Como fazer uma chave de perna em forma de quatro

Autor do artigo:Gabriel Silva

Na luta livre profissional, a chave de pernas em forma de quatro é um movimento popular para 'forçar' um adversário a submeter-se. No entanto, com os movimentos de luta livre profissional, lembre-se de que você e o seu oponente devem mover-se em sincronia um com o outro para os executar com segurança. Não se esqueça de que mesmo os profissionais que treinaram durante anos podem magoar-se gravemente. Utilize os tutoriais online apenas como material de referência. Para aprender a fazer esse movimento ou qualquer outro, treine com um treinador qualificado.

Passos

Ficando em posição

  1. Passo 1: Deite o seu adversário de costas.
    Coloque seu oponente de costas. Para executar o leglock figura quatro, ele deve estar deitado de costas. Use qualquer movimento que o faça cair de pé para que ele caia para trás. Um desses movimentos é o 'snap' suplex (também chamado de suplex vertical).
  2. Etapa 2: Ficar de pé.
    Fique de pé. Assim que a pessoa estiver no chão, reposicione-se de forma a ficar de pé aos pés dela. Encare-o enquanto inicia o leg lock.
  3. Passo 3 Levantar o pé esquerdo.
    Levante o pé esquerdo. Agarre-o pelos lados, calcanhar ou tornozelo. Levante-o no ar até a perna ficar num ângulo de 45 graus.
  4. Passo 4 Apoiar a perna direita.
    Coloque a perna direita no ar. Utilize a sua mão direita para continuar a segurar o pé esquerdo no ar. Coloque o seu pé direito entre as pernas. Agora coloque o seu pé esquerdo do lado de fora da perna direita. A perna direita deve agora estar entre os vossos pés.

Virar à volta

  1. Etapa 1: Coloque a perna esquerda no chão.
    Encostar a perna esquerda. Segure o pé esquerdo com a sua mão direita. Levantar o pé esquerdo e rodar sobre o pé direito para executar uma volta de 180 graus no sentido dos ponteiros do relógio. Quando terminares a volta:
    • As costas devem agora estar viradas para o adversário.
    • O pé direito deve estar ainda entre as pernas do adversário.
    • O pé esquerdo deve estar agora do lado de fora da perna esquerda do adversário.
  2. Passo 2 Agarre o pé esquerdo do adversário com a mão livre.
    Agarre o pé esquerdo do adversário com a sua mão livre. Segure o pé com as duas mãos. Quando a sua mão esquerda estiver agarrada, deslize a sua mão direita para baixo ao longo da perna esquerda. Pare mesmo antes de chegar ao joelho.
  3. Passo 3 Continue a rodar.
    Continuar a rodar. Continue a rodar na mesma direção dos ponteiros do relógio mais 90 graus. Enquanto o faz, utilize as mãos para dobrar o joelho esquerdo da pessoa, de modo a passar o seu pé esquerdo por baixo dessa perna, enquanto a cavalga. Quando terminar o giro, você deve estar de frente para a parte interna da perna direita da pessoa.

Travar as pernas

  1. Passo 1 Prenda as duas pernas do seu oponente's legs.
    Segure ambas as pernas do seu oponente. Traga a sua mão direita do joelho esquerdo para o pé esquerdo. Uma vez que a sua mão direita o tenha agarrado, use a sua mão esquerda para agarrar o pé direito. Levante-o até os dois tornozelos se encontrarem.
  2. Passo 2 Virado para o seu adversário.
    Virar-se para o adversário. Continue a rodar no sentido dos ponteiros do relógio mais 45 graus. Ao fazê-lo, força o tornozelo esquerdo do adversário para baixo, ao longo da barriga da perna direita, até encontrar o joelho direito. Pára de rodar quando estiveres novamente de frente para o teu adversário, tal como quando começaste.
    • As pernas do adversário devem agora assemelhar-se a um '4' ao contrário.
    • A tua perna direita deve estar no espaço vazio no meio desse '4'.
    • A perna direita do adversário deve
  3. Passo 3 Cai para trás.
    Cair para trás. Cair para trás obrigá-lo-á a largar o pé esquerdo. Ao cair, use as duas mãos para agarrar firmemente o pé direito do adversário, de modo a que a perna direita dele fique entre as suas.
    • Usa a perna esquerda para prender o pé esquerdo. O mais rapidamente possível, levante a perna esquerda e passe por cima do tornozelo esquerdo do adversário quando aterrar de costas. Mantenha a perna esquerda presa no lugar com a parte de trás da barriga da perna ou joelho esquerdo.
    • As suas pernas devem agora estar 'bloqueadas' na figura do '4'.
    • A parte de trás das suas próprias pernas deve estar a prender a perna esquerda no lugar.
    • As suas mãos devem estar a segurar a perna direita no lugar.
  4. Passo 4 Lembre-se:
    Lembre-se: isto é para mostrar. Compreenda que todos os movimentos do pro-wrestling são um ato coreografado entre dois parceiros que se movem em sincronia para contar uma história. Trata-se de uma atuação, não de um concurso. Quando estiveres no leglock figura quatro, tem cuidado para não aplicares demasiada pressão no pé esquerdo, tornozelo, barriga da perna ou joelho do teu adversário. Usa apenas o suficiente para manter o contacto, e não mais, para o poupar a qualquer dor real. Lembra-te:
    • Trata-se de uma atuação, por isso faça de conta que está a esforçar-se para o manter preso, em vez de o tentar fazer.
    • Pressionar demasiado a perna pode causar-lhe lesões graves.
    • O corpo de cada pessoa é diferente, o que significa que algumas pessoas não aguentam tanta pressão como outras.
    • Pratica sempre com o teu parceiro/oponente antes de executares este movimento para os outros, para conheceres os limites de cada um.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que faço um arm lock?
    Deslize a sua mão por baixo do cotovelo direito, rode-a para trás sobre o braço perto do ombro e aplique pressão no ombro com a outra mão.

Dicas

Avisos

  • Os golpes de luta livre profissional exigem cooperação entre os 'oponentes' para evitar lesões graves.
  • Mesmo com muita prática e treinamento adequado, todos os movimentos de pro-wrestling têm o risco de se machucar.
  • Não confie apenas em instruções online para aprender esses movimentos.
  • Inscreva-se numa aula ou num ginásio com treinadores experientes e equipamento adequado para aprender a executá-los de forma segura e eficaz.
  • Pratique os movimentos apenas num ringue concebido especificamente para o pro-wrestling.
  • Tenha sempre um observador à mão para prestar ajuda ou pedir ajuda em caso de lesão.

Vídeo