Como fazer uma rotina de dança de ginástica

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você pode facilmente fazer uma rotina de dança de ginástica! Para começar, ganhe flexibilidade e encontre uma aula local. Aprenda os movimentos básicos, como o tumbling roll, o toe turn e a cartwheel. Depois, passe para os truques avançados quando dominar o básico. Depois de ter uma compreensão básica da ginástica, combine seus movimentos com sua música favorita! Pratique todos os dias antes do seu recital e você terá uma performance incrível.

Etapas

Escolhendo a música perfeita

  1. Etapa 1: Escolha uma música pela qual você esteja entusiasmado e apaixonado.
    Escolha uma música com a qual você esteja entusiasmado e apaixonado. A escolha da música define o tom da sua apresentação e é fundamental que você se conecte com a música que escolher. Dessa forma, você poderá fazer uma apresentação incrível! Escolha sua música favorita ou um clássico.
    • Se você escolher uma música pela qual não é apaixonado, seus movimentos refletirão seu desinteresse.
    • Escolha uma música da qual você não vai se cansar. Você ouvirá essa música várias vezes enquanto a pratica, portanto, escolha uma música que você realmente ame!
    • Se você se cansar da música, poderá ficar desinteressado em sua apresentação.
  2. Etapa 2 Escolha uma música de ritmo acelerado que seja fácil de dançar.
    Escolha uma música em alta velocidade que seja fácil de dançar. As rotinas de dança de ginástica combinam muito bem com músicas de ritmo acelerado e alto, com um tom positivo e divertido. Essas músicas geralmente são fáceis de tocar, de modo que você pode combinar facilmente seus movimentos de dança de ginástica com a batida.
    • Por exemplo, você pode escolher uma música de hip-hop, latina ou jazz.
  3. Etapa 3 Ouça a música várias vezes para planejar seus movimentos de dança.
    Ouça a música várias vezes para planejar seus movimentos de dança. Antes de poder dançar a música na frente de um público, você deve conhecê-la por dentro e por fora. Toque a música pela manhã enquanto se arruma, enquanto estiver no ônibus ou no carro. Ao ouvi-la, preste atenção às mudanças de andamento e observe as mudanças dos versos para o refrão. Em seguida, pense em movimentos diferentes para combinar com as diferentes partes da música.
    • Por exemplo, você pode fazer um front handspring na transição do primeiro verso para o refrão e, em seguida, usar um toe turn quando a música ganhar velocidade.

Aprendendo movimentos básicos

  1. Etapa 1 Comece a se alongar para...
    Iniciar alongamento para desenvolver sua flexibilidade. As ginastas são extremamente flexíveis, e manter-se soltas e flexíveis as ajuda a executar seus movimentos. Para ganhar flexibilidade, comece movendo lentamente o pescoço em um movimento circular. Faça isso por 30 a 60 segundos e, em seguida, estenda os dois braços para o lado e mantenha os músculos nessa posição por cerca de 1 minuto. Sente-se no chão e estique as pernas à sua frente. Em seguida, leve as pontas dos dedos das mãos aos dedos dos pés. Essa é uma maneira fácil de alongar o corpo inteiro.
    • Há inúmeras outras técnicas de alongamento que você pode utilizar para ganhar flexibilidade.
    • Além disso, faça uma aula de ioga! Faça isso depois de conseguir fazer confortavelmente os alongamentos básicos. Um copo de ioga é uma ótima maneira de alongar todo o corpo e aprender novas técnicas de alongamento.
  2. Etapa 2 Aprenda movimentos básicos como tumbling roll, toe turns e cartwheels.
    Aprenda movimentos básicos, como tumbling roll, toe turns e cartwheels. Antes de criar sua rotina de dança, você deve primeiro dominar os movimentos simples. Se estiver fazendo aulas, primeiro você aprenderá alguns movimentos simples ou poderá procurar tutoriais básicos de ginástica na Internet.
    • Para fazer um rolamento de quedaFique em pé, com os pés afastados na distância dos quadris, e leve as mãos ao tapete. Coloque o queixo na direção do estômago e dobre os braços para levar os ombros até o tapete. Ao fazer isso, role e coloque as pernas à sua frente. Em seguida, levante-se.
    • Para fazer um giro com os dedos dos pés, comece com a perna não dominante na posição de estocada. Em seguida, estenda um braço para o lado e leve o outro braço ao longo do corpo, na altura da barriga. Traga o pé não dominante para cima em direção ao tornozelo, de modo que você fique equilibrado em um pé. Por fim, use o peso do corpo para girar 360 graus sobre os dedos dos pés.
    • Para fazer uma roda de carroçaComece na posição de estocada com o pé mais forte à frente. Coloque os dois braços diretamente sobre a cabeça. Olhe para frente e coloque as mãos no tapete. Ao fazer isso, leve a perna de trás para cima. Em seguida, empurre a perna da frente e leve as duas pernas ao longo do corpo. Aterrisse com os dois pés em uma posição de estocada para completar a roda de carroça.
  3. Etapa 3 Passe para os movimentos avançados quando você dominar as técnicas básicas.
    Passe para os movimentos avançados quando você dominar as técnicas básicas. Quando você se sentir confortável com os movimentos básicos, estará pronto para praticar movimentos mais difíceis. Se estiver fazendo aulas, seu instrutor o informará quando você estiver pronto, com base no seu desempenho com os movimentos básicos. Se você demorar um pouco para praticar os movimentos básicos, não tem problema! Você não deve passar para os movimentos difíceis até que esteja confortável.

Combinando os movimentos com a música

  1. Etapa 1 Pesquise o estilo de música para adicionar alguns movimentos tradicionais.
    Pesquise o estilo de música para adicionar alguns movimentos tradicionais. Para fazer uma apresentação autêntica, é útil combinar seus movimentos com o estilo de música que você escolheu. Embora isso possa não ser necessário para todas as músicas, ajuda a acrescentar interesse à sua rotina. Pesquise o nome e o artista da música e veja qual o significado cultural ou histórico que você pode encontrar. Talvez a música tenha sido inspirada em um período da história ou talvez se encaixe em um determinado estilo de dança.
    • Por exemplo, se você escolher uma música inspirada no jazz, poderá usar movimentos de swing em ritmo acelerado para tornar sua apresentação especial.
    • Se a música tiver um estilo indiano, você pode acrescentar alguns movimentos de dança do ventre à sua coreografia.
  2. Etapa 2 Incorpore os movimentos com os quais você se sente mais confortável em sua coreografia.
    Incorpore os movimentos com os quais você se sente mais confortável em sua rotina. Ao planejar a coreografia, evite usar movimentos com os quais não se sinta confiante. Você quer mostrar suas melhores habilidades durante a coreografia! Use os movimentos que você mais praticou e que consegue fazer sem pensar.
    • Por exemplo, talvez você seja ótimo em movimentos de ida e volta, mas seus saltos com as mãos ainda estão enferrujados. Deixe os handsprings fora da sua coreografia para não se preocupar com a possibilidade de errar.
  3. Etapa 3 Comece com um movimento ousado para cativar seu público's attention.
    Comece com um movimento ousado para chamar a atenção do público. Começar com força é uma ótima maneira de mostrar ao público do que você é capaz logo de cara! Comece com uma cambalhota dupla para trás ou uma volta em uma roda de carroça, por exemplo.
    • Dessa forma, o público fica entusiasmado com uma coreografia fantástica desde o início.
  4. Etapa 4 Inclua movimentos de dança moderna para atrair o público.
    Inclua movimentos de dança modernos para atrair o público. Os movimentos de dança que você escolher dependerão do tipo de música selecionada, mas essa é uma ótima ideia para deixar as pessoas empolgadas e envolvidas em sua apresentação. Escolha um ou dois movimentos que sejam tendência na música pop e use-os como uma transição do seu movimento ousado para a próxima parte da música.
    • Por exemplo, se estiver dançando uma música de hip-hop, você pode fazer o whip, dab ou nae-nae.
    • Se tiver escolhido uma música de dança latina de salsa, pode sacudir os quadris como a Shakira.
  5. Etapa 5 Faça seus movimentos de dança durante as partes mais lentas da música.
    Faça seus movimentos de dança durante as partes mais lentas da música. Embora você deva usar uma música em ritmo acelerado, ainda há momentos que são menos rápidos. Esse é um ótimo momento para usar seus movimentos de dança tradicionais com base em sua pesquisa ou usar outros movimentos de dança modernos.
    • Quando a música é mais lenta, é um bom momento para você desacelerar seu corpo também.
  6. Etapa 6 Faça a transição com movimentos como toe turns quando a música estiver mais rápida.
    Faça a transição com movimentos como toe turns quando a música acelerar. Quando a música começar a acelerar novamente, use os movimentos de transição para dançar com perfeição em seu próximo truque. A movimentação contínua torna sua coreografia coesa e bem executada.
    • Você também pode fazer giros com os dedos dos pés ou divisõespor exemplo.
  7. Etapa 7 Mostre seus truques quando a música mudar para um ritmo rápido.
    Mostre seus truques quando a música mudar para um ritmo rápido. Depois de usar o movimento de transição, você pode surpreender o público com um movimento de apresentação. Essa é uma boa ideia quando você estiver a cerca de 2/3 da música para manter o público envolvido e atento.
    • Por exemplo, você pode fazer uma cambalhota para trás, uma roda de carroça e uma abertura total.
  8. Etapa 8 Adicione toques pessoais ao praticar sua coreografia.
    Acrescente toques pessoais ao praticar sua rotina. Para tornar sua apresentação única, pratique-a algumas vezes e procure maneiras de torná-la sua. Isso pode variar de acordo com a escolha da música e o nível de experiência, mas tornar sua coreografia única ajuda a aumentar sua confiança e a arrasar na apresentação.
    • Talvez você personalize sua roupa ou estilo de cabelo, ou talvez escolha um movimento característico.
    • Você também pode improvisar como uma transição, por exemplo.

Aperfeiçoando sua rotina

  1. Etapa 1 Pratique de 3 a 5 vezes por semana, no mínimo, até o recital.
    Pratique de 3 a 5 vezes por semana, no mínimo, até o recital. A melhor maneira de aperfeiçoar sua rotina é praticar com constância. Se puder, pratique todos os dias. Se não tiver tempo para praticar diariamente, pratique sempre que puder. Quanto mais você praticar, mais incrível será sua coreografia!
    • Praticar aumenta sua confiança, para que você possa apresentar o melhor desempenho possível.
    • Se você não tiver tempo para praticar a coreografia por completo, tente praticar a música em partes. Você pode tentar a primeira metade da música e praticar a segunda metade mais tarde, por exemplo.
  2. Etapa 2 Grave-se em vídeo executando a coreografia para poder revisá-la facilmente.
    Grave-se em vídeo executando a rotina para poder revisá-la facilmente. Uma maneira fácil de ver como seus movimentos se traduzem em sua coreografia é configurar uma câmera de vídeo ao praticar. Para fazer isso, coloque a câmera em um tripé ou em uma superfície plana e pressione o botão 'Start' (Iniciar) antes de iniciar a coreografia. Grave toda a rotina e reproduza-a quando terminar.
    • Dessa forma, você poderá ver onde precisa melhorar e quais movimentos ficaram incríveis!
  3. Etapa 3 Pratique sua coreografia no espelho para poder ver facilmente seus movimentos.
    Pratique sua coreografia no espelho para que possa ver facilmente seus movimentos. Além de gravar seus movimentos, é útil praticar na frente de um espelho. Você pode ver seus movimentos em tempo real e perceber se algo não está certo.
    • O uso de espelhos grandes e na altura do assoalho funciona melhor para que você possa se ver de todos os ângulos.
  4. Etapa 4 Competir localmente quando estiver confiante em suas habilidades.
    Compita localmente quando estiver confiante em suas habilidades. Depois de dominar sua coreografia e se sentir confiante como ginasta, você poderá competir com outras ginastas de seu clube ou organização. Seu instrutor pode ajudá-lo a elevar sua coreografia ao próximo nível para apresentar o melhor desempenho possível.
    • A maioria das competições é marcada com 3 a 6 meses de antecedência, portanto, você terá bastante tempo para praticar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Estou tentando fazer com que minha apresentação pareça profissional, embora não esteja competindo. Sou uma ginasta de nível 2-3 e, até agora, não consigo fazer nada para trás, exceto uma flexão de costas. Há algum movimento legal para minha apresentação?
    Tente fazer uma flexão para trás, deite-se no chão, chute as pernas para cima em um candelabro e, em seguida, faça um rolamento para trás.
  • Pergunta
    Como saber o que fazer se você for surdo?
    Se você puder sentir vibrações no chão, use-as para sentir a música. Dessa forma, você ainda poderá competir.
  • Pergunta
    Eu adoro dança. Alguma ideia para um novo movimento de dança/ginástica?
    Você pode fazer um giro com os dedos dos pés, depois fazer a transição para um back handspring e terminar em um back walkover. Você pode adicionar uma pirueta, se quiser.

Dicas

  • Não tente fazer nenhum movimento com o qual não se sinta confortável. Embora a prática leve à perfeição, você quer que sua rotina de dança de ginástica esteja em seu conjunto de habilidades para que você possa surpreender seu público!
  • É útil praticar com um parceiro, para que ele possa lhe dizer como melhorar.
  • Você pode usar aplicativos de dança de ginástica e tutoriais on-line para procurar novos movimentos para adicionar à sua rotina.

Avisos

  • Sempre pratique em um tapete. Se não o fizer, você pode se machucar.
  • Se você distender um músculo, pare de praticar por um dia e coloque gelo na lesão. Se continuar praticando com um músculo lesionado, você pode se machucar ainda mais.