Como fazer um Dempsey Roll
Autor do artigo:Gabriel SilvaJack Dempsey foi o campeão do mundo de boxe de pesos pesados entre 1919 e 1926, conhecido pelo seu estilo de luta agressivo e dinâmico. Embora Dempsey fosse muito mais pequeno e tivesse um alcance mais curto do que muitos dos seus adversários, era capaz de derrotar os melhores lutadores do mundo com tenacidade e técnica. Uma das suas técnicas tem o seu nome até aos dias de hoje: o Dempsey Roll. Esta combinação de movimentos inclui um rápido trabalho de pés, um movimento dinâmico da cabeça e o famoso 'rodopio de ombros' de Dempsey para desferir golpes devastadores. Ao entender alguns dos princípios de Dempsey e com muita prática, você pode usar o seu famoso rolo para fechar a distância dos seus oponentes no ringue.
Passos
Ficando em posição
Afaste seus pés cerca de 1½ vezes a largura de seus ombros. Tome uma posição que seja um pouco mais larga do que a largura dos ombros para ter uma base ainda mais forte. Estenda o pé do seu lado não dominante à sua frente e o pé do seu lado dominante atrás de você, de modo que você fique de frente para o seu oponente com uma postura escalonada.- A postura padrão de luta é ter o pé esquerdo à frente e o direito atrás. No entanto, se for canhoto, pode adotar uma postura 'canhoto', colocando o pé direito à frente e o esquerdo atrás.
Dobrar ligeiramente os joelhos. Para deixar cair o peso e rodar corretamente para mover a cabeça e dar murros, adopte uma postura ligeiramente baixa, dobrando os joelhos. Assuma uma posição confortável com os joelhos ligeiramente dobrados e balance para cima e para baixo algumas vezes para garantir que o seu peso está centrado.- Não incline o seu peso para a frente ou para trás.
- Desloque-se de um lado para o outro para sentir o equilíbrio da postura.
Mantenha o seu peso centrado sobre as ancas e os pés. Coloque os ombros diretamente sobre as ancas para não se inclinar para a frente ou para trás. Mantenha o seu peso centrado diretamente no meio do espaço entre os pés, de modo a ficar equilibrado e a poder rodar e mover a parte superior do corpo.- Inclinar-se para a frente fará com que sua cabeça seja um alvo fácil para seu oponente.
- Se mantiver o seu peso deslocado para trás, não será capaz de gerar tanta força nos seus golpes.
Dica profissional: Imagine que o seu peso é uma linha invisível que atravessa o seu corpo e que tem de ser posicionada diretamente entre os pés, de modo a que a cabeça, os ombros, o peito e as ancas fiquem alinhados.
Encolhe o queixo e mantém os olhos centrados no peito do teu adversário. Baixe o queixo o suficiente para que não seja um alvo fácil para os murros do adversário. Mantém os olhos focados no centro do tronco do teu adversário para não telegrafares os teus movimentos e para que a tua visão periférica veja todos os movimentos dele.- Não incline tanto o queixo que o pescoço fique esticado.
Avançar com um passo em queda
Dê um passo para o lado para ficar de frente para o seu adversário num ângulo. O boxe tem tudo a ver com a criação de ângulos que abrem os seus golpes e apanham o adversário desprevenido, por isso dê um passo rápido para a esquerda ou para a direita para sair da linha da frente do adversário. Mova-se de forma a ficar de frente para o adversário na diagonal.- Mantém os joelhos ligeiramente dobrados para manteres uma base forte.
- Certifica-te de que o teu peso se mantém equilibrado!
- Dê um passo fora de linha quando estiver prestes a dar um murro, para que o adversário não tenha tempo de se ajustar.
Carregue todo o seu peso no seu pé dianteiro. Mantenha os pés plantados no chão e os joelhos ligeiramente dobrados e transfira todo o seu peso para o pé dianteiro, ou o pé que está à sua frente. O seu pé traseiro, o pé que está atrás de si, vai sentir-se leve, mas mantenha-o plantado no chão.- Não se incline para a frente ou vai expor-se a um soco fácil do seu adversário.
Levante rapidamente o pé dianteiro para transferir o seu peso para o pé traseiro. Com todo o peso carregado no pé dianteiro, levante-o rapidamente do chão. Vai sentir que está a começar a cair e o seu corpo vai tentar agarrar-se usando o pé traseiro.- Pense no movimento como uma combinação rápida. Carregue o seu peso no pé dianteiro e, em seguida, levante-o rapidamente para transferir o seu peso para o pé traseiro quase instantaneamente.
Dica profissional: Um erro comum é deslocar ligeiramente o peso para o pé traseiro imediatamente antes de levantar o pé dianteiro para se sentir mais estável. Mas, é muito importante que todo o seu peso seja deslocado para o pé da frente para gerar impulso.
Avance utilizando o impulso do seu pé traseiro. Na fração de segundo em que levanta o pé dianteiro, vai sentir o seu corpo compensar e tentar estabilizar-se, transferindo todo o seu peso para o pé traseiro. Utilize essa energia acumulada para se lançar para a frente. Mantenha o seu peso centrado à medida que avança e mantenha-se fora da linha do seu adversário, de modo a ficar ligeiramente virado para ele.- Mova-se de modo a estar ao alcance de um soco que o acerte.
Utilizar o rodopio de ombros
Desvia-te para evitar os murros do teu adversário à medida que avanças. À medida que diminui a distância, é provável que o seu adversário tente dar-lhe murros, por isso utiliza os movimentos de 'bob' e 'weaving para os evitar. Mantenha os joelhos dobrados para manter a cabeça baixa e movimente a cabeça num movimento de oito para se esquivar dos socos do adversário.- Não se incline tanto para a frente que perca o equilíbrio ou o seu adversário conseguirá dar um murro forte.
Dica profissional: Não desvie o olhar do seu adversário. Mantenha os olhos fixos no adversário para não baixar a cabeça e conseguir evitar os seus socos.
Roda o ombro do teu braço para trás para o carregar. Qualquer que seja o punho que planeie lançar ao seu oponente, comece a carregá-lo rodando o ombro do seu braço de soco para trás. O seu outro ombro vai sair ligeiramente para a sua frente. Mantém o queixo para dentro e os olhos no teu adversário.- A rotação é fundamental para aumentar a potência do soco. Rodar o ombro para trás fará com que as ancas rodem ligeiramente, de modo a envolver as pernas e os músculos centrais no soco.
Estique o braço que está a dar o murro até os músculos ficarem esticados. O 'Shoulder Whirl', inventado por Jack Dempsey, consiste em esticar os músculos do braço que está a dar o murro, de modo a que estes acumulem energia cinética. Ao rodar o ombro para trás, estenda o braço até que os músculos estejam esticados e tensos e prontos para saltar para a frente.
Lance o braço para a frente e golpeie o adversário com o punho.Fazer um punho de soco correto enrolando os dedos, dobrando o polegar sobre eles e apertando com força. Com o ombro virado para trás e os músculos do braço que dá o murro esticados, leve o ombro para a frente e deixe o braço saltar também para a frente. Faça contacto com o seu adversário usando o punho e restabeleça a sua posição para se equilibrar e poder proteger-se ou dar mais murros.- Evita enlouquecer e dar murros enquanto estás desequilibrado ou podes ser atingido por um contra-ataque do teu adversário.
Perguntas e respostas de especialistas
Dicas
- Pratique o passo de queda e o rodopio de ombros num saco de boxe pesado.
- Trabalhe com um treinador de boxe treinado para realmente dominar a técnica.
Avisos
- Se você estiver praticando sparring com um parceiro, certifique-se de usar luvas de boxe e protetor de cabeça.