Como fazer um chute de bicicleta

Autor do artigo:Gabriel Silva

De costas para a baliza, fora de posição, bem defendido, recebe um passe de cruzamento perfeito. A esperança não está perdida. De Pelé a Wayne Rooney, muitos dos grandes craques frustraram os guarda-redes com um pontapé de bicicleta bem cronometrado que redirecciona um passe brilhante para uma má posição, fazendo um grande remate no processo. Você mesmo pode aprender o básico para completar um chute de bicicleta, além de como praticar corretamente e procurar a oportunidade certa num jogo.

Passos

Aprendendo o básico

  1. Vire as costas para onde você quer que a bola vá. Para fazer um chute de bicicleta corretamente, você basicamente precisará cair para trás e chutar a bola para cima e sobre a cabeça, na direção oposta de onde estava virado. É uma jogada inesperada e espetacular quando executada corretamente, porque está virado para a outra direção.
    • A maioria dos pontapés de bicicleta é efectuada dentro da grande área, após receber um cruzamento ou outro tipo de passe, numa tentativa de marcar. Geralmente não é algo que a maioria dos jogadores pretende fazer, mas é algo que pode acabar por ter de fazer no momento.
  2. Empurre com o pé de chute. Para iniciar o movimento do clássico pontapé de bicicleta, levante o joelho do seu pé não dominante e empurre o chão com o seu pé de pontapé. Quanto mais alto você conseguir levantar o pé não dominante, melhor, pois isso o ajudará a obter o impulso necessário para levantar e passar o pé de chute corretamente.
    • Dependendo da posição em que se encontra no campo e da proximidade da bola, pode querer chutar com um ou outro pé, mas deve empurrar com o mesmo pé com que quer chutar.
  3. Mergulhe a cabeça e os ombros para trás. Ao levantar a perna, jogue seu impulso para trás, como se estivesse tentando se afastar da bola e cair de volta no chão. Tenha cuidado para não jogar a cabeça para trás muito rapidamente, ou mergulhar o corpo numa cambalhota completa. Concentre-se no pontapé e no contacto com a bola, e não em cair para trás muito depressa.
    • Pense na cena do filme Matrix, em que Neo tenta sair do caminho de uma enxurrada de balas curvando-se para trás. É isso que está a tentar fazer, mas mais depressa.
  4. Levanta a perna que dá o pontapé para cima enquanto cais. À medida que o impulso o leva para trás, 'pedale' as pernas, trazendo o pé que não dá o pontapé de volta para o chão e trazendo a perna que dá o pontapé, que saltou, para cima em direção à bola para fazer contacto.
    • É a esta rotação dos pés que se deve o nome do pontapé, que utiliza a perna que não está a pontapear para o impulsionar e para lhe dar força para pontapear a bola para trás.
  5. Golpear a bola. Utilize a crista na parte mais dura da parte superior do pé, se possível, conduzindo a bola diretamente sobre a sua cabeça e para trás de si. O ideal é chutar a bola para o lado oposto ao da baliza, e não para a parte de baixo da bola, o que pode fazer com que a bola suba diretamente no ar.
    • É muito difícil fazer um contacto limpo com a bola durante um pontapé de bicicleta, razão pela qual é mais utilizado como uma manobra improvisada no último minuto. Mantenha-se atento e tente tocar a bola o melhor possível.
  6. Segura-te. Estique os braços para os lados para amparar a queda e apanhe-se com os braços o mais abertos possível para tirar a pressão da pancada das costas e das ancas. Tenha muito cuidado para não rodar para trás demasiado depressa,
    • Alguns jogadores preferem dar a pancada com a parte lateral, em vez de se encostarem ao chão. Pratique alguns pontapés de bicicleta e sinta o que funciona melhor para si e para o seu estilo de jogo.

Praticar em segurança

  1. Pratique apenas na relva. Obviamente, cair de costas para dar um pontapé não é isento de perigos. Para diminuir a possibilidade de se magoar ao cair de costas, pratique apenas na relva para que o impacto seja o mais suave possível. Cair de costas em terra batida ou em betão é uma boa forma de se magoar. Isto não é uma manobra de futebol de salão.
  2. Aprenda a apanhar-se e a cair em segurança. Se vai praticar pontapés de bicicleta, certifique-se de que se apanha com cuidado, praticando o movimento automático de atirar os braços para o lado para se preparar para o impacto. Pratique até conseguir fazê-lo sem pensar.
  3. Passe mais tempo a praticar os fundamentos. Um pontapé de bicicleta é um doce toque de cereja no topo do bolo das suas capacidades futebolísticas, mas não deve ser algo que pratique regularmente. Passar algum tempo no final do treino a fazer alguns remates de bicicleta é bom, mas passe mais tempo a trabalhar o seu jogo de pés, a rematar a bola e a desenvolver a arte do futebol.
  4. Peça a outra pessoa para lhe dar a bola. É difícil praticar os pontapés de bicicleta a solo, porque são praticamente só remates. Peça a um colega de equipa que lhe dê passes de várias direcções e tente praticar um bom toque na bola sem ter de a prender primeiro. Os pontapés redireccionais, como os pontapés de bicicleta, são muito difíceis de executar, o que os torna dignos de treino para jogadores intermédios e avançados que procuram melhorar o seu jogo.
    • Se não tiver ninguém com quem praticar, tente fazer a bola ressaltar numa superfície dura para que volte na sua direção, ou faça-a parte de uma rotina de malabarismo.

Utilizar um pontapé de bicicleta num jogo

  1. Passo 1 Procurar o...
    Procurar o passe primeiro. Embora espectaculares, os pontapés de bicicleta são golpes de baixa probabilidade. Está a rematar a bola às cegas, o que aumenta a probabilidade de falhar o remate, fazer falta a um defesa ou falhar completamente o remate. Quando estiver na área de costas para a baliza, procure primeiro um colega de equipa livre.
    • Se ninguém estiver livre, considere colocar a bola primeiro nos pés e contornar os defesas, ou tentar dar um remate mais certeiro na bola. Dar um pequeno toque de redireccionamento com um pontapé de bicicleta pode ser aceitável, mas obterá mais força com um remate do chão.
  2. Manter-se em jogo. A maioria dos pontapés de bicicleta são efectuados na área de grande penalidade quando a sua equipa tem a bola e está a tentar marcar. Sempre que estiveres no território do teu adversário e a tentar chegar à posição de golo, faz uma dupla verificação e certifica-te de que tens a defesa entre a tua posição e a baliza.
  3. Mantenha-se afastado dos defesas. Se estiveres em boa posição para tentar um pontapé de bicicleta, certifica-te de que não te vais enredar com nenhum defesa incómodo enquanto o fazes. Uma vez que um pontapé de bicicleta implica colocar o pé no ar, o que aumenta a probabilidade de pontapear outro jogador e receber um cartão. Tenha cuidado para evitar ser assinalado por um pontapé alto.
  4. Coloque o máximo de força possível. Se vais puxar o gatilho, certifica-te de que ficas atrás da bola até ao fim. Redirecionar a bola com um pequeno toque seria melhor se conseguisse ser um pouco mais preciso, prendendo a bola primeiro e olhando realmente para a baliza. O pontapé de bicicleta tem a ver com surpresa e força, o que significa que tens de bater a bola com força, de modo a que não importa onde ela vai parar, desde que vá parar à baliza.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Quando se remata contra o guarda-redes, para onde se deve apontar a bola?
    O segredo é manter a compostura quando se está em frente à baliza. Se estiveres suficientemente perto, deves identificar a posição do guarda-redes e, em seguida, escolher um espaço aberto para rematar. Pode ser do lado esquerdo para o lado direito, ou do canto superior esquerdo para o canto superior direito, dependendo da posição do guarda-redes.
  • Questão
    O que devo fazer se tiver medo de me magoar?
    Trabalha com um treinador treinado que te possa orientar sobre as formas mais seguras de fazer o movimento.
  • Pergunta
    E se eu partir as costas?
    Pratique num tapete até aperfeiçoar o movimento. Se cair, use as mãos/arcos para amortecer a queda.

Dicas

  • Prepara-te para uma queda forte sobre as tuas costas. Para diminuir a dor, tente cair de lado em vez de cair de costas.
  • Mantenha sempre as costas direitas enquanto chuta a bola.
  • Antes de aterrar no chão a partir do ar, certifique-se de que as suas mãos estão no chão para aumentar o tempo de impulso.

Avisos

  • Este truque é muito perigoso e deve ser feito por profissionais e pessoas sob supervisão próxima.