Como dar uma cambalhota para trás na água

Autor do artigo:Gabriel Silva

Dar cambalhotas para trás na água (ou para dentro dela) é muito divertido e um truque simples de aprender. Depois de dominar a habilidade na água, passar para a prancha de mergulho é um desafio emocionante e acessível. Felizmente, para qualquer uma das técnicas, é apenas uma questão de postura e posição.

Passos

Virar debaixo de água

  1. Passo 1 Submergir.
    Submergir. Certifique-se de que está suficientemente longe do topo da água para poder rodar até ao fim sem que as suas pernas ou braços saiam da água. Isto não é necessário para a cambalhota, mas o efeito é um pouco diminuído se a cambalhota não for completada debaixo de água.
  2. Passo 2 Flutue com as costas direitas, com as pernas enroladas.
    Flutue com as costas direitas, com as pernas enroladas. As suas costas devem estar perpendiculares ao fundo da piscina. Uma vez que a força que vai gerar a cambalhota virá toda dos seus braços, enrole as pernas para as impedir de oferecer resistência ou de sair da água.
  3. Etapa 3 Manter os braços ao lado do corpo, num ângulo reto.
    Mantenha os braços ao lado do corpo, num ângulo reto. As palmas das mãos estão viradas para baixo. Utilizará os braços numa espécie de remo de cão para se impulsionar numa cambalhota. Enquanto se move no flip, tente manter os braços ao seu lado e paralelos ao seu corpo, movendo-os em conjunto.
  4. Passo 4 Incline a cabeça e as costas para trás e comece a remar.
    Incline a cabeça e as costas para trás e comece a remar. Para iniciar a viragem, incline a cabeça para trás e comece a arquear as costas. Reme como se estivesse a tentar deitar-se na horizontal, paralelamente à superfície. Mantenha as pernas enroladas enquanto se move e não se esqueça de acompanhar as costas/cabeça com os braços.
  5. Passo 5 Continue a remar e a empurrar a cabeça para trás.
    Continue a remar e a empurrar a cabeça para trás. Quando as suas costas estiverem paralelas à superfície, reme com os braços e arqueie a cabeça e as costas para continuar a dar cambalhotas. O próximo passo é ficar perpendicular à superfície da água, com a cabeça virada para o fundo da piscina.
  6. Etapa 6 Estender os braços e continuar com as costas.
    Estenda os braços e continue com as costas. Uma vez de cabeça para baixo na água, pode esticar os braços em direção ao fundo da piscina para obter mais resistência e alavancagem. Coloque as palmas das mãos viradas para a frente e empurre os braços até formarem um ângulo reto com o seu corpo. Deve voltar a ter as costas paralelas ao fundo da piscina, mas com a cabeça virada para a superfície da água.
  7. Passo 7 Empurre os braços para os lados e complete a viragem.
    Empurre os braços para os lados e dê a cambalhota. Para evitar que saiam da água, mova os braços para o lado (como num bruços) e empurre para baixo em direção ao fundo da piscina para se endireitar. Deve terminar na mesma posição em que começou, com as costas direitas e perpendiculares à superfície da água.

Saltar de uma prancha de mergulho

  1. Etapa 1 Colocar-se de costas para a água, com os pés a meio da prancha de mergulho.
    Coloque-se de costas para a água, com os pés a meio da prancha de mergulho. Na extremidade da prancha de mergulho, deixe os calcanhares de fora, mas mantenha-se firme na prancha. Empurre-se para cima e para baixo com os pés para sentir a elasticidade da prancha.
  2. Passo 2 Mantenha os braços ao lado do corpo e as costas direitas.
    Mantenha os braços ao lado do corpo e as costas direitas. É assim que vai preparar o seu flip. Depois de ter sentido a mola da prancha de mergulho, levante os braços acima da cabeça. O movimento do flip inicia-se com a rotação dos braços para trás, a partir da posição acima da cabeça.
  3. Etapa 3: Rodar os braços numa volta completa.
    Rode os braços até ao fim. Com as costas direitas e a cabeça neutra, comece com os braços acima da cabeça e rode-os com força para trás num círculo completo. Os braços devem terminar a rotação onde começaram, acima da cabeça. Continue a balançar a prancha com os pés a meio caminho.
  4. Passo 4 Mesmo antes de terminar a rotação, baixe-se e prepare-se para saltar.
    Mesmo antes do fim da rotação, dobre-se e prepare-se para saltar. Quando os braços estiverem prestes a alcançar a posição acima da cabeça, baixe-se (mantendo as costas direitas) para preparar o salto. Certifique-se de que cronometra o seu salto com a mola da prancha de mergulho.
  5. Passo 5 Salte para cima e ligeiramente para fora da prancha de mergulho.
    Salte para cima e afaste-se ligeiramente da prancha de mergulho. Uma vez no ar, comece a arquear a cabeça e as costas para trás (afastando-se da prancha de mergulho). Mantenha as pernas esticadas e em ângulo, apontando para a prancha de mergulho. Pense em ser aerodinâmico nestes primeiros momentos, enquanto tenta ganhar altura da prancha.
    • Um dos erros mais comuns no salto é o instinto de jogar a cabeça para trás e mover as ancas para a frente para imitar a cambalhota que se aproxima. Evite-o: pode fazer com que perca a distância entre si e a prancha, arriscando-se a colidir.
  6. Etapa 6: dobre os joelhos para começar a rodar.
    Coloque os joelhos para iniciar a rotação. Os braços devem estar acima da cabeça; empurre-os para trás num semicírculo vigoroso, de modo a ficarem quase perpendiculares ao tronco. Quando tiver completado o semicírculo, dobre rapidamente as pernas e leve os braços até às pernas, agarrando as canelas.
    • Uma vez dobrado, as costas devem estar paralelas à piscina e a cabeça deve estar virada para o lado da piscina oposto ao trampolim. Continue a atirar o seu peso para trás enquanto roda.
  7. Etapa 7 Complete a cambalhota.
    Complete a sua viragem. Quando estiver numa bola, pode terminar a cambalhota continuando a entrar na água. Quando estiver confortável com o flip e sentir que tem a altura certa, pode terminar saindo da bola. Nesse ponto, você deve ver a piscina enquanto continua o mortal, e a próxima coisa que verá será o trampolim.
    • Para terminar a extensão, saia da posição de dobragem quando voltar a ver a prancha depois de se ter formado numa bola. Tente pousar as pernas num ângulo na água para completar o movimento de rotação. Quando entrar na água, coloque os braços ao lado do corpo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que eu ultrapasso o medo de fazer isto? Sempre que faço front flips, a água entra no meu nariz e arde.
    Sopra uma pequena quantidade de ar pelo nariz enquanto dás a cambalhota e tenta dar a cambalhota rapidamente.
  • Pergunta
    Como é que ponho o meu corpo suficientemente alto para dar uma cambalhota?
    Faça força contra o chão com os pés. Se a água tiver um metro ou menos, vá para um local mais fundo.
  • Pergunta
    O que devo fazer se ficar sem ar enquanto dou a cambalhota para trás?
    Saia imediatamente da cambalhota para poder respirar.

Dicas

Avisos

  • Certifique-se de que a piscina tem profundidade suficiente para mergulhar. Entre 1,5 e 2 metros é o ideal para todas as alturas. Dependendo de como você escolher terminar o mortal de costas (braços estendidos ou em uma bola), você pode querer mais profundidade.
  • Se estiver a tentar dar uma cambalhota para trás numa piscina com um nadador-salvador de serviço, considere abordá-lo para obter conselhos sobre a profundidade, tendo em consideração a sua própria altura.
  • Tenha alguém por perto se estiver a mergulhar. Especialmente na sua primeira tentativa, vai querer ter alguém por perto para o caso de se magoar.