Como fazer um backflip

Autor do artigo:Gabriel Silva

Fazer um backflip, também chamado de back-tuck, somi ou salto, é uma ótima maneira de mostrar sua flexibilidade e agilidade, mas também é uma habilidade avançada. Durante um backflip, seu corpo faz uma rotação completa de 360 graus no ar. Como o backflip não é difícil de ser realizado, você provavelmente não precisará de prática para dominá-lo.

Etapas

Colocando-se em posição

  1. Etapa 1 Alongue os músculos antes de saltar para evitar lesões.1Alongue seus músculos antes de saltar para evitar lesões. Após um rápido aquecimento cardiovascular de 25 minutos, alongue os braços, pernaspeito e costas. Você pode fazer qualquer alongamento, desde que ele atinja os grupos musculares certos. Aqui estão alguns alongamentos para você experimentar:
    • Faça uma flexão para frente para alongar todos os seus músculos. Fique em pé com os pés juntos e, em seguida, incline-se lentamente em direção ao chão. Estenda a mão para tocar o chão com os dedos.
    • Para alongar os braços, levante um braço acima da cabeça, estendendo-o em direção ao céu. Dobre o braço em seu cotovelo para que fique paralelo à parte de trás de sua cabeça. Em seguida, use a outra mão para puxar o cotovelo suavemente em direção à cabeça. Repita do outro lado.

    Dica: Sempre aqueça os músculos por 2 a 5 minutos antes de fazer alongamentos. Caso contrário, você poderá se machucar acidentalmente.

  2. Etapa 2 Encontre uma superfície macia, como um tapete de ginástica ou um fosso de espuma.2Encontre uma superfície macia, como um tapete de ginástica ou um poço de espuma. O backflip é um movimento avançado, portanto, geralmente leva tempo para dominá-lo. Você precisa estar em uma superfície macia para minimizar o risco de lesões. Você precisa estar em uma superfície macia para minimizar o risco de lesões. Um tapete de ginástica ou fosso de espuma é a melhor superfície, mas a areia ou a grama também podem funcionar.
    • Como outra opção, você pode preferir começar em um terreno plano, o que proporciona alguma elasticidade e ajuda a criar impulso. No entanto, não tente fazer o flip em solo plano se tiver dificuldade para controlar a largura dos saltos.
    • Se você for novato em backflips, não tente fazer um em uma superfície dura, especialmente em concreto.
    • Se estiver com dificuldade para obter altura suficiente, comece em uma superfície elevada, como um tapete que não seja muito duro, e faça o salto em um fosso macio.
  3. Etapa 3 Use um observador para ter o máximo de segurança.3Use um observador para ter o máximo de segurança. Como o backflip é um movimento avançado, pode ser perigoso completá-lo, especialmente no início. É importante que você tenha alguém que possa observar seu salto e possivelmente ajudá-lo.
    • No mínimo, certifique-se de que haja alguém com você para pedir ajuda se você se machucar. Se você perder o equilíbrio e cair, é possível que não consiga obter ajuda.
    • Também pode ser útil praticar em um trampolim antes de tentar fazer a flexão para trás em pé no chão. Isso facilita a obtenção da altura necessária para que você possa praticar a forma correta do salto.

Dominando a decolagem

  1. Etapa 1 Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros e os braços esticados para cima.1Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros e os braços esticados para cima. Mantenha as costas e o pescoço retos, com o olhar voltado para a frente. Verifique se você se sente estável e equilibrado até o núcleo antes de iniciar a decolagem.
    • Se você não estiver equilibrado, provavelmente não conseguirá completar o salto mortal para trás com boa forma, o que aumenta o risco de cair e se machucar.
  2. Etapa 2 Concentre seu olhar em um objeto à distância.2Foque seu olhar em um objeto à distância. Isso o ajudará a manter a cabeça voltada para frente em uma posição neutra. Não importa para onde você olha ou se consegue vê-lo em detalhes. Você só quer evitar olhar para o chão, o que pode fazer com que se sinta distraído ou nervoso.
    • É importante não olhar para os lados ao tentar fazer um backflip, pois você pode facilmente perder o equilíbrio, o que pode resultar em lesão.
    • Você deve tentar manter a cabeça firme e não balançá-la para evitar lesões.
  3. Etapa 3 Dobre os joelhos em um agachamento alto.3Dobre os joelhos em um agachamento alto. Sente-se para trás enquanto dobra os joelhos, mantendo as costas retas. Seu peito deve estar alinhado com os joelhos, mas apontado para cima, e os braços devem estar levantados acima da cabeça.
    • Não se curve muito profundamente. Se você estiver se curvando como faria em um agachamentoSe você estiver se curvando demais, não se incline. Da mesma forma, não se incline muito para a frente, pois isso prejudicará seu equilíbrio. Em vez de fazer um backflip, você provavelmente acabará fazendo um back handspring ou não completará o flip.
  4. Etapa 4 Gire os braços para trás, parando quando eles estiverem em contato com o corpo.'re just behind your back.4Gire os braços para trás, parando quando eles estiverem logo atrás de suas costas. Estenda os braços em uma linha reta, mas não trave os cotovelos. As palmas das mãos estarão ligeiramente voltadas para o céu e viradas para dentro em direção ao corpo.
    • Não levante os braços muito alto, pois isso pode fazer com que o salto seja feito muito para trás em vez de para cima.
  5. Etapa 5 Leve os braços para a frente e acima da cabeça ao saltar para cima.5Leve os braços para a frente e sobre a cabeça ao pular para cima. Faça um arco para trás com seus braços para ajudar a se impulsionar para trás enquanto pular alto no ar. Enquanto seus braços se movem para cima, empurre suas coxas para saltar para trás.
    • Balançar os braços ajuda a dar o impulso necessário para completar o salto.
    • Mantenha os braços retos o tempo todo - não permita que eles fiquem balançando.
    • Você deve pular para cima, não para trás. O movimento dos braços ajudará a levá-lo para trás, mas você não terá impulso suficiente se não pular diretamente para cima.

    Dica: mesmo que esteja dando um salto para trás, você precisa pular no ar para obter o impulso necessário para um backflip. Se você pular para trás, acabará dando um salto de mão ou perdendo o equilíbrio.

Aperfeiçoando o Tuck

  1. Etapa 1 Puxe os joelhos em direção ao peito no pico do salto.1Puxe os joelhos em direção ao peito no pico do salto. Seu peito deve estar paralelo ao céu (ou teto) quando você puxar os joelhos. Isso dará início ao tuck.
  2. Etapa 2: Segure os joelhos com as mãos para garantir a dobra.2Segure os joelhos com as mãos para garantir a flexão. Traga os braços para trás, em direção às pernas, enquanto se inclina. Se preferir, você pode agarrar a parte de trás das coxas ou os joelhos enquanto se inclina.
    • Se você se sentir virando para o lado ao se inclinar, isso é causado por um reflexo traseiro. É provável que você precise fazer mais exercícios de condicionamento, como saltos e alongamentos.

    Dica: dobrar os joelhos é uma parte importante de um salto mortal para trás porque dá o impulso necessário para completar o salto. Se você não dobrar os joelhos, suas pernas o deixarão mais lento.

  3. Etapa 3 Mantenha os olhos abertos durante o flip para poder ver a aterrissagem.3Mantenha os olhos abertos durante o flip para que possa ver como aterrissar. Ao dar o salto, tente ver o objeto à distância que estava olhando antes de começar o salto. Isso pode ajudá-lo a cronometrar a aterrissagem. Quando vir o objeto à vista, você saberá que completou a rotação.
    • Não há problema se você não vir o objeto para o qual estava olhando antes. Você ainda pode fazer a aterrissagem ao completar o backflip.

Como aterrissar

  1. Etapa 1 Estique as pernas cerca de 3/4 do caminho durante a rotação.1Estenda as pernas cerca de 3/4 do caminho da rotação. Solte a flexão e estenda as pernas para fora. Em seguida, deixe-as levá-lo para baixo em direção à aterrissagem ao retornar ao chão.
  2. Etapa 2 Mantenha os joelhos flexionados ao aterrissar.2Mantenha os joelhos dobrados ao aterrissar. Uma leve flexão é tudo de que você precisa para aterrissar corretamente. Isso ajuda a absorver alguns dos choques na aterrissagem, o que protege seu corpo.
    • Não dobre muito para baixo, pois você pode perder o equilíbrio.

    Dica: Não trave os joelhos ao aterrissar, pois isso pode causar lesões ou desconforto.

  3. Etapa 3 Pouse com os quadris sob o peito e os joelhos alinhados com os tornozelos.3Pouse com os quadris sob o peito e os joelhos alinhados com os tornozelos. Seu corpo estará quase em linha reta quando os pés atingirem o chão, com exceção da leve flexão dos joelhos. Essa é a forma adequada, que o ajudará a evitar lesões.
    • Se o corpo estiver desalinhado, poderá causar muita tensão nas articulações, como nos tornozelos ou quadris.
  4. Etapa 4 Levante o peito ao aterrissar para ajudar a manter o equilíbrio.4Leve o peito para cima ao aterrissar para ajudar a manter o equilíbrio. Você estará quase em pé ao aterrissar, mas seu peito provavelmente estará inclinado para a frente. Complete o flip puxando as costas para cima enquanto aterrissa.
    • Se sentir que está caindo para a frente ao aterrissar, não há problema em esticar o braço para frente para tentar se firmar com as mãos. Entretanto, tome cuidado para não cair para frente sobre as mãos ou os braços, pois você pode se machucar.
    • Seu objetivo é aterrissar no mesmo local em que começou, mas é bom aterrissar a uma distância de 0,30 a 0,61 m (1 a 2 pés) do local de partida.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo se pratica um salto mortal para trás em um trampolim? A maioria dos trampolinistas sempre procura primeiro o centro de gravidade. Tente ficar diretamente no centro do trampolim e pular para cima e para baixo. Observe seu equilíbrio e se você está se deslocando para a esquerda ou para a direita. Comece a aumentar a altura à medida que se sentir confortável, mas eu recomendaria um mínimo de 1,80 m para que um adulto consiga realizar um salto mortal para trás ou para frente.
  • PerguntaIsso funcionará se eu tiver apenas 11 anos de idade? Claro que sim. Onze anos é uma boa idade porque você não pesa muito e pode executar rotações naturalmente rápidas.
  • PerguntaVocê tem alguma dica para aliviar o medo que você pode sentir durante um backflip? Imagine-se fazendo isso antes e tendo sucesso. Essa visualização o ajudará a ganhar confiança e a ter um plano de execução bem definido em sua mente.

Dicas

  • NÃO jogue a cabeça para trás. Tente mantê-la neutra (a posição em que ela estaria se você estivesse olhando para frente). Jogar a cabeça para trás fará com que você corte o salto e perca uma grande quantidade de altura.
  • Não se esqueça de se abaixar quando estiver fazendo um backflip!
  • Aprenda a fazer um salto mortal para trás em uma superfície macia, como um trampolim, antes de executá-lo em uma superfície dura.

Avisos

  • Se estiver fazendo um backflip em um trampolim, dê a si mesmo o espaço adequado para não bater a cabeça no trampolim. Além disso, verifique se a água é profunda o suficiente para que você não bata a cabeça no fundo da piscina. Nunca faça um backflip em águas rasas.
  • Antes de fazer o backflip, verifique se a área está seca e livre de obstáculos.
  • É melhor aprender as habilidades básicas de ginástica, como giros de carroça e rolagem para trás, antes de tentar dar um salto mortal para trás. O risco de lesão é maior se você tentar fazer um backflip antes de dominar outras habilidades.
  • Sempre tenha alguém com você quando estiver praticando backflips, para o caso de se machucar.