Como fazer um Gainer fora de uma prancha de mergulho

Autor do artigo:Gabriel Silva

Um gainer é um mergulho invertido ousado que começa como um salto virado para a frente. Para completar este mergulho com sucesso, terá de executar um salto com obstáculo perfeito para ganhar impulso. Depois de se lançar da prancha de mergulho, mantenha o corpo firme para efetuar o mergulho invertido em boa forma. Um gainer pode ser feito com uma formação de tuck ou pike, dependendo da sua preferência e experiência de mergulho. Para ser seguro, sempre faça esse mergulho na presença de um treinador ou de um mergulhador experiente.

Passos

Praticar o seu Hurdle

  1. Passo 1 Dê 3 passos em frente a partir da parte de trás da prancha de mergulho.
    Dê 3 passos em frente a partir da parte de trás da prancha de mergulho. Mantenha a sua postura direita e avance 3 passos regulares, utilizando a mesma passada que utilizaria para caminhar no dia a dia. Mova-se suficientemente rápido para ganhar impulso, mas não o suficiente para escorregar e perder o equilíbrio. Espace os seus passos de modo a que o seu pé mais forte fique por último.
    • Pode ser necessário fazer experiências para encontrar o ponto de partida perfeito na prancha. Normalmente, deve estar a cerca de 5 passos da extremidade da prancha.
  2. Passo 2 Dê o seu passo de pressão.
    Dê o seu passo de pressão. O seu quarto passo deve ser mais longo e mais exagerado do que os 3 passos anteriores. Deve trazer o seu pé para a frente até à extremidade da prancha de mergulho. Colocar o pé de pressão na prancha e dobrar a perna de pressão a 90 graus.
    • Ao mesmo tempo que o pé pousa no degrau de prensa, traga os braços para trás de si. Os braços serão balançados acima da cabeça enquanto dobra a perna.
  3. Passo 3 Balance os braços para cima e por cima da cabeça.
    Balance os braços para cima e por cima da cabeça. Ao fazer pressão no último passo, leve os braços para cima num movimento anti-horário. Balance-os para cima de modo a que os seus ombros fiquem junto às orelhas. Os braços devem estar totalmente esticados acima da cabeça.
    • Deve sentir a prancha de mergulho a descer no ponto em que os braços passam pelas ancas em direção à cabeça.
  4. Passo 4 Salte e dobre a outra perna a 90 graus.
    Salte e dobre a outra perna a 90 graus. Salte para cima com o pé de pressão, esticando a perna. Coloque a outra perna numa posição de 90° no ar a partir da sua posição já ligeiramente dobrada. Certifique-se de que salta diretamente para cima sem se mover para a frente ou para trás.
  5. Passo 5 Aterrar com os dois pés na extremidade da prancha de mergulho e saltar para cima.
    Aterre com os dois pés na extremidade da prancha de mergulho e salte para cima. Enquanto ainda está no ar, leve a perna dobrada para baixo. Aterre com os dois pés na extremidade da prancha de mergulho. Utilize esta aterragem para saltar de novo para cima.
  6. Aterre nas pontas dos pés. Ao saltar para o ar, aponte os dedos dos pés. Evite aterrar com força nos pés. Em vez disso, aterre o mais suavemente possível nas pontas dos pés.
  1. Balance os braços para trás num movimento circular e dobre os joelhos. Para fazer corretamente um gainer, deve fazer estes movimentos ao mesmo tempo que está a aterrar. Balance os braços para trás como se estivesse a desenhar um grande círculo. Enquanto os braços se movem, dobre os joelhos num ângulo de 90 graus à medida que a prancha desce em direção à água.
    • Quando a prancha estiver no seu ponto mais baixo, os seus braços devem ter completado metade de um círculo completo e apontar para baixo em direção à água. Os joelhos devem estar completamente dobrados.
  2. Passo 2 Levante os braços e estenda os joelhos enquanto a prancha salta para cima.
    Levante os braços e estenda os joelhos à medida que a prancha salta para cima. Quando a prancha voltar a subir, continue a balançar os braços para a frente num movimento circular à sua frente e estenda-os o mais alto que puder. Endireite os joelhos e deixe a prancha empurrá-lo para o ar.
    • Quando os braços terminarem o balanço, o bíceps deve estar encostado à orelha. O movimento de balanço é importante porque ajuda a impulsioná-lo para fora da prancha, o que o impede de subir a direito e aterrar de novo na prancha.
    • Mantenha o queixo levantado durante este passo. Isso também ajudará a empurrá-lo para frente em direção à água.

Completar um Reverse Dive Tuck

  1. Passo 1 Estenda os braços para além das orelhas enquanto se move no ar.
    Estenda os braços para além das orelhas enquanto se move no ar. Quando estiver fora da prancha, terá de começar a criar impulso para começar a rodar para trás. Empurre os braços mais para trás da cabeça. Isto irá arquear as costas, abrindo o peito e apontando-o para o teto.
    • Este movimento vai começar a rodar o corpo. Se se concentrar cuidadosamente no que está à sua frente, deve reparar que está a rodar porque a sua visão está a mudar.
  2. Passo 2 Aproxime os joelhos do peito enquanto salta.
    Leve os joelhos ao peito enquanto salta. À medida que sobe para encarar o teto, leve os joelhos em direção ao peito. Mantenha os dedos dos pés apontados e as costas direitas. Se mantiver a forma correcta, é mais provável que consiga executar o mergulho invertido.
  3. Passo 3 Coloque as mãos nas canelas enquanto faz a dobragem.
    Coloque as mãos nas canelas enquanto faz o tuck. Um equívoco comum sobre a posição de dobragem é que os braços devem estar a abraçar os joelhos. Na realidade, os braços devem ser puxados para os lados do corpo. Coloque as mãos sobre a parte média das canelas.
  4. Passo 4 Estenda verticalmente as pernas acima de si.
    Estenda as pernas verticalmente acima de si. Deixe que o impulso da viragem o mova para trás. Quando os pés estiverem acima e a apontar para o teto, largue as canelas. Comece a esticar as pernas para cima de modo a apontarem verticalmente.
  5. Passo 5 Levante os braços e feche as mãos.
    Levante os braços e feche as mãos. Depois de largar as canelas, rode os braços por cima da cabeça para abraçar as orelhas. Junte as mãos e feche-as. Mantenha os braços esticados e apertados com a cabeça bem assente entre eles.
    • O facto de 'rodear' os braços mantém-nos em equilíbrio e evita que o movimento dos braços perturbe a posição do corpo.
    • Os seus braços devem estar alinhados com o seu corpo quando entra na água.
  6. Passo 6 Olhar para a água e mergulhar.
    Olhar para a água e mergulhar. Mantenha a cabeça imóvel, mas concentre os olhos na direção em que se move. Quando vir claramente a superfície da água, prepare-se para mergulhar. Feche os olhos e mantenha os músculos tensos e os braços e pernas totalmente esticados enquanto entra.

Realizar um pique de mergulho invertido

  1. Passo 1 Levante as pernas para alcançar a posição de pique.
    Traga as pernas para cima para alcançar a posição de pique. Depois de fazer o hurdle e saltar da prancha, use os músculos do tronco para levantar as pernas em direção ao peito. Mantenha as pernas direitas e esticadas e os dedos dos pés apontados. O objetivo é tocar os dedos dos pés na ponta dos dedos, mantendo os braços esticados acima de si.
    • O seu corpo deve estar dobrado na cintura.
    • O objetivo é aproximar as coxas do peito o mais possível.
    • Mantenha as costas tão planas quanto possível.
  2. Passo 2
    'Desdobre' a parte superior do seu corpo. Quando atingir a parte mais alta da subida, comece a estender a parte superior do corpo para longe das pernas. 'Desdobre' o corpo para baixo para endireitar o V e para inclinar a cabeça em direção à superfície da água. Evite inclinar a cabeça ou o pescoço para trás.
  3. Etapa 3 Levante os braços para os lados da cabeça.
    Levante os braços para os lados da cabeça. É importante esticar os braços para cima enquanto se 'desdobra' para se preparar para o mergulho. Ao deslocar a parte superior do corpo em direção à água, leve os braços para cima até aos lados das orelhas. Os braços devem fazer um círculo para o lado e depois encontrarem-se acima da cabeça.
  4. Passo 4 Endireitar-se e completar o mergulho.
    Endireite-se e complete o mergulho. Endireite o seu corpo o mais possível antes de ultrapassar a superfície da água. Estenda os braços e as pernas e aponte os dedos dos pés. Tente entrar na água numa linha vertical reta.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se faz o tuck dive?
    Mantenha o peito para cima enquanto salta. Ao subir na prancha, leve os braços até às orelhas. Isto prepara-o para o tuck e ajuda-o a manter o peito na vertical. Espere até a altura do salto para fazer o tuck para obter os melhores resultados. Chegue ao pico do salto e, em seguida, puxe as pernas para cima para fazer a dobra.
  • Questão
    Como é que se ultrapassa o medo de fazer isto?
    Tente dominar alguns mergulhos mais simples, primeiro. Comece por fazer mergulhos simples para a frente a partir de uma prancha de mergulho baixa e, em seguida, avance gradualmente para mergulhos mais complicados, como o gainer. Também deve aprender estes mergulhos sob a supervisão de um instrutor experiente. Ele pode ensinar-lhe a técnica correcta e ajudá-lo a ultrapassar o seu medo.
  • Questão
    Como é que faço um gainer se tenho uma prancha de mergulho mais curta?
    Faça a mesma coisa, só que atire com mais força e faça uma maior inclinação, puxando as pernas para fora em direcções opostas.

Dicas

Avisos

  • Só tente este mergulho sob a supervisão de um treinador de mergulho ou de um mergulhador experiente.