Como mergulhar de um penhasco

Autor do artigo:Gabriel Silva

Historicamente, o mergulho em falésias marcava um rito de passagem na vida de um jovem, mas hoje em dia é muitas vezes reservado a uma pequena subcultura de amantes da emoção. Embora este desporto radical, sem equipamento, possa ser divertido e emocionante, também pode ser muito perigoso. Mas se você tomar as devidas precauções e procurar um local de mergulho popular, ir com amigos ou profissionais, e dominar as técnicas de mergulho, então você será capaz de riscar o mergulho de penhasco da sua lista de desejos. pp

Passos

Encontrar o local certo

  1. Passo 1 Encontrar um local de mergulho popular.1Encontre um local de mergulho popular. Os locais mais seguros para mergulhar em penhascos, especialmente se for um principiante, são os penhascos de onde se salta frequentemente. Pode fazer a sua própria pesquisa online ou perguntar aos habitantes locais da zona sobre locais populares de mergulho em falésias.
    • Se falar com pessoas que mergulham frequentemente num local popular, pergunte-lhes se há alguma coisa importante que deva saber sobre o local. Existem rochas na água? A água tem uma corrente forte? Existe uma plataforma suficiente na falésia para começar a correr? Há alguma lei local que impeça os turistas de mergulhar numa determinada falésia?
    • Alguns locais populares em todo o mundo incluem: Rick's Cafe em Negril, Jamaica; Buža Cafes em Dubrovnik, Croácia; Ord River em Kimberley, Austrália; Brontallo em Ticino, Suíça; o sopé dos Himalaias em Rishikesh, Índia; e Tar Creek Falls na Floresta Nacional de Los Padres, Califórnia.
  2. Passo 2 Procurar falésias com várias opções de altura de mergulho.2Procure falésias que tenham várias opções de altura de mergulho. Vai querer trabalhar até aos mergulhos mais altos. Não se deixe levar pela adrenalina e salte da falésia mais alta disponível. Para os principiantes, comece em falésias com cerca de 6,1 m ou menos.
    • A média das falésias para mergulho varia entre 6,1 m e 15 m de altura. Embora possa sempre mergulhar de um penhasco com menos de 6,1 m, não é recomendável mergulhar de penhascos com mais de 15 m, uma vez que podem ocorrer ferimentos graves mais facilmente.
  3. Passo 3 Verifique você mesmo a profundidade da água.3Verifique você mesmo a profundidade da água. Quer ser capaz de visualizar corretamente o seu mergulho e a área de aterragem, por isso não acredite na palavra de alguém. Pegue num par de óculos de proteção e nade na água. Certifique-se de que a água é suficientemente profunda para mergulhar, mas procure também rochas submersas, ramos ou outros detritos.
    • A água tem de ter, pelo menos, 2,4 m (8 pés) de profundidade. Acrescente mais 2 pés (0,61 m) de profundidade por cada 10 pés (3,0 m) de altura da falésia.
  4. Passo 4 Tenha em atenção as correntes de água e as marés vivas na zona.4Tenha em atenção as correntes de água e as correntes de rebentação existentes na zona. Mesmo que seja um bom nadador, é muito fácil ser arrastado por uma corrente de retorno. Se for arrastado por uma corrente, tente torcer o corpo para escapar à corrente.
    • Evite saltar perto de quedas de água. Embora possa parecer pitoresco nos filmes, as quedas de água criam muitas vezes correntes fortes e correntes subterrâneas que podem tornar a experiência de mergulho perigosa.
  5. Passo 5 Certifique-se de que ninguém está a nadar na água por baixo da falésia.5Certifique-se de que ninguém está a nadar na água por baixo da falésia. Vai precisar de estar completamente concentrado antes de saltar. O facto de a água por baixo da falésia não ter nadadores permitir-lhe-á concentrar-se e evitará que alguém se magoe.
    • Para maior segurança, pode pedir a amigos que se revezem como vigias abaixo do penhasco. Quando uma pessoa estiver a saltar, outra pode vigiar a água no fundo do penhasco para garantir que ninguém nada no caminho.

Tomar as precauções de segurança necessárias

  1. Passo 1 Praticar o mergulho com os pés ou com a cabeça numa piscina local.1Praticar o mergulho com os pés primeiro ou com a cabeça primeiro numa piscina local. Se estiver nervoso com a sua próxima aventura de mergulho em falésias, obtenha alguns natação numa piscina local. Saltar de uma plataforma elevada num ambiente controlado ajudá-lo-á a ganhar a confiança e a técnica adequada necessárias para mergulhar num penhasco.
    • É bom ter boas capacidades de natação para o mergulho em falésias, uma vez que pode encontrar correntes fortes na água. Por isso, se for necessário, tenha algumas aulas de natação para aperfeiçoar as técnicas de natação correctas.
  2. Passo 2 Leve consigo um grupo de amigos ou alguém com experiência em mergulho em falésias.2Leve consigo um grupo de amigos ou alguém com experiência em mergulho em falésias. Nunca mergulhe sozinho. Mesmo que tome as devidas precauções, é muito fácil que algo corra mal. Por isso, leve um grupo de amigos, ou mesmo alguém com experiência neste desporto, para o acompanhar.
    • Certifique-se de que alguém tem um telemóvel e serviço de telemóvel. Se algo correr mal, vai querer poder pedir assistência médica. Se a zona onde se encontra não tiver rede de telemóvel, mantenha um veículo por perto para que você e os seus amigos possam sair rapidamente.
  3. Passo 3 Use roupas justas.3Vestir roupa justa. Não deve usar vestuário demasiado grande ou largo durante o mergulho em falésias. A força do mergulho na água pode rasgar a roupa solta e pode até prejudicar as suas capacidades de natação. Por isso, tente usar um fato de banho ou fato de mergulho que aguente o mergulho.
    • Considere também colocar gotas de azeite nos ouvidos para evitar a acumulação de pressão da água. Quando aterra na água, a pressão acumula-se nos seus ouvidos. Por isso, antes de saltar, coloque algumas gotas de azeite nos ouvidos para aliviar a pressão da água.
  4. Passo 4 Não mergulhar sob o efeito de drogas ou álcool.4Não mergulhe sob o efeito de drogas ou álcool. Mergulhar sob o efeito de drogas ou álcool pode afetar muito o seu discernimento e as suas capacidades físicas. Vai precisar de ter a cabeça limpa para executar o seu mergulho e nadar para fora das profundezas da água.
    • O mergulho em falésias é, por si só, um desporto muito perigoso. Se você ou qualquer um dos seus amigos estiver sob a influência de álcool enquanto estiver a fazer mergulho, reconsidere a hipótese de regressar mais tarde, quando você e os seus amigos estiverem sóbrios.
  5. Passo 5 Não't feel pressured to jump.5Não se sinta pressionado a saltar. Se não se sentir à vontade para saltar, não o faça. Qualquer hesitação pode levar a uma lesão grave. Por isso, não sinta que tem de saltar para impressionar alguém ou para provar alguma coisa.
    • Tente ver alguns dos seus amigos ou um profissional a saltar primeiro. Isto pode aliviar alguns dos seus medos. Se isso não acontecer, não se preocupe. Pode divertir-se na mesma a viver o momento pessoalmente.

Utilizar as técnicas correctas para mergulhar no penhasco

  1. Passo 1 Escolha um local de aterragem em águas profundas que esteja afastado do lado da falésia.1Escolha um local de aterragem em águas profundas que esteja afastado do lado da falésia. A distância a que tem de saltar e o local onde tem de aterrar depende completamente da falésia em particular de onde está a mergulhar. É preferível aterrar onde a água é mais profunda - desde que a área mais profunda da água não tenha quaisquer obstruções ou não esteja mesmo encostada à falésia.
    • Antes de saltar, concentre-se no seu local de aterragem e visualize o seu salto. Não se deixe distrair.
  2. Passo 2 Dobre os joelhos num ângulo de 45 graus para saltar da falésia.2Dobrar os joelhos num ângulo de 45 graus para saltar da falésia. Terá de se impulsionar para fora do penhasco utilizando os joelhos dobrados para saltar para cima e para fora do penhasco. Ao saltar para fora, estará a afastar-se do lado da falésia e a proteger-se de danos.
    • Se mergulhar com os pés primeiro, pode precisar de um arranque adicional. Dê o número de passos que achar necessário para afastar o seu corpo do lado da falésia.
  3. Passo 3 Utilizar a técnica do mergulho com lápis para executar um salto fácil.3Utilizar a técnica do mergulho com lápis para executar um salto fácil. A técnica de mergulho com lápis é a forma mais fácil de mergulhar na falésia, uma vez que requer que salte primeiro com os pés para a água. A maioria dos mergulhadores de falésia profissionais salta desta forma e é a melhor técnica a utilizar se for a sua primeira vez a mergulhar numa falésia.
    • Salte para cima e para longe do penhasco, mergulhando com os pés primeiro. O seu corpo deve estar rígido como um lápis apontado para o local de aterragem na água.
    • Abra os braços para estabilizar o corpo quando mergulhar com os pés primeiro. O seu corpo pode naturalmente inclinar-se para o lado quando salta. Por isso, use os braços como asas para estabilizar e endireitar rapidamente o corpo.
    • Pressione os braços para os lados. Quando o corpo estiver estável, puxe os braços verticalmente, apertando-os contra o corpo. Isto permitirá que o seu corpo deslize facilmente para a água, em vez de romper a superfície.
    • Endireitar as costas. O seu corpo não deve estar dobrado quando cai na água. Dobrar ou torcer o corpo para fazer truques durante a queda pode facilmente resultar em uma colisão forte com a superfície da água. Ter as costas direitas diminuirá a pressão exercida sobre o corpo devido ao impacto.
  4. Passo 4 Mergulhar de cabeça para uma técnica mais avançada de mergulho em falésias.4Mergulhe de cabeça para uma técnica mais avançada de mergulho em falésias. Independentemente da altura do penhasco, é incrivelmente perigoso mergulhar de cabeça quando se está a mergulhar num penhasco. É uma técnica frequentemente reservada a mergulhadores profissionais. Por isso, se esta é a sua primeira vez a mergulhar numa falésia, evite mergulhar de cabeça, a menos que um profissional lhe dê instruções em contrário.
    • Salte para fora da falésia e incline o seu corpo para mergulhar de cabeça. Este movimento é semelhante ao que faria para mergulhar numa piscina. Só tem de se certificar de que o seu corpo está afastado do lado da falésia e apontado para o local de aterragem desejado na água.
    • Endireite o corpo como uma flecha, com os braços estendidos sobre a cabeça e encostados às orelhas, e incline o queixo. Os braços protegerão os ouvidos da pressão da água quando entrar em contacto com a superfície da água.
    • Coloque a palma de uma mão em cima das costas da outra mão. Deves bater na água com as mãos em camadas primeiro para proteger a tua cabeça. As suas mãos em camadas cortarão com segurança a superfície da água e permitirão que o resto do seu corpo deslize na água.
  5. Passo 5 Aponte os dedos dos pés e junte as pernas antes de entrar na água.5Aponte os dedos dos pés e junte as pernas antes de entrar na água. Isto aplica-se tanto ao mergulho de cabeça como ao mergulho de pés. O seu corpo deve estar rígido como uma prancha. Isto irá garantir que o seu corpo desliza facilmente pela superfície da água em vez de bater contra ela.
  6. Passo 6 Expire pelo nariz enquanto se liga à água.6Expire pelo nariz enquanto se liga à água. O seu corpo vai naturalmente querer expirar quando entrar em contacto com a água. Por isso, expire pelo nariz para evitar que a água suba para o nariz e para evitar que acidentalmente aspire água pela boca.
  7. Passo 7 Desfrute do tempo passado a mergulhar no ar.7Desfrute do tempo que passa a mergulhar no ar. É necessária muita preparação mental e física para mergulhar num penhasco. Por isso, quando estiver a mergulhar, certifique-se de que desfruta da experiência emocionante!
  8. Passo 8 Mantenha o corpo direito ao entrar na água.8Mantenha o corpo direito ao entrar na água. Dependendo da altura da falésia, pode ganhar velocidades consideráveis ao mergulhar. Por isso, quando sair da superfície da água, concentre-se em manter os músculos tensos até abrandar. Depois, quando estiver pronto, nade até à superfície e saia do caminho da zona de aterragem.
    • As velocidades médias atingidas pelo mergulho em falésias podem variar entre 25 mph (11,176 m/s) e 45 mph (20,117 m/s).
  9. Passo 9 Continue a praticar a sua técnica nas falésias mais baixas.9Continue a praticar a sua técnica nas falésias mais baixas. Tal como em qualquer desporto, o domínio da técnica de mergulho em falésias requer prática. Deve estar confiante nas suas capacidades de mergulho em falésias antes de avançar para uma falésia mais alta.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo se pode praticar o mergulho numa piscina? Pode começar com um mergulho sentado ou ajoelhado na borda da piscina. Isto irá ajudá-lo a construir um mergulho de pé.
  • PerguntaE se eu mergulhar e de repente vir um remoinho a aproximar-se? Inspire e depois concorde que está literalmente lixado, mas há técnicas que o podem ajudar a mudar de direção, indo para a esquerda ou para a direita do remoinho.
  • Pergunta: Isto pode magoar o meu saco de nozes? Suponho que sim. Aterre com os pés juntos.

Dicas

Avisos

  • Embora o mergulho em penhascos possa ser uma experiência divertida e emocionante, você pode se machucar seriamente ao mergulhar em penhascos, independentemente do seu nível de experiência. Portanto, tome as devidas precauções: vá com um grupo, verifique a profundidade e as correntes da água e comece nos penhascos mais curtos.