Como fazer um double leg takedown

Autor do artigo:Gabriel Silva

Na luta livre amadora, a queda com duas pernas é normalmente a primeira queda ensinada aos lutadores. Executada corretamente, pode ser uma forma eficaz de levar o adversário para o tapete. Nas artes marciais mistas, é uma manobra mais complicada, um pouco menos confiável por causa da complexidade dos golpes e proteções disponíveis, embora ainda seja uma queda comumente usada, especialmente por especialistas em tatame.

Passos

Dobrando Duplas no Wrestling

  1. Passo 1 Aperfeiçoa o teu passo de remate.
    Aperfeiçoa o teu passo de remate. O chute é o bloco de construção de muitas quedas no wrestling. A queda com duas pernas é essencialmente um tiro rápido na parte inferior do corpo do seu oponente que termina com você envolvendo as pernas e caindo no tapete. Uma vez que um bom lutador pratica as quedas com frequência durante a semana, é uma boa maneira de começar a pensar em incluir a queda com duas pernas no seu repertório de movimentos.
    • Mantenha-se na sua posição com a perna da frente ligeiramente para a frente, dobrada nas ancas, com a cabeça levantada.
    • Dê um passo de penetração com o pé da frente e coloque o joelho entre as pernas do adversário. Ao fazê-lo, baixe o seu nível para que o seu centro de gravidade fique mais baixo, o que lhe dá mais equilíbrio e torna o remate muito mais difícil de bloquear.
    • Levante a perna de trás enquanto o joelho da frente fixa a sua posição no tapete, mantendo as mãos numa posição defensiva. Levante a perna da frente e regresse à posição escalonada. Pratique estes golpes regularmente para ficar em boa forma de luta livre.
  2. Passo 2 Aproxime-se o suficiente para tocar no seu adversário's shoulder.
    Aproxime-se o suficiente para tocar no ombro do seu adversário. Para executar corretamente o takedown, é necessário aproximar-se o suficiente para ultrapassar a defesa do adversário. Isso é, em parte, velocidade, que virá com a prática, mas também atirar da posição correta. Para alguns lutadores, isso pode ser até dois ou três pés, enquanto outros podem precisar de estar mais perto. É necessário estar suficientemente perto para manter o equilíbrio no passo de remate, para que não se transforme numa vantagem para o adversário.
    • Alguns lutadores conseguem disparar de mais longe, enquanto outros precisam de estar mais perto para o fazer corretamente. Pratique os seus duplos com parceiros de treino para saber a que distância precisa de estar para o fazer corretamente com a sua força e velocidade.
  3. Passo 3 Colocar o pé dianteiro entre o adversário's legs.
    Coloque o pé dianteiro entre as pernas do adversário. Para rematar, empurre com o pé de trás a partir da posição escalonada e coloque o pé da frente entre os pés do adversário. Mantenha os cotovelos bem apertados enquanto se prepara para rematar para a queda, mantendo uma boa posição e postura defensiva, e mantenha-se o mais baixo possível.
    • Enquanto estiver a dar o passo de penetração, baixe o seu nível para ter mais equilíbrio e tornar o remate mais difícil de contrariar. Deve terminar com o joelho entre as pernas do adversário.
  4. Passo 4 Enroscar as pernas com as mãos.
    Enrole as pernas com as mãos. Para tal, envolva as mãos à volta da parte exterior das pernas e agarre a parte interior dos joelhos.
  5. Passo 5 Avançar a perna de trás e colocar o pé na parte exterior da perna.
    Traga a perna de trás para a frente e coloque o pé na parte de fora da perna. Em seguida, coloque a cabeça na parte lateral da anca para poder empurrar o corpo dele com a cabeça.
    • Tentar envolver-se demasiado alto nas pernas pode parecer uma melhor forma de controlar o seu adversário, mas as coxas da maioria dos lutadores são demasiado fortes para serem controladas com a parte superior do corpo. É improvável que você consiga dominar o centro de gravidade do outro lutador.
    • Colocar a orelha ao lado da anca do lutador torna tudo mais apertado. Além disso, não o fazer deixa a tua cabeça em dois sítios diferentes: Ou no meio, o que não é bom; ou muito para o lado, o que é estranho e pode tornar o seu lançamento menos poderoso.
  6. Passo 6 Dê um passo em frente com a perna de trás e ponha-se de pé.
    Dê um passo em frente com a perna de trás e ponha-se de pé. Entraste e envolveste o teu adversário, mas agora cabe-te a ti voltar ao tapete e ganhar alguns pontos. Para que isso aconteça, leve o pé de trás para a frente, sem arrastar o joelho, e empurre com o pé da frente, dando um pequeno passo cambaleante para o exterior do corpo do adversário, se necessário. Continua a empurrar para a frente para atravessar o teu adversário e desequilibrá-lo.
    • O teu passo para chegares ao teu pé deve ser quase como outro tiro, ou um salto, passando pelo corpo do teu adversário e tirando-o da sua gravidade. Roubaste essa gravidade ao envolvê-lo, agora leva-o ao chão.
    • Mantém os ombros bem encaixados, os braços à volta da parte inferior das pernas do adversário e conduz para a frente e o adversário deve cair no tapete num instante. Continue a mover-se para a frente
  7. Passo 7 Tenta fazer um T com o teu adversário's body.
    Tenta fazer um T com o corpo do teu adversário. Quando levares o teu adversário para as costas, pressiona o tronco dele com o teu ombro, como se estivesses a tentar atravessar o corpo do outro lutador para o tapete. Se conseguires, achata-o, peito com peito. Neste ponto, você executou com sucesso a derrubada de perna dupla e pode tentar fazer o pino ou alguma outra manobra ofensiva.
    • Bons lutadores irão cair de barriga para baixo quando executares um duplo golpe de pernas. Se for esse o caso, ainda há pontos para ti, por isso tira partido disso ficando para trás numa posição dominante.

Preparar duplas no MMA

  1. Passo 1 Concentre-se nas configurações.
    Concentre-se nas configurações. A única diferença entre a queda de perna dupla nas artes marciais mistas e na luta livre é a preparação. Sem a preparação correcta para a manobra, tentar uma queda deste tipo em MMA pode fazer com que seja sufocado rapidamente, devido à variedade de golpes, estrangulamentos e outras manobras defensivas disponíveis. Por esse motivo, preparar o oponente para uma queda de perna dupla é quase mais importante do que a manobra em si.
    • Se você atirar de muito longe e cair de joelhos com a cabeça na axila do seu oponente, é melhor usar uma placa que diz: 'Ei, guilhotina-me!' Tens de usar este movimento em conjunto com preparações para tirar os braços do teu adversário do caminho e levá-lo para o chão antes que um ataque seja possível.
  2. Passo 2 Preparar a queda com um golpe.
    Preparar o takedown com um golpe. Uma das formas mais directas e comuns de tentar preparar a queda de perna dupla é atacando a cabeça com jabs para levantar os braços do adversário para uma posição defensiva e, em seguida, disparar para a queda. Embora isso ainda deixe você aberto a uma joelhada ou a um estrangulamento, você pode passar pela guarda do seu oponente se fizer isso rápido o suficiente.
    • Alternativamente, fingir uma perna dupla é, por vezes, uma boa forma de deixar cair os braços do adversário para abrir espaço para ataques de golpe.
  3. Passo 3: Fingir uma joelhada para atrair um joelho.
    Tiroteio para sacar uma joelhada. Uma das melhores formas de defender um golpe rápido no estilo wrestling para um takedown é com uma joelhada forte na cabeça. É uma maneira rápida de terminar o combate e um golpe devastador. Já que você sabe disso, você pode tentar atrair uma joelhada prematura fazendo uma cambalhota como se estivesse prestes a chutar, mas parando.
    • Pratique meias-tiras, nas quais você finge um chute de longe, mantendo o olho no joelho do oponente o tempo todo, para ter certeza de que você não vai conseguir acertar o joelho quando ele for lançado. Assim que o vires no ar, atira de novo para terminar o trabalho. O teu adversário já estará desequilibrado com uma perna no ar.
  4. Passo 4: Golpear o adversário's elbows.
    Golpeia os cotovelos do teu adversário. Atirar para um duplo é normalmente melhor depois de se terem desgastado um ao outro e de o adversário estar a agarrar os seus ombros, em vez de atacar. Um golpe rápido para cima com as mãos, atingindo os cotovelos do oponente com o espaço entre o polegar e o indicador, deve ser eficaz para quebrar a pegada dele e permitir que você tente uma queda. Mantenha-se abaixado e fique atento aos joelhos, depois dê um golpe forte para cima, usando um jab curto com as mãos para levantar os braços do oponente. Atire normalmente.
  5. Passo 5 Comece com uma barra de braço russa.
    Comece com uma barra de braço russa. Outro método eficaz de configurar uma queda de perna dupla no MMA é com uma combinação de barra de braço russa, que permitirá que você emaranhe os braços do seu oponente e abra a parte inferior do corpo para uma queda.
    • Quando o teu adversário tentar agarrar a tua nuca com uma mão, agarra o antebraço com uma pegada tipo basebol, abraçando-o ao teu corpo numa barra de braço russa. O instinto natural do teu adversário será afastar-se de ti com a outra mão, altura em que te podes baixar, atirar o braço barrado contra o outro braço, enredando-o e tirando-o do caminho. Desça para o seu chute para a queda de perna dupla.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Mantém os cotovelos bem junto às laterais do corpo e mantém o tronco alinhado verticalmente (ombros sobre as ancas, corpo relativamente direito) à medida que 'disparas' para a queda com duas pernas. Isso evita que o adversário consiga enganchar seus braços acima do cotovelo.

Avisos

  • Na luta livre, não chute com a cabeça baixa ou olhando para o chão. Mantenha a cabeça erguida.