Como desenvolver boas habilidades de drible no futebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

No futebol, é importante controlar e manipular a bola. Driblar bem prepara você para passes e chutes. Quer melhorar essa habilidade fundamental? Você pode praticar uma variedade de técnicas de drible com várias partes dos dois pés. Isso o ajudará a adquirir melhor controle da bola e a manter melhor movimento e equilíbrio para mover a bola para o campo durante um jogo.

Passos

Como desenvolver sua técnica básica de drible

  1. Faça um contato suave com a bola. Toda vez que você entra em contato com a bola no futebol, isso é chamado de 'toque'. Ao usar toques suaves, você entra em contato com a bola com mais frequência, o que o deixará mais lento no início, mas à medida que se acostumar a fazer mais contato com a bola, isso permitirá que você avance rapidamente, mas com mais controle sobre a bola.
    • Quanto mais o seu pé tocar a bola, mais controle você terá sobre o movimento da bola.
  2. Mantenha a bola perto de seus pés. Mantenha os joelhos dobrados ao passar a bola para frente e para trás entre a parte interna de seus pés. Contra um adversário, seu corpo deve estar entre o defensor e a bola. Você também poderá mudar de direção mais rapidamente.
    • Quando você mantém a bola perto dos pés, os defensores têm mais dificuldade para interceptá-la.
  3. Use a borda dianteira do pé para driblar o galope. Galope com o mesmo pé para frente toda vez que der um passo à frente. Isso mantém a bola perto de seu pé o tempo todo. Mantenha a ponta do pé para frente enquanto estiver correndo. Isso mantém o contato entre a bola e a ponta do pé, o que lhe dá mais velocidade e equilíbrio.
    • Isso não se aplica a cortes, paradas, mudanças de direção, etc. Isso serve apenas para mover a bola para o campo com o máximo de velocidade e controle possível.
  4. Mantenha a bola na parte inferior de sua visão periférica. Principalmente os iniciantes tendem a usar a maior parte de seu campo de visão na bola à medida que desenvolvem habilidades de drible. Em vez disso, você deve praticar manter a bola na parte inferior de sua visão periférica o mais cedo possível no processo de aprendizado.
    • Ao manter a bola em seu campo de visão inferior, você pode manter mais facilmente a consciência do resto do campo. Isso pode ajudá-lo a ver buracos nas defesas, companheiros de equipe abertos, posições de pontuação, etc.
  5. Mude o ritmo. Proceder de maneira facilmente previsível é a maneira mais fácil de ser surpreendido por um defensor. Pratique mudanças no ritmo de seus dribles. Dessa forma, você poderá mudar o ritmo de forma mais fluida e confusa no campo para desequilibrar os defensores.
  6. Use seu corpo para proteger a bola. Proteja a bola com seu corpo quando um defensor se aproximar. Você pode usar todo o seu corpo para proteger a bola. Use os braços, as pernas e os ombros para manter o defensor longe da bola. Certifique-se de estar entre o defensor e a bola. Você também pode tentar manter a bola no pé que está mais distante do defensor.

Como praticar o drible

  1. Pratique o drible em um campo. Encontre um espaço longo e aberto onde você possa praticar o sprint enquanto usa toques suaves e de ponta. Mantenha a bola a alguns metros de você em vez de vários metros à frente. Em um campo aberto, seu galope deve se transformar mais em uma corrida, já que você não precisa de tanto controle da bola.
  2. Pratique dribles rápidos. O drible de velocidade refere-se à movimentação da bola para baixo do campo com velocidade e controle. Para uma técnica adequada de drible de velocidade, seu pé deve estar ligeiramente virado para dentro no tornozelo, com a parte dianteira do pé para baixo. Dessa forma, a parte externa dianteira do calçado entra em contato com a bola logo acima do dedo médio do pé.
    • Esse método deve levar ao contato com a bola a cada cinco a oito passos. Faça os contatos na sua passada de corrida sem ter de diminuir consideravelmente a velocidade para entrar em contato com a bola.
  3. Drible dentro e fora dos cones com um pé. Coloque cinco cones, cada um com aproximadamente um metro de distância, e use um pé para passar a bola pelos cones. Alterne entre a borda dianteira do pé e a parte interna do peito do pé para passar a bola para frente e para trás entre os cones. Quando chegar ao final dos cinco cones, simplesmente vire-se e comece a passar novamente por eles na direção oposta. Você pode fazer esse exercício em várias sequências, como descer e voltar três vezes antes de fazer uma pausa.
    • Se derrubar os cones, é porque está indo rápido demais ou não tem controle suficiente da bola. Diminua a velocidade até não derrubar os cones.
    • Como a capacidade de usar os dois pés é extremamente importante no futebol, não tente fazer esse exercício usando apenas o pé dominante. Execute o exercício, faça uma pausa e, em seguida, execute-o novamente com o outro pé.
  4. Pratique um exercício de cruzamento através de cones com os dois pés. Esse exercício exige a parte interna do peito do pé de ambos os pés. Passe a bola para a frente entre os cones com um pé e, em seguida, passe-a de volta com o outro pé, passando-a pelo próximo conjunto de cones. Esse movimento de um lado para o outro é um ótimo treino para mudar a direção da bola em um piscar de olhos.
    • Você não precisa necessariamente dar um único toque com cada pé entre cada conjunto de cones. Você pode parar a bola com a parte interna do pé antes de usá-la para passar a bola de volta. Mantenha a bola sob controle e pratique o exercício com o máximo de velocidade possível. Se você tiver de olhar para a bola enquanto se move pelos cones, continue trabalhando para saber onde a bola está sem olhar.
  5. Pratique um exercício de dentro para fora através dos cones com os dois pés. Dê à bola algum impulso entre os cones com a parte interna do peito do pé do lado em que você está começando. Se você começar a passar a bola pelo lado esquerdo dos cones, use o pé esquerdo. Em seguida, use a borda dianteira do outro pé para continuar o movimento da bola através do mesmo conjunto de cones.
    • Dê outro passo com o primeiro pé sem tocar na bola. Em seguida, use a parte interna do peito do pé da borda anterior para pegar a bola. Comece a passar pelo próximo conjunto de cones.
  6. Pratique exercícios de rolagem para dentro. Coloque seu pé em cima da bola e role a bola entre os cones. Você deve rolar em um ângulo tal que a bola passe na frente do pé que você usa para rolar quando o pé sai. Em seguida, você usará a parte interna do peito do pé do outro pé para pegar a bola antes de usar a manobra de rolagem novamente para passá-la de volta.
    • Como no exercício de dentro para fora, dê mais um passo com o pé original de rolamento entre a parada do pé interno e o próximo movimento de rolamento. Isso permite que você se posicione corretamente.
  7. Pratique o passe da bola para frente e para trás sem cones. Você também pode praticar a habilidade de cruzamento sem cones. Comece passando a bola entre os dois pés sem nenhum movimento para frente. Basta usar as partes internas de ambos os pés para passar a bola para frente e para trás. Pratique essa manobra em velocidades variadas e também ao introduzir movimentos para frente e para trás.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como se aprende a driblar?
  • Pergunta
    Quantas horas por dia devo praticar para me tornar um jogador melhor?
    Pelo menos uma hora por dia, que deve incluir dribles, arremessos, passes, toques de bola e controle de bola.
  • Perguntas
    Já vi muitos jogadores fazendo malabarismo para melhorar o controle de bola e aprender novas habilidades. Mas quando tento fazer malabarismos, mal consigo fazer oito com meu pé dominante, mas quando uso o outro pé, a bola cai do meu pé! É importante fazer malabarismo para melhorar o controle de bola ou os exercícios aqui melhorarão meu controle de bola?
    O malabarismo pode não ser algo que você use em uma partida, mas é provavelmente uma das maneiras mais fáceis de melhorar o controle de bola e o toque. Tente manter a bola em uma altura baixa e tente alternar entre seu pé dominante e o mais fraco. Seu malabarismo melhorará com o tempo. Os exercícios aqui também são úteis, mas tente ambos.

Vídeo

Dicas

  • Assista a dribles de profissionais. Tente assistir a vídeos e observar suas fintas e fintas.
  • Certifique-se de que está realizando exercícios de drible com os dois pés e de que não está confiando muito no seu pé dominante. Ser capaz de usar os dois pés significa melhor controle da bola.
  • Primeiro trabalhe a habilidade e depois a velocidade. A velocidade virá com a repetição.