Qual estilo de luta você deve aprender?

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se está a pensar em como se defender, ou se está interessado em aprender autodefesa por diversão, deve aprender sobre si próprio e sobre os vários estilos de luta disponíveis. Alguns tipos de luta são mais fáceis para certas pessoas do que para outras. Você também deve considerar sua motivação principal para lutar: autodefesa, autodisciplina, ficar em forma ou competição.

Passos

Quais são os melhores estilos de luta para aprender?

  1. Passo 1 Compreender os fundamentos do Karaté se're a younger or beginning fighter.
    Entenda os fundamentos do Karatê se você é um lutador mais jovem ou iniciante. Existem muitas formas de karaté, mas todas elas se concentram nos fundamentos de bloqueios, socos e pontapés, combinando-os numa forma e aplicação fluidas. O karaté é uma introdução sólida às artes marciais para adultos inexperientes e crianças pequenas, bem como para praticantes de auto-defesa experientes.
  2. Passo 2 Utilizar as artes marciais mistas...
    Utilize as artes marciais mistas para aprender vários estilos de luta ao mesmo tempo. Muitos lutadores consideram as artes marciais mistas uma disciplina fluida e ideal para começar. Como o seu nome sugere, as MMA são uma combinação de diferentes estilos e disciplinas. Variações de judo, jiu-jitsu e Muay Thai são estilos de luta frequentemente utilizados nas MMA, mas não tem de se cingir a apenas um destes estilos. Uma combinação pode ser eficaz, e o modo de ataque do seu adversário pode ditar o seu próprio método de defesa.
    • O MMA é um dos desportos que mais cresce na América e pode ser encontrado em ginásios e clubes locais na maioria das cidades e vilas.
  3. Passo 3 Utilizar o Judo para aprender takedowns, grabs e holds.
    Usa o Judo para aprenderes golpes baixos, agarramentos e imobilizações. Se for pesado e atarracado, estude judo, um estilo muito difundido e um desporto olímpico. O judô é conhecido por seus arremessos e derrubadas de oponentes. Aprender judo pode ser uma forma muito eficaz de neutralizar um adversário e ganhar vantagem. Os lançamentos e outras formas de combate a curta distância são cruciais em muitas situações de luta, especialmente em autodefesa.
  4. Passo 4 Aprender jiu-jitsu para praticar técnicas de luta eficazes.
    Aprender jiu-jitsu para praticar técnicas de luta eficazes. Esta é uma óptima opção para lutadores mais baixos ou mais corpulentos, mas todos podem beneficiar. O jiu-jitsu é muito popular no MMA atualmente e é frequentemente utilizado em combates no solo ou defensivos. Qualquer regime de autodefesa deve incorporar alguma forma de luta ou de wrestling, e o jiu-jitsu pode fornecer a estrutura fundamental.
  5. Passo 5 Treinar em Muay Thai para aprender golpes e condicionamento eficazes.
    Treine Muay Thai para aprender golpes e condicionamento eficazes. O Muay Thai é semelhante ao kickboxing e, por vezes, ao jiu-jitsu, mas é diferente de ambos. O Muay Thai centra-se principalmente concentra-se principalmente em golpes com os punhos, cotovelos, joelhos e pése envolve um tipo de luta conhecido como clinch, que tem como objetivo preparar estes golpes.
  6. Passo 6 Empregar Krav Maga para auto-defesa e luta de rua.
    Utilizar o Krav Maga para a defesa pessoal e a luta de rua. O Krav Maga, que em hebraico significa 'combate de contacto', é atualmente muito popular, sobretudo no treino militar e de autodefesa. O principal objetivo do Krav Maga é defender-se e terminar um confronto de forma rápida e definitiva. O seu foco está nos contra-ataques rápidos, e é muito importante para a defesa contra armas.
  7. Passo 7 Utilizar o Ninjutsu para auto-defesa e treino.
    Usar o Ninjutsu para auto-defesa e treino. Ninjutsu é o estilo de luta de guerrilha do ninja ou shinobi do Japão feudal. No Ninjutsu, estudará os pontos de pressão e os movimentos surpreendentes, ao mesmo tempo que treina a sua condição física e agilidade. Historicamente, o treino de Ninjutsu é secreto e os ensinamentos variam consoante o instrutor.
    • O Ninjutsu é uma forma de luta muito complexa e cheia de nuances que leva décadas para ser aprendida. Dito isso, o básico dele beneficiará qualquer lutador.
  8. Passo 8 Treinar para o boxe para desenvolver o jogo de pés e a solidez dos golpes e bloqueios.
    Treinar para o boxe para desenvolver o jogo de pés, golpes e bloqueios sólidos.O treino de boxe pode ser útil em quase todas as situações de combate. O boxe ensina velocidade, golpes precisos, esquiva de golpes, trabalho de pés e como ler os golpes do adversário. Todas estas são competências valiosas. Além disso, o boxe é bom para um treino cardiovascular e para desenvolver a força do núcleo, a força da parte superior do corpo e a resistência.
  9. Passo 9 Aprenda Kung Fu para obter velocidade, agilidade e potência.
    Aprenda Kung Fu para obter velocidade, agilidade e potência. Se é rápido e ágil, considere o Kung Fu. O Kung Fu é também uma boa forma de manter a forma em geral ou de treinar qualquer outro tipo de estilo de luta. O treino de Kung Fu envolve o condicionamento do 'corpo de ferro' e do 'corpo leve'. O primeiro tem como objetivo fortalecer o corpo, transformando-o numa arma. O segundo, tal como o Parkourensina velocidade e agilidade através de exercícios como subir paredes a correr.
  10. Passo 10 Treinar em Taekwondo para um condicionamento geral mente/corpo.
    Treine em Taekwondo para um condicionamento geral da mente e do corpo. O Taekwondo é conhecido pela sua disciplina, auto-controlo e condicionamento. Utiliza exercícios de tensão isométrica e dinâmica para tonificar e fortalecer os músculos. O treino de taekwondo ajuda a aperfeiçoar os reflexos e a coordenação, bem como a autoestima.

Formas de se encontrar a si próprio como lutador

  1. Passo 1 Faça um balanço honesto dos seus pontos fortes.
    Faça um balanço honesto dos seus pontos fortes. Quer seja um pugilista ou um artista de artes marciais mistas (MMA), o primeiro passo para desenvolver um estilo é descobrir com o que está a trabalhar. As suas características físicas podem ajudá-lo a enquadrar-se naturalmente num estilo de luta ou tornar o treino de uma determinada disciplina mais natural. Os melhores lutadores desenvolvem o seu próprio estilo, um estilo que tem em conta o seu próprio corpo em vez de copiar o de outra pessoa.
    • Os corpos compridos e magros têm um grande alcance, o que lhes permite atacar os adversários à distância.
    • Os corpos curtos e musculados têm de se aproximar e concentrar-se em desferir golpes fortes e poderosos.
    • A sua inclinação natural é usar os pés e os joelhos? Mantenha os seus blocos altos e pratique o maior alcance possível dos pontapés.
    • Consegue correr durante dias sem se cansar? Então, mantenha os seus pés em movimento e canse o seu adversário, avançando para o KO quando este começar a ficar cansado.
  2. Passo 2 Observe os seus pontos fracos e encontre formas de os cobrir.
    Observe os seus pontos fracos e encontre formas de os colmatar. Nenhum lutador é perfeito. Mas os melhores lutadores dedicam tempo a encontrar as suas fraquezas e a evitar que o adversário as use contra eles. Bruce Lee, por exemplo, é rápido, poderoso e inteligente. Mas ele nunca foi alto. Ele sabia muito bem que um oponente de pernas longas tentaria mantê-lo à distância para que Bruce nunca conseguisse acertar um golpe. A sua resposta - desenvolver o tipo de velocidade ardente e contra-ataques que lhe permitissem aproximar-se rapidamente dos seus adversários.
    • Tem dificuldade em ditar um combate e ser agressivo? Então, trabalhe nos seus contra-ataques e bloqueios, forçando os lutadores agressivos a se estenderem demais e cometerem um erro.
    • És grande e volumoso, mas lento? Aproxime-se com agarrões e agarramentos, anulando a velocidade do seu adversário, ou recue e bloqueie pequenos jabs enquanto tenta 1-2 grandes golpes.
  3. Passo 3 Faísca regularmente.
    Faísca regularmente. A melhor forma de determinar o seu estilo de luta é lutar. Não existe outra forma de determinar o que funciona para si e quais as estratégias que não funcionam. Dito isto, há uma forma certa e uma forma errada de treinar se quiser melhorar:
    • Faça um aquecimento a meia velocidade. Ninguém se magoa e pode começar a sentir quais os movimentos mais fluidos e fáceis de executar.
    • Luta contra uma variedade de pessoas. Observa como precisas de mudar ligeiramente o teu estilo ou estratégia contra os estilos das outras pessoas. O que podes aprender com eles?
    • Tenha um treinador ou uma terceira pessoa a observar para dar conselhos e feedback - não pode ver tudo.
  4. Passo 4 Observe outros lutadores para se inspirar, mas não para imitar.
    Observe outros lutadores para se inspirar, mas não para imitar. Lembre-se - o melhor estilo de luta é completamente único para si, e tentar copiar o estilo de outro só o levará à derrota. Dito isso, você pode e deve pegar emprestadas técnicas que você gosta de outros lutadores, incorporando o trabalho dos mestres em seu próprio estilo pessoal. Sempre que possível, observe lutadores de outras disciplinas também - o que pode aprender sobre o trabalho de pés do boxe, por exemplo, observando lutadores talentosos de MMA?
    • Observe lutadores com constituição e tipo de corpo semelhantes aos seus - será mais provável que consiga reproduzir os seus movimentos e estratégias.
  5. Passo 5 Grave-se a lutar.
    Grave-se a si próprio a lutar. Ver-se a si próprio a lutar é a melhor forma de reparar nos seus próprios erros e de aprender novas técnicas. Quando voltar a ver o combate, divida a filmagem em partes mais pequenas. Veja uma vez para prestar atenção ao trabalho de pés, uma vez para os golpes e ofensas e uma vez para ver a estratégia do seu adversário. Quando vires um erro ou uma oportunidade perdida, faz uma pausa e pensa no que podes fazer melhor da próxima vez.
  6. Passo 6 Estudar outras disciplinas para se tornar um lutador completo.
    Estuda outras disciplinas para te tornares um lutador completo. O estilo, em muitos aspectos, é uma questão de adaptação. Como é que contra-ataca ou reage a uma situação num combate? Qual é a tua inclinação natural quando és atacado? Quais são os teus adversários? Quanto mais souberes, mais descobrirás sobre o teu estilo. Pensando de outra forma - se for um lutador natural (muitos golpes grandes e fortes), mas treinar sempre para ser um contra-atacante, nunca conseguirá desbloquear o seu estilo de luta natural. Exponha-se a uma grande variedade de combates, lutadores e estilos e escolha o que funciona para si.
    • Um pugilista pode aprender muito com o Muay Tai, e um lutador de MMA pode aprender muito com o Judo. Todas estas disciplinas estão relacionadas e dão-lhe uma vantagem competitiva sobre os seus adversários.
    • Se estiveres perdido, consulta a lista de disciplinas de luta populares abaixo para encontrares potenciais novos estilos.
  7. Passo 7 Deixe o seu estilo evoluir organicamente em vez de se forçar a lutar de uma determinada forma.
    Deixa o teu estilo evoluir organicamente em vez de te forçares a lutar de uma determinada forma. O estilo de um lutador é, na verdade, bastante fácil de definir. É simplesmente a forma como um lutador maximiza os seus próprios pontos fortes e fracos. Não existe um estilo que seja melhor do que outro, assim como nenhum lutador é igual a outro lutador. Como tal, a melhor maneira de melhorar é continuar a estudar, continuar a praticar e continuar a lutar. Aprenderás rapidamente o que funciona para ti quando ganhares. E aprenderás definitivamente o que não funciona quando perdes. Não existe um estilo correto, existe apenas o teu estilo.
    • Não te preocupes com 'um estilo'. Serás fácil de prever e de vencer. Mas se conseguires mudar o teu adversário com algo único, serás muito mais poderoso.
    • 'Não tenhas um caminho como caminho; não tenhas uma limitação como limitação.' - Bruce Lee

Dicas de treino eficazes

  1. Passo 1 Faça uma aula grátis para ver do que gosta.
    Faça uma aula gratuita para ver do que gosta. Muitos estúdios de artes marciais e outras instalações desportivas oferecem uma aula gratuita, o que é uma excelente forma de determinar se um estilo é adequado para si. Os melhores estilos, especialmente para principiantes, são simplesmente aqueles que se sentem mais naturais para executar.
  2. Passo 2 Contrate um instrutor para apontar os pontos fracos e melhorar os pontos fortes.
    Contrate um treinador para apontar os pontos fracos e melhorar os pontos fortes. Às vezes, tudo o que você precisa para descobrir o seu estilo é de um outro par de olhos. Um treinador, que já viu e trabalhou com muitos estilos, é inestimável se você planeja levar sua luta além de um hobby casual.
    • Um bom instrutor é aquele com quem se sente confortável, mas que o incentiva a melhorar e a trabalhar mais.
    • Se se sentir intimidado com o trabalho individual, inscreva-se num ginásio da disciplina que escolheu (boxe, MMA, karaté, etc.). O ambiente de grupo é um ótimo local para começar a trabalhar com menos pressão.
  3. Passo 3 Concentre-se na técnica acima de tudo, independentemente do seu estilo.
    Concentre-se na técnica acima de tudo, independentemente do seu estilo. A técnica é a arte de obter o máximo de velocidade e potência do seu corpo com o mínimo de esforço. Requer horas de prática mais lenta e concentrada de socos, pontapés e esquivas para que o movimento seja completamente natural quando precisar dele numa luta. Embora os treinos sejam cruciais para desenvolver um estilo, são necessários exercícios técnicos para fazer o seu estilo brilhar. Experimenta:
    • Exercícios com saco de boxe
    • Exercícios de saco de boxe
    • Shadow-boxing (encenar um combate, a toda a velocidade, sozinho).
    • Treino de alvo (quando um treinador ou amigo segura almofadas para bater).
  4. Passo 4 Concentre-se em exercícios de corpo inteiro para ser um lutador mais completo.
    Concentre-se em treinos de corpo inteiro para ser um lutador mais completo. O tipo de treino irá obviamente mudar consoante a disciplina de combate. No entanto, a luta é sempre um desporto de corpo inteiro. É necessária uma base física forte para construir o seu estilo; nunca descobrirá o seu estilo se estiver demasiado cansado ou fraco para lutar eficazmente. Independentemente da forma como está a lutar, os seguintes exercícios são um excelente ponto de partida:
  5. Passo 5 Trabalhar no que parece natural, não no que parece fixe, para descobrir o estilo.
    Trabalhe no que parece natural, não no que parece fixe, para descobrir o seu estilo. O seu estilo deve ser fluido e fácil. Isto não quer dizer que não devas praticar movimentos difíceis. Significa que o teu corpo conhece-se melhor a si próprio. Se tens dificuldade em acertar um pontapé longo e alto todos os dias, então não és necessariamente um pontapeador de longo alcance. Mas se consegue bater num speed bag durante todo o dia e dançar no ringue durante horas, então encontrou um caminho que vale a pena percorrer.
    • Se continuares a praticar, encontrarás formas de tornar as coisas naturais. Lembre-se que, num combate, só tem uma fração de segundo para reagir. É claro que vais reagir com o que o teu corpo achar mais fácil. Treine esse instinto para que ele seja o melhor possível.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Que estilo de luta devo aprender primeiro?
    Depende da sua preferência pessoal, uma vez que cada estilo de luta tem a sua própria filosofia. Por exemplo, as artes marciais enfatizam a mente sobre o corpo e ensinam que se pode fazer qualquer coisa se se usar a mente.

Dicas

Avisos

  • As lutas podem ser um assunto sério. Se você for abordado na ruapode ser uma questão de vida ou morte. Use o bom senso e seja cuidadoso.
  • Lembre-se, é melhor não ter de entrar num confronto físico. Se puder, fale para sair da situação. Mas se isso não for possível, mantenha a sua posição e deixe-se guiar pelo seu instinto.
  • Se souberes que tens uma vantagem sobre o teu adversário, certifica-te de que usas sabiamente o que obtiveres. Sê eficaz com os teus golpes e certifica-te de que ele não se esquece de quem és quando te vir no futuro.