Como desarmar um criminoso com uma arma de fogo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Digamos que o pior acontece e que alguém lhe aponta uma arma. Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para desarmar um criminoso, mas todas elas são muito perigosas. Deve avaliar primeiro a situação para ver se pode reduzir a ameaça de outras formas. Também é uma boa ideia fazer um treinamento profissional de autodefesa.

Passos

Tirando a arma do criminoso

  1. Esteja ciente de que o seu objetivo em uma situação como essa é salvar a sua vida. Lutar de volta aumenta muito as suas chances de perder a vida.
    • Se não tiver sido treinado pelo exército, pela polícia ou se não tiver recebido um treino extensivo de artes marciais especificamente na área do desarmamento de um adversário, a opção mais segura quando confrontado com uma arma de fogo é fazer tudo o que a pessoa disser, com a exceção de entrar num veículo com o atacante. Está a jogar com a sua vida nesta situação, não se trata de um filme e, em quase todos os casos, o seu atacante terá mais experiência neste tipo de situação do que você.
    • Tenha em atenção que o erro mais comum cometido pelas potenciais vítimas em casos como este é o excesso de confiança. O excesso de confiança leva à grande maioria das mortes. O segundo erro mais comum é ripostar. No entanto, há alturas em que pode calcular que precisa de o fazer. Por exemplo, digamos que é apanhado num tiroteio numa escola em que é óbvio que o objetivo do atacante é simplesmente matar o maior número de pessoas possível.
  2. Passo 2 Agarrar o braço no pulso.
    Agarre o braço dele pelo pulso. Se decidiu que precisa de desarmar o criminoso porque é provável que seja atingido de outra forma, gire a arma para longe de si. Esta técnica é muito perigosa. Não a tente se não estiver devidamente treinado, a menos que seja absolutamente necessário.
    • O objetivo é garantir que a arma esteja apontada para longe do seu corpo ao agarrá-la e girá-la para longe.
    • Continue a energia que criou torcendo o braço com a arma à sua volta para a direita enquanto se afasta do local onde o criminoso estava originalmente posicionado. Agora, vire o atirador no chão enquanto gira para a direita e segura o braço do atirador.
    • Mantenha a mão no braço que está atacando e pegue a arma. Também pode passar por cima do atirador e segurar o braço dele com a perna.
  3. Passo 3 Agarrar a arma...
    Agarra a gun diretamente da mão. Torça a arma para baixo, partindo o dedo do criminoso enquanto o faz. Lembre-se, o dedo do criminoso estará no gatilho.
    • Gire a arma para a direita. Todas essas manobras são perigosas se o criminoso for mais forte do que você e também correm o risco de a arma disparar e atingir outras pessoas na área.
    • Tire a arma da mão ferida do criminoso. Use a mão direita para parar o pulso enquanto usa a mão esquerda para dobrar o pulso, agarrar a arma e empurrá-la para baixo. Isto é muito importante. Se não agarrar o pulso do criminoso antes de torcer a arma para baixo, corre o risco de ele manter o controlo da arma.
    • Os seres humanos só agarram de uma forma, com o polegar e o indicador. Quando a preensão se baseia principalmente no polegar, atacar o polegar com um golpe de cotovelo, um golpe de punho ou um movimento de torção contra o polegar com alavanca pode quebrar a preensão.
  4. Passo 4 Desarmar uma arma apontada às costas.
    Desarme uma arma apontada às suas costas. Vire-se, passe por baixo do braço e arranque a arma da mão do criminoso.
    • Você pode fazer qualquer um dos dois primeiros passos a seguir; ou, você vai querer torcer a arma na mão do criminoso, quebrando seu dedo. Ou simplesmente arrancar a arma da mão dele. Mova a mão esquerda para o lado da arma do agressor e, ao mesmo tempo, mova seu corpo para o lado direito do agressor.
    • Antes de fazeres isto, acena com as mãos como se estivesses a render-te e a dizer 'não dispares'. Depois de mover a mão esquerda para o lado da arma do atacante, dê um passo circular direito no sentido anti-horário entre os pés do atacante enquanto vira a arma na direção do atacante.
    • O teu pulso deve bloquear a mão direita do atacante e virar a arma para a garganta do atacante, fazendo-o cair no chão. Em cada um destes movimentos, o objetivo é reposicionar a arma antes de a torcer da mão do atirador.
  5. Passo 5 Controlar a arma.
    Controlar a arma. Tem de controlar a arma para que o atirador não a possa redirecionar para si. Isto desenrola-se rapidamente e o atirador tentará recuperar o controlo.
    • Avancem para a frente. Coloque seu peso para dentro e para baixo sobre a arma. Está a tentar colocar a arma para baixo e para dentro para limitar a capacidade do atacante de a mover. Mova seus pés para continuar colocando peso na arma, não importa como o criminoso reaja.
    • Você vai querer usar os músculos do quadril e o peso do corpo para torcer o pulso do oponente e derrubá-lo. Num só movimento, exerça uma enorme pressão sobre o pulso do agressor, forçando-o a cair no chão enquanto controla fortemente a arma. Pode pontapear o criminoso na cabeça, na zona média ou na virilha para retirar a arma.
    • Ou passar por cima do ombro do agressor e agarrar a coronha da espingarda. Insira a mão direita com o polegar apontado para o chão para agarrar a coronha da arma. Puxe a arma na sua direção para enfraquecer a alavanca do atacante e puxe-a rapidamente para cima. Retire a arma com uma chave inglesa.

Evitar um tiroteio

  1. Passo 1 Dar ao atacante o que ele quer.
    Dar ao atacante o que ele quer. É indiscutivelmente o menos perigoso se apenas obedecer às exigências do atirador se as suas exigências, como o roubo, não ameaçarem a sua vida.
    • Por exemplo, se um assaltante quiser o seu carro, a sua carteira ou a sua carteira, deixe-o ficar com ela. Não vale a pena arriscar a sua vida. Experimente atirar o objeto (carteira, chaves do carro) para trás do assaltante; ele vai agarrar o objeto e você pode fugir.
    • Já houve situações em que a pessoa deu ao atacante o que ele queria, e a pessoa foi baleada na mesma. Não existe uma técnica infalível para uma situação perigosa e de fluxo rápido como esta.
  2. Passo 2 Redirecionar a linha de fogo.
    Redirecionar a linha de fogo. A melhor abordagem para se defender é eliminar primeiro a ameaça mais imediata para si. Se uma arma estiver apontada para si, isso é claramente um perigo imediato para si.
    • Você precisa se retirar da linha de fogo. Pode fazê-lo redireccionando a linha de fogo ou movendo-se. O primeiro movimento deve ser pequeno e indetetável. Se fizer um grande movimento para se desviar ou sair da linha de fogo, pode fazer com que o atacante dispare a arma.
    • Redirecionar com a mão. Utilize a sua mão para redirecionar a linha de fogo de modo a que esta percorra menos áreas vitais. Mova a arma lateralmente através da linha mais curta possível. Se a arma estiver apontada para o seu peito, desloque-a para a esquerda ou para a direita. Pode também empurrar a arma para cima.
  3. Passo 3 Fugir.
    Fugir. Esta é uma possibilidade, embora possa ser muito perigosa porque o atirador pode disparar sobre si.
    • Se tentar esta técnica, atire algo - a sua carteira, por exemplo - numa direção enquanto corre noutra direção, para distrair o atacante. Corra em ziguezague ou em outro padrão imprevisível.
    • Mais uma vez, este é um passo muito perigoso. Mas tudo nesta situação é perigoso. Cumprir simplesmente as exigências pode ser a melhor opção. Se a pessoa ainda não o tiver visto, como numa situação de tiroteio ativo, primeiro fuja, depois esconda-se (barricando-se atrás de uma porta) e depois lute se for encontrado.
  4. Passo 4 Telegrafar as suas intenções.
    Telegrafe as suas intenções. Até ou a menos que esteja pronto para agir, deixe claro para o atirador o que está prestes a fazer antes de o fazer.
    • Por exemplo, diga algo como: 'Vou meter a mão no bolso para tirar a carteira e entregá-la agora' antes de o fazer.
    • Estude o atirador enquanto faz isso. Encontre algo nele que seja único e que ajude a polícia a identificar o atirador mais tarde.
  5. Passo 5 Distraia o criminoso.
    Distraia o criminoso. Digamos que está a enfrentar um atacante determinado que sabe que está lá para o matar. Isto significa que o motivo do atacante não é roubar - é matar, tal como se viu em tiroteios em escolas no passado.
    • Se possível, fuja. Saia do edifício ou da área.
    • Se não for possível fugir, esconda-se. Barrique-se atrás de uma porta com o telemóvel no silêncio. Certifique-se de que a porta está bem barricada antes de chamar os serviços de emergência.
    • Se o atacante o encontrar, lute. Improvise armas: cadeiras, computadores portáteis, livros escolares, etc., para os atirar ou bater. Isto é melhor feito em grupo, mas também funciona sozinho. O objetivo é derrubar o atirador, aconteça o que acontecer.
    • Junta-te a outros antes de fazeres isto. Agarre a arma do atirador e gire-a rapidamente para longe do seu corpo. Continue a agarrar a arma enquanto o atirador a puxa para longe de si, empurre o seu peso para a frente e dê-lhe um murro na cara ou na garganta com muita força. Use a sua mão para agarrar a parte que não dispara da arma. Dê uma joelhada na virilha do assassino. Ou gire suas mãos como se estivesse acelerando o motor de uma moto, quebrando o dedo do atirador dentro do guarda-mato.

Atirar o criminoso para fora

  1. Passo 1 Levante as mãos e aja de forma assustada e passiva.
    Levante as mãos e aja de forma assustada e passiva. Talvez o atacante não lhe faça mal se não o desafiar. Se planeia desarmar o agressor, também vai querer agir de forma passiva e deferente no início para o despistar também.
    • Idealmente, tudo o que você precisa fazer é obedecer, e você não terá que tentar nada arriscado.
    • Aja de forma cooperativa e o mais passiva possível. Diga algo como: 'Ei, não se preocupe, eu não quero problemas. O que é que tu queres?'. Dê ao agressor a impressão de que não é uma ameaça
    • Levante os braços mais alto do que a arma e não os mantenha imóveis. Agite-os de um lado para o outro, de forma repetitiva, para acalmar a visão periférica do atacante e ocultar o movimento defensivo que está prestes a fazer, movendo as mãos para a frente.
  2. Passo 2: Agarrar no braço's length from the gun.
    Afaste-se da arma à distância de um braço. Num movimento rápido, mova a cabeça primeiro e agarre a arma.
    • Vira a arma para longe do teu corpo. Vire o pulso do atirador para dentro. Distrair o atirador com um soco, um pontapé ou ambos.
    • Alcance a parte de baixo da arma, colocando a sua mão livre no martelo e tendo sempre em atenção para onde o cano está apontado. Mantenha as duas mãos na arma enquanto dá um pontapé, pisa ou dá uma joelhada no atirador. Com as duas mãos firmes na arma e o pulso do atirador torcido, arranque a arma. Agora já tem a arma.
  3. Passo 3 Dê passos para trás quando tiver a arma.
    Dê passos para trás quando tiver a arma. O melhor cenário possível quando se tem a arma é fugir sem ter de a disparar.
    • Fugir com a arma. Se o atirador continuar a vir na sua direção, pode não ter outra opção senão inspecionar a arma com as mãos, batendo no fundo do carregador para ter a certeza de que está dentro.
    • Grite, faça barulho e tente chamar a atenção. Com sorte, o atirador fugirá. Mais uma vez, o objetivo é não ter de disparar a arma. Aprenda as leis de autodefesa. Em muitos casos, tem o direito de se defender se estiver em perigo imediato de morte ou de lesões corporais graves.
  4. Passo 4 Manter a calma.
    Mantenha-se calmo. Não deve demonstrar pânico, porque isso pode fazer com que a pessoa que tem a arma entre em pânico, o que é muito perigoso.
    • O objetivo é manter a vantagem psicológica. Estabeleça contacto visual com o atirador. Isso vai forçá-lo a vê-lo como um ser humano e pode tornar mais difícil atirar em você. No entanto, não faça um olhar intimidante ou desafiador.
    • Calcule o contexto. Porque é que a pessoa está a apontar-lhe uma arma? Se o motivo for um roubo, então o motivo do atirador pode não ser matá-lo. Se estiver a ser alvo de um tiroteio em massa em que o motivo do atirador é matar o maior número possível de pessoas, o cenário é muito diferente. Se não tiver a certeza se o motivo é matá-lo, pode esperar que o atirador lhe poupe a vida sem que precise de pegar na arma.
  5. Passo 5 Evite entrar em situações perigosas.
    Evite envolver-se em situações perigosas. Há formas de reduzir as hipóteses de ter de recorrer à autodefesa em primeiro lugar.
    • Evite andar a pé sozinho, especialmente se for de noite, se for mulher e se estiver incapacitado. Os criminosos procuram momentos de vulnerabilidade. Se estiver embriagado e a andar na rua, eles podem vê-lo como um alvo. Não ande a exibir dinheiro ou jóias caras.
    • Esteja atento ao que o rodeia. Não ande de cabeça baixa nem se distraia a falar ao telemóvel. Esteja sempre atento ao que se passa à sua volta. Use sapatos que lhe permitam correr.
    • Pode considerar obter uma licença de porte oculto, se tal for legal no seu estado e se tiver formação adequada. Peça uma escolta de segurança na sua faculdade ou prédio de apartamentos ou trabalho, se houver uma disponível. Ande com spray de pimenta se isso for legal no seu país.
    • Em termos de defesa com armas, a melhor maneira de se defender de uma arma é aprender a usá-la. Se não compreender os meandros de como disparar, disparar e desmontar uma arma, é mais difícil lidar eficazmente com ela quando ameaçado.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Mantenha os olhos na arma, mas não concentre toda a sua atenção nela. O atacante tem outras partes do corpo e possivelmente armas que pode usar.
  • Uma arma é melhor utilizada a uma pequena distância. Esta distância é uma vantagem para o atirador. Feche esta distância para transformar a vantagem numa desvantagem.
  • Se estiveres um pouco inseguro, joga pelo seguro e dá-lhes o que eles querem. Nada do que você possui vale a sua vida.

Avisos

  • Você pode não ter outra escolha a não ser matar seu agressor. Por mais que seja desagradável, às vezes essa é a opção mais segura. Mas se você puder evitar, EVITE.
  • Tenha em atenção que o assaltante pode ter muitas outras armas para além da que usou contra si.
  • Se a polícia estiver presente, deixe-a fazer o seu trabalho. Eles são treinados para isso. Mover-se ou tentar desarmar o agressor pode fazer com que fique na linha de fogo da polícia ou que o agressor dispare contra si.
  • Matar ou ferir gravemente alguém, mesmo em casos de autodefesa extrema, pode levá-lo a ter problemas com a lei e até a ser preso. Não se esqueça de comunicar quaisquer ferimentos que possa ter infligido ao seu agressor para que este possa receber tratamento médico adequado.