazer uma roda de carroça normal de dois passos. Faça uma roda de carroça normal, mas em vez de pousar as duas mãos ao mesmo tempo, coloque a mão principal, faça uma pausa de um segundo e, em seguida, coloque a segunda mão, para que o padrão de trabalho de pés seja pé-mão-mão-pé.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como se chama uma roda de carroça com uma mão?
    Uma roda de carroça com uma mão é chamada de arial. Depois de dominares as rodas de carroça, podes passar à aprendizagem das ariais.
  • Pergunta
    Tenho de ser capaz de fazer uma roda de carroça com a minha perna má para praticar uma roda de carroça com uma mão?
    Na verdade, não. Pode simplesmente fazer uma roda de uma mão com a sua perna confiante. No entanto, ser capaz de o fazer em ambos os lados é um bom ponto forte a ter.
  • Pergunta
    Sempre que tento fazer a roda de carroça com uma mão, acabo sempre por colocar a outra mão. O que devo fazer?
    Ponha um elástico ou uma fita para o cabelo no braço que tem de pousar; vai ajudá-lo a lembrar-se de pousar essa mão.

Vídeo

Dicas

  • Lembre-se que esta é uma competência que requer muita prática. Seja paciente consigo próprio!
  • É uma boa ideia aquecer e alongar antes de tentar fazer uma roda de carroça com uma mão.
  • Faça uma pausa quando começar a ficar cansado e pare por um dia se seus pulsos ficarem doloridos.