Como fazer um Kip Up (Chute para cima)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Já alguma vez viu um filme do Jackie Chan e se perguntou como é que ele passa de uma posição deitada de costas para uma posição de pé num instante? Parece que ele salta do chão sem esforço, mas você também pode fazer isso com um pouco de prática!

Passos

Começando com a face para cima

  1. Passo 1 Deite-se de costas.
    Deite-se de costas. Fique em uma posição neutra, com as pernas esticadas e os braços estendidos confortavelmente ao lado do corpo.
  2. Puxe as pernas para cima até ao peito. Podem ser dobradas nos joelhos ou (se for muito flexível) mantidas direitas.
  3. Coloque as mãos no chão, junto às orelhas. Mantenha os dedos apontados para a parte de cima dos ombros.
  4. Rode para trás de modo a que todo o seu peso fique sobre os ombros. A coluna vertebral por baixo dos ombros e as costas devem estar no ar.
  5. Levante as pernas diretamente para o ar. A parte mais importante é chutar para cima com a maior força possível, não em ângulo.
    • O seu corpo deve voar para o ar com a força do pontapé nas pernas.
  6. Empurre com força com as mãos assim que sentir que o seu impulso está a mudar para cima. Imagine que está a fazer uma flexão para trás e empurre com toda a força que conseguir.
    • Tente fazer este movimento o mais explosivo possível.
    • Nesta altura, não há volta a dar - ou completa o kick-up ou aterra de costas. É altura de dar tudo por tudo!
  7. Aterre num agachamento. Quando sentir aquela sensação de ausência de peso mesmo antes de estar prestes a cair para baixo, puxe as pernas para baixo o mais rapidamente possível. Puxe-as para baixo com força e o impulso fará com que o resto do seu corpo gire para cima (aterre primeiro nos dedos dos pés). De repente, quase por magia, estarás de pé.

Começar de barriga para baixo

  1. Passo 1 Deite-se de barriga para baixo no chão.
    Deite-se de barriga para baixo no chão. Olhe para a frente, mas mantenha o pescoço confortável; o queixo deve apontar para baixo sem tocar no chão. Mantenha os braços no chão e dobrados à sua frente, de modo a que as mãos fiquem um pouco para lá do rosto.
  2. Dobre as pernas na altura dos joelhos e enrole-as para cima. Os calcanhares devem tocar na parte de trás das coxas.
  3. Coloque as mãos no chão, junto às orelhas. Para um kip-up com a face para baixo, pode usar as palmas das mãos ou os punhos - o que funcionar melhor para si.
  4. Dê um pontapé forte para trás com as pernas, enquanto empurra para cima com as mãos. Mova os braços como se estivesse a fazer uma flexão, enquanto vira as pernas para trás com força. Entre o impulso das pernas e o ligeiro empurrão das mãos para cima, deve ser capaz de se virar para uma posição de agachamento.

Vídeo

Dicas

  • Não tenhas medo. Se praticares em terreno plano e macio, não te vais magoar. Não tenhas medo do pior, vai em frente.
  • Se mesmo assim cair de costas, é porque não está a fazer força suficiente com as mãos. Precisas de tríceps fortes para fazer isto, mas dá o teu melhor e vais conseguir.
  • Ao rolar, não puxe as pernas o mais possível para cima da cabeça. Isso faz com que você se enrole demais e impede que você se endireite corretamente no ar ao aterrissar.

Avisos

  • Você pode se machucar se tentar fazer um kip up em um sofá porque (a) você não tem muito espaço e (b) você pode cair em cima do sofá e se machucar bastante.
  • Isto pode ser perigoso, uma vez que envolve cair de costas se cometeres um erro. Tenha cuidado para não cair em cima de nada afiado ou rombo.
  • Use um tapete de treino ou outra superfície macia. Isto faz com que fazer um kip-up seja significativamente mais difícil do que numa superfície dura, mas protegerá as suas costas de danos caso caia enquanto tenta.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que não me magoo?
    Não pratique em superfícies duras onde a queda possa causar lesões. Quando cair de costas, coloque o queixo no peito para evitar bater com a cabeça.
  • Pergunta
    É mais difícil fazer isto se fores alto? Tenho 1,75 m e tenho tido dificuldade na parte do impulso que me puxa para cima. Fico na posição de agachamento durante um segundo e depois caio. Alguma dica/sugestão?
    Pontapear com mais força. Este é um dos meus problemas quando pratico kip-ups. Primeiro, faça-o em solo macio, depois torne-o um pouco mais difícil à medida que progride. A altura não é um problema para o parkour. Basta praticar e ser paciente.
  • Questão
    Tenho os pés correctos, mas não consigo empurrar-me para cima. Como é que faço isso?
    Pode tentar praticar flexões de costas a partir de uma posição de pé para fortalecer o seu núcleo. Fortalecer os braços, os ombros e a parte superior das costas também ajuda. Certifique-se de que cria um impulso suficiente e que o faz num movimento rápido e poderoso.