Como fazer uma roda de carroça

Autor do artigo:Gabriel Silva

A roda de carroça é uma habilidade básica de ginástica que fortalecerá a parte superior do corpo e o ajudará a realizar movimentos mais avançados. Para aprender a dar uma cambalhota, você precisará encontrar um ambiente seguro no qual possa praticar a colocação das mãos e dos pés de forma a impulsioná-lo para frente e de cabeça para baixo. Certifique-se de se alongar antes de começar a praticar para evitar lesões.

Etapas

Praticando uma roda de carroça

  1. Etapa 1 Imagine uma linha imaginária se estendendo em linha reta à sua frente.
    Imagine uma linha imaginária que se estende em linha reta à sua frente. Use essa linha como guia enquanto executa a estrela. Você pode até usar fita adesiva para criar uma linha real em um carpete ou tapete. Essa linha deve ter pelo menos alguns metros de comprimento. Tente se manter na linha, como se a linha fosse uma trave de equilíbrio. Mas não se concentre apenas na linha. Concentre-se também na forma.
    • Certifique-se de que a área ao redor de sua linha esteja livre e desimpedida. Evite praticar rodas de carroça perto de paredes ou móveis com os quais você possa esbarrar. As lesões ocorrem quando você se choca com algo duro.
  2. Etapa 2 Dê um salto para frente com a perna dianteira e levante os braços.
    Dê um salto para frente com a perna dianteira e levante os braços. Dobre levemente a perna da frente na altura do joelho e mantenha a perna de trás reta. Mantenha os dois pés apontados para frente, paralelos à linha imaginária. Mantenha os braços esticados para cima junto às orelhas.
    • Um erro comum é começar uma roda de carroça virado para o lado. Certifique-se de que esteja voltado para a frente ao se preparar e iniciar a roda de carroça. Essa é a maneira correta.
    • Qualquer uma das pernas pode ser a perna principal. Às vezes, entretanto, é mais confortável usar uma perna em vez da outra - você pode tentar descobrir qual delas é fazendo uma série de paradas de mão, algumas começando com a perna direita na frente, outras com a esquerda. A perna que estiver à frente e parecer mais natural é a que você deve usar para a roda de carroça.
  3. Etapa 3 Abaixe os braços em direção ao chão enquanto levanta a perna de trás.
    Abaixe os braços em direção ao chão enquanto levanta a perna de trás. Mantenha os braços retos ao lado das orelhas ao abaixá-los para abaixar também a cabeça e o tronco. Abaixe os braços apenas até a metade do caminho até o chão. Levante a perna de trás, mantendo-a reta, de modo que seu corpo forme um 'T'.
    • Essa etapa exige equilíbrio. Talvez seja necessário abaixar a perna várias vezes antes de encontrar uma posição equilibrada que possa manter.
    • Não se preocupe se estiver tendo dificuldade para se equilibrar. Quando você pegar o jeito da roda de carroça, não precisará manter essa posição por muito tempo, pois tudo se tornará um movimento contínuo e natural.
  4. Etapa 4 Coloque as mãos no tapete enquanto gira o corpo para o lado.
    Coloque as mãos no tapete enquanto gira o corpo para o lado. Abaixe primeiro o braço do mesmo lado do corpo que a perna dianteira. Em seguida, abaixe o outro braço de modo que eles fiquem afastados na largura dos ombros, da mesma forma que estariam posicionados em uma parada de mão. Coloque as duas mãos ao longo da linha imaginária. Pense em 'mãos, mãos e pés' para ajudá-lo a processar a roda de carroça.
    • Por exemplo, se você se lançou com a perna direita, coloque a mão direita no chão primeiro e depois a esquerda.
    • Mantenha os dedos de cada mão apontando para longe de sua cabeça.
  5. Etapa 5 Empurre a perna dianteira e, em seguida, traga as pernas para cima em forma de V.
    Empurre a perna dianteira e, em seguida, levante as pernas em forma de V. Endireite a perna dianteira ao empurrar, de modo que as pernas fiquem no ar, apontando diretamente para cima. Equilibre seu peso nos braços com as mãos afastadas na largura dos ombros em cada lado da cabeça. Mantenha a cabeça e o tronco de cabeça para baixo e posicionados diretamente sobre os braços.
    • Use os ombros e o núcleo para se apoiar.
    • Você não manterá essa posição por muito tempo. As rodas de carroça devem ser executadas em um único movimento fluido.
    • Certifique-se de manter as pernas retas o tempo todo. Se você for um iniciante, talvez queira praticar mais.
  6. Etapa 6 Abaixe a perna dianteira ao levantar a primeira mão que você colocou no tapete.
    Abaixe a perna dianteira ao levantar a primeira mão que você colocou no tapete. Para completar a roda de carroça, abaixe a perna dianteira primeiro ao longo da linha imaginária. A primeira mão que você colocou no tapete se levantará naturalmente quando seu pé descer. Traga o braço para cima, perto da orelha, para concluir a roda gigante.
    • Seu peso deve começar a se deslocar para as pernas.
    • Mantenha a cabeça e o tronco aproximadamente paralelos ao tapete.
  7. Etapa 7 Abaixe a outra perna enquanto levanta a outra mão do tapete.
    Traga a outra perna para baixo enquanto levanta a outra mão do tapete. Sua outra perna seguirá a primeira à medida que ela descer. Certifique-se de colocar o pé de trás atrás do pé da frente ao longo da mesma linha imaginária, de modo que ambos os pés apontem para trás na direção de onde vieram. Sua segunda mão se levantará naturalmente do tapete, seguindo a primeira mão.
    • Nesse ponto, sua cabeça e seu tronco devem estar com o lado direito para cima, centralizados sobre suas pernas.
    • Um erro comum ao fazer a roda de carroça é deixar as mãos no chão por muito tempo. Certifique-se de que seus braços permaneçam retos e ao lado das orelhas enquanto o peito e a cabeça sobem no final da roda de carroça.
  8. Etapa 8 Aterrisse em uma estocada virada para a direção oposta.
    Aterrisse em um lunge voltado para a direção oposta. Posicione-se de modo que a perna traseira original fique na frente e ligeiramente flexionada, enquanto a perna dianteira original fica atrás de você e reta, como em um lunge. Mantenha os dois pés apontando para a direção de onde veio. Certifique-se de que seus braços estejam retos e apontados para cima, próximos às orelhas.
    • Posicione o tronco na mesma direção em que seus pés estão apontando.
  9. Etapa 9 Continue praticando até que os movimentos pareçam confortáveis.
    Continue praticando até que os movimentos pareçam confortáveis. Continue a praticar a roda de carroça, alternando para frente e para trás entre as pernas principais, até pegar o jeito. Isso pode levar algum tempo, portanto, não desista! A forma não importará no início, desde que você esteja se apoiando no ar com a parada de mão e pegando o jeito, é uma roda de carroça! Lembre-se apenas de adquirir a forma quando conseguir fazer isso em um movimento fluido.
    • Uma direção pode ser mais fácil do que a outra para você - a maioria das pessoas tem uma perna dominante. Mas pratique as duas para se sentir confortável com as rodas de carroça em ambos os lados. Escolha um lado que você gostaria de fazer primeiro.
    • Se você começar a sentir tontura ou vertigem em algum momento, faça uma pausa e espere a sensação passar antes de retomar a roda de carroça.
    • Mantenha-se confiante enquanto estiver fazendo as rodas de carroça, pois pode ser muito fácil se sentir mal.

Criando um espaço para praticar e se preparando

  1. Etapa 1: Vista roupas confortáveis e flexíveis.
    Use roupas confortáveis e flexíveis. Para praticar a estrela, use roupas que permitam uma ampla gama de movimentos para seus braços e pernas. Roupas de compressão, roupas de ioga e collants de ginástica são ótimas opções. Roupas esportivas também são ótimas. Evite tecidos não elásticos, como jeans. Evite também saias e vestidos, que podem virar durante a roda de carroça.
    • Roupas de ginástica ou de treino, incluindo leggings e regatas ajustadas, são uma ótima opção.
    • Se estiver praticando em um tapete, não use meias, que podem ser escorregadias e fazer com que você caia.
  2. Etapa 2 Encontre um ambiente aberto com um revestimento de piso macio.
    Encontre um ambiente aberto com um revestimento de piso macio. Encontre um espaço que não tenha móveis ou outros objetos. É melhor praticar em uma superfície macia, como carpete, gramado ou tapete de ginástica. Se você não for iniciante, pode praticar em um piso de academia ou em algo mais duro.
    • Se estiver praticando ao ar livre, certifique-se de que a área escolhida seja plana e nivelada. Será difícil dar uma cambalhota em um terreno acidentado. Verifique também se há pedras ou cascalhos escondidos na grama - eles machucarão suas mãos durante a estrela.
  3. Etapa 3 Alongue os pulsos e os isquiotibiais.
    Alongue os pulsos e os isquiotibiais.Alongamento do corpo antes de começar evitará que você se machuque ao praticar as rodas de carroça. Dobre os pulsos para frente e para trás com cuidado para soltar os músculos. Alongue os isquiotibiais sentando-se com as pernas abertas em um amplo V. Flexione o tronco para a frente, em direção ao chão, enquanto estende as mãos em direção ao pé esquerdo. Troque para o pé direito após 15 ou 20 segundos.
    • Passe pelo menos 3 minutos se alongando antes de começar a praticar a roda de carroça. Se estiver se sentindo particularmente rígido, prolongue a sessão de alongamento por 10 a 15 minutos para que possa se preparar totalmente.
    • Use uma cinta se sentir fraqueza nos pulsos.
  4. Etapa 4 Fortaleça o bíceps e o tríceps com treinamento com pesos.
    Fortaleça o bíceps e o tríceps com treinamento com pesos. Durante uma roda de carroça, você deve sustentar todo o peso do seu corpo usando os músculos do braço. Se eles não forem fortes o suficiente, você poderá ter dificuldade para concluir o movimento. Os músculos mais importantes a serem fortalecidos são o tríceps e o bíceps, ambos localizados na parte superior dos braços.
    • Faça roscas bíceps usando pesos livres para fortalecer os músculos do bíceps. Comece com pesos menores e vá aumentando à medida que ficar mais forte.
    • Aprenda a fazer um kickback com halteres, o que ajudará a desenvolver e fortalecer os músculos do tríceps. Certifique-se de fazer o exercício com os dois braços.
  5. Etapa 5 Pratique uma parada de mão...
    Pratique uma parada de mão para se sentir confortável com o fato de estar de cabeça para baixo. Se você nunca fez uma parada de mão antes, é melhor experimentar esse movimento antes de continuar com a roda de carroça. Ou tente fazer parada de mão na parede. Isso o ajudará a se familiarizar com a sensação de apoiar o corpo de cabeça para baixo com as mãos e os braços.
    • Sinta-se à vontade para sair de uma parada de mão com segurança, girando em um braço e aterrissando com os pés para o lado. Esse movimento o ajudará a sair de uma roda de carroça com segurança, mesmo que você tenha perdido o equilíbrio. Você não precisa saber como fazer uma parada de mão para uma roda de carroça, mas saber como fazê-la é melhor do que não saber.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Por que não consigo fazer uma roda de carroça?
    Conseguir fazer uma roda de carroça tem tudo a ver com confiança, portanto, vá em frente e continue tentando. Se seus braços estiverem fracos, você pode fazer exercícios para aumentar sua força ou usar braçadeiras de pulso.
  • Pergunta
    Como você aprende a fazer rodas de carroça se estiver com medo?
    Comece praticando as paradas de mão para se sentir confortável em ficar de cabeça para baixo. Além disso, trabalhe sua confiança, pois ela é fundamental para ter sucesso nas rodas de carrinho.
  • Pergunta
    É possível quebrar meu pescoço ao tentar fazer uma roda de carroça?
    É altamente improvável. Se tiver medo de fazer uma roda de carroça, saiba que seu cérebro está pensando no pior cenário possível. Em vez disso, pense nos aspectos positivos: por exemplo, você pode mostrar sua estrela a todos os seus amigos. De qualquer forma, você deve tentar fazer a estrela em uma superfície macia primeiro.

Vídeo

Dicas