Como fazer uma finalização Kimura no Jiu Jitsu

Autor do artigo:Gabriel Silva

O armlock kimura é uma das técnicas mais fundamentais do jiu-jitsu, e também uma das mais temidas. Como pode ser aplicado a partir de muitas posições diferentes, é muito difícil de defender, tornando-se uma ótima maneira de pegar um oponente desavisado de surpresa. Depois de dominar os fundamentos da técnica, pontuar com uma kimura é tão simples quanto aprender a identificar as aberturas para bloqueá-la e levar a luta a um final rápido e decisivo.

Passos

Puxando uma Kimura da Guarda

  1. Passo 1 Começar com a guarda fechada.
    Comece a partir de uma guarda fechada. Seu oponente estará na sua guarda, o que significa que você estará de costas com as pernas enroladas na cintura dele. Empurre os quadris para frente enquanto mantém o tronco reto para restringir o movimento dele. A partir da guarda, terá acesso a ambos os braços, o que o deixará vulnerável a uma submissão inesperada.
    • A kimura é uma excelente submissão defensiva que pode ser feita tão facilmente por baixo como por cima.
    • Certifique-se de que está atento a tentativas de submissão enquanto procura uma abertura.
  2. Passo 2 Iniciar uma raspagem.
    Iniciar uma raspagem. Sente-se rapidamente e mova as ancas para trás. Isto irá enganar o seu adversário, fazendo-o pensar que vai tentar desequilibrar-se. Ele instintivamente colocará os braços para se segurar, permitindo que você capitalize.
    • Se a sua tentativa de raspagem funcionar, você terá escapado com sucesso da guarda e poderá começar a lutar por uma posição mais forte.
  3. Passo 3 Agarrar o adversário's arm.
    Segura o braço do teu adversário. Ao sentar-se, comece a esticar a sua mão dominante para cima e sobre o ombro oposto do seu adversário. Entretanto, agarre o pulso do adversário com a sua mão do mesmo lado. Enrole sua mão de cima ao redor da parte de trás do braço dele e, em seguida, agarre o pulso da sua mão de baixo.
    • Quando o objetivo for o braço direito do adversário, agarra o pulso direito com a mão esquerda. Para aplicar a submissão no braço esquerdo, agarra o pulso esquerdo com a mão direita.
    • Tenta não revelar as tuas intenções ao agarrar um braço demasiado cedo. Quando o adversário souber o que procurar, será muito mais difícil preparar a submissão.
  4. Passo 4 Libertar as ancas.
    Liberte as ancas. Agora que já tens o controlo do braço do adversário, descruza as pernas e desliza as ancas para o lado. Terá de criar algum espaço para ficar numa posição melhor para torcer o braço. Mantendo o braço apertado contra o peito, passa novamente as pernas em tesoura à volta da cintura do adversário para o manter no lugar.
    • Certifique-se de que se vira para o mesmo lado em que está o braço do adversário.
    • A distância e o posicionamento corretos do quadril são essenciais para conseguir uma kimura da guarda.
  5. Passo 5 Torcer o adversário's wrist toward their head.
    Torça o pulso do oponente em direção à sua cabeça. Empurre a sua mão de baixo (a que está a segurar o pulso) para a frente para rodar o braço do adversário. Ao fazê-lo, estará a exercer pressão sobre a articulação do ombro. Se estiveres numa posição suficientemente sólida, o adversário não terá outra hipótese senão bater.
    • Não torcer nem puxar o braço. A rotação do ombro deve ser feita num único movimento suave.

Puxar um Kimura a partir do controlo lateral

  1. Passo 1 Comece no controlo lateral.
    Comece no controlo lateral. No controle lateral, você estará deitado sobre o oponente, mantendo o peso do seu corpo pressionado sobre ele. Prenda os joelhos contra o lado do oponente para restringir seus movimentos. A partir daí, passe o braço em volta do ombro oposto e junte as mãos. Isso impedirá que ele se contorça para fora.
    • Como você já estará controlando o braço do seu oponente para manter o controle lateral, você estará em uma posição perfeita para garantir uma kimura.
    • Esteja preparado para ajustar a sua técnica dependendo do lado que está a controlar - agarre o pulso direito do seu oponente com a mão esquerda e vice-versa.
  2. Passo 2 Agarrar o adversário's arm.
    Agarra o braço do teu adversário. No controlo lateral dominante com o adversário de costas, agarrar um braço é tão simples como estender a mão para baixo e agarrá-lo com a mão de baixo. Se o adversário estiver a tentar fugir, primeiro tens de o achatar. Para isso, basta inclinar as pernas em direção à cabeça do adversário e empurrar o peso para a frente até que ambos os ombros estejam no tapete.
    • Se o oponente estiver apoiado e a empurrar o seu peito, agarre rapidamente o pulso dele antes de o espalmar. Isso facilitará a finalização da submissão quando ele estiver deitado de costas.
    • Tenha cuidado para não deixar o seu oponente escorregar ou virar de joelhos enquanto estiver a preparar o leg drive.
  3. Passo 3: Fixar a kimura.
    Trava a kimura. Agora que estás a controlar o pulso do teu adversário, passa a tua mão de cima à volta da parte de trás do braço dele e agarra o teu próprio pulso. Para se colocar numa posição de controlo mais forte, passe por cima da cabeça do adversário com a perna mais próxima, baixe o peso e vire-se para ficar de frente para os pés dele.
    • Torcer o pulso de modo a que a palma da mão fique virada para cima irá retirar a vantagem do adversário.
    • Mantém os joelhos bem puxados para dentro. Caso contrário, o adversário pode virar-se para dentro, neutralizando a submissão.
  4. Passo 4 Puxar o adversário's elbow up toward the ceiling.
    Puxa o cotovelo do adversário para cima, em direção ao teto. Abraçando o braço junto ao peito, usa o antebraço da mão de cima para levantar o cotovelo. Deves puxar com toda a força dos dois braços e não apenas com a mão de cima. Imagine que está a tentar apertar as omoplatas uma contra a outra.
    • A submissão funcionará melhor se houver uma pequena dobra no braço. Se ele estiver completamente reto, você terá que aplicar muito mais força rotacional para derrubar o oponente.

Puxando uma Kimura a partir da montada completa

  1. Passo 1 Assumir a posição de montada completa.
    Assuma a posição de montada completa. Trabalhe para chegar a uma posição de montaria, segurando seu oponente com as duas pernas. Seu peso deve estar centralizado sobre seus quadris para evitar que ele seja capaz de varrer você ou se libertar de outra forma. Deslizar os joelhos até as axilas do oponente também ajudará a tornar a montaria mais estável.
    • A montada é uma posição menos comum para aplicar a kimura do que a guarda ou o controlo lateral, mas pode ser uma variação útil para aprender.
    • Para além da kimura, uma montada completa permite executar uma variedade de finalizações, incluindo a americana, o estrangulamento guilhotina ou o triângulo de braço.
  2. Passo 2 Deslize para a frente para estender o seu oponente's arms.
    Desliza para a frente para estender os braços do adversário. Quanto mais alto estiveres no corpo do teu adversário, mais ele será obrigado a esticar os braços para se defender. Se conseguires agarrar um dos braços do adversário enquanto ele luta para fugir ou inverter a posição, poderás fazer uma kimura sem alterar a tua posição.
    • Incline a parte superior do corpo para frente e puxe os joelhos em direção aos ombros, mantendo o centro de gravidade baixo.
    • Se o adversário tiver os braços à volta da tua zona média para se defender de golpes ou finalizações, podes quebrar o aperto dando um passo em frente com um joelho e empurrando a cabeça do adversário para baixo com a mão livre.
  3. Passo 3 Prender o adversário's arm.
    Prenda o braço do seu adversário. Mantendo a sua base diretamente sobre o peito do adversário, use o cotovelo para prender o braço dele ao seu lado. Depois, rode ligeiramente a parte superior do corpo para agarrar o pulso do adversário com a mão do mesmo lado. Enrole a mão oposta à volta da parte de trás do braço do adversário e agarre o seu próprio pulso na conhecida técnica da kimura.
    • Tenha cuidado para não perder o controlo superior enquanto se vira para agarrar o pulso.
  4. Passo 4 Torcer para aplicar pressão no ombro.
    Torcer para aplicar pressão no ombro. Mantendo o braço junto ao peito, puxa o pulso do adversário na direção da cabeça dele. Devido ao seu posicionamento superior, não será preciso muita força para fazer com que ele se submeta.
    • Ao contrário de outras posições, finalizar a kimura na montada é mais uma questão de girar os ombros do que puxar com os braços.
    • Dê um passo à frente e enganche a cabeça do oponente com a perna oposta para ganhar ainda mais vantagem.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Independentemente da posição a partir da qual se aplica a kimura, é importante manter o braço do adversário dobrado e junto ao corpo.
  • Pratica a transição de posturas ofensivas para defensivas, aprendendo a detetar aberturas em cada uma delas.
  • Como pode ser travada tão rapidamente, a kimura é uma ótima maneira de se defender contra golpes e finalizações por baixo.

Avisos

  • Sempre solte uma finalização imediatamente quando seu oponente bater. Caso contrário, você pode machucá-lo acidentalmente.
  • Tenha cuidado para não se sentar muito alto quando for tentar uma kimura no controle superior. Isso fará com que você tenha mais chances de ser derrubado ou varrido.