Como fazer um Log Roll
Autor do artigo:Gabriel SilvaUm rolo de tronco é uma técnica utilizada para se movimentar a si próprio ou a outra pessoa após uma lesão nas costas, na coluna ou no abdómen. O rolo de tronco limita o movimento da zona do tronco, de modo a não causar mais lesões nessa zona. Pode ser extremamente difícil e doloroso movimentar-se, nomeadamente entrar e sair da cama, se tiver sofrido uma lesão nas costas, na coluna ou no abdómen. A técnica do rolo de tronco ajudá-lo-á a pôr-se de pé (ou a levantar-se) com muito menos dor ou possibilidade de voltar a lesionar-se.
O que deve saber
- Peça ajuda a 3 ou 4 pessoas, com um líder posicionado à cabeceira da pessoa ferida, outros ajudantes ajoelhados de um lado e um encarregado de passar a maca por baixo da pessoa.
- Rolar a pessoa ferida para o seu lado, mantendo a cabeça e o pescoço alinhados com o corpo, e colocá-la na maca.
- Para rolar para a cama, sente-se na cama antes de se baixar para o lado, movendo-se lentamente enquanto puxa as pernas para cima e rola para as costas.
- Para sair da cama, dobre os joelhos enquanto está deitado de costas antes de rolar para o lado e, em seguida, levante-se para uma posição sentada.
Passos
Rolar uma pessoa ferida
Ajude a deslocar uma pessoa ferida enrolando-a no tronco. Este método é utilizado quando uma pessoa está ferida e precisa de ser movida ou transportada por outras pessoas. Para obter instruções pormenorizadas passo a passo, consulte o artigo Logroll an Injured Person During First Aid.
Encontre 3-4 pessoas para ajudar. Manter a coluna estabilizada e manter um movimento consistente é vital para um rolo de tronco bem sucedido, sendo necessário um mínimo de 4 pessoas para o fazer.
Nomear um líder. O líder será responsável pela coordenação dos movimentos e pela manutenção do alinhamento da cabeça e do pescoço do doente.- Os outros ajudantes receberão ordens do líder e executarão tarefas como rolar a pessoa ferida para o seu lado, inserir uma maca por baixo dela ou efetuar ligaduras, se necessário.
Coloquem-se nas vossas posições para deslocar a pessoa ferida. O líder deve estar posicionado à cabeceira. O líder colocará as mãos de cada lado da cabeça da pessoa ferida, certificando-se de que a cabeça está virada para a frente. É muito importante manter o pescoço e a cabeça estáveis.- Os outros 3-4 ajudantes devem ajoelhar-se de um lado da pessoa ferida. Cada ajudante terá o controlo de mover uma parte diferente do corpo da pessoa lesionada e os ajudantes devem estar distribuídos uniformemente.
- Um ajudante deve ser designado para deslizar uma maca por baixo da pessoa ferida enquanto os restantes ajudantes a rolam para o seu lado. Este ajudante deve ajoelhar-se no lado oposto do corpo da pessoa ferida.
Rolar a pessoa ferida para o seu lado. Ao comando do líder, os ajudantes devem rolar a pessoa ferida para o seu lado. Cada ajudante deve colocar uma mão por baixo das costas da pessoa ferida e passar o outro braço pela parte superior do corpo da pessoa ferida para agarrar o lado oposto. Em seguida, os ajudantes rolam a pessoa ferida na sua direção, de modo a que a pessoa ferida fique de lado.- Enquanto os ajudantes movem a pessoa ferida, o líder deve manter a cabeça e o pescoço alinhados com o corpo. À medida que o corpo se vira, a cabeça também se deve virar.
Colocar a pessoa ferida na maca. Depois de a pessoa ferida ter sido virada para o seu lado, o ajudante designado desliza a maca por baixo dela. Os restantes ajudantes voltam a rolar o corpo para baixo da maca.
Rolamento do tronco para a cama
Sente-se na cama quando estiver pronto para se deitar. Coloque-se mais perto da cabeceira do que dos pés da cama, de modo a ficar na posição correcta quando se deitar. Recue o mais que puder para não se sentar na borda da cama.- Para determinar onde se deve sentar, imagine a sua cama dividida em terços. Deve sentar-se na secção do 1/3 superior da sua cama.
Baixe-se para o seu lado. Mova-se muito lentamente e mantenha o seu corpo tão estável quanto possível. É importante manter a coluna direita, por isso use os braços para ajudar a guiar e controlar o seu corpo.- Quando começar a inclinar o corpo para o lado, coloque o cotovelo de baixo na cama, por baixo do ombro. Depois, coloque a mão de cima na cama, à frente do peito.
- Quando o seu corpo chegar à cama, deite-se em cima do braço de baixo e coloque o braço de cima ao seu lado.
Puxe as pernas para a cama. Quando estiver a baixar o corpo para a cama, dobre os joelhos e puxe as pernas para a cama. Mantenha os joelhos dobrados e as pernas juntas enquanto as puxa para a cama.
Deite-se de lado. Depois de ter puxado as pernas para a cama, deve acabar por se deitar de lado, virado para o exterior da cama. Os joelhos devem permanecer dobrados, um em cima do outro.
Rode para as costas. Mantenha os joelhos dobrados enquanto rola muito lentamente para as suas costas. Utilize o braço de baixo para empurrar o corpo para as costas. Certifique-se de que mantém os ombros e as ancas juntos como uma unidade enquanto rola, de modo a não torcer a coluna ou o tronco. Imagine o seu corpo como um tronco a rolar.- Os ombros, as ancas e os joelhos devem estar sempre alinhados. Para ter a certeza de que está a fazer isto, mantenha os joelhos e os ombros apontados na mesma direção.
Deite-se de costas. Nesta altura, deve estar deitado de costas com os joelhos dobrados e apontados para o teto. Os ombros e as ancas devem estar alinhados.
Baixe as pernas para a cama. Deslize lentamente as pernas para baixo de modo a ficar completamente deitado. Evite qualquer torção ou movimento excessivo ao deitar-se.
Rolar o tronco para fora da cama
Dobre os joelhos quando estiver deitado de costas. Deve deitar-se sempre de costas se tiver uma lesão que exija estabilização, uma vez que manter as costas direitas apresenta o menor risco de voltar a lesionar-se. Para sair da cama, comece por dobrar os joelhos de modo a que fiquem virados para o teto.- Ao mover-se, mantenha os joelhos e os ombros apontados na mesma direção.
Rode para o seu lado. Mova-se lentamente e tenha muito cuidado ao fazê-lo para evitar mais lesões. Rode para o lado, virando-se para o exterior da cama. Deixe os joelhos caírem lentamente para o lado e utilize esse impulso para rodar o corpo. Mantenha os ombros, as ancas e os joelhos virados na mesma direção. Mantenha os joelhos dobrados enquanto rola para o lado.- Por vezes, é útil visualizar o seu corpo como um tronco real. Esta técnica chama-se rolo de tronco porque é suposto o seu tronco mover-se como uma unidade sólida - tal como um tronco se moveria.
Deite-se de lado. Agora deve estar deitado de lado, virado para fora, com os joelhos dobrados. O braço de baixo deve estar por baixo de si e o braço de cima deve estar ao seu lado.
Levante o corpo para a posição sentada. Utilize os braços como apoio e movimente-se muito lentamente. Pegue na sua mão de cima e coloque-a na cama à sua frente, ao nível do peito. Comece a empurrar o seu corpo para cima, mantendo as costas direitas.
Utilize o braço de baixo para se apoiar. À medida que o seu corpo se levanta da cama, pegue na sua mão de baixo e coloque-a na cama por baixo do seu ombro. Utilizará este braço para empurrar para cima e obter apoio adicional.
Baixe as pernas. Enquanto levanta lentamente o corpo para uma posição sentada, tire as pernas da cama, baixe-as em direção ao chão e coloque os pés no chão. Deve estar agora numa posição sentada natural.
Sente-se no lugar durante alguns minutos antes de se levantar. Se tiver estado deitado durante um longo período de tempo, levantar-se demasiado depressa pode fazê-lo sentir-se tonto ou desorientado.
Perguntas e respostas de especialistas
Dicas
- Coloque uma almofada entre os joelhos se tiver algum desconforto no joelho ou na anca.
- Peça ajuda se tiver dores.