Como fazer um Crossover no Basquetebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Também conhecido como 'ankle-breaker', o 'crossover' é uma técnica de drible utilizada para criar espaço entre si e um defesa. Envolve fintar para um lado e fazer com que o defesa o siga antes de voltar a passar a bola para a sua outra mão. Isto deixa o defesa desequilibrado e fora de posição, e deixa-o livre para rematar, conduzir pela pista ou passar. Com prática suficiente, o crossover pode ser uma arma ofensiva mortal.

Passos

Fazendo um Crossover Básico

  1. Desenvolva seu drible. Antes de tentar um crossover, certifique-se de que você tem um bom domínio do drible potente e consegue manter um bom controle de bola. Um bom crossover requer que você drible efetivamente com as duas mãos e consiga conduzir a pista de qualquer direção.
  2. Finta para o seu lado dominante. Para fazer uma finta de aparência precisa, empurre a bola para o lado em que a está a driblar. Dê um passo na direção da finta e incline-se também para esse lado. Mantenha os olhos focados nas ancas e na secção média do defesa, em vez de nas mãos ou nas pernas, que o defesa usará para se distrair. Quando as ancas se virarem na direção em que está a fintar, saberá que a fintada foi eficaz.
    • Considere também fintar para o seu lado não dominante e voltar a passar para a sua mão dominante e conduzir a partir do seu lado forte. Mantenha o defesa a adivinhar.
  3. Hesitar. Esta é a parte mais importante e convincente do drible cruzado. Quando a bola está no ar, alguns jogadores dão um pequeno salto, como se estivessem prestes a dirigir-se rapidamente para o seu lado dominante. A bola estará na palma da mão nesse momento, por isso, na realidade, o que está a fazer é menos um drible e mais uma simulação de movimento.
    • Veja vídeos de grandes jogadores de crossover para praticar e imitar o seu movimento de hesitação. Tem cuidado para não bateres com a palma da mão na bola, ou serás multado por violação de drible.
  4. Mantém-te baixo e largo. Uma vez que o movimento envolve saltar a bola entre si e o defensor, deve certificar-se de que está baixo no chão e que está a conduzir com o pé do seu lado dominante. Allen Iverson era excelente a manter a bola muito afastada do corpo, mas controlando totalmente o ressalto. É importante que pareça que está a ir nessa direção o mais possível. Não te deixes levar por um roubo de bola.
    • Não olhe para a bola enquanto estiver fazendo o movimento. Mantenha os olhos no defensor e no campo, procurando possíveis espaços abertos, companheiros de equipa abertos e oportunidades.
  5. Passar a bola. Quando tiveres o jogador defensivo virado na direção que pretendes, dribla rapidamente sobre o teu corpo, passando para a outra mão. Nesse momento, deve estar livre para fazer um lançamento em suspensão ou passar a bola ao seu colega de equipa. Isto acontece num instante, por isso prepara-te para agir assim que concluíres o movimento. Pratica este movimento algumas vezes para o aperfeiçoares!

Fazer variações

  1. Passe a bola por trás das costas. Em vez de cruzar entre você e o zagueiro, o que pode ser complicado e perigoso, jogue a bola nas suas costas para mudar de direção. Isso usa o seu corpo para proteger a bola, e pode deixar os defensores na sua poeira.
    • Pratique o drible por trás das costas antes de tentar este movimento. Você não pode ver para onde a bola está indo, então pode ser uma manobra difícil de fazer.
  2. Drible entre as pernas. Outra técnica eficaz de proteção é driblar a bola entre as pernas. Normalmente, dribla-se para trás através da perna não dominante, apanhando a bola com essa mão, mas pode improvisar de todas as formas.
    • Experimente ir de trás para a frente, do lado não dominante para o lado dominante como manobra de hesitação, fintar para o lado dominante e voltar a cruzá-la abruptamente entre as pernas.
  3. Duplo. Se já tiver ido ao poço demasiadas vezes e o seu defensor o apanhar em flagrante ao manter-se centrado quando tenta o cruzamento, chute a bola de volta para a sua mão dominante e conduza na direção em que tentou fintar. Este duplo crossover irá muitas vezes tropeçar no defesa, levando à reputação deste movimento como o 'quebra tornozelos'.
  4. Seja criativo. Experimente diferentes combinações entre as pernas e mudanças de direção para melhorar o seu jogo ofensivo. O cruzamento simples é, na verdade, apenas um drible rápido, mas quando o dominar e conseguir fazer um cruzamento eficaz, o seu jogo ofensivo só será limitado pela sua imaginação.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso melhorar as minhas capacidades de cruzamento?
    Pratica o cruzamento da direita para a esquerda. A partir daí, tenta fintar para a direita e cruzar para a esquerda, e fintar para a esquerda e cruzar para a direita. Um bom drible cruzado deve envolver mudanças rápidas de direção.
  • Questão
    O que é um drible cruzado?
    Um drible cruzado é basicamente ir da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, cruzando o drible à sua frente. Deve ser baixo, abaixo do joelho, e deve ser rápido e começar com uma finta.
  • Questão
    Não me sinto confortável com o meu cruzamento. O que devo fazer?
    Pratica-o muito. Pega numa cadeira, num cone ou em qualquer outra coisa e pratica o cruzamento com o 'defensor'. Uma coisa importante a ter em conta é praticar a velocidade de jogo. Continua a fazê-lo vezes sem conta e verás resultados. Depois disso, faça-o num jogo de recolha.

Vídeo

Dicas

  • Coloque a mão à frente da bola, porque se o defesa tentar roubar a bola, terá de passar pela sua mão ou pela sua perna, o que causará uma falta.
  • Se a bola for atirada para baixo dos joelhos, há menos hipóteses de a bola lhe ser roubada.
  • Quando hesitar, estique um pouco a mão que manipula a bola para poder mudar de direção, provocando uma rutura do tornozelo.