Como mergulhar no futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

O mergulho é uma parte importante de todos os jogos de futebol, quer seja efectuado pelos guarda-redes ou pelos outros jogadores em campo. Os mergulhos no solo e aéreos são técnicas para os guarda-redes fazerem defesas. Como guarda-redes, pode utilizar o seu posicionamento e as suas pernas para chegar a bolas que normalmente estariam fora do seu alcance. Se jogares numa posição diferente, experimenta a simulação, que consiste em mergulhar para simular uma falta ou uma lesão. É considerado antidesportivo, mas é uma estratégia comum para ganhar um pontapé livre. Domine as técnicas de mergulho, não importa em que posição você jogue, para melhorar seu jogo.

Passos

Salvando um chute no chão

  1. Passo 1 Fique de pé com os joelhos dobrados e as mãos estendidas para bloquear a bola.1Fique de pé com os joelhos dobrados e as mãos estendidas para bloquear a bola. Agache-se para se preparar para lançar a bola. Mantenha o seu centro de gravidade baixo em relação ao solo enquanto se inclina para a frente sobre os dedos dos pés, mas não perca a bola de vista. Continua a ter de ser capaz de a seguir. Levante a cabeça e siga a bola até ver alguém a preparar-se para rematar.
    • Quando um jogador se prepara para rematar a bola, vê-o a correr para a frente para bater na bola com força.
    • Mantém as mãos no ar para o caso de a bola voar na tua direção. Poderá ter de fazer um bloqueio rápido ou esticar-se para o proteger. É muito mais fácil fazer isso quando se está preparado! Mantenha os joelhos dobrados, as mãos para dentro e os polegares juntos, o que lhe permitirá manter as duas mãos atrás da bola.
  2. Passo 2 Mova-se em direção à bola com alguns passos pequenos para se aproximar dela.2Mova-se em direção à bola com alguns passos pequenos para se aproximar dela. Observe a trajetória da bola à medida que o atirador se move para a chutar. Quando notar que a bola está a ficar baixa, dê um passo para o lado até ter a certeza de que está ao seu alcance. Continua a ter de estar virado para a frente para seguir a bola, por isso não vire o corpo para o lado. Desloque-se para a baliza dando alguns passos pequenos e rápidos. Aproxime-se o mais possível da bola para facilitar a defesa.
    • Observe a forma do rematador para prever para onde vai a bola. Se a bola for baixa, o rematador irá bater no meio ou na parte de cima da bola em vez de na parte de baixo. Manter os olhos abertos compensa sempre no campo.
    • Tente posicionar-se onde pensa que a bola vai parar para não ter de se deslocar tanto. Se vir que a bola vai para o outro lado da baliza, pode ter de se virar e correr para a alcançar.
  3. Passo 3 Baixe a perna e incline-se para o lado para alcançar uma bola no chão.3Baixe a perna e incline-se para o lado para alcançar uma bola no chão. Quando a bola estiver suficientemente perto para a alcançar, vire um pouco o pé da frente para o lado. Empurre o pé para baixo contra a relva para dobrar o joelho. Além disso, incline o seu corpo na direção da bola. Isto dar-lhe-á a opção de saltar com força para percorrer mais distância, se for necessário, para alcançar a bola.
    • Comece a inclinar-se depois de se colocar em posição para defender a bola. Mantenha a cabeça erguida para não perder de vista o caminho que está a percorrer.
  4. Passo 4 Empurre com o pé da frente para iniciar o mergulho.4Perder com o pé da frente para iniciar o mergulho. O pé da frente é o que foi dobrado para dentro para baixar o joelho. Utilize-o para se lançar em direção à bola. A força que utiliza depende da distância que precisa de percorrer. Para alcançar uma bola batida em baixo, muitas vezes não é necessário fazer muita força para baixo.
    • Por exemplo, se a bola estiver perto do seu corpo, caia de lado em direção a ela. Não precisa de empurrar com muita força para a abafar. Se a bola estiver no lado oposto da baliza, faça força para se lançar do chão.
    • Seja rápido ao colocar o pé no chão, uma vez que, na maioria dos remates, não terá muito tempo para reagir.
  5. Passo 5 Estique os braços à sua frente para virar o corpo horizontalmente.5Estique os braços à sua frente para rodar o corpo horizontalmente. Vá na horizontal para obter o maior alcance e a aterragem mais segura do seu mergulho. Depois de empurrar com o pé, estenda as mãos para ir ao encontro da bola. Se estiver a mergulhar a uma grande distância, isto irá forçar os seus pés a saírem do chão também.
    • O ângulo exato do seu corpo durante o mergulho depende de onde está a bola. Em geral, tente ficar paralelo ao chão. Se a bola estiver perto de si, pode não precisar de se esticar totalmente para a alcançar.
  6. Passo 6 Apanhar ou desviar a bola com as mãos estendidas.6Pegar ou defender a bola com as mãos estendidas. Para apanhar a bola, estenda os dedos e junte os polegares para formar um W. Colocar as mãos atrás da bola para que esta bata primeiro nos polegares. Mantenha a mão inferior atrás da bola e, em seguida, feche a outra mão em cima dela para a controlar.
    • Se não conseguires colocar as mãos atrás da bola, terás de a defender. A defesa é quando você empurra a bola para longe do gol. Estenda a mão para a bola e use a palma da mão para a empurrar para o lado.
  7. Passo 7Cair sobre o ombro e a anca para aterrar em segurança.7Cair sobre o ombro e a anca para aterrar em segurança. Cuidado com o pulso para não bater no chão. Se conseguir colocar o seu corpo paralelo ao chão, pode evitar lesões, independentemente da distância percorrida. Mantenha-se esticado até estar no chão com a bola sob controlo. Para se amortecer, segure a bola ligeiramente abaixo do seu corpo para que ela bata primeiro no chão.
    • Mantenha-se agarrado à bola para que ela não salte para fora. Apanhe-a e segure-a à sua frente, mas não a bata contra o chão.

Parar um remate alto

  1. Passo 1 Coloque-se de pé com os joelhos dobrados e as pernas afastadas.1Fique de pé com os joelhos dobrados e as pernas afastadas. Afaste os pés à largura das ancas depois de se colocar em posição para fazer a defesa. Baixe-se para o chão com uma ligeira flexão dos joelhos, o que lhe dará vantagem para ir atrás da bola. Quando estiver na posição correcta, o seu corpo vai sentir-se flexível e permitir-lhe-á uma amplitude de movimentos completa ao longo da baliza.
    • Lembre-se de que precisa de seguir a bola para se colocar em posição de fazer a defesa. Observe a bola e desloque-se para onde espera que o remate vá. Agache-se quando precisar de mergulhar.
  2. Passo 2 Dar pequenos passos em direção à bola para a alcançar.2Dê pequenos passos em direção à bola para a alcançar. Mova primeiro os pés para o lado, dando um único passo. Em seguida, dê mais um pequeno passo em frente da baliza. Não terá muito tempo para se preparar para um mergulho, por isso seja rápido. Os remates aéreos são mais difíceis de alcançar devido ao grande alvo atrás de si, mas os passos que dá ajudam-no a lançar-se mais longe.
    • Como guarda-redes, nunca mergulhe de costas para a baliza. Faça desta uma regra fundamental para evitar que a bola salte de si e entre na baliza. Se der um passo em frente, também mergulhará para a frente.
    • Os pequenos passos só funcionam se estiveres em posição de fazer a defesa. Se estiver do lado errado da baliza, pode ter de correr para ter uma hipótese de chegar à bola a tempo.
  3. Passo 3 Empurre com o pé da frente para iniciar o mergulho.3Perseguir com o pé da frente para iniciar o mergulho. Com os joelhos flectidos, coloque o pé da frente no chão. Este será o pé mais próximo da bola. Enquanto se impulsiona com o pé da frente, levante o pé de trás.
    • Balance os braços para cima enquanto empurra com o pé. É útil para ganhar impulso enquanto tenta voar.
  4. Passo 4 Saltar em direção à bola com o corpo paralelo ao solo.4Pule em direção à bola com o corpo paralelo ao chão. Levante os braços à sua frente quando as suas pernas saírem do chão. Nivele o seu corpo tanto quanto possível para cobrir bastante terreno e para se preparar para a sua eventual aterragem. Além disso, aproxime as mãos uma da outra para se preparar para fazer a defesa.
    • O seu posicionamento exato depende do local para onde a bola vai, por isso mantenha-se atento. Esticar-se horizontalmente dá-lhe o maior alcance, mas poderá ter de dobrar um pouco o corpo para trás para alcançar remates difíceis para os cantos superiores da rede.
  5. Passo 5 Apanhe a bola colocando-a entre as suas mãos.5Pegue a bola colocando-a entre as mãos. Melhore a sua capacidade de fazer a defesa abrindo as mãos e abrindo bem os dedos. Junte os polegares, mantendo-os lado a lado, de modo a que as suas mãos formem um W. Deixe a bola bater primeiro nos polegares para a poder controlar melhor. Envolva os dedos da sua mão inferior sobre a bola, colocando a outra mão sobre a parte superior para evitar que ela passe por trás de si.
    • Se estiveres a lidar com uma tacada dura e difícil que não consegues alcançar, coloca a palma da mão fora de perigo. Estique a mão para que a bola bata na palma. Mantenha a mão rígida e direita enquanto empurra a bola para longe da baliza.
  6. Passo 6 Aterrar de lado para completar o mergulho.6Pouse de lado para completar o mergulho. Mantenha-se na horizontal enquanto cai no chão. Muitos guarda-redes rolam para o lado quando aprendem a mergulhar, mas isso não é seguro. Se apanhou a bola, desloque-a para baixo para que fique ligeiramente abaixo do seu corpo. Deixe-a bater no chão primeiro, seguida da anca e do ombro.
    • Lembre-se de apanhar a bola primeiro antes de se concentrar em aterrar com ela. Se se antecipar, pode descobrir que não tem nada nas mãos quando aterrar!
    • Depois de aterrar, prepare-se para proteger a bola dos atacantes que se aproximam. Puxa a bola para a tua barriga para a protegeres. Se a deixares cair, corre atrás dela antes que a outra equipa a alcance!

Simular o contacto

  1. Passo 1 Avançar em direção a um jogador da outra equipa para preparar o mergulho.1Mover-se em direção a um jogador da outra equipa para se preparar para o mergulho. Mergulhar sem ninguém por perto não engana ninguém. Para que pareça convincente, tens de te aproximar do teu adversário. Tens muitas oportunidades para o fazer enquanto jogas o jogo normalmente. Procura oportunidades quando estiveres a driblar, por exemplo, ou a lutar pelo controlo de uma bola solta.
    • A arte de um bom mergulho é fazê-lo parecer convincente. Tenta atrapalhar o teu adversário. Force-o a aproximar-se de si ou mesmo a chocar consigo.
  2. Passo 2 Antecipar quando o adversário se vai aproximar de ti.2Antecipa quando o teu adversário se vai aproximar de ti. O mergulho depende do timing correto. A melhor altura para vender um mergulho é quando o adversário se aproxima de ti. Se ele te tocar, aproveita a oportunidade para exagerar o contacto. Mesmo que não o atinja, prepare-se para cair no chão.
    • Por exemplo, se o adversário colocar o pé para fora enquanto está a driblar, pode fingir que tropeça nele.
    • Se o adversário o atingir de lado, salte por cima dele para iniciar o mergulho.
  3. Passo 3 Cair no chão de forma natural e convincente.3Cair no chão de forma natural e convincente. A forma como deve reagir depende da jogada. Imagine o que aconteceria se fosse mesmo placado ou abalroado. Depois, mova-se de uma forma que faça sentido de acordo com o desafio. Uma placagem forte enquanto está a correr, por exemplo, pode mandá-lo para a frente.
    • Se um defesa afastar a bola enquanto estás a driblar, tenta arrastar um pouco os pés para caíres para a frente. Para que o mergulho pareça mais realista, arraste a parte superior dos pés sobre a perna do defesa.
    • Para os desafios que vêm de lado, caia na direção oposta à do adversário, como se estivesse a saltar por cima dele após a colisão.
    • Se um defesa estiver atrás de ti, podes cair para trás para fingir que te puxaram a camisola. Tente sacudir a cabeça para trás e levantar os braços enquanto cai para trás.
  4. Passo 4 Fazer com que o mergulho pareça realista, reagindo com dor.4Faça com que o mergulho pareça realista, reagindo com dor. Permaneça no chão durante alguns segundos para que o árbitro tenha de tomar uma decisão sobre o que fazer a seguir. Se estiver a fingir que levou uma pancada forte, considere fazer uma pequena careta ou até segurar a parte do corpo que foi atingida. Não faça com que o desafio pareça demasiado violento, pois isso pode sair-lhe pela culatra.
    • Por vezes, até os profissionais caem, rebolam e fazem caretas de agonia quando mergulham. Muitas vezes é bastante óbvio quando estão a fingir. É melhor manter uma pequena reação em vez de exagerar.
    • Lembre-se de qual parte do seu corpo você está fingindo que o defensor atingiu. Se estiveres a fingir uma rasteira, agarrar a cara não te vai servir de nada. Em vez disso, agarre-se à canela ou ao tornozelo.
  5. Passo 5 Levante-se lentamente ou coxeie depois do mergulho.5Levante-se devagar ou coxeando depois do mergulho. No entanto, não passe demasiado tempo no chão. Conte até 3 e, em seguida, volte a levantar-se lentamente. Se estiver a vender uma placagem dura, caminhe e trote durante alguns segundos antes de voltar ao jogo.
    • O mergulho faz parte do jogo, mas não é bem recebido pelos outros. Se fores apanhado, podes ser penalizado e, se mergulhares muito, podes ficar com a reputação de 'flopper'.
    • Tal como limitas a tua reação a um mergulho, limita o número de mergulhos que fazes num jogo. Guarda-os para os momentos mais críticos do jogo, como quando estás mesmo em frente à baliza. Podes cometer uma falta quando perderes o controlo da bola.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo é que me posso safar de uma falta na área de grande penalidade? Certifique-se de que parece bastante lesionado (por exemplo, coxeia, suspira muito alto) - e não tem registo de mergulhos.
  • PerguntaSeria falta mesmo que não fosse intencional? Sim. Não importa se foi de propósito ou não. Se cometeu uma falta, é uma falta.
  • PerguntaComo é que se faz uma bola de mão? É como qualquer outra pancada, exceto que tem de tentar bater a bola num movimento ascendente a partir da parte de baixo da bola o mais possível. Isto irá gerar o ângulo e a fricção necessários para que a bola voe para cima e para baixo com velocidade e precisão. Como tudo, é preciso prática.

Vídeo

Dicas

  • O mergulho, seja como guarda-redes a defender ou como jogador à procura de faltas, requer prática. Experimente-o no campo de treino antes de entrar num jogo.
  • Como guarda-redes, espere até o rematador bater na bola para começar a mergulhar. Se mergulhar demasiado cedo, o outro jogador pode ver isso e apontar para trás de si.
  • Tenha em mente a linha de visão do árbitro quando mergulhar para marcar faltas. É preciso que o árbitro o veja cair sem ver que o adversário não o atingiu com força.

Avisos

  • A simulação é considerada um mau espírito desportivo e muitas organizações de futebol reprimem-na com multas e cartões amarelos. Quando se adquire a reputação de 'flopper', o árbitro pode levá-lo menos a sério quando sofre uma falta.
  • O mergulho pode enganar o árbitro, mas muito provavelmente não enganará os outros jogadores. Eles podem começar a fazer mais faltas para enviar uma mensagem.