Como fazer um mergulho

Autor do artigo:Gabriel Silva

O mergulho é uma habilidade realmente útil, quer esteja a passar tempo na piscina ou a levar os seus conhecimentos de natação para o nível seguinte. Antes de começar a mergulhar, certifique-se de que está numa área segura com muita água limpa e profunda, como uma piscina enterrada. É perfeitamente normal sentir-se um pouco nervoso antes de dar o seu primeiro grande mergulho - para aliviar as suas preocupações, considere praticar perto de um nadador salvador ou de um nadador experiente. Com um pouco de prática, você pode realmente fazer um mergulho na próxima vez que for nadar!

Passos

Praticar os princípios básicos do mergulho

  1. Passo 1 Verificar se a água é suficientemente profunda.
    Verifique se a água é suficientemente profunda. Mergulhar é uma maneira divertida de entrar na água, mas você não quer colocar sua segurança em risco. Procure sinais ou etiquetas que mencionem a profundidade da água antes de se atirar. Idealmente, a água deve ter o dobro da profundidade da distância de mergulho entre a prancha e a água.
    • Por exemplo, se a prancha de mergulho estiver a 4 pés (120 cm) acima da água, a água terá de ter pelo menos 8 pés (240 cm) de profundidade.
  2. Passo 2 Sente-se na borda da piscina e pratique o mergulho.
    Sente-se na borda da piscina e pratique o mergulho. Sente-se ao longo da borda da água, deixando os seus pés tocarem na borda da parede da piscina. Levante os braços a direito, mantendo as mãos juntas. Incline-se lentamente para a frente, pressionando os pés contra a parede à medida que se aproxima da água. Dê a si próprio algum impulso, empurrando com os pés e guiando as mãos e os braços para a água primeiro.
    • Para isso, é necessário estar numa piscina.
    • Este é um ótimo truque para experimentar se nunca mergulhou antes.
  3. Etapa 3 Transição para um mergulho ajoelhado, para que os movimentos sejam bem executados.
    Transição para um mergulho ajoelhado para que os movimentos sejam bem executados. Coloque-se muito perto da borda da piscina, para que seja fácil mergulhar. Coloque o seu pé dominante ao longo da borda da piscina e estenda a perna oposta atrás de si. Levante os braços a direito, baixando a cabeça à medida que se coloca em posição. Comece o mergulho inclinando-se para a frente na piscina e depois empurre com o pé dominante.
    • Pode ser um pouco difícil aperfeiçoar a sua forma, mas tente mergulhar na piscina com os braços à frente.
    • Ao colocar-se em posição, não se esqueça de inclinar o queixo. Este é um dos maiores erros que os principiantes cometem, e o facto de não se inclinar o queixo pode aumentar a probabilidade de se cair de barriga para baixo ao mergulhar.
  4. Passo 4 Saltar com os pés para dentro de água para efetuar um mergulho com o lápis.
    Saltar com os pés para a água para efetuar um mergulho com o lápis. Os mergulhos com lápis são uma óptima forma de se sentir confortável com a ideia de um mergulho de pé. Basta colocar-se à beira da água e depois saltar com os pés. Repita este mergulho as vezes que precisar para se sentir um pouco mais adaptado ao mergulho.

Mergulho básico em pé

  1. Passo 1 Coloque-se de pé com os dedos dos pés curvados sobre a borda da piscina ou do bloco de mergulho.
    Coloque-se de pé com os dedos dos pés curvados sobre a borda da piscina ou do bloco de mergulho. Coloque os pés ao longo da borda da piscina, para que seja mais fácil lançar-se na água. Mantenha os dedos dos pés enrolados à volta da borda da sua área de mergulho, quer seja um bloco de mergulho ou a borda de uma piscina.
    • Se estiver em cima de um bloco de mergulho, coloque as mãos junto aos pés, para que seja mais fácil lançar-se.
  2. Passo 2 Estenda os braços sobre a cabeça com as mãos juntas.
    Estenda os braços por cima da cabeça com as mãos juntas. Levante os dois braços acima da cabeça, o que tornará o mergulho muito mais suave e fluido. Junte as mãos para que os braços formem uma ponta, o que o ajudará a entrar na água enquanto mergulha.
    • Uma técnica de braços correcta pode salvá-lo de uma queda de barriga!
    • Certifique-se de que os seus dedos estão direitos e que são as primeiras partes do seu corpo a tocar na água.
  3. Passo 3 Forme uma boa posição de mergulho dobrando as ancas e os joelhos.
    Forme uma boa posição de mergulho dobrando as ancas e os joelhos. Incline-se para a frente com as ancas, de modo a que a cabeça, os braços e o abdómen formem um ângulo de 45 graus. Para dar mais impulso, dobre os joelhos num ângulo de 120 graus. Não se preocupe com os números - o mais importante é que esteja inclinado para a frente e pronto para entrar na água.
  4. Passo 4 Incline o seu peso para a frente para iniciar o mergulho.
    Incline o seu peso para a frente para iniciar o mergulho. Um bom mergulho é um pouco como o efeito dominó; antes de atingir a água, é necessário criar um bom impulso. Com os braços ainda sobre a cabeça, comece a empurrar o seu peso para a frente, de modo a cair lentamente em direção à água.
    • Isto pode parecer um pouco enervante no início. Não se preocupe - faz tudo parte do processo!
  5. Passo 5 Empurre-se com os pés para se lançar no ar.
    Faça força com os pés para se lançar no ar. Enquanto se inclina para a frente, aguarde que a gravidade assuma o controlo enquanto se dirige para a água. Quando a cabeça e o peito estiverem quase na horizontal em relação à água, empurre a borda da área de mergulho com os dois pés. Sinta-se a lançar-se um pouco no ar, enquanto os seus braços continuam a apontar para a água.
    • É provável que sejam necessárias algumas tentativas até conseguir fazer este movimento. Continue a tentar!
  6. Passo 6 Deslize para a água com os braços apontados.
    Deslize para a água com os braços apontados. Mantenha os braços apontados para a frente e as mãos juntas, o que o ajudará a entrar melhor na água. Empurre os braços para a água primeiro, mantendo a cabeça baixa, entrando na água num ângulo de cerca de 45 graus à medida que avança. Pode ser útil visualizar um anel ou aro ao entrar na água - ao mergulhar, faça o possível para não tocar nas bordas desse aro imaginário.
    • Se visualizar um 'aro', finja que é mais ou menos do tamanho de um aro de hula tradicional.
  7. Etapa 7: Introduza o resto do seu corpo na água num movimento fluido.
    Guie o resto do seu corpo para a água num movimento fluido. Continue o mergulho, entrando na água num ângulo idêntico ao seu. Tente usar o seu impulso para entrar na água num movimento fluido e angular, em vez de aterrar de barriga para baixo. Não desanimes se a tua forma não for perfeita no início - podem ser precisas várias tentativas até apanhares o jeito!

Conquistar o trampolim

  1. Passo 1 Balance os braços para trás à medida que se aproxima da extremidade da prancha.
    Balance os braços para trás à medida que se aproxima da extremidade da prancha. Suba para o trampolim e aproxime-se da extremidade. Pode sentir-se um pouco instável no início, por isso puxe os braços para trás para o ajudar a manter-se equilibrado enquanto se prepara para mergulhar.
    • Só precisa de manter os braços atrás de si quando se aproximar da extremidade da prancha.
    • Caminhe sempre ao longo da prancha em vez de correr.
  2. Passo 2 Levante os dois braços e um joelho enquanto salta uma vez.
    Levante os dois braços e um joelho enquanto salta uma vez. Comece o seu mergulho, mantendo a sua forma ao longo da extremidade da prancha de mergulho. Salte uma vez no ar, levantando 1 joelho para cima enquanto levanta os dois braços no ar. Levantar o joelho ajuda a manter a sua forma sólida e pode dar mais impulso ao seu mergulho.
    • Saltará 2 vezes no total antes de mergulhar.
  3. Passo 3 Salte do trampolim quando a prancha começar a inclinar-se para cima.
    Salte do trampolim quando a prancha começar a inclinar-se para cima. Mantenha um olho no trampolim por baixo de si enquanto se prepara para saltar pela segunda vez. Espere cerca de um segundo para que o trampolim comece a elevar-se para cima, seguindo o impulso anterior do seu salto anterior. Faça o seu melhor para saltar a partir da extremidade da prancha, para não se preocupar em bater na prancha durante o processo. Continue a manter os braços acima da cabeça enquanto salta novamente.
  4. Passo 4 Mergulhe na água com as ancas primeiro.
    Mergulhe na água com as ancas primeiro. Mantenha a cintura dobrada e direccione os braços num ângulo descendente em direção à água. Tente não se mexer demasiado durante o mergulho, para poder entrar na água de forma suave e fluida. Tal como num mergulho tradicional, o objetivo é que os braços entrem na água primeiro, seguidos do resto do corpo.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    O que é um mergulho de superfície?
    Um mergulho de superfície é quando se está na água e se tenta chegar ao fundo da piscina. Num mergulho de superfície de cima para baixo, nada-se de frente - quando se chega a um ponto em que se quer mergulhar para o fundo, faz-se uma viragem de 180 graus e coloca-se a cabeça no fundo. Depois, deixa o seu corpo cair para o fundo com os pés à superfície. No mergulho de superfície com os pés, o mergulhador fica à espera no topo da água, pronto para descer. Em seguida, empurra as mãos da superfície da água até às coxas; assim que o corpo cai na água, deixa o corpo cair naturalmente. A partir daí, bate as palmas para cima em direção à superfície para se empurrar até ao fundo.
  • Questão
    Não consigo dobrar a cintura quando mergulho. O que é que posso fazer?
    Coloque-se na margem da piscina e curve as costas para a frente até que as suas mãos fiquem paralelas à água. Depois, incline-se para a água e caia lentamente. Faça isto até se sentir confortável. Agora, peça a alguém que segure um cabo de vassoura à sua frente, na altura da coxa. Aponte as suas mãos para cima do cabo de vassoura e salte por cima dele. Fazer isto ajuda muito a pôr o rabo no ar. (A minha equipa chama a isto o 'booty pop'.) Quando fizeres isto vezes suficientes para te sentires confortável, experimenta sem o pau.
  • Pergunta
    Dói quando se mergulha?
    Quando se mergulha, só dói se se entrar na água de forma incorrecta. Tente aterrar numa posição vertical ou, se estiver a mergulhar de cabeça, incline-se para não cair de barriga para baixo

Dicas

  • Pode tentar a posição de início de pista, em que um pé é estendido atrás de si enquanto mergulha.
  • Se está a aprender a saltar de um trampolim, coloque-se na ponta dos pés ao longo da borda da prancha. Empurre o seu peso para a frente para começar a cair da prancha e, em seguida, guie-se para baixo num mergulho, com os braços a entrarem primeiro na água.
  • A melhor maneira de praticar o mergulho é entrar na piscina e continuar.

Avisos

  • Não mergulhe em piscinas acima do solo ou em qualquer corpo de água pouco profundo, ou pode magoar-se seriamente.
  • Sempre siga as regras da piscina se estiver mergulhando em um espaço público.