Como fazer uma parada de queixo

Autor do artigo:Gabriel Silva

A parada de queixo é um movimento de ioga que pode melhorar a sua força e equilíbrio. Para fazer a parada de queixo, começa com o cão em posição descendente. Depois, desloca gradualmente o corpo até o seu peso ser suportado pelos braços. Quando começar a praticar a postura do queixo, use blocos de espuma como apoio. Vai demorar um pouco para pegar o movimento o suficiente para fazê-lo sem apoio.

Passos

Começando no Cão Descendente

  1. Passo 1 Coloque dois blocos de espuma à sua frente.
    Coloque dois blocos de espuma à sua frente. Para começar, coloque dois blocos de espuma no seu colchão, mesmo à frente do seu rosto. Vai precisar deles quando fizer a transição para a postura do queixo. Você pode comprar os blocos pela internet ou em uma loja de equipamentos esportivos. Devem ser suficientemente grandes para que possa apoiar confortavelmente os ombros sobre eles quando os braços estão dobrados num ângulo de cerca de 90 graus.
  2. Passo 2 Deite-se de gatas.
    Deite-se de gatas. Deite-se no seu tapete de ioga com as mãos e os joelhos. Mantenha os joelhos diretamente abaixo das ancas. Coloque as mãos ligeiramente à frente dos ombros com os dedos abertos. Dobre ligeiramente os dedos dos pés.
  3. Passo 3 Levante os joelhos.
    Levante os joelhos. Para começar, levante os joelhos do chão enquanto expira. Não se levante demasiado neste momento. Mantenha as pernas ligeiramente dobradas e os calcanhares levantados do chão.
  4. Passo 4 Mova o cóccix para cima.
    Mova o cóccix para cima. Ao levantar os joelhos, mova o cóccix para cima. Ao levantar o cóccix em direção ao teto, sentirá alguma resistência. Resista a essa resistência e continue a levantar-se, esticando mais as pernas à medida que avança.
  5. Passo 5 Endireitar as pernas.
    Estique as pernas. Depois de ter levantado o cóccix o mais possível, estique as pernas. Coloque os calcanhares no tapete. Ao fazê-lo, estique os joelhos o mais que puder sem os bloquear.
    • No início, pode não conseguir que os calcanhares toquem no tapete. Não faz mal. Faça o melhor que puder por agora.
  6. Passo 6 Segure o seu corpo com firmeza.
    Segure o seu corpo com firmeza. Firme os braços e, enquanto o faz, pressione os dedos no chão. Mantenha a cabeça entre os braços e firme os ombros, puxando-os ligeiramente para trás.

Fazer o Chin Stand

  1. Passo 1 Colocar os ombros sobre os blocos.
    Coloque os ombros sobre os blocos. Caminhe alguns centímetros para a frente na posição de cão descendente para ficar mais perto dos blocos. Dobre lentamente os cotovelos para baixar a parte superior do corpo. Continue a dobrar até que ambos os ombros repousem sobre os blocos e a sua cabeça fique suspensa entre os blocos.
  2. Passo 2 Ande com os pés para dentro.
    Caminhe com os pés para dentro. Caminhe lentamente com os pés para dentro em direção aos blocos. Enquanto caminha, levante ligeiramente as ancas. Continue a caminhar até que as ancas estejam suficientemente altas para que a parte superior do corpo forme uma linha quase reta a sair dos blocos.
  3. Passo 3 Levante um pé no ar.
    Levantar um pé no ar. Lentamente, levante um joelho no ar. Para se manter estável, mantenha as ancas alinhadas. Abra a parte de trás do joelho enquanto estende as unhas dos pés para se equilibrar. Continue a levantar até a perna formar uma linha reta com o corpo.
  4. Passo 4 Levantar o outro pé no ar.
    Levante o outro pé no ar. Dobre a perna que está no chão. Dê um pequeno salto para levantar a perna no ar. Puxe a perna para cima e junte as pernas, abraçando as coxas enquanto estende os dedos dos pés.
    • Não se apresse a tirar as duas pernas da parede, especialmente no primeiro dia. Faça a postura gradualmente.
  5. Passo 5 Manter a postura.
    Mantenha a postura. Mantenha a postura durante o tempo que for confortável para si. Para manter a postura, mantenha o núcleo envolvido. Continue a levantar com o cóccix. Mantenha as unhas dos pés abertas. Pode ajudar fingir que está a alcançar algo no teto.
    • Não há problema se o seu queixo ficar ligeiramente apoiado no chão, desde que não esteja a suportar o seu peso.

Tomar precauções de segurança

  1. Passo 1 Pratique com um instrutor.
    Pratique com um instrutor. A postura do queixo é um movimento complicado. Se é novo no ioga, especialmente, é melhor praticar com outra pessoa. Veja se consegue encontrar aulas de ioga na sua área. Um profissional ajudá-lo-á a certificar-se de que está a fazer o movimento corretamente e a evitar lesões.
  2. Passo 2 Não retire os blocos até're ready.
    Não retire os blocos até estar pronto. Eventualmente, deves ser capaz de fazer a elevação do queixo sem o apoio dos blocos. No entanto, isso pode levar muito tempo e prática. Não tente fazer a parada de queixo até conseguir fazer os movimentos sem pensar muito. Eles devem parecer uma segunda natureza na altura em que retirar os blocos.
    • Retirar os blocos demasiado cedo pode fazer com que perca o equilíbrio. Isto pode levar a lesões.
  3. Passo 3 Evite o suporte para o queixo se tiver determinados problemas de saúde.
    Evite a postura do queixo se tiver determinados problemas de saúde. A pose da postura do queixo não é segura para toda a gente. Se tiver os seguintes problemas de saúde, não faça a postura do queixo:
    • Lesões nas costas ou no pescoço
    • Um problema de coração
    • Tensão arterial alta
    • Espondilite cervical
    • Úlceras, hérnias ou perturbações intestinais

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se alonga para uma postura de queixo?
    Prepara o teu corpo para a postura do queixo com a postura da Saudação ao Sol, ou pelo menos com as posturas do Cão para baixo e para cima.
  • Pergunta
    Quando faço isto, não consigo respirar. Gostava muito de respirar. O que é que devo fazer?
    Não continue a fazer a postura do queixo se lhe estiver a causar este tipo de problemas. Fale com um instrutor de ioga para obter aconselhamento profissional.
  • Questão
    Como faço para que não me doa tanto?
    Experimente colocar uma toalha ou um pano macio debaixo do queixo. Se for um pouco mais experiente, coloque uma mão ou ambas as mãos debaixo do queixo.

Dicas