Como fazer um passo de salto no basquetebol
Autor do artigo:Gabriel SilvaO passo do salto, por vezes chamado salto profissional, é uma combinação do passo do euro e do salto-paragem. Este movimento em particular pode criar uma poderosa vantagem tática no campo e melhorar as hipóteses da sua equipa de conseguir um remate. Adicione mais variedade ao seu arsenal dominando esse movimento e invadindo a rede como um profissional.
Passos
Dominando o trabalho de pés e a postura
- 1Familiarize-se com a postura correta de aterrissagem. Pode ser difícil coordenar o trabalho de pés, o manuseio da bola e uma nova jogada ao mesmo tempo. Dividir as coisas em partes irá ajudá-lo a concentrar-se na forma correcta e na execução adequada.
- O passo do salto tem tudo a ver com ganhar equilíbrio e controlo sobre o que está a fazer.
- 2Dobrar os joelhos e manter-se baixo. Isto melhora o seu equilíbrio, estabilidade e resposta.
- 3Mantenha a cabeça levantada. A consciência do campo é muitas vezes o fator decisivo para conseguir ou não chegar ao cesto e fazer um remate.
- 4Praticar pequenos saltos. Embora este movimento se chame passo de salto, muitos jogadores têm dificuldade em controlar a altura deste salto. Saltar demasiado alto terá um impacto negativo no seu equilíbrio.
- 5Pouse com os dois pés. Isto é especialmente importante quando se aprende o hop step. Se não aterrar simultaneamente com os dois pés, o árbitro pode decidir que o jogador está a viajar.
- 6Limite o seu pivot. Depois de aterrar com os dois pés, pode rodar com um pé ou com o outro, mas não com ambos.
- Mesmo que seja executado na perfeição, alguns árbitros podem acusá-lo de deslocação, uma vez que pode ser difícil distinguir um passo de salto de uma deslocação.
- A posse da bola e a utilização prévia do pivot atribuído a um jogador também podem influenciar as chamadas de deslocação.
Praticar com a bola
- 1Driblar a bola lentamente pelo campo. Deve prestar muita atenção ao trabalho de pés e à postura. Em intervalos aleatórios ou ao sinal de um apito, combine o trabalho de pés que está a aprender com o drible e dê o seu passo de salto.
- Tente aproximar-se do aro. Quanto mais próximo estiver do aro, mais ajuda a defesa adversária criará. Quando a defesa entrar, os outros jogadores da sua equipa ficarão livres.
- 2Pule para o passo de salto com moderação. Saltar demasiado alto irá desequilibrar-se ou aumentar o seu ímpeto, o que pode levar a um passo desnecessário e a uma chamada de deslocação.
- 3Pouse com os dois pés em simultâneo. Este é o ponto-chave do hop step. Aterrar com os dois pés ao mesmo tempo significa que pode rodar em qualquer direção, dando-lhe mais mobilidade no campo.
- Mantenha os joelhos dobrados, o corpo baixo e a cabeça levantada após a aterragem.
- 4Praticar o pivot simples. Se o seu corpo estiver familiarizado com a paragem do impulso que o passo de salto exige, é menos provável que dê um segundo passo/pivot ilegal.
- 5Finalize com um passe ou um remate. Isto também treina bons reflexos que lhe serão úteis durante o jogo quando houver pressão.
Praticar sem bola
1Corrida lenta pelo campo. Em intervalos aleatórios, ou se estiver a praticar com a sua equipa ou amigos, ao sinal de um apito, execute um passo de salto.
2Desloque-se com o pé da frente. Com o pé que pára ou com o pé da frente quando soa o apito, conduza para baixo com esse pé e dê um pequeno salto.
- Alterne o pé com que conduz para criar simetria e evitar a previsibilidade de favorecer o seu lado dominante.
3Pouse com os dois pés em simultâneo. Lembre-se de usar a postura correcta: mantenha os joelhos dobrados, o corpo baixo e a cabeça levantada.
4Gire uma vez. Deve alternar entre os lados para não ser previsível para os seus adversários. Deve praticar uma paragem completa após o pivot para limitar as chamadas de deslocação.
- Se tiveres a posse da bola antes de executares este movimento e já tiveres usado o teu pivot, não podes fazer um segundo pivot a seguir ao teu salto.
Receber um passe com o passo de salto
1Obter um amigo e uma bola. Agora que conhece as bases do passo de salto, deve expandir o seu conhecimento funcional do movimento praticando cenários reais de jogo, como o passe.
2Coordenar o movimento com o colega de equipa em posse. Para receber um passe durante a execução do passo de salto, é necessário saltar antes de apanhar a bola. Certifique-se de que o seu colega de equipa está pronto antes de executar.
3Deslocar-se com o pé da frente para um pequeno salto. Mantenha a cabeça levantada para não falhar o passe do seu colega de equipa.
4Pegue a bola e aterre com os dois pés. Reserve um momento para que o seu colega de equipa o avalie. Aterrou com os dois pés em simultâneo? Os seus joelhos estão dobrados, o seu corpo está baixo e a sua cabeça está levantada?
5Pivotar e rematar ou passar. Tente completar os seus movimentos de forma suave e sem interrupções. Isto evitará que gagueje e pare o seu desempenho durante o jogo.
6Pratique a receção de um passe sozinho. Embora muitos jogadores experientes considerem este movimento básico, a mecânica envolvida torna-o difícil de executar de forma limpa. Pratique a receção de um passe sozinho:
- Lançar uma bola ligeiramente à sua frente com backspin.
- Executar um pequeno salto enquanto a bola ressalta do chão.
- Apanhar a bola no ar quando esta regressa.
- Pivotar num só pé.
Perguntas e respostas de especialistas
Dicas
- Se o defesa estiver a jogar para um determinado lado, pode ser eficaz saltar para a direção oposta. Por exemplo, se o defensor estiver jogando para a direita, pule para a esquerda.
- Aterrisse com as duas pernas depois de pegar a bola no ar para ter um último passo para um arremesso.
Avisos
- Alguns árbitros podem chamar-lhe uma deslocação.
- Você pode ser chamado de 'charge' se for contra um defensor.