Como fazer um flip turn (nado de costas)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Faz parte de uma equipa de natação? Queres dar uma cambalhota só por diversão? A tua última prova de natação não correu muito bem por causa de um flip turn muito mau? Já foste desclassificado por causa de um flip turn? Consegues fazer um flip turn em estilo livre? O estilo livre e o nado de costas têm a mesma viragem. Corrija seus erros fazendo o seguinte.

Passos

  1. Passo 1 Nade o seu nado de costas habitual.
    Nade o seu nado de costas habitual. Esta parte é crucial, pois estará a contar as braçadas. Como você está de costas, não poderá ver se está perto da parede ou não. Se não houver bandeiras penduradas acima da sua cabeça, vire a cabeça para uma linha da pista e procure o último bloco de cor, que é onde as bandeiras estariam. Nade de costas a partir de alguns metros depois das bandeiras para ganhar velocidade e conte as braçadas assim que os seus olhos passarem pelas bandeiras. Este é o número de braçadas para a chegada, subtraindo uma para as braçadas para a viragem.
  2. Passo 2 Volte a passar as bandeiras e comece a nadar de costas em direção à parede.
    Volte a passar as bandeiras e comece a nadar de costas em direção à parede. Conte as suas braçadas a partir da bandeira até chegar ao número que encontrou na primeira parte para as viragens. Depois, usando a mão que está fora da água, cruze-a à frente do corpo para rolar como se estivesse a fazer estilo livre.
  3. Passo 3 Continue a fazer uma braçada de estilo livre e entre diretamente numa curva como se estivesse a fazer estilo livre.
    Continue a fazer uma braçada de estilo livre e vá diretamente para uma curva como se estivesse a fazer estilo livre.
  4. Passo 4 Quando chegar...
    Quando sair da viragem, não se vire como no estilo livre, mantenha-se de costas, se se virar demasiado, será desclassificado. Depois, continue a nadar normalmente.

Método alternativo: Virada de balde

  1. Passo 1 Siga os passos acima para contar as suas braçadas, depois nade contra a parede a um ritmo normal.
    Siga os passos acima para contar as braçadas e, em seguida, nade para a parede a um ritmo normal.
  2. Passo 2 Quando atingir...
    Quando chegar à penúltima braçada antes de alcançar a parede, lance o braço para trás e arqueie as costas, mexendo os abdominais e as pernas para trás se precisar de um empurrão extra. Este movimento deve assemelhar-se a um pontapé de borboleta exagerado executado de costas.
  3. Passo 3 Quando a mão...
    Quando a sua mão tocar na parede, tente tocar com toda a palma da mão para obter o máximo de tração possível e puxe o braço para cima para balançar o resto do corpo. Os pés devem atingir a parede rapidamente e terá uma grande quantidade de impulso com o qual se pode empurrar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O que acontece se não houver bandeiras?
    Haverá sempre bandeiras durante uma prova oficial. É contra as regras não as ter, pois são essenciais para a segurança dos nadadores.
  • Questão
    Quantas braçadas posso dar depois de ter virado de barriga para baixo?
    Tudo depende da sua braçada - conte o número de braçadas necessárias para chegar à parede a partir das bandeiras e certifique-se de que está a virar de barriga para baixo uma braçada antes de atingir a parede.
  • Questão
    O que acontece se não fizer uma viragem numa prova de natação?
    Numa prova de natação, se não fizer uma viragem, será desclassificado, a não ser que a prova em que é suposto estar a nadar não tenha uma viragem.

Dicas

  • Não tenha medo da parede. Muitos nadadores iniciantes ficam com tanto medo de bater na parede que diminuem a velocidade, o que faz com que a contagem de braçadas seja errada.
  • Se for fazer a virada de balde, espere precisar soprar um pouco mais de ar pelo nariz para evitar aquela sensação de 'água no nariz'. Respire fundo antes e não terá problemas.
  • Só tem direito a uma braçada de estilo livre, por isso não se vire demasiado cedo, pois terá de dar um pontapé na parede antes de dar a sua braçada. Não deslize para a parede depois de cruzar, pois isso também o desclassificará.

Avisos

  • Não tente fazer a virada do balde em uma piscina sem bandeiras. Bater o braço na lateral da parede dói e pode causar hematomas graves. Não tente fazer o giro do balde a toda velocidade até que esteja confortável em ajustar a contagem.