Como fazer um Front Handspring

Autor do artigo:Gabriel Silva

O front handspring demora apenas alguns segundos a executar, mas requer muitas horas de prática para o conseguir fazer corretamente. Antes de tentar um front handspring, deve sentir-se confortável a fazer uma parada de mão e um front walkover, e é necessário que tenha uma parte superior do corpo forte. Deves ter alguma experiência em ginástica e uma superfície macia, como um colchão, um trampolim ou um tapete de ginástica para praticar!

O que deve saber

  • Em terra firme, corre, salta, coloca as mãos no chão, lança as pernas para cima, empurra-te para a frente e volta a aterrar no chão de pé.
  • Para fazer este movimento numa abóbada, corra em direção ao aparelho, salte para o trampolim, lance as mãos para a abóbada, empurre com os braços e aterre de novo de pé.
  • Ao longo do tempo, pratique exercícios e exercícios de força para facilitar a execução de um salto à frente.

Passos

Fazendo um Front Handspring em terreno plano

  1. Passo 1 Correr e saltar.
    Corra e salte. Para ganhar impulso, comece por correr alguns passos e depois faça um hurdle. Um hurdle é um salto rápido que lhe permite iniciar o handspring. Salte do seu pé dominante, aterre no seu pé dominante e depois dê um passo rápido com o seu pé não dominante.
    • Levante os braços para o ar quando fizer o hurdle.
  2. Etapa 2 Apoie as mãos no chão e levante as pernas.
    Apoie as mãos no chão e levante as pernas. Utilize o impulso do seu obstáculo para se impulsionar para a frente e direcionar os braços e a parte superior do corpo para o chão. Coloque as mãos no chão e, em seguida, pontapeie as pernas para cima para colocar o corpo na vertical.
    • A distância entre o local onde deu o último passo e o local onde colocou as mãos deve ser de cerca de um comprimento de corpo.
  3. Passo 3 Feche as pernas e mantenha o corpo direito.
    Feche as pernas e mantenha o corpo direito. Pouco antes de o seu corpo ficar completamente vertical, concentre-se em manter as pernas juntas e não dobre nenhuma articulação. Isto ajuda-o a endireitar o corpo.
  4. Passo 4 Empurre-se para a frente e aterre de pé.
    Empurre-se para a frente e aterre de pé. Mantendo os braços junto às orelhas, continue a impulsionar-se para a frente com as mãos e aterre na planta dos pés. Concentre-se em manter as pernas o mais retas possível enquanto termina a cambalhota.

Fazer um salto à frente no salto

  1. Passo 1 Corra em direção ao salto.
    Corra em direção ao salto. Crie algum impulso correndo em direção ao cofre. É necessário correr rapidamente para que tenha uma poderosa queda de mãos.
  2. Etapa 2: Faça um salto para o trampolim.
    Suba para o trampolim. Quando chegar ao trampolim, faça um hurdle sobre ele para se deslocar horizontalmente no ar em direção à mesa do salto. Certifique-se de que mantém as pernas ligeiramente dobradas, a parte de trás da cabeça para baixo e o núcleo apertado.
  3. Passo 3 Faça uma parada de mão em cima da mesa de salto.
    Faça uma parada de mão em cima da mesa do cofre. Coloque as mãos na mesa de salto num ângulo de cerca de 20 ou 30 graus e utilize o seu impulso para elevar as pernas numa parada de mãos.
  4. Passo 4 Bloquear fora da mesa de saltos.
    Bloqueie a mesa de salto. Quando tiver alcançado uma posição vertical, transforme rapidamente o seu impulso vertical em impulso horizontal, encolhendo os ombros e empurrando a mesa de salto. Este movimento de empurrar chama-se bloqueio.
  5. Passo 5 Aterrar com os pés à frente.
    Aterre com os pés à sua frente. À medida que as suas pernas descem, concentre-se em garantir que os seus pés tocam no tapete ligeiramente à frente do resto do seu corpo. Isto permitir-lhe-á recuperar para cima em vez de se atirar para a frente ou cair para trás.

Exercícios práticos

  1. Passo 1 Praticar a realização de hurdles.
    Pratique a realização de barreiras. As barreiras são muito semelhantes ao skipping. Empurre o seu pé dominante, aterre no seu pé dominante e depois salte para o seu pé não dominante.
    • Comece por saltar como faria normalmente pela sala se estiver a ter dificuldade em compreender o ritmo do obstáculo.
    • Assim que dominar o movimento, experimente utilizá-lo para fazer um movimento de ginástica mais simples, como uma roda de carroça ou um roundoff.
  2. Passo 2 Trabalhe as suas paradas de mão.
    Trabalhe nas suas paradas de mão. Quando já tiver dominado os obstáculos, é hora de dominar a parada de mão. Pratique as paradas de mão da maneira que for mais confortável para si. Isto pode significar fazer uma parada de mão contra uma parede ou fazer uma parada de mão numa posição de ponte alta em cima de um bloco de ginástica.
  3. Etapa 3 Fazer saltos à frente sobre um barril.
    Faça saltos à frente sobre um barril. Enquanto estiver a ser observado, tente dar saltos mortais frontais sobre um barril de ginástica. Fazer um salto de mãos desta forma parece um pouco mais seguro e apoiado se estiver a começar a habituar-se ao movimento.
  4. Passo 4 Utilize bandas para garantir uma boa forma.
    Utilize bandas para garantir uma boa forma. Se tiver acesso a uma pista de cambalhota, que é basicamente um trampolim comprido e estreito, force os antebraços e os tornozelos com duas faixas e pratique as saltos para a frente desta forma. Isso o ajudará a aprender e manter uma boa forma no salto mortal frontal.

Aumentar a força

  1. Passo 1 Faça lunges para fortalecer as pernas.
    Faça lunges para fortalecer as pernas. Os lunges podem ajudá-lo a desenvolver um obstáculo forte. Fique de pé com as pernas juntas e coloque as mãos nas ancas. Dê um passo em frente com um pé e dobre ambas as pernas até que a coxa da frente fique paralela ao chão. De seguida, levante-se e repita com a outra perna.
    • Se estiver a utilizar pesos, mantenha os braços ao lado do corpo.
    • Mantenha a parte superior do corpo direita e olhe para a frente enquanto faz o exercício.
    • Mantenha o joelho da frente acima do tornozelo e o joelho de trás fora do chão.
  2. Passo 2 Desenvolver os músculos dos glúteos com a elevação das ancas.
    Desenvolva os músculos dos glúteos com elevações da anca. Comece por se deitar de costas, com os braços apoiados no chão e os joelhos dobrados. Aperte as costas e levante as ancas até ao teto. Mantenha a posição durante alguns segundos e depois baixe as ancas novamente.
    • Mantenha as costas direitas enquanto faz este exercício.
    • Ao fazer elevações da anca, pode ganhar a força necessária nas costas e na parte de trás das coxas para empurrar o chão e também controlar a aterragem.
  3. Passo 3 Fortaleça o seu núcleo com pranchas.
    Fortaleça o seu núcleo com pranchas. Comece numa posição de flexão e segure-se no chão com as palmas das mãos ou com os antebraços/cotovelos. Contraia as pernas, as costas e o tronco enquanto mantém a posição de prancha.
    • Mantenha os ombros sobre os cotovelos.
    • Concentre-se em manter o seu corpo numa linha reta desde a cabeça até aos pés.
    • Ter os músculos do estômago fortes permitir-lhe-á manter o corpo firme enquanto executa as manobras frontais.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Estou sempre a cair de rabo no chão! O que é que estou a fazer mal?
    Certifique-se de que as suas pernas não estão demasiado juntas. Também pode ser que precises de aumentar o comprimento da tua passada de mão.
  • Pergunta
    Tenho muito medo de cair e de me magoar. Como é que faço para ultrapassar isso?
    Pratica a queda de mãos sobre almofadas e com um observador até conseguires completar o movimento com confiança, depois pratica sem as almofadas, mas continua a usar um observador.
  • Questão
    Preciso de aprender a fazer uma flexão para trás para poder fazer isto?
    Não necessariamente, mas deve aprender a fazer o front walkover, que inclui uma flexão de costas.

Vídeo

Dicas

  • Salta com as mãos assim que puderes. Não esperem que as vossas pernas estejam acima da cabeça.
  • Não te esqueças de te alongar antes de tentares fazer um front handspring.
  • Mantenha sempre o pescoço comprido e a cabeça completamente virada para o teto, olhando para cima. O queixo deve estar completamente virado para o teto.

Avisos

  • Não tire as mãos do chão até que suas pernas estejam definitivamente acima da cabeça, e não antes. Caso contrário, é mais provável que se magoe.
  • É preciso ter conhecimentos básicos de ginástica antes de tentar fazer uma cambalhota frontal. Deve ter desenvolvido a força da parte superior do corpo e sentir-se confortável a fazer uma parada de mãos.
  • A sua primeira tentativa de salto à frente deve ser feita numa superfície almofadada, de preferência um tapete, e com a ajuda de um observador.
  • Certifique-se de que um profissional treinado esteja por perto quando você realizar o salto mortal frontal, pois o profissional treinado pode garantir que você não se machuque.